São Paulo, 20 de agosto de 1999 n.445/99
Arquivo

 
Cultura e Sociabilidade Festiva na América Portuguesa
Para entender a vida da sociedade colonial, seminário na USP vai debater pesquisas sobre festas coloniais e as diferentes formas de apropriação e elaboração das identidades políticas, religiosas e culturais. 

Covas inaugura novo pronto-socorro do Instituto da Criança
 

ECA debate as perspectivas para uma TV de qualidade no Brasil
 

FIA realiza seminário sobre capacitação de gestores para o sistema nacional de inovação


Destaques


Festas do Brasil Colonial
        Historiadores da USP estão resgatando peculiaridades das festas no Brasil do período colonial, através de documentos de época que relatam detalhes interessantes, como a divulgação das festividades por arautos, homens mascarados que dançavam e tocavam pelos povoados, e a utilização de velas e lamparinas de azeite para iluminar as ruas nos dias de festa. Para entender a vida da sociedade colonial através das festas, que eram simultaneamente religiosas, cívicas e populares, pesquisadores de quatorze estados brasileiros e outros de Portugal vão se reunir de 06 a 11 de setembro na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, para participar do seminário Festa: Cultura & Sociabilidade Festiva na América Portuguesa.
        "Durante o seminário, serão analisadas as diversas dimensões da sociabilidade festiva em suas muitas expressões e modalidades", diz István Jancsó, coordenador do evento. "O objetivo é compreender as festas coloniais, características do Antigo Regime, bem como as diferentes formas de apropriação e elaboração das identidades políticas, religiosas e culturais, engendradas pela experiência do viver em colônia", explica.
        Um dos temas que será tratado no encontro é o uso da cachaça nas festas, que era uma espécie de moeda que circulava na colônia. Alguns documentos relatam que a polícia colonial coibia pessoas que se reuniam para ouvir batuques e beber cachaça. "O que leva a pensar que as festas eram regadas a muita cachaça, além de sua utilização nos rituais religiosos e medicinais", explica Iris Kantor, historiadora e estudiosa das festas do período colonial.
        Segundo ela, alguns festejos coloniais já traziam algumas características do nosso carnaval de hoje, como era o caso da estrutura do cortejo de Corpus Cristi e das brincadeiras de inversão de hierarquia chamadas de Entrudo. Também a partir do século XVIII, a presença de carros alegóricos se tornou muito comum nas festividades realizadas nos centros urbanos como Minas, Rio de Janeiro e Salvador. Nas festas realizadas na cidade do Rio de Janeiro, em 1786, em comemoração ao casamento de D. João VI, por exemplo, foram construídos seis carros alegóricos, cada um simbolizando um deus grego. Outra característica das festas coloniais é que elas duravam de uma semana a um mês e eram feitas em razão do nascimento de um filho do rei, do casamento de uma filha, ou até mesmo para externar luto pela ocasião da morte de um monarca. "O estudo das festas coloniais pode ajudar a compreender o rico e complexo repertório presente nos modos de festejar que a sociedade brasileira reinventa a cada dia", diz Iris.
        Após as sessões temáticas do evento e encerramento da programação, acontecerão apresentações artísticas com danças e músicas de repertório barroco, colonial, renascentista, popular brasileira, barroca colonial e medieval, com os grupos Lunatus, Camerata, Intarsia, Klepsidra, Cachuera e Brasilessentia. Os outros temas em debate são: Os padrões de sociabilidade na sociedade escravista luso-brasileira; A experiência do tempo e do espaço na cultura festiva barroca; Modelos, circulação e incorporação das matrizes ibéricas, africanas e indígenas; Tensões e conflitos entre as diferentes esferas de poder local e metropolitano; As condições de produção material, artística e musical nas festividades; Os modos de fruição e a integração dos diferentes grupos sociais; As redes institucionais e as práticas festivas informais; A retórica dos cerimoniais e a politização das liturgias; As abordagens interdisciplinares e os estudos comparados.
        As inscrições e informações para o seminário podem ser obtidas pelos telefones (0XX11) 818-3760, 818-3701 e 818-3782, ou pelo e-mail festa@edu.usp.br .
        Mais informações sobre festas do período colonial, com a historiadora Iris Kantor, nos telefones (0XX11) 9629-5380, 852-0645, e-mail ikantor@dialdata.com.br .

Covas inaugura novo pronto-socorro do Instituto da Criança
        O Instituto da Criança (IC) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP inaugura hoje (20), às 10 da manhã, as novas instalações do Pronto-Socorro de pediatria e do setor de coleta para exames de laboratório. A cerimônia contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Mário Covas, e do secretário estadual de Saúde, José da Silva Guedes.
        O Instituto da Criança fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar 67, em Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-8507, na Assessoria de Imprensa do IC.


Cursos, Seminários e Palestras

Política de Ciência e Tecnologia
        O professor Eduardo Moacyr Krieger profere hoje (20), às 15h30, a palestra Política de Ciência e Tecnologia, no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP). O evento faz parte da VII Jornada anual de pesquisa e pós-graduação do Departamento de Farmacologia da FMRP, que também terá exposições e discussão de painéis.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-2301, com o professor Fernando Cunha.

Gestão da Inovação Tecnológica
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada com a Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FEA) da USP, realizará nos dias 26 e 27 de agosto o seminário Capacitando gestores para o sistema nacional de inovação. O evento comemora os 25 anos do Programa de Treinamento em Administração de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (PROTAP).
        No dia 26 acontecerão a mesa redonda Perfil do gestor do processo de inovação tecnológica no limiar do século XXI, pela manhã, e o Workshop sobre resultados do Protap, durante a tarde. O evento encerra-se dia 27, às 9 da manhã, com a palestra A Universidade e o Sistema de Inovação, proferida pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 210-4640 / 818-5849, com Dênis.

Gestão do conhecimento em empresas Brasileiras
        O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP promoverá o seminário de pesquisa Gestão do Conhecimento: Práticas das Empresas Brasileiras, com José Cláudio C. Terra. O evento acontece dia 25, das 11h45 às 14 horas, e a presença deve ser confirmada até 23.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5969 / 211-6946 (fax), com Mari ou Ivete, ou pelo e-mail npgctusp@edu.usp.br .

Oficinas Culturais em Ribeirão Preto
        A Seção de Atividades Culturais do campus da USP em Ribeirão Preto está com inscrições abertas para as seguintes oficinas:
        Fotografia - Avançado. A partir de 14 de setembro. Para inscrever-se, é necessário ter conhecimento básico de fotografia e máquina com regulagem manual. As inscrições devem ser feitas até 31 de agosto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 4, Ribeirão Preto, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas.
        Oficina Coral. Terças, das 12h30 às 13h30 horas, com o maestro José Gustavo Julião de Camargo. Não é necessário conhecimento musical anterior.
        Danças Caribenhas. Terças e quintas, das 19h30 às 21 horas. Também não é necessário conhecimento anterior no tema.
        Os dois últimos cursos são abertos a todos os interessados, mesmo que não tenham vínculo com a USP.
        Mais informações: lelo@pcarp.usp.br, com Lelo Guazelli.

ECA discute perspectivas para a qualidade da TV
        O Centro Acadêmico Lupe Cotrim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realizará o evento Perspectivas para uma TV de qualidade no Brasil entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, no Auditório Lupe Cotrim, localizado no prédio central da ECA, na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443, na Cidade Universitária.
        No dia 31 de agosto, haverá o painel O que é uma TV de qualidade e sua produção, com Arlindo Machado, professor da ECA, Nélson Hoineff, diretor e produtor de TV, e Walter Silveira, video-artista e integrante do departamento de projetos da TV Cultura.
        No dia 1º de setembro, o painel será sobre O uso social da TV e sua regulamentação, com o crítico de televisão da Folha de São Paulo, Fernando de Barros e Silva, o professor da ECA e diretor do Museu de Arte Contemporânea José Teixeira Coelho, e José Gregori, Secretário Nacional de Direitos Humanos.
        O painel de 2 de setembro terá como tema TV Universitária : um canal pra quê? Gestão e Participação, com o Pró-Reitor de Cultura e Extensão da USP, Adilson Avansi de Abreu, o professor da ECA e diretor de marketing da TV Cultura Renato Bulcão, e Marília Franco, professora da ECA e coordenadora da TV USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4013/818-4020.

Workshop de Fertirrigação
        Terminam dia 30 as inscrições para o I Workshop de Fertirrigação, organizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). O evento pretende abrir espaço para a troca de informações entre produtores e pesquisadores da área e determinar a atual situação da fertirrigação no Brasil, colaborando com o direcionamento de novas pesquisas sobre o assunto.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197, e-mail: agrohoje@carpa.ciagri.usp.br.


Agenda Cultural

Fim da mostra de ensaios cinematográficos
        Finalizando a mostra Ensaios cinematográficos – Novo Cinema Alemão, o Cinusp "Paulo Emílio" apresenta entre 23 e 27 de agosto os seguintes filmes do cineasta Win Wenders:
        O filme de Nick, no dia 23;
        Filme Policial, nos dias 23, 24, 25, 26 e 27;
        Silver City, nos dias 24, 25, 26 e 27.
        Tokio-Ga, nos dias 24 e 25;
        Caderno de notas sobre roupas e cidades, nos dias 26 e 27.
        O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, na Cidade Universitária, e as sessões acontecem às 18h30. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.

Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 23 a 29 de agosto.
        PANORAMA. Assessoria Jurídica (reprise). Destaca o trabalho dos estudantes de Direito de Centro Acadêmico XI de Agosto, na orientação jurídica e na prestação de serviços gratuitos à população de baixa renda.
        SINAPSE. Apresenta o projeto inovador Bibliotecas Interativas, desenvolvido pelo professor e coordenador do PROESI, Edmir Perroti. Exibição dos programas: terça (24), às 6h30, 11 horas, 15h30, quinta (26), às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30, sábado (28), às 11 horas, 15h30, 20 horas e domingo (29), às 6h30, 20 horas e 00h00.
        DELTA PI – HUMOR E MÍDIA. O debate expõe as diferenças entre o humor nacional e de outros países, discutindo como a mídia e os brasileiros abordam o humor na política, na cultura e na sociedade. Participação do cartunista Laerte, do ator Marcos Plonka, e dos estudantes da USP e da PUC. Exibição: terça-feira (24), às 19h30, 00h00, quarta-feira (26), às 10h30, sábado (28), 6 horas, 00h00, domingo (29), às 10h30, 15 horas.
        OLHAR DA USP – MÍDIA E DEMOCRACIA – 2a parte. Os participantes discutem a influência da televisão na educação dos brasileiros, a censura e o impacto dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea. Participação da diretora do Dicovery Kids, Beth Carmona e dos professores Laurindo Leal Filho e Maria Aparecida Baccega, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Exibição: segunda (23) e sexta-feira, às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas, 00h00, quarta-feira (25), às 6h30, 15h30, 20 horas e 00h30.
        Mais informações:((0XX11) 818-4101.


Quadro de Avisos

Curso da Saúde Pública forma profissionais em São Sebastião
        Acontece dia 21, às 15 horas, em São Sebastião, o encerramento do curso de Saúde Pública realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, através de um convênio da Reitoria com as prefeituras do litoral norte de São Paulo.
        O curso, iniciado em agosto de 98, vai formar 43 profissionais que atuarão na área de saúde pública da cidade, e se encerra com a apresentação de trabalhos sobre Doenças de veiculação hídrica, Mortalidade infantil e perinatal (0 a 7 dias), e Núcleo de Informações em Saúde e Saúde Mental. O próximo curso será feito em Ubatuba.
        Mais informações: ( (0XX12) 451-2024 / 451-2018 e 451-2073 (fax), na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Sebastião.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
        Justiça e política: reforma do judiciário e controle externo da magistratura. Hélcio Ribeiro. Dia 24/8, 9 horas.
Mestrado
        As condições da ação coletiva para a tutela de direitos individuais homogêneos. José Carlos Corsini Gambôa. Dia 23/8, 14 horas.
        A eficácia e a relevância da confissão no processo penal brasileiro. Enio Luiz Rossetto. Dia 24/8, 9h30.
        O princípio do Full Disclousure no mercado de capitais. Nora Matilde Rachman. Dia 26/8, 10 horas.
        Crime impossível e a proteção aos bens jurídicos. Marcelo Semer. Dia 27/8, 9 horas.
        Mais informações: ( (011) 3111-4004.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Tradução anotada e comentada de "Luzes de boêmia esperpento", de Ramón del Valle-Inclán. Joyce Rodrigues Ferraz. Dia 27/08, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Riscos dos primatas não humanos para saúde pública: suscetibilidade, in vitro, a antibióticos, de cepas de Staphylococcus ssp e Micrococcus ssp isoladas a partir de mucosa oral de macacos-prego (Cebus apella, Linnaeus, 1758) mantidos em cativeiro. Daniel Aspis. Dia 24/8, 9 horas.
        Efeitos da exposição a altas temperaturas em ambientes de trabalho na fertilidade masculina: uma revisão. Marco Aurélio Moura. Dia 26/08, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Instituto de Biociências
Doutorado
        Estudo morfológico em ovários de lagostas do gênero Panulirus White 1847 (Crustacea: Decapoda: Palinuridae). José Roberto Feitosa Silva. 24/8, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7517.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Satisfação profissional entre enfermeiras de UTI - adaptação transcultural do Index of Work Satisfaction (IWS). Margarete Marques Lino. Dia 27/08, 9:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Mestrado
        Freqüências e Segregação Alélica dos Loci Scal (Ataxia Espinocerebelar Tipo 1) e MJD (Doença de Machado-Joseph) em indivíduos normais . Cláudia Emília Vieira Wiezel. Dia 20/08, 9 horas.
        Participação do óxido nítrico na mediação da natriurese induzida pelo peptídio natriurético atrial e ocitocina. Telma de Jesus Soares. Dia 20/08, 14 horas.
        O sistema de informações sobre acidentes de trabalho no município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, no ano de 1998: uma abordagem qualitativa. Irevan Vitória Marcelino. Dia 20/08, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3058.
 
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários:  Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi

 
Home
Page