São Paulo, 19 de abril de 1999 n.395/99
Arquivo
 
Astronomia brasileira avança com a Cam IV
Pesquisadores de Núcleo de Excelência do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenados pela professora Sueli Viegas, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, desenvolveram Câmara Infravermelha capaz de observar objetos escondidos pela poeira interestelar.
 
 
 
Abertas as inscrições para Olimpíada de Física
 
 
Curso da Saúde Pública aborda o trabalho infantil
 
 
Rádio USP lança programação especial em comemoração aos 500 anos
 
 

Destaques 
Câmara infravermelha permite novas observações do Universo
        Objetos celestes, até agora imperceptíveis aos telescópios ópticos, já podem ser detectados com a nova Câmara Infravermelha (CamIV), que está em funcionamento desde o início de março no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis (MG). O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Excelência Galáxias: Formação, Evolução e Atividade (NexGal), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e é coordenado pela professora Sueli Viegas, do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP.
        A coordenadora explica que o projeto da nova câmara foi liderado por Francisco Jablonski, pesquisador do NexGal e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Esta câmara pode observar objetos que não são visíveis nos telescópios ópticos por estarem escondidos por poeira interestelar. Essa poeira absorve a luz visível, mas não a luz emitida no infravermelho e que, então, pode ser detectada pela nova câmara".
        Os astrônomos do NexGal já apresentaram diversos projetos de observação. "Há pesquisadores interessados em observar o centro de nossa galáxia (Via Láctea)", lembra Sueli. A observação do centro da galáxia só é possível porque o telescópio está instalado no hemisfério Sul. "Esta é uma vantagem que temos em relação ao hemisfério Norte. Mas, como a Terra está na periferia de nossa galáxia, a poeira interestelar impede a detecção, no telescópio óptico, da luz emitida pelo centro da Via Láctea", explica.
        Outros projetos apresentados estão ligados a observação de estrelas jovens. Estas estrelas também não são visíveis nos telescópios ópticos. "As estrelas nascem num 'berçário', que é uma nuvem de moléculas de poeira e de gás. É necessário, então, um detector infravermelho para podermos observar as estrelas muito jovens, ainda encobertas por estas nuvens", esclarece Sueli.
        Iniciado em 1997, com o apoio da Finep, os trabalhos do NexGal deverão prosseguir até o ano 2000. "Além dos estudos já realizados, este ano faremos observações nos dois telescópios instalados em Brazópolis. Lá temos o maior telescópio do Brasil, com 1,60 metros, e um outro, de propriedade da Universidade de São Paulo. Embora pequeno, o equipamento da USP é muito bom para fazer imagens. Portanto, entre março e setembro deste ano, as equipes do NExGal farão as observações com a nova câmara", afirma Sueli.
        Os primeiros testes da câmara já foram feitos por Jablonski e seus colaboradores. Imagens da região central de uma outra galáxia, a Centaurus A, estão disponíveis no site http://www.iagusp.usp.br/nexgal/.
        A professora lembra que o Brasil está entrando como sócio de dois grandes projetos de telescópios. "Um dos projetos, o telescópio SOAR, é um consórcio com as universidades de Michigan e da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e com o Cerro Tololo International Observatory (CTIO), que mantém o observatório norte-americano no Chile. O SOAR é um telescópio de 4 metros de diâmetro a ser instalado em Cerro Pachon, e foi projetado para fornecer as melhores imagens no infravermelho". O outro projeto, Gemini, é um consorcio internacional que já instalou um telescópio de oito metros de diâmetro no Havaí e colocará um similar no Chile. "Estes são consórcios em que o Brasil participa como um todo. A USP, que possui maior grupo de pesquisas em astronomia, deverá se beneficiar muito e, assim como os pesquisadores do NExGal, já está se preparando para isso".
        Mais informações:(011) 577-8599, ramal 201; e-mail: viegas@iagusp.usp.br ou chico@das.inpe.br.

 

Olimpíada de Física pretende levar, em 2001, estudantes para a Turquia
        Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física 1999 (OBF). O evento, promovido pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Estação Ciência, é destinado a alunos regularmente matriculados no ensino médio (antigo 2º grau).
        Segundo o professor Ozimar Pereira, secretário executivo da OBF "a olimpíada tem por objetivo despertar e estimular o interesse dos estudantes pela física e ciência de maneira geral, identificar e encaminhar os mais talentosos para a carreira científica, acadêmica ou tecnológica e aproximar a Universidade do ensino básico".
        A olimpíada terá duas fases. A primeira será realizada no dia 25 de setembro, das 13 às 17 h, nas sedes regionais (escolas da capital e do interior) de cada Estado e a segunda, em 6 de novembro, no mesmo horário, no IFUSP, que fica na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", São Paulo.
        No próximo dia 24, às 9 h, será realizado, na Estação Ciência, o 1º Seminário da Olimpíada Brasileira de Física 99. Durante o evento, os coordenadores regionais do Estado de São Paulo irão participar de palestras sobre o funcionamento da OBF e o papel das sedes na organização, divulgação, estímulo à participação e preparo dos alunos e receberão diplomas que atestam a parceria de suas escolas na promoção do evento.
        As provas, específicas para cada série, devido às diferenças nas grades curriculares, e com dez questões dissertativas, avaliarão os conhecimentos adquiridos no estudo dos conteúdos programáticos previstos para o ensino médio (mecânica, termofísica, óptica geométrica, oscilações e ondas e eletricidade).
        Os 40 estudantes da 1ª série com melhor desempenho na segunda fase poderão ir para a Escola de Inverno da Olimpíada Brasileira de Física, que será realizada em julho de 2000, em local ainda não definido. Durante uma semana os adolescentes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades, tais como: aulas experimentais, resoluções de problemas, palestras, visitas a laboratórios e centros culturais. Os 10 alunos que apresentarem melhor desempenho receberão preparação especial para a Olimpíada Internacional de Física, a qual será realizada em 2001, na Turquia.
        Cada escola pode inscrever, no máximo, três participantes por série. Para este ano, os organizadores estimam em 6.000 o número de participantes paulistas da primeira fase, que serão selecionados entre cerca de 2 milhões de estudantes.
        Mais informações: ( (011) 818-7077, no site http://www.sbf.if.usp.br, ou por carta para a Caixa Postal 66.318, CEP 05389-970, São Paulo – SP, aos cuidados de Guilherme Gonçalves Böhmer.
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Matemática
        Os Institutos de Física e de Química, ambos da USP de São Carlos, promovem, de 10 a 14 de maio, o curso Álgebra e Produtos Notáveis. O público que se deseja atingir são os alunos de 7a a 8a séries do ensino médio e alunos do magistério.
        As inscrições devem ser feitas de 12 a 30 de abril.
        Mais informações: ( (016) 272-3910.

Trabalho infantil e do adolescente
        A Faculdade de Saúde Pública, o Centro de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e a Capes promoverão, de 3 a 28 de junho, de segunda à quarta-feira, das 18 às 22 horas, o Curso de aperfeiçoamento em trabalho infantil e do adolescente, para profissionais que trabalhem com esta área ou interessados no tema. Um dos objetivos é proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos sobre o processo de desenvolvimento biopsicosocial da criança e do adolescente.
        As inscrições deverão ser feitas até 30 de abril.
        Mais informações: (011) 3066-7787 ou pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br .

 
 

Agenda Cultural 

Confira a programação da TV USP
        Veja a programação da TV USP para a semana de 19 a 25 de abril:
        Panorama, que será exibido na segunda, quarta, e sexta, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30 e domingo, 6h30, 15h30 e 00h30:
        "Mundo", o jornalista José Arbex Jr. faz uma reflexão aprofundada sobre temas evidenciados pela mídia. O assunto desta semana é a guerra na província de Kosovo, na Iuguslávia.
        "Panorama", o professor Boris Fausto comenta os lançamentos de março e abril da EDUSP: História do Brasil, do próprio Fausto, Fazer a América, de vários autores, Casa Paulista, de Carlos A. C. Lemos e o segundo volume de Música do Brasil Colonial, organizado por Régis Duprat.
        "Em Tese", reportagem sobre a tese de mestrado de Celi Langhi, que trata da viabilidade e das possibilidades do uso da Internet em programas de capacitação, treinamento e aprendizagem.
        Ñande Reku Arandu (Memória Viva Guarani), que será exibido terça, quinta e sábado, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30 e domingo, às 11 horas e 20 horas. Em agosto de 1998, a TV USP documentou a gravação do primeiro CD com canções tradicionais infantis dos índios guaranis do Estado de São Paulo e produziu dois programas de 30 minutos de duração cada um. O primeiro desses programas mostra um dia na vida das crianças da aldeia Jaexaá Porã: suas brincadeiras, seus cantos, a confecção de artesanato, os ritos e suas rezas.
        A TV USP pode ser sintonizada pelas operadoras NET (canal 15), Multicanal (canal 15) e TVA (canais 15 ou 73)
        Mais informações: (011) 818-4101 ou pelo e-mail tvusp@trex.uspnet.usp.br.

Rádio USP lança programação dos 500 anos
        A Rádio USP dá início, no próximo dia 22, à sua programação especial comemorativa ao V Centenário brasileiro, com a estréia, às 17 horas, do programa Enlace – 500 anos de Brasil, Música e Cultura dos Povos de Língua Portuguesa.
        O programa é uma co-produção entre a Rádio USP e a Oboré Projetos Especiais, e toda semana trará informações sobre o Brasil, Portugal, Timor-Leste, Angola e outros países de língua portuguesa, sempre a partir de uma temática específica, como mulher, religião ou liberdade. Na primeira edição é feita uma apresentação do projeto, mostrando as pontes que ligam os países, através da língua e da música (como o encontro do cantor brasileiro Chico César com Danny Silva, de Cabo Verde).
        Após a apresentação especial no dia 22, o programa passa a ser transmitido toda semana aos sábados, às 12h30, com reprise aos domingos, às 18 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4423 e 815-3589.

 
 

Livros, Revistas e Publicações 

Livros do século
        O livro Histologia Básica dos professores José Carneiro da Silva Filho e Luiz Carlos Uchoa Junqueira foi selecionado para a Exposição "Os Livros do Século", área Biológica e Médica, no Salão Internacional do Livro de São Paulo, a ser realizado de 21 de abril a 2 de maio.
        A obra está na 9a edição , com cerca de 200 mil exemplares vendidos. Foi traduzida e publicada em língua inglêsa, francêsa, espanhola, italiana, alemã, holandêsa, servo-croata, coreana, japonêsa, indonésia, grega e turca. Em vários países, o livro é adotado como base para maioria dos cursos médicos.
        José Carneiro da Silva Filho é professor titular do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Foi diretor do ICB por dois mandatos.
        Mais informações: ( (011) 818-7440.

 

Defesa de Teses 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Marcadores tumorais e enzimas antioxidantes na hepatocarcinogenese. Julisa de Carvalho Epof. Dia 29/4.
        Mais informações: ( (011) 818-3621.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        A linguística estrutural de L. Bloomfield e a análise funcional do comportamento verbal de B. F. Skinner: algumas relações. Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos. Dia 28/4, 14 horas.
Mestrado
        O componente emocional – funcionamento mental e ilusão à luz das transformações econômicas no Brasil desde 1985. Vera Rita de Mello Ferreira. Dia 28/4, 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O abastecimento das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai. Divalte Garcia Figueira. Dia 26/4, 14 horas.
        Commedia Dell’Arte: uma proposta de tradução. Roberta Barni Summa. Dia 26/4, 14 horas.
        Dissertação, criatividade/argumentatividade. Alceu Leite Ribeiro. Dia 26/4, 14 horas.
        A questão judaica e o holocausto enquanto notícia: ideologia e memória nas páginas de "O Estado de S. Paulo". Antonio Roberto Guglielmo. Dia 27/4, 10 horas.
        Reflexão sobre o uso da terra da área de proteção ambiental dos mananciais do córrego Diagnóstico ambiental do Município de Bombinhas, SC. Luana Lacaze de Camargo Casella. Dia 27/4, 14 horas.
        A sobrevivência da música tradicional sefardita dentro das comunidades de São Paulo e Belém do Pará. Adriana dos Santos Romero. Dia 27/4, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Faculdade de Direito
Doutorado
        O dumping como forma de expressão do abuso do poder econômico: caracterização e conseqüências. José Roberto Pernomian Rodrigues. Dia 27/4, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 4222-4004.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 E-mail: agenusp@edu.usp.br; 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira – ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
 
home
page