São Paulo, 19 de maio de 1999 n.407/99
Arquivo
 
Opinião do trabalhador pode representar benefícios à empresa
Pesquisa do Instituto de Psicologia da USP mostra que sugestões dos operários podem ser bem aproveitadas para melhorar o lucro e a qualidade no trabalho. Segundo o estudo, o trabalhador é capaz de apontar as melhores saídas para os problemas do cotidiano.
 
 
 
IEB faz análise de cartões postais do início do século
 
 
Programa Nuclear da Marinha do Brasil é tema de colóquio no Instituto de Física
 
 
Oficinas de Arte no Centro Maria Antonia
 
 

Destaques 
Soluções empresariais a partir da ótica do operário
        Maiores lucros para a empresa e boas condições de trabalho para os operários podem ser alcançados com a ajuda e sugestões dos próprios trabalhadores. É o que mostra a pesquisa de doutorado da professora Leny Sato do Instituto de Psicologia da USP, que durante oito meses observou o dia-a-dia dos trabalhadores de uma indústria do setor de alimentos na cidade de São Paulo.
        Em nossa sociedade, segundo Leny, costuma-se pensar que os problemas das indústrias devem ser resolvidos a partir da gerência. "As pessoas envolvidas na produção de mercadorias e serviços sabem mais do que ninguém quais as medidas e atitudes que podem ser tomadas para a solução de problemas que surgem no cotidiano da produção. O próprio trabalhador, baseado em sua experiência, pode atuar de modo a evitar desperdícios de material, tempo e dinheiro. Mais que isso, buscam nessas sugestões modificações que tragam não apenas lucro para a empresa, mas também melhores condições de trabalho", garante a professora.
        Leny explica que o trabalhador ao sugerir a diminuição no ritmo da produção reivindica, implicitamente, melhores condições de trabalho, o que resultará num ritmo mais moderado. "Na verdade os operários utilizam-se de um discurso permitido, com argumentos que interessam à gerência. Se passarem a defender interesses pessoais sabem que não terão êxito. Os trabalhadores sabem o limite do politicamente permitido". Para a pesquisadora, essa relação ou simples conversa entre a gerência e os trabalhadores para ajustar a produção, constitui-se numa negociação cotidiana. "Muitas vezes, nenhuma das partes percebe que existe uma negociação", observa.
        Nas indústrias, o trabalhador depara-se com os mais variados problemas de qualidade de vida, como lesão por esforço repetitivo em linhas de montagem, ou problemas por conta de digitação excessiva e estresse. Para Leny, isso ocorre porque, na maior parte dos casos, não é dado ao trabalhador, por conta da desigualdade de poder entre empregadores e empregados, a chance de controlar suficientemente o trabalho que realiza e de poder atuar de maneira que não se prejudique.
        Em seu estudo do cotidiano na indústria alimentícia ela observou que as pessoas envolvidas no trabalho operário são super qualificadas, inteligentes e capazes de avaliar o que é bom para elas e para os produtos. "Quando se olha para as práticas do cotidiano das pessoas nas indústrias vê-se a riqueza e a capacidade das pessoas, a solidariedade entre elas. Quando se contrata alguém para fazer um trabalho que é monótono, repetitivo, chato, que pouco exige das pessoas, é porque se concebeu que essas pessoas devem ser guiadas e quando se concebe isso está considerando que elas sejam irresponsáveis". Para a pesquisadora, reconhecer a atuação dessas pessoas significa reconhecer que não são idiotas.
        Ela sugere que seja dado maior espaço de atuação a esses trabalhadores, para que tenham a chance de desenvolver sua potencialidade e criatividade, mas com a condição de que isso seja feito de forma sincera. "Os trabalhadores percebem quando estão sendo enganados", conclui.
        Mais informações: ( (011) 818-4184/4188 ou pelo e-mail lenysato@usp.br .

 


Cursos, Seminários e Palestras 

Programa Nuclear da Marinha do Brasil
        O Instituto de Física (IF) da USP promove dia 20 de maio, às 16 horas, o colóquio Programa Nuclear da Marinha do Brasil, com o Almirante Wilson Jorge Montalvão, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.
        Mais informações: (011) 818-6902 e 818-7000.

Cartões Postais
        O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP realizará, dia 26 de maio, às 14 horas, o seminário Da Pedagogia da Imagem às práticas do olhar: uma busca de caminhos analíticos, a partir dos cartões postais, ministrado pelo professor Armando Martins de Barros da Universidade Federal Fluminense. O professor analisará os cartões postais produzidos e divulgados no início deste século, especialmente preocupando-se em discutir a construção de um olhar sobre o real e o pedagógico do período.
        Na mesma data, o IEB abre espaço para a apresentação da música brasileira, instrumento ou coral, dentro do projeto Quartas Musicais no IEB, sempre na última quarta-feira de cada mês, a partir das 17h30. Entrada franca.
        Mais informações: neuma@ieb.usp.br.

Aprendendo a aprender
        Dentro das Jornadas de Atualização, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP oferece, dia 26 de maio, das 9 às 17 horas, o curso Empresa, competitividade e comunicação: aprendendo a aprender. A promoção é do Laboratório Integrado de Marketing e Cultura (LIMC).
        O objetivo é demonstrar aos participantes a importância da comunicação e sensibilizá-los sobre a conversação produtiva tendo como foco central a aprendizagem individual e organizacional.
        Mais informações: ( (011) 818-4067/4314.

2o Seminário "Pró-Vagas"
        Nos dias 26 e 27 de maio, das 9 às 18 horas, acontece o 2o Seminário "Pró-Vagas" – Ciclos Básicos e Cursos Seqüenciais. No dia 26, o seminário terá lugar no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro, 109. Dia 27, no Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP (Rua do Lago, 876). A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
        Mais informações: ( (011) 818-3354
        Internet: www.usp.br/prg/provagas

Questões sócio-ambientais
        O Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, do Instituto de Psicologia da USP, realizará dia 26 de maio, das 12 às 14 horas, o seminário A metrópole: desafios da contemporaneidade, com a conferência Moralidade e Questões Ambientais. O evento é parte do Ciclo de Seminários do LAPSI e a entrada é franca.
        Mais informações: islaine@usp.br .

Inovação Tecnológica
        O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP promove, dia 26 de maio, das 11h30 às 14 horas, o seminário Redes de Inovação Tecnológica e Política de C&T, ministrado por Tereza Guedes, do Policy Research in Engineering, Science and Technology (Prest), Universidade de Manchester. A taxa de inscriçào é de R$ 15,00 e presença deve ser confirmada até dia 24 de maio.
        Mais informações: (011) 818-5969.

Violência em debate na USP de Ribeirão Preto
        No próximo dia 25 de maio, no Anfiteatro Lucien Lison da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto, acontece o debate Violência e o Jovem Universitário. O evento, aberto ao público em geral, é uma iniciativa de estudantes do 3o semestre do curso de Psicologia, com o apoio do Centro de Estudos de Psicologia.
        Estarão presentes, como debatedores, o Secretário Municipal da Educação de Ribeirão, José Norberto Callegari Lopes, o psicólogo João Roberto Araújo, a educadora e vereadora da cidade, Joana Leal Garcia e o coronel da PM Carlos Aldemar Ferreira.
        Mais informações: ( (016) 602-3673.

Jornada geriátrica
        A Liga de Assistência Médico-Social do Centro Acadêmico Rocha Lima, da Faculdade de Medicina (FMRP) da USP de Ribeirão Preto, realiza, de 20 a 22 de maio a 1a Jornada Temática de Geriatria.
        O evento terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Bioquímica, no Prédio Central da FMRP, e terá como tema os Déficits Funcionais no Idoso. A abertura será às 19 horas do dia 20, quinta-feira.
        Mais informações e inscrições: ( (016) 633-1121.

Incubadora de empresas
        No próximo dia 20, às 17 horas, no Anfiteatro 1-A da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, acontece uma explanação sobre o Núcleo de Empreendedores, criado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), e destinado a graduandos, pós- graduandos e professores do Campus de Ribeirão e de outras universidades públicas da região.
        Após a explanação será apresentado um projeto sobre uma Incubadora de Empresas que está sendo proposto pela Diretoria do Núcleo e uma palestra com o empresário Adriano Coselli, intitulada Empreendimentos Promissores.
        Mais informações: ( (016) 618-1900 ou 630-8790.

 


Agenda Cultural 

Visita Aos Bastidores dos Museus
        A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária promove a atividade Visita Aos Bastidores dos Museus, destinado ao público em geral. Os interessados devem agendar visitas gratuitas pelo telefone (011) 818-2030. Os museus que integram esta atividade são os seguintes:
        Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), dias 20 e 21 de maio. Pretende conduzir o visitante aos trabalhos de extroversão, às áreas internas das duas divisões e setores ligados.
        Museu de Arte Contemporânea (MAC), dia 20 e 21 de maio. Visita aos Laboratórios de Conservação e Restauração, Biblioteca Lorival Machado e à Divisão de Ação e Extensão Cultural.
        Museu Paulista (MP), dia 20 de maio. Visita aos Serviços de Objetos, de Documentação Textual e Iconográfica, de Conservação e Restauração e Biblioteca especializada.
        Museu de Zoologia (MZ), dia 20 de maio. Palestra inicial seguida de visita aos laboratórios de preparação de material e ao laboratório de microscopia eletrônica.
        Mais informações: (011) 818-2030.

Oficinas de Arte no Centro Maria Antonia
        O Centro Universitário Maria Antonia promove duas oficinas de arte com início nesta semana:
        Oficina de Xilogravura, objetiva colaborar na consolidação de um espaço dedicado à produção gráfica, em especial da técnica de relevo xilogravura e linoleogravura. O curso aborda teoria e pratica, dirigindo-se aos interessados em geral. A coordenação é de Francisco José Maringelli, artista plástico formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O início é 19 de maio de 1999.
        Oficina de Artes Integradas - Desenho e Movimento, destina-se a todos interessados, profissionais da área de ensino, artes e comunicação. A orientação da oficina será de Katia Salvanny, artista plástica formada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e filiada a Dance and Child International. O início é 20 de maio de 1999.
        Colagem & Decolagem, oficina ministrada por Cândida de Godoy que tem como objetivo oferecer práticas para o desenvolvimento de linguagens e projetos pessoais. Será discutida a contemporaneidade das poéticas visuais, o exercício do olhar e a reelaboração dos sentimentos estéticos. O curso ainda abordará a colagem em seus diferentes conceitos e sua presença marcante em momentos de ruptura dentro da história da arte. O início é 21 de maio.
        Para as duas primeiras oficinas haverá dois horários possíveis, sempre às quartas-feiras: das 16 às 18 horas e das 19 às 21 horas. Para a oficina Colagem & Decolagem as aulas serão à sextas-feiras, das 19 às 22 horas. A taxa de inscrição para qualquer uma das atividade é de R$ 12,00
        Mais informações: ( (011) 255-5538 ou 255-7182.

Exposição
        Os alunos de artes plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realizam de 24 a 28 de maio a exposição Expositivo-negativo. São mais de 100 trabalhos em pintura, escultura, gravura, desenho, cerâmica, fotografia, instalação e multimídia.
        A mostra tem como objetivo a criação de um espaço para exposições, adequado à formação de profissionais em artes visuais, ainda não disponível no Departamento.
        Mais informações: ( (011) 3871-3236 ou pelo e-mail drkahn@hotmail.com .

Hospital Dia completa 25 anos
        A Faculdade de Medicina (FMRP) comemora de 21 a 29/05, o aniversário de 25 anos do Hospital Dia de Ribeirão Preto (HD). O tema "Abordagens Psicoterapêuticas, Psicossociais e Psicoeducacionais: Desafios e Oportunidades em Hospital Dia", será desenvolvido através de exposições históricas e culturais, confraternizações e programação científica, que acontecem no HD, localizado na Av. 9 de Julho, 980, e no Anfiteatro da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, Rua Bernardino de Campos, 1000.
        Mais informações: (016) 235-0713 ou (016) 610-7918. Site: http://rnp.fmrp.usp.br/HD25anos.

 


Livros, revistas e publicações 

Nuestra Lengua
        A livraria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Humanitas Livraria, lançará os seguintes livros:
        Nuestra Lengua, Já, Já, do professor Jairo Galindo. Dia 21 de maio, às 18 horas.
        O Italiano Falado e Escrito, organizado pelas professsoras Loredana de Stauber Caprara e Letizia Zini Antunes.
        Revista INSIEME, Editora Arte & Ciência. Dia 10 de junho, às 17h30.
        Juó Bananére: As cartas d’Abax’o Pigues, de Benedito Antunes. Dia 10 de junho, às 17h30.
        Tempo de doer Tempo di soffriere, de Vera Lúcia de Oliveira. Dia 10 de junho, às 17h30.
        Mais informações: (011) 818-4612.

 


Defesa de Teses 

Faculdade de Medicina
Doutorado
        Contribuição para a topografia do nervo laríngeo superior e seus ramos. Júlio César Furlan. Dia 19/5, 8 horas.
Mestrado
        Estudo sobre a abordagem da sexualidade do paciente portador de deficiência física em processo de reabilitação. Giancarlo Spizzirri. Dia 21/5, 8 horas.
        Trombofilia: prevalência de algumas causas etiológicas em pacientes selecionados. Cristina Akemi Fuziki. Dia 21/5, 8h30.
        Análise do padrão de sucção em recém-nascidos de termo e pré-termo com idade gestacional de 34 a 36 6/7 semanas. Flávia Cristina Brisque Neiva. Dia 21/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7185.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Soropositividade, relatos: do não lugar ao lugar da alteridade. Belkis Vinhas Trench. Dia 26/5, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Vítima e direito penal – uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. Ana Sofia Schmidt de Oliveira. Dia 24/5, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Linhas de estrutura fina em absorção no espectro de QSOs. Alex Ignácio da Silva. Dia 21/5, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 ramal 226.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br  
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br  
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Alvaro Magalhães
 
 
home
page