São Paulo, 21 de maio de 1999 n.408/99
Arquivo
 
Mercosul de órgãos
Estudo realizado em dissertação de mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP propõe o intercâmbio de órgãos e tecidos entre os países do Mercosul, através da harmonização das legislações brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia. O autor da pesquisa fala das vantagens deste procedimento.
 
 
 
 
Museu do Ipiranga realiza mostra do Brasil 500 anos
 
 
Faculdade de Saúde Pública e ABLP realizam curso de gerenciamento dos serviços de limpeza pública
 
 
Professores da USP ganham prêmio Jabuti
 
 

Destaques 
 
Estudo propõe intercâmbio de órgãos entre países do Mercosul
 
        Estudos recentes defendem a criação de um segundo Mercosul – uma nova aliança que permitiria a troca de órgãos entre os países do bloco econômico. O "Mercosul de órgãos", entre outras vantagens, proporcionaria um aumento da oferta de órgãos e tecidos, reduzindo a espera e as chances de rejeição, pois possibilitaria o encontro de um doador mais adequado para cada receptor. "A harmonização das legislações brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, por meio de pequenas mudanças, permitiria a troca entre os países", garante o professor Sergio Manoel Ramos Filho, que pesquisou o tema durante dois anos. Em sua dissertação sobre o assunto, defendida recentemente na Faculdade de Saúde Pública da USP, Sergio aponta os caminhos e empecilhos para a sua viabilidade. E lembra que há, no País, muitos brasileiros enxergando com córneas norte-americanas.
        Para harmonizar as legislações dos países componentes do bloco sul-americano, são necessárias algumas alterações. "O Uruguai, que tem a mais antiga das legislações, deveria começar adotando o critério de fila única utilizado pelos seus vizinhos", exemplifica Ramos. Em todo o grupo, exceto em território uruguaio, vigora a regra do consentimento presumido fraco, pelo qual, mesmo se em vida o indivíduo não tiver manifestado desejo contrário à doação de seus órgãos, ao morrer é sua família quem deve autorizar sua retirada. A legislação brasileira, por sua vez, difere da argentina e da paraguaia quanto à necessidade de parentesco entre doador e receptor em transplante intervivos (aquele realizado entre pessoas vivas). No Brasil, o parentesco não é obrigatório, o que, para o pesquisador, é muito perigoso. "Num País pobre como o nosso, tal medida pode fomentar a mercantilização de órgãos. Um homem que estiver precisando de dinheiro pode vender um de seus rins a qualquer pessoa e isto ser louvado como um gesto altruísta", explica.
        Superadas as divergências legislativas, porém, muito ainda haveria que se fazer. O maior obstáculo para a viabilização do intercâmbio reside na deficiência técnica da região. "É preciso desenvolver um sistema mais eficiente de captação de órgãos após a doação", comenta Sergio Manoel. "Infelizmente, no Brasil, muito há que ser feito neste sentido", lamenta. O intercâmbio de tecidos, como as córneas, no entanto, já seria possível no momento. "Eles são de fácil transporte, e, para tal fim, poderiam ser utilizados vôos regulares". Em muitos centros brasileiros já são usadas córneas provindas do exterior. "O Banco de Olhos de San Diego, sempre que há excesso destes tecidos, envia-os para cá. O único custo é o do vôo, que é feito em aviões de carreira da VARIG", conta o professor. "Além do mais, uma córnea pode ser conservada em vidro pequeno por até 14 dias". O transplante de órgãos sólidos, como coração e pulmão, é o mais complicado. Um rim pode aguardar apenas seis horas para ser transplantado. "O desafio está, portanto, em descobrir meios de preservação que permitam maior tempo entre a retirada e o transplante destes órgãos", sugere.
        No momento, opina Sergio, o que se tem a fazer é gerar discussão. "Deve-se criar debate a partir das entidades diretamente envolvidas na questão, a Comissão de Integração dos Médicos do Mercosul e as Sociedades de Bioética de cada país. As discussões devem se propagar para a mídia e daí para a sociedade. Depois, aguardaremos sua reação, e, caso seja positiva, iremos a cada Legislativo do Mercosul lutar pelas mudanças necessárias".
        Mais informações: ( (054) 971-1871, 223-4370, ou 214-4370
 
 
Museu do Ipiranga expõe peças do Brasil Colonial
 
        Está em cartaz no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) a exposição Descobrimentos Imaginados, evento comemorativo dos 500 anos do Brasil. A mostra, de caráter permanente, é composta de uma série de imagens sobre a América e o Brasil, produzidas no século XVI - instrumentos náuticos, mapas, planisférios, moedas portuguesas e armaduras. Mas a atração principal é mesmo o quadro Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Baía de Cabrália, 1500, obra de Oscar da Silva.
        Inaugurado em 1895, o Museu foi eleito este ano pelos leitores de um grande jornal de São Paulo o melhor do Brasil, ficando à frente dos Museus de Arte Moderna de São Paulo e de Salvador e do Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Uma construção em estilo renascentista, o Museu do Ipiranga possui em seu acervo mais de 200 mil peças do período do Brasil Império, como carruagens do século XVIII, mechas de cabelo da Marquesa de Santos, trajes de gala e vestidos de festa, além de uma maquete da São Paulo de 1841.
        O Museu Paulista da USP fica no Parque da Independência, s/n°, Ipiranga, e é aberto a visitas todos os dias da semana, das 9 às 16h45, exceto às segundas-feiras. O ingresso custa R$ 2,00.
        Mais informações: ( (011) 215-4588.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Limpeza pública
        A Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP) realiza nos dias 24 e 26 de maio, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o curso Gerenciamento dos Serviços de Limpeza Pública.
        O curso, que será ministrado no Centro de Educação Permanente (CEP), destina-se a profissionais, técnicos e operadores ligados à limpeza pública de prefeituras municipais, de entidades e órgãos federais, estaduais ou municipais e da iniciativa privada.
        Mais informações: ( (011) 3066-7712, com a professora Wanda Maria Riso Günther, coordenadora do evento.
 
Ecossistemas costeiros
        O Instituto de Biociências da USP promoverá, de 28 a 30 de maio, o curso Introdução aos Ecossistemas Costeiros, que objetiva introduzir seus participantes no conhecimento da estrutura e fatores reguladores nos ecossistemas litorâneos, e os principais organismos que os caracterizam.
        Mais informações:( (011) 818-7538.
 
Genética e ecologia
        O Dialego (Diálogos em Ecologia), espaço aberto e organizado pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP como uma oportunidade para a apresentação dos trabalhos realizados no Departamento, realizará dia 27 de maio, às 18 horas, o seminário Genética de Populações e Ecologia de Paisagem: caminhos da interdisciplinaridade em ecossistemas tropicais.
        Mais informações: ( (011) 818-7601.
 
Alimentos funcionais e saúde
        O Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, nos dias 27 e 28 de maio, das 14 às 17 horas, o encontro Alimentos funcionais e saúde, que acontece na Sala Borges Vieira, na própria FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715).
        Mais informações: ( (011) 3066-7701, ou 3066-7705/71/36, com Roseli.
 
Fotografia
        Os Institutos de Física e Química, ambos da USP de São Carlos oferecem, de 28 de junho a 2 de julho, das 8 às 11 horas, o Curso básico de fotografia, destinado a alunos do ensino fundamental.
        As inscrições devem ser feitas até 25 de junho.
        Mais informações: ( (016) 272-3910.
 
Seminários da Pró-Reitoria de Graduação
        A Pró-Reitoria de Graduação promoverá, nos dias 26 e 27 de maio, o II Seminário Pró-Vagas – Ciclos básicos e cursos seqüênciais. E nos dias 10 e 11 de junho o I Seminário de políticas sociais para alunos em situação de carência.
        Mais informações: ( (011)

Histórias de Vida
        O Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP realizará, dia 25 de maio, das 10 às 12 horas, a conferência Histórias de vida de uma perspectiva evolucionária, com a professora Heidi Keller, do Departamento de Psicologia da Universidade de Osnabrueck, Alemanha.
        Mais informações: ( (011) 818-4178 ou pelo e-mail islaine@usp.br

 
 
 

Agenda Cultural 

Violão no IME
        Violão erudito e popular é a atração da próxima quarta-feira no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Das 12h30 às 13h30, o violonista Luis Roberto Peres toca os Prelúdios III e IV de Villa Lobos; O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e Bourrée, de Bach, entre outras músicas.
        Mais informações: ( (011) 818-6160.

Cinema nacional no Cinusp
        Dentro da mostra Brecht, o Cinusp exibe, na semana de 24 a 28 de maio, dois filmes nacionais. Segunda, terça e quarta-feira será exibido Macunaíma. Quinta e sexta-feira, Os incofidentes. Na quinta-feira, 27, haverá também debate com Iná Camargo Costa, professora do Departamento de Teoria Literária da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (autora de a Hora do teatro épico no Brasil e Sinta o Drama) e com Sérgio de Carvalho.
        As sessões acontecem às 18h30 e a entrada é franca. O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-3540, ou pelo e-mail prceu@org.usp.br

Mostra Caminhos da Colagem
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, abre, às 20 horas do próximo dia 27, a mostra coletiva Caminhos da Colagem, cujo curador é Robert Richard.
        A exposição fica em cartaz até 4 de julho na Galeria I, e pode ser visitada diariamente das 9 às 23 horas. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 255-5538.
 
Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 24 a 30 de maio.
        Projeto E. A Fundação Vanzolini, ligada à Poli, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Este programa traz um debate com Roberto Marx, professor da Escola Politécnica da USP e Mário Kempenich, diretor da Strategia Consultoria, sobre gerência e democratização do conhecimento. Traz também uma reportagem sobre o processo de treinamento da Gessy Lever e o consórcio de treinamento da SKF. Dias de exibição: segunda e quinta-feira, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30.
        Administrando a ficção. Dias Gomes, Marcelo Paranhos, Denis Carvalho, Malu Mader, César Chaves e Walter George Durst fazem uma análise do processo de produção de telenovelas na Rede Globo de Televisão. O vídeo, co-produzido pela TV USP, é trabalho de conclusão de curso de Alexandre Klemperer, aluno de Rádio e TV da ECA. Será exibido terça e sexta-feira, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30 e domingo, às 6h30, 15h30 e 00h30.
        Olhar da USP - parte 2. O professor Bernardo Kuscinki debate com vários convidados os empasses étnicos que cercam a guerra de Kosovo. Com exibição na quarta-feira e sábado, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30 e domingo, às 11 horas e 20 horas.
        A TV USP pode ser sintonizada pela TV a cabo na cidade de São Paulo, nos canais 15 ou 73.
        Mais informações: ( (011) 818-4101.

 
 
 

Quadro de Avisos 

Prêmio Jabuti
        A Câmara Brasileira do Livro concedeu o Prêmio Jabuti 1999 para os seguintes professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP:
        Jorge Schwartz, tradução de Jorge Luis Borges (em conjunto com outros). Obras Completas, vol. I.
        Hilário Franco Júnior, Cocanha – A História de um país imaginário.
        Lilia Katri Moritz Schwarz, As barbas do Imperador D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
        Nicolau Sevcenko, História da vida privada no Brasil.
        Fernando Novais. Organização do volume III da coleção História da Vida Privada no Brasil.
 
 

Defesa de Teses 

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Salmonella enteritidis – fagotipos, susceptibilidade a drogas antimicrobianas e epidemiologia molecular baseada na sonda complementar ao rRNA. Iolanda Aparecida Nunes. Dia 24/5, 9 horas.
        Estudo piloto de controle da malária em assentamento agro-industrial no Estado de Rondônia (Amazônia Ocidental). Papel eventual da resistência do Plasmodium vivax ao esquema terapêutico atual nos programas de controle. Juan Miguel Villalobos Salcedo. Dia 24/5, 9h30.
Mestrado
        Mycobacterium tuberculosis: susceptibilidade aos antimicrobianos e caracterização molecular de amostras isoladas no Brasil baseada na seqüência de inserção IS6110. Silvia Kimie Osugui. Dia 25/5, 9 horas.
        Efeitos de altas doses de diazepam na resposta inflamatória aguda induzida pela carragenina em ratos. Ricardo Lazzarini. Dia 26/5, 9h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        Categorização das formas geométricas: do protótipo ao conceito. Jussara Martins Albernaz. Dia 24/5, 14 horas.
        Variações da eficácia adaptativa de pacientes borderline em psicoterapia breve dinâmica. Rita Aparecida Romaro. Dia 26/5,15 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Do cuidar com tecnologia à tecnologia do cuidar. Wilma Aparecida Nunes. Dia 26/5, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Contornos modernos teoria do processo administrativo. Marcos Maurício Toba. Dia 26/5, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Modelagens de balanços de energia para Iperó (SP): uma abordagem utilizando metodologia de inversão. Admir Créso de Lima. Dia 24/5, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 ramal 226.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti, Alvaro Magalhães e Ciro Bonilha.
 
 
home
page