São Paulo, 22 de setembro de 1999 n.458/99
Arquivo

 
O brincar das vítimas 
da violência
Criança vítima de violência física doméstica pode se transformar em um adulto delinqüente e violento. Tese na Psicologia acompanhou as brincadeiras de crianças internas em uma instituição, que revelam os traumas deixados por agressões e falta de carinho materno.

Seminário na Saúde Pública debate os aspectos legais da segurança sanitária em um mundo globalizado
 

Atual-Tec oferece curso sobre tintas e a tecnologia de recobrimentos
 

Clínica de karatê no Cepeusp


Destaques


Crianças revelam traumas da violência doméstica nas brincadeiras
        Pesquisa realizada pela psicóloga Anna Christina da Motta Pacheco Cardoso de Mello revela que as marcas negativas, registradas na primeira infância, podem refletir na formação de um adulto delinqüente e violento. Segundo o estudo, as brincadeiras de crianças de quatro a sete anos, vítimas de violência física, revelam traumas deixados por essas agressões e pela falta de carinho materno. A pesquisa compõe a tese de doutorado de Anna Christina, defendida recentemente no Instituto de Psicologia da USP.
        A psicóloga utilizou técnicas de observação e interação lúdica. Foram oferecidos a três grupos de crianças, observados comparativamente, bonecos artesanais — que podiam simbolizar membros da família — e peças de montagem do tipo tijolinhos. O primeiro, reuniu crianças vítimas de violência física doméstica, acolhidas em instituição em virtude dos maus tratos. O segundo, crianças abandonadas pelos pais, também abrigadas em instituição, porém sem histórico de violência física. O terceiro, crianças que viviam com suas famílias e que não tinham sofrido violência doméstica.
        A maioria das crianças do primeiro grupo brincou de forma agressiva, destrutiva e compulsiva. Uma delas tinha explosões de violência que apareciam sem motivo aparente. Outra agredia fisicamente os bonecos ou destruía os tijolinhos. Os raros momentos de estabilidade eram logo substituídos por agitação, inconstância e excesso de barulho. Entre as crianças do segundo e terceiro grupos, houve um brincar tranqüilo, organizado e estável. Apenas uma criança do segundo, o de crianças abandonadas, brincou de forma inconstante e displicente.
        A pesquisa analisou, também, a capacidade de integração das crianças entre os brinquedos. "As crianças dos dois primeiros grupos não conseguiram estabelecer relação entre os brinquedos, enquanto que para as do terceiro grupo os bonecos habitavam as casas e os castelos construídos com os bloquinhos", descreve Anna Christina. Para as crianças do primeiro grupo, a família era apresentada de forma pouco estruturada ou idealizada. Segundo a psicóloga, o vazio das habitações, entre as crianças do segundo grupo, mostrava a falta de referencial familiar.
        As crianças vítimas de violência física doméstica utilizaram os brinquedos de forma não convencional: os bonecos, variadas vezes, serviram de bola e os tijolinhos de revólver. Os bonecos femininos, representando a mãe, recebiam chicotadas e o boneco que representava o pai foi enforcado. "A agressão e o desprezo com os brinquedos revelou a dificuldade que elas tinham com a representação familiar. As crianças não queriam que aquele brinquedo despertasse a recordação das experiências traumáticas", explica.
        As crianças do primeiro grupo trocavam de brinquedos constantemente, não havendo concentração na brincadeira. Tiveram dificuldade em aceitar limites de espaço e apresentaram tendências anti-sociais. Um deles furtou gibis para levar embora. Uma explicação para este comportamento foi descrita pelo psicanalista Donald W. Winnicott. Segundo ele, a criança privada de carinho e afeto materno poderá apresentar tendência ao roubo e à destrutividade. Para Winnicott, o roubo de um objeto de um ambiente pode representar a busca de algo bom que ela teve no passado e perdeu.
        Para a pesquisa, Anna Christina utilizou elementos de sua experiência de oito anos de trabalho com crianças e adolescentes na Vara Central da Infância e da Juventude, do Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo, onde analisou casos de violência física, sexual, psicológica, negligência, desajuste de comportamento, desajuste familiar, tutela e guarda, entre outros.
        A Universidade de São Paulo realiza hoje (22), a partir das 9 horas, no Auditório da Escola Politécnica da USP, o seminário USP fala sobre Violência. No evento estarão reunidos especialistas de diversas áreas que desenvolvem estudos relacionados com os direitos humanos e com a violência.
        Mais informações: ( (0XX11) 270-7377, 9988-6464 e 253-8511, ramal 378, com a pesquisadora.


Cursos, Seminários e Palestras

Direito sanitário
        Termina sexta-feira (24), o prazo de inscrições para o 5o Seminário Internacional de Direito Sanitário, que acontece entre os dias 4 e 7 de outubro na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da USP e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Direito Sanitário, aborda o tema Segurança sanitária em um mundo globalizado: aspectos legais, e tem como objetivo discutir os sistemas nacionais de segurança sanitária em tempos de globalização e a competência dos Estados e Municípios em matéria de segurança sanitária, entre outras questões.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7774/83 e 853-4487.

Diagnóstico psicológico
        No próximo dia 25, o Instituto de Psicologia da USP e a Sociedade de Psicologia de São Paulo realizam a Primeira jornada de diagnóstico psicológico: dimensões atuais, com o objetivo de difundir conhecimentos e práticas nessa área. Entre os participantes estão o professor Richard Dana e a psicanalista Ana Maria Sigal. O evento destina-se a psicólogos e estudantes de psicologia, sendo que os 100 primeiros inscritos terão desconto na inscrição.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4903/4910/4173.

Eventos em Ribeirão Preto
        Acontecem dia 24, no campus da USP de Ribeirão Preto, os seguintes eventos:
        O Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina (FMRP) promove, às 16 horas, no próprio Departamento, o seminário Inativação linear dos canais de sódio voltagem dependente do gânglio nodoso de ratos: possível implicação na adaptação de aferências viscerais, com o professor Rubens Fazan Júnior.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3012/3015.
        O setor de Nutrologia do Departamento de Clínica Médica da FMRP promove na sala A de seu bloco de Anfiteatros Novos, às 10h45, o debate sobre o Plano nacional da alimentação adequada e do peso saudável, com Denise Costa Coutinho, do Ministério da Saúde.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3375
        Como parte do Curso de Difusão Cultural Apreciação Musical, promovido pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e pelas pró-reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Graduação, acontece, às 20 horas, na Tulha do Campus, a aula ilustrada O processo criativo - depoimento de um compositor brasileiro, com o professor e compositor Gilberto Mendes.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3586.

Semana de Bio-Estudos
        Já estão abertas as inscrições para a 27ª Semana de Bio-Estudos, promovida pelo Centro Estudantil da Biologia (CEB), de 27 de setembro a 2 de outubro. O evento, que acontece no Departamento de Biologia, tem o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3653.

Tintas
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, através de seu Projeto Atualização Tecnológica (Atual-Tec), promove o curso Tintas: introdução à tecnologia de recobrimentos, que acontece de 4 a 7 de outubro, das 18h30 às 22h30, com os professores José Aparício Temperini, Sérgio Carvalho de Araújo e Denise Freitas Siqueira Petri.
        As inscrições devem ser feitas até 29 de setembro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903 ou 818-4164; e-mail atualtec@org.usp.br.

Farra da Informática
        Termina dia 30 o prazo de inscrições para a Terceira Farra da Informática, também conhecida como "Computer Jamboree", promovida pela Escola do Futuro da USP nos dias 6 e 7 de novembro. O evento, que tem como objetivo premiar as iniciativas mais criativas realizadas com o auxílio do computador, possibilita a troca de informações técnico-científicas entre alunos e professores e a observação de novas aplicações pedagógicas criadas por eles, como projetos de multimídia, uso de Internet e robótica pedagógica.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 818-4928, 818-6325 e 818-6326, com Fathia, ou pelo e-mail jamboree@futuro.com.br .

Cursos da FUPAM
        A Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM), vinculada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, oferece em outubro os seguintes cursos nas área de Arquitetura e Urbanismo:
        Arquitetura de Interiores. De 5 de outubro a 30 de novembro, segundas, terças e quintas, das 18 às 21 horas.
        Introdução aos Sistemas de Informações Geográficas. De 5 de outubro a 11 de novembro, terças e quintas, das 19h30 às 22h30.
        Planejamento e Projeto de Hotéis. De 6 de outubro a 8 de dezembro, segundas e quartas, das 19 às 22 horas.
        As inscrições se encerram uma semana antes do início de cada curso.
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11) 818-4566, 818-4815, 814-0829, ou pelo fax 818-5032.

Clínica de karatê
        Estão abertas as inscrições para a VII Clínica de Karatê (Estudo do Karatê Shotokan) promovida pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), de 1º a 3 de outubro. Para técnicos e delegados da modalidade haverá o Congresso Brasileiro do Torneio Brasileiro Interuniversidades. As inscrições custam R$ 70,00 até 26 de setembro. Após essa data a taxa será de RS 80,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3362.

Própolis
        A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto promove amanhã (23), às 16 horas, no Salão Nobre da Faculdade, o seminário Própolis: composição química e atividades biológicas, com o professor Jairo Kenupp Bastos.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4280.

Discutindo a pós em Arquitetura e Urbanismo
        A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove hoje (22), às 10 horas, a palestra Para uma discussão da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: uma visão comparada das experiências em Paris, Londres e Veneza. A palestrante é a professora Maria Cristina da Silva Leme, e o evento acontece na Rua Maranhão, 88, em Higienópolis. A entrada é franca e aberta a todos os interessados.
        Mais informações: ( (0XX11) 813-2511 e 818-4801.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, na semana de 27 de setembro a 03 de outubro, os seguintes programas:
        PANORAMA - JUÓ BANANÉRE, programa que apresenta o personagem Juó Bananére, criado pelo cronista Alexandre Marcondes Machado, com um debate entre Benedito Antunes, professor de Literatura Brasileira da UNESP, e João Cláudio de Sena, diretor do documentário São Paulo de Juó Bananére. Terça (28) e sexta-feira (01), todos os horários: 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 00h30; domingo (03), 11horas, 20 horas e 00h30.
        PROJETO E – INDÚSTRIA DA INFORMAÇÃO, série de programas produzida pela Fundação Vanzolini, ligada à POLI, que aborda a educação para o emprego e o empreendedorismo, com participação do professor da UFRJ, Victor Prochnick, e Marcelo Schneck de P. Pessoa, diretor da Fundação Vanzolini, discutindo a indústria da informação, as novas tecnologias e as oportunidades no mercado e trabalho. Quarta-feira (29) e sábado (02), todos os horários; domingo, 6h30 e 15h30.
        TV EM FOCO, série produzida pelos estudantes de Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que discute a televisão brasileira e tem como enfoque, neste programa, o som nos meios audiovisuais. Participam do debate o radialista André Barbosa, os editores de som Eduardo Mendes e Michael Ruman e o engenheiro de som Geraldo Ribeiro. Segunda e quinta-feira (30), todos os horários.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.

Esculturas na ECA
        Começa amanhã (23), às 20 horas, a exposição Sucatas, Sonhos, Formas, de Erasmo Tolosa, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A exposição estará no saguão do Prédio Principal da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP até o dia 29 de outubro.
        A ECA fica na Av. Lúcio Martins Rodrigues 443, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3362.


Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        Óxido Nítrico Sintase (NOS) e inflamação renal na Diabetes Mellitus Experimental. Ana Lúcia Mattar. Dia 29/09, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Entre 2 mundos: o espiritismo da França e no Brasil. Sandra Jacqueline Stoll. Dia 29/09, 9h30.
        Fala e escrita nas narrativas infantis - diferença e integração. Ana Paula Machado Mac Kay. Dia 30/09, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Instituto de Psicologia
Doutorado
        A criatividade sob a luz da experiência: a busca de uma visão integradora do fenômeno criativo. Cleuza Kazue Sakamoto. Dia 29/09, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Estudo da trajetória interna de pacientes em unidade de emergência hospitalar. Patrícia da Silva Pires. Dia 22/09, 9 horas.
Doutorado
Processo de trabalho de gerência: possibilidades e limites frente à reorganização do trabalho na rede básica de saúde em Marília. Lislaine Aparecida Fracarolli. Dia 28/09, 8h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Faculdade de Medicina
Doutorado
        Ação do metronidazol sobre a fisiopatogenia da lesão intestinal induzida por antiinflamatório não-esteróide. André Zonetti de Arruda Leite. Dia 22/09, 9 horas.
        Efeitos de diferentes emulsões lipídicas parenterais na colite inflamatória experimental. Fábio Guilherme Caserta Maryssael de Campos. Dia 23/09, 8 horas.
        Avaliação morfofuncional das alterações pulmonares decorrentes da circulação extracorpórea. Dante Fanganiello Senra. Dia 23/09, 14 horas.
Mestrado
        Imagem corporal nos transtornos alimentares: aspectos clínicos e psicopatológicos. Simone Mancini Castilho. Dia 24/09, 8 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7185.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home 
Page