arquivo
São Paulo, 12 de julho de 1999 n.428/99
Boletim de 14/07
 
Lingüiça com goma vegetal 
Lingüiça sem gordura de porco, com baixo teor calórico e pouco colesterol, é a novidade da USP para quem precisa ou quer perder peso, oferecendo menor risco para aqueles que sofrem de problemas cardio-vasculares.
 
USP e FIESP oferecem Programa de Formação de Novos Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Indústrias
 
Curso de difusão cultural sobre Genes e a Biologia dos cânceres
 
Curso de Plantas Medicinais para a terceira idade
 

Destaques 
USP cria lingüiça sem gordura de porco
        Sai o bacon, entra a goma vegetal: esta é a receita para a produção de lingüiças sem gordura de porco, com baixo teor calórico e pouco colesterol desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública da USP. O alimento, além de bom para quem precisa ou quer perder peso, oferece menos riscos para aqueles que sofrem de problemas cardio-vasculares. "É recomendado ainda para as pessoas saudáveis, afinal, não é bom exagerar na gordura: sua ingestão não deve ultrapassar 30% do consumo diário do ser humano", lembra a professora Elizabeth Torres. Ela é a coordenadora do projeto, que em julho (27) será levado ao Congresso do Institute of Food Technologists, em Chicago, EUA.
        A idéia é muito simples: basta trocar a gordura de porco (parte equivalente a 20% da lingüiça) por um substituto adequado. Foram preparados quatro tipos de lingüiça: uma contendo carragena (ou goma vegetal), uma com proteína microparticulada de soro de leite, outra com amido modificado de mandioca e a última composta de farelo de aveia. Depois, cada nova lingüiça foi comparada ao produto controle, a lingüiça comum, avaliando-se a influência das substância usadas.
        No geral, todos os substitutos apresentaram resultados satisfatórios quanto à redução do valor calórico e do teor de colesterol. A carragena, porém, foi apontada como a melhor opção para o bacon, por ser mais saborosa e nutritiva (com mais carboidratos do que gordura). Foi ela quem atingiu os melhores resultados, quando se verificou a redução de 79,1% dos teores de lipídios, de 47,7% das calorias e de 53,4% de ácidos graxos. A proteína microparticulada de soro de leite apresentou melhor desempenho na diminuição do colesterol (em 29,48%), e o amido modificado obteve os maiores percentuais de corte de ácidos graxos.
        O passo seguinte foi testar a aceitação. Trinta pessoas provaram os alimentos, sem contudo saber o que continham. O produto-controle foi classificado como "muito gorduroso", o amido "não tinha sabor de lingüiça" e a goma vegetal foi bem recebida, mas a proteína microparticulada foi considerada a mais gostosa. Para Elizabeth, a aprovação do público é imprescindível, já que "a lingüiça é uma parte importante da dieta alimentar brasileira".
        Além disso, a nova lingüiça não deve atingir o bolso do consumidor. Seu quilo deve ultrapassar em apenas 10 cents de dólar (US$0,10) o quilo da lingüiça comum. "Se for aprimorada a formulação ", diz a professora, "o preço pode ser o mesmo". "Vai ser saudável tanto para o coração quanto para o bolso", acredita. Mas não se pode reagir com euforia. "Quando se diz que um alimento engorda menos, a pessoa come em dobro. Não é recomendável, nesse caso é melhor comer uma única do tipo comum".
        Para muitos a lingüiça pode representar o fim de um sacrifício. "As pessoas querem comer mas não querem engordar", ressalta a pesquisadora. Pode facilitar também uma reeducação alimentar, sem, para tanto, "proibir as pessoas de comer". O projeto da lingüiça sem gordura surgiu a partir da orientação da dissertação de mestrado de Sylvio César Rocco, defendida na Faculdade de Saúde Pública. Todo o trabalho foi feito nos laboratórios da USP, orientado por Elizabeth e financiado pela Fapesp e pelo CNPq.
        Mas não vai parar por aqui. "Esta é uma área muito promissora", pensa a professora. "Podemos testar outros substitutos de gordura, pode-se trocar o lombo da lingüiça por frango, ou misturar diferentes substitutos até se encontrar a fórmula ideal, com resultados ainda melhores".
        Mais informações: ( (011) 3066-7701 ou 3066-7705, ou por e-mail eatorres@usp.br.
 
 
 

Cursos, Seminários e Palestras 

USP oferece curso para micro e pequenas indústrias
        Já estão abertas as inscrições para o Programa de Formação de Novos Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Indústrias, que a USP e a Fiesp oferecem, a partir de 8 de agosto, no Centro de Treinamento da Fundação Instituto de Administração (FIA), instituição ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O Programa tem ainda o apoio do IEL e do Sebrae.
        Trata-se de um programa multidisciplinar com duração de um ano. As aulas abrangem os aspectos essenciais da administração de uma pequena indústria, como administração geral, gestão de pessoas, finanças, marketing e comportamento empresarial.
        O Centro de Treinamento da FIA fica na Rua José Alves Cunha da Lima, 172.
        Mais informações: ( (011) 252-4488 ou 252-4689.

Curso aborda gene e câncer
        Já estão abertas as inscrições para o curso de difusão cultural Genes e a Biologia dos cânceres que o Instituto de Biociências da USP oferece de 26 a 30 de julho, de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas.
        O curso é aberto à comunidade em geral. O objetivo é mostrar o envolvimento dos genes na etiologia dos cânceres e desmistificar o mistério que existe sobre as síndromes dos cânceres hereditários.
        As inscrições vão até o dia 23; a taxa é de R$ 20,00. As aulas serão ministradas no próprio Instituto, que fica na Rua do Matão, trav 14, no 321, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Ciência para terceira idade
        Dentro do projeto Ciência Madura, em que cientistas da terceira idade falam de ciência para pessoas da terceira idade, o Instituto de Biociências (IB) da USP abre inscrições, que vão até 12 de agosto, para o curso Plantas Medicinais e suas aplicações. O curso acontece de 19 de agosto a 16 de setembro, com o professor Sylvio Panizza, do Departamento de Botânica do IB.
        Mais informações: ( (011) 818-7538.

Agenda Cultural 

Cinusp exibe Balto
        Na semana de 12 a 16 de julho, o Cinusp "Paulo Emílio" exibe, dentro do Ciclo de Filmes Infantis que está em cartaz nas férias, a cópia dublada de Balto, animação norte-americana que se passa na cidade de Nome, no Alasca.
        Balto é um temido cão selvagem. Uma garotinha chamada Rosy e sua bela cadela Jenna são as únicas que confiam nele, mas quando a cidade é tomada por uma epidemia e não há mais remédios é de Balto que precisará.
        O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, Cidade Universitária. As sessões começam às 18h30, e a entrada é franca.
        Mais informações: ( (011) 818-3540, ou ainda pelo e-mail prceu@org.usp.br.

Programação TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 12 a 18 de julho.
        Projeto E. A Fundação Vanzolini, ligada à Poli, produziu uma série de programas sobre a educação para o emprego e o espírito empreendedor. Para saber como aumentar a segurança dos negócios, o jornalista Ederson Graneto entrevista o economista e consultor Paulo Henri Blaser, diretor da Braser & Blaser Associados, e o engenheiro Cesar Simões Salim, professor de Engenharia da Computação da PUC-SP. Exibição: segunda (12) e sexta-feira (16) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30, e na quarta-feira (14), às 6h30, 15h30, 20 horas e 00h30.
        Delta Pi-Vestibular. José Atílio Vanin, vice-diretor da Fuvest, e Carlos Bindi, diretor do Etapa Vestibulares, discutem questões relacionadas ao vestibular com alunos de várias unidades da USP. Exibição: terça-feira (13), às 19h30 e 00h00, quarta-feira (14), às 10h30, sábado (17), às 6 horas e 00h00, e domingo (18), às 10h30 e 15 horas.
        Projeto E. Reprise dos quatro primeiros programas da série. Exibição: terça-feira (13), às 6h30, 11 horas, 15h30, quinta-feira (15), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30, sábado (17), às 11 horas, 15h30, 20 horas, e domingo (18), às 6h30, 20 horas e 00h30.
        A TV USP é exibida pela TV a cabo na cidade de São Paulo nos canais 15 ou 73.
        Mais informações: ( (011) 818-4101.
 


Defesa de Teses 

Escola de Enfermagem
Doutorado
        A saúde da família: construindo um novo paradigma de intervenção no processo saúde-doença. Maria Rizoneide Negreiros de Araújo. Dia 12/7, 14 horas.
Mestrado
        Ensino do processo de enfermagem nas escolas de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua. Dia 12/7, 13 horas.
        Mais informações: ( (011) 3066-7533.

Instituto de Química
Doutorado
        Caracterização de matrizes poliméricas enxertadas com monômeros hidrofílicos via radiação ionizante. Valdir Canavel. Dia 13/7, 8h30.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Relativismo kuhniano quanto à racionalidade científica e acusações de incoerência. Robinson Guitarrari. Dia 13/7, 14 horas.
        Mais informações: ( (011) 818-4626.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html 
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br 
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br 
Estagiários: Renata Bessi, Henry Koibuchi Sakane, Carolina Cavalcanti e Ciro Bonilha 
 
 
 
Home  
Page