São Paulo, 14 de junho de 1999 n.417/99
Arquivo
 
Preservação torna-se economicamente viável com a Biotecnologia 
Professor do ICB afirma que, com o avanço da biotecnologia, muitos poluentes podem ser reaproveitados e até revendidos, e a fauna e a flora utilizadas como um banco de genes de grande valor econômico.
 
Maria Antonia debate violência escolar
 
FEA promove encontro sobre Qualidade de Vida no Trabalho
 
Desperdícios nos canteiros de obras será tema de seminário na Poli
 

Destaques 
Biotecnologia torna preservação do meio ambiente economicamente vantajosa
        Com o avanço da biotecnologia, muitos poluentes que antes eram jogados nos rios podem, atualmente, ser reaproveitados ou até mesmo revendidos. No Brasil, empresas de papel e celulose já reutilizam a lignina como insumo energético para a própria indústria, após ser tratada em caldeiras de recuperação. Na opinião do professor Carlos Moreira-Filho, coordenador do Centro de Pesquisa em Biotecnologia (CPB) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, "hoje, só polui quem é burro". Segundo ele, ainda existem empresas que desperdiçam a possibilidade de transformar elementos poluentes em insumos alimentares para animais. "Trata-se de um produto que, certamente, poderia ser revendido", afirma.
        Moreira-Filho define biotecnologia como a obtenção de produtos a partir de seres vivos, ou parte deles. "É um processo ao mesmo tempo antigo e moderno, considerando que a cerveja já era fabricada na Babilônia. Hoje, clona-se hormônio de crescimento humano, que há alguns anos era retirado de cérebros de cadáveres. A diferença entre a biotecnologia clássica e moderna está na engenharia genética. A capacidade de se transferir genes de plantas e mamíferos, para bactérias, leveduras ou vírus, abriu a possibilidade de se produzir novos produtos bioquímicos em grande escala, pois estes pequenos seres se reproduzem com uma velocidade infinitamente maior do que os organismos complexos", explica.
        O professor aponta que a preocupação com a preservação do meio ambiente no Brasil tem partido principalmente dos setores farmacêutico e agroindustrial. "Há o interesse de se preservar o banco genético, e para isto a biotecnologia também é usada". O CPB, por exemplo, possui um consórcio com o IPT e com a Copersucar, que desenvolveu um plástico biodegradável. Isto só foi possível através da manipulação genética de uma bactéria que transformava açúcar de cana em plástico, mas em pequena quantidade. "Melhoramos a bactéria para criar um produto que não prejudica o meio ambiente", sintetiza. Ele acrescenta que a biotecnologia também pode atuar em processos corretivos, como trabalhar com microorganismos que consomem gás carbônico para que eles ampliem esta capacidade e, assim, atuem mais intensamente como despoluentes.
        Na agroindústria, a biotecnologia tem gerado grande polêmica, sobretudo no caso da soja. "Foi desenvolvida uma soja transgênica que resiste a alguns herbicidas usados contra ervas daninhas. Isto evita a necessidade de se cobrir a planta quando o herbicida é utilizado. Para que isto realmente funcione, é preciso seguir corretamente as normas de biossegurança, caso contrário o gene que torna a soja resistente ao herbicida pode também ser incorporado pela erva daninha e piorar a situação original", explica.
        "Mas as normas de biossegurança existem e funcionam", prossegue. "Portanto, da mesma forma que não podemos ceder a lobbies de empresas que querem um produto ainda não suficientemente testado no mercado, também não podemos ser levados por pressões de fundamentalistas, que não aceitam de forma alguma a revolução bio-tecnológica na agroindústria, contradizendo a verdade científica".
        Moreira-Filho salienta que a noção de preservação deve ser compatível com a noção de desenvolvimento. "Não podemos pensar que as pessoas devem ficar quietas no seu canto observando a floresta. Se não houver meio de subsistência, acabará ocorrendo uma atividade predatória. Por isso a biotecnologia é importante: para que possamos utilizar nossa fauna e nossa flora, sem destruí-las. Mas usando como um banco de genes", conclui.
        O professor participará do evento "USP fala sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", que acontece hoje (14), a partir das 13 horas, na sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria, Cidade Universitária.
        Mais informações: 818-7387; e-mail: cmoreira@icb.usp.br.
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

Violência nas escolas
        Comemorando o primeiro aniversário da Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP (www.direitoshumanos.usp.br), a Comissão de Direitos Humanos promove no próximo dia 17 a mesa redonda A Violência nas Escolas – Propostas de Enfrentamento dessa Grave Questão Social.
        O evento acontece, a partir das 20 horas, no Salão Nobre do 3o andar do Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque).
        Mais informações: ( (011) 255-5538.

Educação ambiental
        O Instituto de Biociências (IB) da USP está com inscrições abertas até o próximo dia 25 para o curso de Educação ambiental – metodologias e práticas, que acontece dias 26 e 27 deste mês. O curso, destinado a professores do ensino fundamental, será ministrado na Rua do Matão, trav. 14, nº 321. Professores da rede pública pagam R$ 5,00 e da rede particular R$ 25,00. Há ainda quatro vagas gratuitas reservadas para professores da rede pública.
        O objetivo das aulas é de, entre outros, estimular os participantes a desenvolver projetos que abordem a questão ambiental no âmbito local, e, se possível, nos âmbitos regional e global.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Resíduos de serviços de saúde
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP) promovem, de 21 a 23 de junho, das 8h30 às 17 horas, o curso Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, que tem o objetivo de apresentar e explicar as diversas atividades relacionadas ao manejo de resíduos sólidos de serviços de saúde.
        O curso será ministrado no Centro de Educação Permanente (CEP) da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (011) 3066-7712, com a professora Wanda.

Qualidade de Vida no Trabalho
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realizará, dias 28 e 29 de junho, o 2o Encontro Internacional de Gestão de Competências em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
        Mais informações: ( (011)9999-0449 ou pelo e-mail mabduch@hotmail.com.

Desperdícios nos canteiros de obras
        A Escola Politécnica da USP (Poli) realiza nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 13 horas, no Anfiteatro do seu Prédio de Administração, o simpósio nacional Desperdícios de materiais nos canteiros de obras: a quebra do mito.
        O simpósio discutirá resultados de pesquisas desenvolvidas por 16 universidades brasileiras, com o apoio de empresas da área de construção civil e de instituições vinculadas ao setor, sobre desperdícios e os caminhos para combater as perdas detectadas
        Mais informações: ( (011) 818-5457 ou 818-5420, ou ainda pelo e-mail rcperez@poli.usp.br

Henry Sanoff
        Acontece dia 21, às 9h30, na FAU-Maranhão, a conferência Experiências profissionais e de pesquisa de Henry Sanoff, coordenada pela faculdades de Arquitetura e Urbanismo da USP e do Mackenzie. O evento contará com a participação de Henry Sanoff, professor de Arquitetura na School of Design, North Carolina State University.
        Mais informações: (011) 256-7341 ou 257-7986.

Megacidades
        Mais uma etapa do seminário São Paulo Megacidades acontece dia 22 de junho, a partir das 9 horas. O seminário, que teve início no ano passado, conta com a participação das Escolas de Arquitetura de São Paulo, inclusive a da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O objetivo é discutir novas formas de abordagem dos aspectos arquitetônicos e urbanísticos no âmbito de quatro "megacidades": Hong Kong, Shangai, São Paulo e Tóquio.
        Mais informações: (011) 818-4801.
 
 


Agenda Cultural 

Música na FAU
        O grupo Cantores Paulistas apresenta-se, dia 19, às 19 horas, no saguão da FAU-Maranhão. O espetáculo faz parte da série FAU em Concerto, sob a coordenação do professor Silvio Soares Macedo.
        Mais informações: (011) 256-7341 ou 257-7986.

Feira de Artes e Artesanato
        Começa hoje (14) a 7ª Feira de Artes e Artesanato, promovida pelo Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru da USP. A feira será realizada no próprio Centro Cultural e estará aberta das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de junho.
        Mais informações: (014) 235-8394.
 
 


Quadro de Avisos 

Homenagem a Tomie Ohtake
        A Reitoria da USP realiza, dia 17, às 17 horas, a cerimônia de descerramento de escultura da artista plástica Tomie Ohtake, no Museu de Arte Contemporânea da USP, como marco final das comemorações dos 90 anos da imigração japonesa. Na ocasião será prestada homenagem a Tomie Ohtake, Fundação Japão e São Paulo Shimbun.


Defesa de Teses 

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Revista brasileira de enfermagem e a política de identidade profissional da enfermeira no Brasil – 1932 a 1941. Tereza Yoshiko Kakehashi. Dia 17/6, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Concentração empresarial e o direito da concorrência. José Marcelo Martins Proença. Dia 18/6, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Instituto de Biociências
Mestrado
        Modulação hormonal de células de eritroforoma da linhagem Gem 81 por a -MSH e MCH. Mara Helena de Pina Benabou. Dia 16/6, 14 horas.
        Riqueza de formigas (hymenoptera: formicidae) nos cerrados e similaridade entre uma localidade no Planalto Central e duas no sudeste do Brasil. Rogério Rosa da Silva. Dia 16/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-7517.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        Médicos com diferentes esquemas conceituais-referenciais diante da dimensão psíquica: um estudo comparativo. Igor Sergins Prujansky. Dia 18/6, 10h30.
        Mais informações: ( (011) 818-4183.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Aproximação e distanciamento: as relações entre o Brasil e a República Federal da Alemanha de 1964 a 1994. Christian Lohbauer. Dia 18/6, 14 horas.
        O fenômeno inquisitorial na América. Normas e práticas inquisitoriais na Nova Espanha e na América Portuguesa. Dirce Lorimie Fernandes. Dia 18/6, 9 horas.
Mestrado
        O espaço cultural do centro-oeste brasileiro: perfil da distribuição dos imóveis e das principais atividades agropecuárias pós-1970. Mário Pires de Almeida Olivetti. Dia 17/6, 9 horas.
        Dicção dos intérpretes na canção popular: uma abordagem semiótica. Sérgio Fernando Campanella de Oliveira. Dia 17/6, 14 horas.
        O tema da emigração na literatura portuguesa: emigrantes de Ferreira de Castro e Este Verão, o Emigrante Là – Bas, de Olga Gonçalves. Nurimar Maria Falci. Dia 17/6, 14 horas.
        Sonho e fantástico em Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire. Renata Philippov. Dia 18/6, 10 horas.
        O automóvel e a cidade de São Paulo: a territorialização do processo de modernização (e de seu colapso). Tatiana Schor. Dia 18/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Efeitos dinâmicos de um aumento de produtividade e eficiência. Gabriel de Abreu Madeira. Dia 14/6, 10 horas.
        Crises de balanço de pagamento: teoria e políticas de defesa do regimento cambial. Marcela Meirelles Aurélio. Dia 18/6, 10 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-5811.

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Pulsações não-radiais e o fenômeno BE. Armando Domiciano de Souza Junior. Dia 18/6, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 577-8599 ramal 226.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.  
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti, Alvaro Magalhães e Ciro Bonilha

 
home 
page