São Paulo, 14 de maio de 1999 n.405/99
Arquivo
 
 
 
O novo perfil do trabalhador
Para o professor de Direito do Trabalho, Estevão Mallet, o empregado é cada vez mais responsável por sua jornada de trabalho e o relógio de ponto se tornou obsoleto. O trabalho intelectual, principalmente, não comporta uma delimitação rigorosa da jornada de trabalho.
 
 
 
Fórum na Saúde Pública debate tabagismo
 
 
IP comemora os 30 anos de aconselhamento psicológico na USP
 
 
Loucos ou não, somos todos cidadãos é o tema da Semana de Luta Antimanicomial no Centro Maria Antonia
 
 
 

Destaques 
 
Tendências atuais mudam o perfil do trabalhador
        As novas tendências do mercado de trabalho revelam um perfil diferente do tra-balhador. O empregado, hoje, é cada vez mais o senhor de sua jornada e o relógio de ponto, por exemplo, é completamente obsoleto, explica Estevão Mallet, professor de Direito do Trabalho, da Faculdade de Direito da USP.
        Segundo Mallet a relação com o trabalho tem mudado em diversos aspectos. Muitos empregados especializados acabam desenvolvendo as atividades em escritórios montados em suas residências. Eles se comunicam com as empresas através da Internet, fax ou telefone e, com isso, acabam aproveitando o tempo que estariam gastando no trânsito. Consta na CLT que não há diferença nos direitos do empregado que trabalha em casa e no que atua numa empresa.
        O trabalho intelectual não comporta uma delimitação rigorosa da jornada de trabalho, diz o professor. O relógio de ponto deprecia e desprestigia o funcionário e atrapalha o seu rendimento. Até bem pouco tempo, se exigia do funcionário a pontualidade de uma máquina. Mas, com o desenvolvimento da tecnologia, essa ação em todos os setores passou a ficar mais intelectual. "Imagine, um advogado, um jornalista ou um profissional responsável pelo controle de qualidade fechar as gavetas, largar fichas, canetas ou desligar computadores e ir embora só porque sua jornada acabou. Isso é incompatível com a realidade".
        Uma filosofia inovadora que já está sendo discutida nas grandes empresas é o banco de horas. As horas extras poderiam ser implantadas nos picos de produção e de atividade econômica. E quando a produção da empresa estivesse em baixa ou diante dos períodos de recessão econômica, os empregados poderiam se utilizar do banco de horas para folgarem sem riscos de demissão. A implantação do banco de horas pode, na opinião do professor, trazer muitas vantagens tanto para os patrões como para os empregados. Uma delas seria a redução do índice de demissões nos momentos de crise, mesmo porque a empresa, ao dispensar um funcionário, tem uma série de despesas. Por outro lado, o empregador não teria que pagar horas extras nos períodos de acréscimo de trabalho. Os funcionários, por sua vez, teriam um pouco mais de segurança no emprego e poderiam utilizar essas horas extras para descansarem em um momento oportuno, de acordo com a sua conveniência. "Essa possibilidade de folga quebraria a rotina e a monotonia do trabalho, além de ser positiva psicologicamente."
        O professor Estevão Mallet participa do evento USP fala sobre trabalho e emprego, que acontece hoje (14), das 9 às 12h30, na Sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria, Cidade Universitária.
        Mais informações pelo telefone (011) 3064-6445 ou e-mail admallet@wm.com.br.
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Fórum debate tabagismo
        Cessação do hábito de fumar é o tema do fórum de debates que a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do CVE-SES/SP promovem dia 26 de maio, no Anfiteatro Paula Souza, da FSP.
        As inscrições vão até 21 de maio. O evento começa às 9 horas com a presença do reitor da Universidade, professor Jacques Marcovitch, do diretor da FSP e do secretário de estado de saúde, entre outros, e encerra-se às 12 horas.
        Mais informações: ( (011) 828-2171 ou 3066-7709, com Cecília.

Prevenção de perdas
        O Grupo de Atividades em Prevenção de Perdas do PROVAR, da Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, organizará, dia 18 de maio, das 8 às 12 horas, o encontro Otimização do Layout de loja para a prevenção de perdas no varejo.
        Mais informações: (011) 818-6045 ou pelo e-mail edilened@fia.fea.usp.br .

Palestra fala de cidadania
        No próximo dia 17, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove, às 20 horas, a palestra Construção da Cidadania. A palestra será proferida pelo Secretário da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Francisco Whitaker, no Anfiteatro de Convenções da EESC, que fica na Avenida Doutor Carlos Botelho, 1465, São Carlos. O evento conta com o apoio do Movimento Ética na Política.

Semana comemora 30 anos do SAP
        Para comemorar os 30 anos do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da USP, será realizada entre os dias 18 e 21 de maio uma semana de eventos, com palestras, mesas redondas e uma homenagem póstuma a seus fundadores, professores Oswado de Barros Santos e Rachel Lea Rosenberg. Será discutida a questão de como o SAP tem possibilitado um redimensionamento do papel do psicólogo frente às demandas sociais atuais. Nesta semana será ainda apresentado ao público o Laboratório de Estudos e Prática Fenomenológica e Existencial (LEFE), que tem entre outras metas criar projetos e Cursos de Extensão e Aprimoramento.
        Mais informações: ( (011) 818-4173.

MAE em comemoração
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, em comemoração aos 10 anos do Museu, promoverá dia 17, às 14h30, a mesa redonda Debate sobre Processo Curatorial. Na seqüência acontecerão os lançamentos do selo comemorativo MAE: 10 anos, dos Anais da I Semana de Museus, além do número 8 da Revista Museu de Arqueologia e Etnologia. Ainda dentro das atividades previstas para as comemorações, o MAE estará promovendo a Visita dos Bastidores, nos dias 20, das 14 às 15 horas e 21, das 10 às 11 horas ou das 14 às 15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818- 2030.

Jornada Odontológica em Bauru
        De 19 a 22 de maio, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP comemora seus 37 anos com a XII Jornada Odontológica de Bauru (JOB) com cursos teóricos e demonstrativos nas áreas de prótese, dentística, cirurgia, implante, histologia, odontopediatria e periodontia.
        Mais informações: (014) 235-8364.

 
 

Agenda Cultural 

Colagem
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP abrirá, dia 27 de maio, a exposição Caminhos da Colagem, coletiva com a curadoria de Robert Richard. A exposição, que se estenderá até 4 de julho, acontece diariamente das 9 às 23 horas.
        Mais informações: ( (011) 255-5538 ou pelo e-mail rbullara@usp.br .

Centro Maria Antonia comemora Semana de Luta Antimanicomial
        Para comemorar a semana de luta antimanicomial, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza o programa Loucos ou não, somos todos cidadãos, de 17 a 21 de maio, com mesas redondas, exposições, apresentações musicais, teatrais e oficinas. A entrada é franca.
        Mais informações: (011) 818-4365 ou 574-7133.

Brecht e Cinema Brasileiro no Cinusp
        O Cinusp "Paulo Emílio" exibe na semana de 17 a 21 de maio, dentro da mostra Brecht por trás da tela, alguns filmes brasileiros. Dias 17, 18 e 21, será exibida a película Os Fuzis. Nos dias 18 e 19, Iracema, e, nos dias 19 e 20, São Bernardo, película baseada em livro homônimo de Graciliano Ramos. Haverá dois debates na semana. No dia 20, quinta-feira, os debatedores são Maurício Cardoso, mestrando em História da USP e Manoel Rangel, estudante de Cinema da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. No dia 21, sexta-feira, é a vez de Leandro Saraiva debater junto ao público. Leandro é mestrando em Cinema da ECA e editor da Revista Sinopse.
        As sessões acontecem às 18h30 e a entrada é franca. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540, ou pelo e-mail prceu@org.usp.br

Confira a programação da TV USP
        Confira os programas que a TV USP exibirá na semana de 17 a 23 de maio:
        Projeto E. A Fundação Vanzolini, ligada à Poli, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Este segundo programa traz um debate com Ronaldo Carreteiro, gerente de negócios tecnológicos da PUC-Rio e Carlos Voght, presidente da Uniemp. Traz também a experiência de alunos que integram a empresa júnior da Poli. Segunda (17) e quinta (20), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30.
        Panorama USP. "Sinapse": com o auxílio do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), este programa procura iniciar uma discussão sobre meio ambiente e qualidade de vida, partindo de uma análise do processo de urbanização de São Paulo. "Panorama" traz o Projeto Trajetória, uma iniciativa de alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP que vem oferecendo cursos de serigrafia e aulas de reforço escolar na favela de Paraisópolis. "Linha de Frente" mostra o perfil da funcionária da Estação Ciência, Aparecida Alves Siqueira. "Cida" trabalha há anos como secretária da Estação e conta aqui sua vivência dentro da Universidade. Terça (18) e sexta (21), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30 e domingo (23), às 6h30, 15h30 e 00h30.
        Olhar da USP: o professor Bernardo Kuscinski debate com convidados os impasses étnicos que cercam a guerra de Kosovo. Quarta (19) e sábado (22), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30, e domingo (23), às 11 horas e 20 horas.
        Mais informações: (011) 818-4101, com Daniel ou Anderson.

 
 

Livros, Revistas e Publicações 

Cerimônia lança Biblioteca Eletrônica
        Será lançado, dia 18 de maio, às 11 horas, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na Rua Pio XI, 1500, o Programa Biblioteca Eletrônica – ProBE, que teve origem a partir de um projeto elaborado pelos Sistemas de Bibliotecas da USP, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp e Bireme.
        Na ocasião, também serão assinados dois contratos formalizando o Programa: o primeiro, celebrado entre a Fapesp e a Elsevier Science Inc., estabelece os termos de licença de uso da versão eletrônica de 606 revistas científicas dessa editora internacional, disponibilizando seus textos completos aos pesquisadores ligados às instituições acima, reunidas em consórcio. O segundo contrato concede licença de uso de software para gerenciamento dessa base de publicações eletrônicas. Durante o evento haverá ainda a apresentação técnica do ProBE. Deverão estar presentes à cerimônia autoridades do Governo Estadual e das Universidades e Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo.

Livro orienta mulher violentada
        No próximo dia 17, às 9 horas, acontece o lançamento de Guia de Serviços para Mulheres em Situação de Violência, no Anfiteatro de Medicina Preventiva, no 2o andar da Faculdade de Medicina da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455.
        O livro chega agora à sua segunda edição, revista e ampliada. Esta publicação contém uma síntese de todos os serviços específicos para este problema na Cidade de São Paulo, e será distribuída gratuitamente. Seu objetivo é facilitar e dinamizar o sistema de referência destes casos no município.
        Mais informações: ( (011) 3066-7454.
 
 


Quadro de Avisos 

Escola de Enfermagem sob nova direção
        A professora Emiko Yoshikawa Egry toma posse nesta segunda-feira, dia 17, na função de Diretora da Escola de Enfermagem da USP. O evento acontece no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro, na própria Escola, que fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, São Paulo.
 
Evento discute criação da Casa de Parto
        Vai até amanhã, dia 15, a Missão Técnica São Paulo – 99, evento promovido pelo Projeto Qualis, Programa de Saúde da Família da Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de estruturar propostas para a implantação da Casa de Parto.
        O evento começou ontem, e conta com algumas sessões abertas e outras fechadas. A sessão aberta acontece hoje, dia 14, às 12 horas na Sala Paula Souza, com palestra do professor Maresden Wagner. Wagner é assessor e ex-chefe da Saúde da Mulher e da Criança da OMS, e é considerado o grande estimulador do "parto normal e humanizado".
        Mais informações: ( (011) 883-5738, com Dalva, ou 881-2080.

 
 

Defesa de Teses 

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Microcomputador e criatividade em leitura e escrita no ensino fundamental. Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. Dia 21/5, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Histoquímica e ultra-estrutura da espermatogênese e carposporogênese de algas gracilarióides (Rhodophyta). Zenilda Laurita Bouzon. Dia 21/5, 14 horas.
        Estudos dos processos de diferenciação cariotípica, baseados em citogenética convencional e molecular, em quatro gêneros de roedores brasileiros. Maria José de Jesus Silva. Dia 21/5, 14h30.
Mestrado
        Uniformidade e variabilidade cariotípica em 14 espécies de lagartos das famílias Polychrotidae e Tropiduridae. Carolina Elena Vina Bertolotto. Dia 21/5, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães 
 
 
home
page