São Paulo, 16 de abril de 1999 n.394/99
Arquivo
 
A Mulher nos 500 Anos de Brasil 
Há mais de um século, o número de mulheres que trabalhavam fora era maior do que o atual. Pesquisadores do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da USP (Cedhal) investigam a população brasileira desde a sua descoberta, realizando, exames minuciosos em documentos da época.
 
 
 
Saúde Pública promove evento sobre Municípios Saudáveis
 
 
Palestra na FAU aborda psicanálise de crianças
 
 
HC da USP de Ribeirão promove curso para tratamento de queimados
 
 
IO abre inscrições para oceanografia
 
 

Destaques 
Estudos do "Brasil 500 anos" revelam mulheres tão atuantes quanto as de hoje
        Estudos mostram controvérsias da história do comportamento da mulher do Brasil colônia. Há mais de um século, as mulheres também trabalhavam fora, com índi-ces de participação semelhantes ao de hoje. Elas se divorciavam, não eram submissas e muitas tinham filhos fora do casamento.
        Testamentos e inventários de heran-ças, petições de divórcios de casais, dados estatísticos e outros documentos do período colonial revelam que 80% das mulheres não tinham uma vida confortável, de "dondoca", como mostra a história clássica do Brasil, ensinada nas escolas. As informações são analisadas cuidadosamente pelo Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da USP (Cedhal), que trabalha na investigação de populações brasileiras desde a sua descoberta. Em 1872, o primeiro censo demográfico realizado no Brasil mostrou a maioria das mulheres nas lavouras. Este mesmo censo revelou que 29,84% das mulheres trabalhavam para o sustento da família, contra 18,2% computado no último censo, de 1991. O perfil de mulher reclusa dando ordem aos escravos ficava para a mulher da elite.
        Muitas famílias brasileiras nas zonas urbanas, desde o século XVI, eram chefiadas por mulheres. Dados de 1804, em Vila Rica de Ouro Preto, MG, mostram que 45% dos domicílios eram sustentados por mulheres. Dados pontuais levantados em outras regiões do Brasil mostram a mesma tendência. Em São Paulo, em 1836, por exemplo, 30% das famílias eram chefiadas pelas mulheres. No Ceará, em 1887, a média era de 30%.
        Segunda a diretora do Cedhal e professora de História do Brasil da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Eni de Mesquista Samara, um estudo demográfico da época indica que havia uma migração muito grande dos homens em busca de novas oportunidades, o que explica a ida da mulher para o trabalho para o sustento dos filhos.
        A saída dos maridos de casa implicava em outros desarranjos familiares. Havia pouca convivência entre casais, muitas mulheres pediam divórcios por se sentirem solitárias e algumas tinham filhos fora do casamento, como mostra uma estatística de que 35% dos filhos eram bastardos de mãe ou de pai.
        Segundo Eni, o que se considera um fenômeno no Brasil de hoje à respeito da mulher no mercado de trabalho deve ser repensado em virtude dessas novas informações. Porém, acredita que nem mesmo as estatísticas atuais revelam a real situação das mulheres no trabalho, porque elas ocupam também a fatia do mercado informal.
        O Cedhal participa da programação de comemoração "Brasil 500 anos", promovido pela Universidade de São Paulo, com início oficial dia 20, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.
        Dentro desta programação, o Cedhal realiza nos dias 19 e 20 de maio, no Anfi-teatro da História, na Cidade Universitária, o seminário A Historiografia Brasileira em Debate: história da população, da família, da mulher e da criança, e o lançamento de uma publicação, para consulta, onde serão catalogadas 1.009 títulos de livros publicados nos últimos 30 anos sobre o Brasil colonial.
        Mais informações: ( (011) 818-3745, 815-7273 ou e-mailcedhal@edu.usp.br
 
Municípios Mais Saudáveis
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, entre 19 e 20/04/99, das 9 às 17h, o Seminário Nacional sobre o Movimento Municípios Saudáveis: Aspectos conceituais, Legais e Operacionais, com a participação de prefeitos de todo o país, representantes de movimentos organizados, conselhos Estaduais e Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
        O objetivo do Seminário é discutir e analisar aspectos que podem facilitar a implantação de projetos relacionados ao Movimento por Municípios Saudáveis, possibilitar o intercâmbio entre as experiências em andamento, e sensibilizar os prefeitos interessados na proposta para participar de uma rede nacional que contribua na integração e desenvolvimento dessas importantes experiências locais.
        O Movimento por Municípios Saudáveis é a versão contemporânea do Movimento Sanitário Inglês que, desde o Século XIX, já se preocupava com a Saúde Pública das cidades. Antigamente acreditava-se que, para se diminuir a pobreza, era necessário sanear o meio ambiente (limpeza das ruas e das casas, drenagens, melhor sistema de esgoto). Este movimento teve origem nos países desenvolvidos. Primeiro no Canadá, nos anos 80, depois espalhando-se por vários países da Europa. No início dos anos 90, alcança os países da América Latina.
        O que caracteriza o Movimento é o desenvolvimento de uma política intersetorial que tenha como meta uma política integrada de saúde como qualidade de vida. Para alcançar esta meta é importante o compromisso político do Município aliado à participação de todos os setores da sociedade civil.
        O Seminário ocorrerá na FSP/USP - Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César - São Paulo, SP e será organizado pela Oficina Permanente de Estudos e Programas sobre Municípios Saudáveis e FSP, com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde.
        Mais informações: Tels: (011) 3066-7766, (011) 3066-7739, com a Coordenadora do Seminário, professora Marcia Faria Westphal, Fax: (011) 3066-7709 ou e-mail: fsp@edu.usp.br
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Curso sobre Moda
        O Centro de Estudos da Moda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove o curso Marketing de Moda para o Mercado Brasileiro, de 4 de maio a 25 de junho, às terças e quartas-feiras, das 19 às 21 horas. As inscrições estarão abertas de 19 a 30 de abril.
        Mais informações: ( (011) 818-5019.

Tratamento de queimados
        O Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP promove, entre 22 e 24 de abril, o Curso de Atualização: Tratamento Integrado do Paciente Queimado.
        O evento envolverá professores especialistas das áreas de cirurgia plástica, fisioterapia e enfermagem.
        Mais informações: ( (011) 602-2721, ou 602-2656.

Psicanálise de crianças
        Elizabeth Roudinesco profere dia 23 de abril, às 15 horas, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a palestra A História da Psicanálise de Crianças. A FAU fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária.
        O evento é promovido pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida e pelo Instituto de Psicologia da USP. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 867-0529.

Curso do Instituto Oceanográfico desvenda o mar
        O Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) estará com inscrições abertas, até 30 de abril, para o curso de difusão cultural Noções sobre Oceanografia, que acontece de 16 de maio a 27 de junho, aos domingos, das 9h30 às 12h30.
        As inscrições devem ser feitas no próprio Instituto. As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (011) 818-6530.

Física
        Os Institutos de Física e de Química, ambos da USP de São Carlos, estarão com inscrições abertas, até 30 de abril, para os seguintes cursos:
        Princípios da Dinâmica, que acontece 12 de maio, das 20 às 22 horas e 15 de maio, das 9 às 12 horas.
        Eletricidade Básica. Acontece 5 de maio, das 19 às 22 horas e 12 de maio, das 19 às 22 horas.
        Mais informações: ( (016) 272-3910.

Programa LEAD
        A Universidade de São Paulo (USP), LEAD Programa de Lideranças em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) estão promovendo a abertura do 8o Processo de Seleção do Programa LEAD Brasil. As inscrições estarão abertas até 30 de abril e o formulário poderá ser retirado pelo internet http://www.lead.org.br .
        Mais informações: ( (011) 819-1532, das 14 às 16 horas, e-mail seleção@nhi.lead.org.br.

Moda
        O Centro de Estudos da Moda da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da USP estará promovendo, de 26 a 29 de abril, das 19 às 22 horas, o seminário avançado Mode et Littèrature, dirigido pelo professor Jean-Louis Santoro. O seminário vai abordar as vias de inserção da moda nas sociedades modernas. Será ministrado em francês.
        Mais informações: ( (011) 818-5019.
 


Agenda Cultural 

Equipe da Engenharia de São Carlos compete em Interlagos
        A equipe Equipe de Mini Baja da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) participa, de 22 a 25 de abril, no Autódromo de Interlagos, da V Competição SAE Brasil de Mini Bajas.
        O nome da competição vem das corridas disputadas no deserto da Baja, na Califórnia. A competição se destina a incentivar os recém-formados em engenharia a praticarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Para isto, cada equipe recebe um motor da organização e deve projetar um veículo para a competição.
        Mais informações: ( (016) 273-9399; e-mail: baja@sc.usp.br.
 
 


Livros, Revistas e Publicações 

Lançamento
        A Humanitas Livraria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançará o livro Bergson O método intuitivo: uma abordagem positiva do espírito, da professora Astrid Sayegh.
        Os dias de lançamento serão: 16 de abril, às 18 horas, na Humanitas Livraria, e no dia 30 de abril, às 18 horas, na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme.
 


Defesa de Teses 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Estudo comparativo sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos para corte recebendo metionina hidróxi análoga e dl-metionina em diferentes níveis em suas rações. Helena Torres Meirelles. Dia 23/4, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7667.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Vivenciando a comunicação como descoberta. Luciane Lúcio Pereira. Dia 22/4, 13 horas.
        Espaços de representação da loucura: religião e psiquiatria. Ana Lucia Machado. Dia 23/04, 8h30.
        Mais informações: ( (011) 3066-7602.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        As tramas da herança: da reprodução camponesa às atualizações dos sentidos da transmissão da terra. Renata Medeiros Paoliello. Dia 22/4, 14 horas.
        Política, história e memória em Mato Grosso. Virgílio Corrêa Filho (1887-1973). Vilma Eliza Trindade de Saboya. Dia 22/4, 14 horas.
        O silêncio possível: a trilogia ficcionnal do pós-guerra de Samuel Becckett (Molloy Morre, O Inominável). Fábio Rigatto Andrade Souza. Dia 22/4, 14h30.
        A trama dos tambores: samba-reggae. Invenção rítmica no meio musical de Salvador Bahia. Almerinda de Sales Guerreiro. Dia 23/4, 9 horas.
        De aisthesis a estética: um estudo de conceitos. Luiz Antonio Lindo. Dia 23/4, 14 horas.
        A laudatio Turiae e a representação da mulher romana no final da república e início do império. Patrizia Romana de Toledo Bergamaschi. Dia 23/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Instituto de Química
Doutorado
        Efeito do ativador transcricional de genes "heat-shock" sobre a tolerância ao estresse na levedura saccharomyces cerevisiae. Solange Soares de Camargo. Dia 19/4, 9h30.
        Expressão do Operon de choque térmico groESL durante o ciclo celular de Caulobacter crescentus. Regina Lucia Baldini. Dia 23/4, 13h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.
 
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira – ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
home 
page