São Paulo, 14 de abril de 1999 n.393/99
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A Educação nos 500 Anos de Brasil 
A história de meio milênio de Educação no Brasil não é somente a que está nos livros. Pesquisadores do Centro de Memória da Faculdade de Educação estão recuperando a história sobre o tema, a partir do século XIX,  com exames minuciosos de documentos e relatórios oficiais da época.
 
Centro Acadêmico XI de Agosto implementa campanha por assistência jurídica à população
 
 
Ciência, Filosofia e Educação são temas de conferência na Poli
Geografia promove seminário internacional sobre as Migrações
 
 
 
 
 

Destaques 
Pesquisadores investigam a trajetória da Educação no Brasil
        Pesquisadores do Centro de Memória da Faculdade de Educação (FE) da USP vêm realizando um trabalho no sentido de recuperar a história e a historiografia da educação no Brasil. O ponto de partida é o século XIX, com base em análises criteriosas de fontes primárias — documentos, relatórios, jornais de época, artigos de revistas e documentos administrativos — referentes às escolas públicas primárias. Alguns resultados deste trabalho poderão ser vistos no ciclo de seminários 500 Anos de Educação?. No dia 13 de maio, às 18 horas, no Auditório da FEUSP, acontece a segunda conferência do ciclo, Escolarização, Estado e Cultura em Minas Gerais no século XIX, com o professor Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG.
        Para se fazer uma análise da educação do Brasil, em seus 500 anos, não basta apenas recorrer aos livros já editados sobre o tema para se concluir o que mudou em meio milênio. Além disso, os acervos referentes à educação brasileira nos séculos XVI e XVII podem ser encontrados somente em Portugal. A professora Diana Gonçalves Vidal, da FE, explica que o simples exame de bibliografias oficiais pode não refletir a realidade de um momento histórico. "O objetivo do Centro de Memória é levantar e sistematizar as fontes primárias para potencializar as pesquisas sobre a educação no País, analisando as documentações com cuidados especiais. Por exemplo, a obra de um autor que tenha escrito sobre educação no século XIX pode trazer consigo posições políticas atreladas à época", relata. Para o trabalho, os pesquisadores da FE vêm contando, dentre outros, com a colaboração de profissionais do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, da qual Diana também participa.
        De acordo com a professora, a escola pública primária nos moldes atuais começou a constituir-se a partir do final do século XIX. "Naquela época houve modificações no tempo e espaço escolar. As instituições passaram a adotar calendários, a distribuição de alunos por séries e a criação dos grupos escolares, com diretores gerenciando as atividades dos professores. Até então, as escolas funcionavam de forma isolada, como ainda hoje ocorre em zonais rurais distantes no Brasil", conta.
        Outro ponto considerado relevante, segundo Diana, é que no final do século XIX a escola estava subordinada ao tempo social. "Os horários das aulas eram definidos de acordo com as diversas atividades sociais. Com o passar dos anos, a situação foi sendo modificada. Hoje, é o tempo social que tem que estar adaptado à escola", diz. "A maior parte de nossas atividades acontece em função da escola, como a programação de férias, que geralmente coincidem com as escolares", exemplifica. Para Diana, uma das ações de maior repercussão na educação brasileira foi a adoção, na década de 40, do currículo único para todo o território nacional. "Este procedimento se consolidou com a criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), já na década de 60", conta.
        Os dados acumulados no Centro de Memória da Educação referem-se às escolas técnicas da Capital e públicas do ensino primário do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro e ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo e estão disponíveis para consulta local e, em breve, remota (on line) no endereço www.fe.usp.br/laboratorios/cmemoria/. "O ciclo de seminários 500 anos de Educação?, tem por objetivo ampliar estas discussões, convidando pesquisadores da USP e de outras universidades para expor seus trabalhos e dinamizar intercâmbios intra e inter-institucionais de pesquisa", justifica Diana. O ciclo deverá prosseguir com mais duas conferências: uma no próximo semestre e outra no primeiro semestre de 2000.
        Mais informações: ( (011) 818-3351, no Centro de Memória da Educação da FEUSP, com a professora Diana Gonçalves Vidal; E-mail: dianegus@usp.br

Cursos, Seminários e Palestras 

Questão de justiça
        O Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, o Grupo Tortura Nunca Mais e o Centro Oscar Romero de Direitos Humanos lançam amanhã (15), às 19 horas, na Faculdade de Direito (Largo São Francisco) a campanha Defensoria Pública: uma questão de justiça, pela implementação da assistência jurídica gratuita à população do Estado de São Paulo.
        Mais informações: ( (011) 3111-4082.

Ciência, Filosofia e Educação
        A Escola do Futuro, o Instituto de Psicologia e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP promovem dia 19 de abril, das 10 às 12 horas, a conferência Ciência, Filosofia e Educação: Poderes de transformação no século XXI, que será proferida pelo professor Humberto Maturana, da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile. A conferência terá lugar no Centro de Convenções da Escola Politécnica da USP, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, no 83, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 867-0529.

Migração
        O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Comissão de População e Meio Ambiente da União Geográfica Internacional promovem, de 19 a 25 de abril, o simpósio internacional Migração: Nação, Lugar e Dinâmicas Territoriais. O tema central do encontro abordará considerações sobre processos sociais e culturais contemporâneos, problemas de redefinição de Estados, nações e nacionalidades, da função do lugar e das dinâmicas territoriais nas discussões das Ciências Sociais e da Geografia.
        As inscrições devem ser feitas no dia do simpósio
        Mais informações: ( (011) 818-3714 ou pelo e-mail labur@edu.usp.br .

Programa de asma na Psicologia
        O Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP) do Instituto de Psicologia da USP está com inscrições abertas para o Programa de asma, destinado a adolescentes (a partir dos 16 anos) e adultos portadores da doença, e pais de crianças asmáticas. No programa, aulas práticas de técnicas de respiração, relaxamento e canto.
        Os encontros, sete no total, acontecem entre 3 de maio e 14 de junho, sempre às segundas-feiras, das 18 às 20 horas. As inscrições podem ser feitas até 24 de abril e a taxa é de R$ 70,00. O Instituto de Psicologia fica na Av. prof. Lúcio Martins Rodrigues, Bloco D, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-4172, com Odete ou Deodata.

Atividades físicas para adultos
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP está com inscrições abertas para o curso Prática de Atividades Físicas para Adultos de 30 a 59 anos, que acontece às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas e das 20 horas às 21h30, ou nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20 horas e das 20 horas às 21h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3182, com Cícero ou Rosangela.

Segurança no trabalho
        Com o apoio do Ministério do Trabalho e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), o Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas está com inscrições abertas até o dia 19 de abril para o curso Atualização em Perícia de Saúde e Segurança no Trabalho, dirigido a engenheiros, médicos e outros profissionais com experiência no campo da Saúde e Segurança do Trabalho, que tenham atuação ou interesse na área pericial.
        As aulas acontecem de 12 de maio a 30 de junho, às segundas e quartas-feiras.
        Mais informações: ( (011) 281-7777; Homepage: www.fgvsp.br/cursos/gvpec

Educação ambiental
        O Instituto de Física e o Instituto de Química, ambos da USP de São Carlos, promovem de 10 a 12 de maio, das 14 às 18 horas, o curso Educação ambiental e resíduos sólidos. Uma proposta de trabalho para o ensino fundamental. Destinado a alunos de magistério, o curso pretende levar aos futuros professores noções básicas de Educação Ambiental e resíduos sólidos, além de métodos de trabalho e produção de materiais didáticos para o ensino fundamental. Inscrições estarão abertas até 30 de abril.
        Mais informações: ( (016) 272-3910.


Quadro de Avisos 

Concurso para docente no ICB
        Estão abertas até o dia 19 de abril as inscrições ao processo seletivo para contratação de docente na categoria de Professor Doutor, MS.3, em regime de Turno Completo, junto ao Departamento da Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
        Mais informações: ( (011) 818-7395; e-mail: svacadem@icb.usp.br.

Missa homenageia Cynthia Priolli
        Foi realizada ontem, dia 13, às 19 horas, na igreja São Domingos, a missa de sétimo dia de falecimento de Cynthia Priolli, aluna de pós-graduação em música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
        Cynthia era detentora de diversos prêmios de âmbito nacional e internacional, como o de Jovem Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o Diploma de Mérito no Curso Internacional de Aperfeiçoamento e Interpretação Pianística de Arezzo, na Itália. Tinha três discos gravados e um CD lançado recentemente pela Orquestra Sinfônica da USP, sempre dedicando especial atenção aos autores brasileiros.
        A missa teve a participação da orquestra da USP, que prestou homenagem à pianista.


Defesa de Teses 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Utilização do sistema cn2 na indução de conhecimento de excipientes em domínio de tecnologia farmacêutica. Maria Aparecida Nicoletti. Dia 19/4.
        Mais informações: ( (011) 818-3621.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Análise morfoquantitativa do plexo mientérico do intestino grosso de ratos submetidos à desnutrição protéica pré e pós-natal e à renutrição pós-natal. Patricia Castelucci. Dia 19/4, 9 horas.
Mestrado
        Análise de sequências gênicas e de componentes protéicos relacionados ao fator T-DAF (Trypomastigote Decay-Accelerating Factor) em diferentes cepas de Trypanosoma cruzi e outras espécies de tripanosomatídeos. Alane Pereira Cortez. Dia 19/4, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Incidência das neoplasias endometriais em Caxias do Sul – Brasil, 1995 e 1996. Paulo Roberto Cara. Dia 19/4, 9 horas.
        Avaliação do tratamento por acupuntura em ambulatório de Hospital-Escola – estudo de caso. João Bosco Guerreiro da Silva. Dia 20/4, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7739.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        O ensino da administração em enfermagem nas escolas de graduação da Grande São Paulo. Miriam Aparecida Nimtz. Dia 20/4, 13h30.
        Realização de atividades de vida diária por idosos cardiopatas: possibilidades e dificuldades. Mildred Patrícia Ferreira da Costa. Dia 20/4, 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Anatomia comparada do crânio de Anodorhynchus Spix, 1824, Ara Lacépède, 1788, Diopsittaca Ridgway, 1912, Orthopsittaca Ridgway, 1912 e Propyrrhura Ribeiro, 1920 (aves: psittaciformes). Marcovan Porto. Dia 20/4, 14 horas.
Mestrado
        Aspectos ecológicos da estruturação de um conjunto taxonômico de morcegos na região do Ariri (Cananéia-SP). Marcos Paulo Geraldes. Dia 19/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Historiografia e nova história. Rogerio Forastieri da Silva. Dia 19/4, 14 horas.
        Sobre Germinal: interdiscurso, intradiscurso e leitura. Antonio Augusto Moreira de Faria. Dia 19/4, 14 horas.
        Sistemas orbitais e uso do território. Integração eletrônica e conhecimento digital do território brasileiro. Ricardo Abid Castillo. Dia 20/4, 14 horas.
        A imagem da Língua Portuguesa no discurso de sujeitos escolarizados e não escolarizados. Gláucia Muniz Proença Lara. Dia 20/4, 14 horas.
Mestrado
        Ocupação do Campus Butantã da Universidade de São Paulo (1934-1954): representações do poder no espaço da universidade. Marco Antonio Xavier. Dia 19/4, 9h30.
        Esaú e Jacó ou Luiz Gama e André Rebouças: um estudo sobre a negritude no Brasil Imperial. Hiléia Araújo de Castro. Dia 19/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
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Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira – ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
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