São Paulo, 13 de agosto de 1999 n.442/99
Arquivo

 
Memória cultural no currículo escolar
Projeto coordenado por professor da ECA ajuda a refletir sobre os problemas de São Paulo. A experiência aplicada em uma escola do Jardim da Saúde, ultrapassou os limites iniciais e gerou envolvimento de toda a comunidade.

Curso sobre psicanálise com crianças no Instituto de Psicologia
 
 

Palestra no Instituto de Geociências sobre escorpiões e aranhas
 
 

Programa da TV USP debate a influência dos meios de comunicação na sociedade
 


Destaques


Projeto propõe recuperação da memória cultural na escola
        A memória cultural não faz parte da formação e da educação dos brasileiros. Mas o projeto "A escola: centro de memória e produção de comunicação/cultura", desen-volvido com o apoio da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e patro-cínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tem como objetivos principais revelar esse problema e indicar uma solução. A inserção de atividades diferenciadas no currículo do ensino fundamental possibilitaria a compreensão dos conceitos "memória" e "cultura" e uma reelaboração do conhecimento. "A iniciativa permite, ao recuperar a memória cultural da cidade, repensar São Paulo e seus problemas", diz seu coordenador, o professor da ECA Luiz Roberto Alves.
        O projeto foi colocado em prática na Escola Estadual Raul Fonseca, onde uma equipe de professores, estudantes e bolsistas trabalhou durante dois anos com os alunos e professores para recuperar a memória cultural de seu bairro, o Jardim da Saúde. Segundo Alves, a escolha desse bairro e, consequentemente, da escola para a realização da experiência-piloto se deve ao fato de o Jardim da Saúde ser um bairro recente, que começou a ser ocupado na década de 40. Além disso, "trata-se de uma região de passagem entre a metrópole e a periferia, o que nos permitiu trabalhar com todas as classes sociais", explica o professor.
        As atividades propostas tiveram como primeiro resultado o entrosamento da comunidade. Mas exposições, passeios, visitas, festas, entrevistas com idosos também permitiram ao grupo de pesquisadores e integrantes da comunidade recuperar vários fragmentos da história e da geografia do bairro, como hábitos de estudo, trabalho, religiosidade, lembranças e lazer. As várias etapas de desenvolvimento da região foram reconstruídas a partir da memória fragmentada, revelando, por exemplo, que aquela era inicialmente uma área de veraneio, depois de trabalho e, atualmente, de interligação viária e especulação imobiliária. Outras características do bairro que antes eram pouco conhecidas despertaram interesse, caso da Capela do Cristo Operário, localizada na Rua Vergueiro. "A construção do edifício, agregado a uma escola de profissionalização, foi parte de um projeto comprometido e dirigido pelos ideais da Teologia da Libertação", afirma Alves, revelando que a capela é coberta por pinturas de Alfredo Volpi e cercada por jardins de Burle Marx em péssimo estado de conservação.
        Os resultados obtidos podem ser avaliados no Caderno de Pesquisa formado por textos dos envolvidos, no CD Rom e no vídeo que documentaram todo o processo. Mas segundo o professor, "além de recuperar a memória cultural, o projeto gerou envolvimento da comunidade, suplantando os objetivos iniciais". O grupo que se formou no bairro pelo tombamento da Capela é, segundo ele, um exemplo desse envolvimento. Além disso, diante do visível interesse e crescimento dos alunos, a escola vai continuar com o projeto, incorporando definitivamente as atividades ao currículo.
        O ideal, de acordo com Alves, seria que a experiência se estendesse para toda a rede pública, "até porque não é preciso que haja tantas condições para realizá-la". O benefício fundamental que essa iniciativa traria, de acordo com o professor, é a possi-bilidade de utilização da memória cultural na formação, na construção do conhecimento e na inserção social da escola pública.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4081.


Cursos, Seminários e Palestras

Artes visuais contemporâneas
        A Sociedade Científica de Estudos de Arte (Cesa), com o apoio da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realiza nos dias 24 e 25 de agosto, das 9 às 17 horas, o seminário A questão da identidade nas artes visuais contemporâneas, coordenado pelas professoras Annateresa Fabris e Lisbeth R. Rebollo Gonçalves. O encontro pretende debater sob a ótica da Ciências Humanas a questão dos processos identitários em momentos fundamentais da arte deste século.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4374.


Palestra sobre escorpiões e aranhas na Geociências
        O técnico Rogério Bertani, do Instituto Butantã, dará palestra sobre Escorpiões e Aranhas no Instituto de Geociências (IG) da USP. O evento acontecerá no dia 18 de agosto, às 14 horas, no Auditório A1 do IG, localizado na Rua do Lago 562, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3958.

Arquitetura
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza dia 13 de agosto, às 12 horas, a palestra O Projeto na École Des Beaux Arts, com o professor Marco Tabet. O evento será aberto ao público.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4801/4535.


Infância
        O Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância do Instituto de Psicologia (IP) e da Faculdade de Educação (FE) da USP oferece, a partir de 24 de agosto, o curso de atualização A transferência na psicanálise com crianças. A duração é de três meses e as aulas serão ministradas às terças-feiras, das 19 às 21 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386 e 9225-8718, ou pelo fax 818-4475.


Agenda Cultural

Programa da TV USP debate mídia e democracia
        A TV USP exibe o debate OLHAR DA USP - Mídia e Democracia - DESTAQUE, que discute a influência da televisão na educação dos brasileiros, a censura e o impacto dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea. Participação de Beth Carmona, ex-diretora de programação da TV Cultura, trabalhando atualmente no Canal Discovery Kids Latino America, e dos professores Laurindo Leal Filho e Maria Aparecida Baccega, da ECA. Será exibido também a produção da TV USP "A TV que vemos", produzido para o "Encontro Latino-Americano sobre TV de Qualidade", evento realizado no SESC Paulista, em que foram discutidos os temas deste programa, além de outros como o conceito de TV Pública e código de ética para as emissoras de TV. Quarta-feira (18) e sábado (21), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30; domingo (22), às 6h30 e 15h30.
        Serão exibidos, ainda, os seguintes programas na semana de 16 a 22 de agosto:
        PANORAMA. Timor Leste: o ex-aluno de jornalismo da ECA, Leonardo Sakamoto, conta sua experiência no Timor Leste, infiltrado em guerrilhas, e sua visão sobre a atual situação daquele país. Qual é o curso?: desta semana trata do curso de jornalismo. O programa foi produzido pelos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP. Terça-feira (17), às 6h30, 11 horas, 15h30, quarta-feira (18), 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h30, sábado (21), às 11 horas, 15h30 e 20 horas e domingo (22), às 6h30, 20 horas, 0h30.
        PROJETO E, programa que faz parte de uma série produzida pela Fundação Vanzolini, ligada à Escola Politécnica da USP, tratando da educação para o emprego e o espírito empreendedor. Para saber como aumentar a segurança dos negócios, o jornalista Ederson Graneto entrevista o economista e consultor Paulo Henri Blaser, diretor da Blaser&Blaser Associados, e o engenheiro César Simões Salim, professor de Engenharia da Computação da PUC-RJ. Segunda (16) e quinta-feira (19), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101, com Marcos ou Adriano.

Mais ensaios cinematográficos
        Dando continuidade à mostra Ensaios cinematográficos Novo Cinema Alemão, o Cinusp "Paulo Emílio" apresenta, entre 16 a 20 de agosto, dois filmes de Hans Jürgen Syberg:
        Ludwig II Réquiem para um rei virgem, nos dias 16 e 17;
        Hitler, um filme da Alemanha, nos dias 18 (parte I), 19 (partes II e III) e 20 (parte IV).
        Logo após a sessão do dia 19 será apresentada a palestra Novo Cinema Alemão e ensaísmo, com o professor José Teixeira Coelho Netto.
        O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, na Cidade Universitária, e as sessões acontecem às 18h30. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.

Cursos de Cinema no Cinusp
        O Cinusp "Paulo Emílio" oferece os seguintes cursos sobre cinema no mês de agosto :
        Curso Livre de cinema - Módulo II : Cinema Moderno. A partir de 21 de agosto, aos sábados, das 9 às 13 horas.
        Curso livre de Cinema - Módulo 1 : Introdução a Linguagem Cinematográfica e Cinema Clássico. A partir de 23 de agosto, todas as segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h30.
        Curso de Cinema e História. A partir de 28 de agosto, aos sábados, das 9 às 13 horas.
        Curso de Documentário - História, Crítica e Processo de Produção. A partir de 28 de agosto, aos sábados, das 14 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540 ou 818-3364.


Livros, Revistas e Publicações

Livro analisa a reciclagem de lixo
        A terceira edição do livro O$ Bilhõe$ perdido$ no Lixo, escrito por Sabetai Calderoni e publicado pela Humanitas, a editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, será lançado no próximo dia 20 de agosto, às 20 horas, na Humanitas Livraria, localizada na Rua do Lago 717, na Cidade Universitária.
        No livro, Calderoni analisa a reciclagem de lixo no município de São Paulo e no Brasil, mostrando suas implicações ambientais, econômicas e sociais. A obra também relata a participação do governo, indústrias, carrinheiros, sucateiros e catadores de papel no processo e nos ganhos com a reciclagem.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4589.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Responsabilidade do Estado em face do dano ambiental. Nélson de Freitas PorfírioJúnior.Dia 18/08, 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        'Xstão-novos' naturais do reino e moradores na cidade do Rio de Janeiro (1650-1710). Carlos Eduardo Calaça Costa Fonseca. Dia 20/08, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Avaliação de instituições financeiras através da analogia com opções de compra: uma análise exploratória.João William Grava. Dia 17/8, 8 horas.
        Contribuição ao estudo de ambientes de desenvolvimento de sistemas: uma abordagem com orientação a objetos. Gilmar Jonas Deghi. Dia 17/8, 8h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Algumas características agronômicas, morfológicas e de valor nutritivo dos capins Marandu, Setária e Tanzânia. Luciana Gerdes. Dia 17/8, 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Revisão e recircunscrição de Actinoseris (Endl.) Cabrera (Compositae, Mutisieae). Nádia Roque. 16/8, 14 horas.
        Estudo da heterocromatina na Síndrome de Roberts. Ana carolina Coutinho Barbosa. 17/8, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7517.

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares / Comissão Nacional de Energia Nuclear
Doutorado
        Aplicação da técnica de atributos múltiplos para a otimização do tratamento de câncer de mama no estágio II A. Oscar Teódulo Bordón Alvarez. Dia 17/08, 13:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 816-9092 ou 818-9095.
 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Avaliação nutricional do amaranto (Amaranthus caudatus L.) extrusado em diferentes condições de umidade. Tânia A. Pinto Castro Ferreira. Dia 16/8, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Ocorrências de problema respiratório em crianças de um sistema local de saúde e sua relação com características sócio-ambientais, biológicas e nutricionais. Ana Paula de Campos Araújo Moreira. Dia 18/08, 9:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Renata Bessi, Ciro Bonilha e Júlio Bernardes
Home
Page