São Paulo, 01 de outubro de 1999 n.462/99
Arquivo

 
Banco de Leite na Internet
Criado em agosto, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da USP fará parte de uma rede coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz na Internet para intercâmbio e consultoria técnica. O objetivo é reduzir a mortalidade entre recém-nascidos através da utilização do leite materno doado.

Propostas das universidades paulistas para a reforma da previdência
 

Esalq promove Congresso Brasileiro de Turismo Rural
 

Aluno da ECA lança livro de poemas


Destaque


Hospital Universitário integra rede nacional de Bancos de Leite Humano
        O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU) da USP estará ligado em rede pela Internet, através do site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com Bancos nos hospitais de todo o País, a partir de hoje, 1º de outubro. A iniciativa ressalta a importância do consumo do leite materno para a vida do recém-nascido.
        O Banco foi inaugurado em 5 de agosto último, durante a VII Semana Mundial de Amamentação, e é coordenado pelas médicas Maria Tereza Zullini da Costa e Virgínia Spinola Quintal. Inicialmente, ele atenderá o setor de neonatologia do HU, mas com a expansão da coleta estará disponível para toda a pediatria do Hospital. "Hoje, o Ministério da Saúde tem como prioridade a redução da mortalidade infantil entre recém-nascidos, e o leite materno é importante para dar imunidade contra doenças", relata a doutora Maria Tereza.
        Já existem onze mães cadastradas, todas mulheres que acabaram de dar a luz no hospital. Não há um limite para a coleta. "Todo o leite que for doado será aceitado", afirma a médica Virgínia Quintal. As possíveis doadoras são avaliadas quanto ao seu histórico de doenças e submetidas a exames de laboratório, para comprovar a ausência de agentes infecciosos que possam estar contidos no leite. "No caso das mães portadoras de HIV, o leite é processado e depois destinado ao consumo do próprio filho", ressalta Virgínia.
        Após a coleta, feita numa sala anexa ao berçário do HU, o leite é armazenado em freezer até a pasteurização, feita no lactário. Ali, o leite é aquecido a uma temperatura de 62 graus Celsius e resfriado imediatamente. Após um novo teste, para verificar a existência de colônias de bactérias, o leite está pronto para ser usado. "Todo o processo, dos exames nas doadoras até o resultado do exame de bactérias, leva de 48 a 72 horas", diz a doutora Virgínia. O leite pasteurizado pode ser armazenado por até seis meses.
        Segundo as doutoras Maria Tereza e Virgínia, o Banco também servirá ao ensino e a pesquisa dos alunos de graduação em Medicina e da pós-graduação em Pediatria e Obstetrícia. Quanto ao site da Fiocruz, ele servirá para o intercâmbio dos Bancos de Leite Humano em todo o País, disponibilizando pesquisas sobre o tema e fornecendo consultoria a Secretarias de Saúde e hospitais que queiram implantar seus Bancos de Leite. Ele poderá ser acessado, a partir de 1º de outubro, no endereço www.fiocruz.br/redeblh.
        Mais informações : ( (0XX11) 818-7757.

Universidades propõem emendas ao projeto de reforma previdenciária
        A Universidade de São Paulo vem mantendo freqüentes contatos com deputados estaduais, líderes de partidos políticos, para que sejam aprovadas as reivindicações das universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp, sobre o Regime Básico de Previdência do Estado de São Paulo, projeto que começa a tramitar na Assembléia Legislativa. No mês passado, o Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo (Cruesp), encaminhou um documento contendo observações e propostas de emendas ao governador do Estado e a deputados estaduais.
        As emendas do Cruesp referem-se ao projeto de lei complementar à emenda constitucional nº 20, de 16 de dezembro de 1998, enviado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa, que prevê a modificação do regime previdenciário, até então em vigor, instituindo o novo regime, que inclui uns e exclui outros servidores estatutários da USP. Antes da emenda, os servidores da Universidade, em termos de previdência, eram divididos entre os contratados pela CLT (celetistas) e os estatutários. Com a emenda, os grupos de servidores públicos foram diferenciados: os que ocupam cargo de provimento efetivo (docentes, não docentes e alguns poucos antigos cargos públicos providos por servidores, que têm a qualidade de funcionários públicos no sentido preciso da palavra); os que estão em função pública, contratados pelo Estatuto da USP (ESU); e os que estão em emprego público, contratados pelo regime da CLT.
        O objetivo em contatar os parlamentares é o de persuadi-los a aprovar as propostas de emenda do Cruesp. O reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, enviou recentemente aos membros do Conselho Universitário um documento em que descreve as propostas do Cruesp, que são basicamente as seguintes:
        Inclusão de servidores no regime próprio de previdência: as universidades pretendem que sejam mantidos todos os servidores estatutários, docentes e não docentes, que a ele pertenciam no dia 16 de dezembro de 1998, data em que foi publicada a Emenda Constitucional nº 20.
        Isenção de contribuição previdenciária: isenção de todo servidor estatutário que, podendo aposentar-se com vencimentos integrais, não se aposenta enquanto não for publicado o ato de concessão de sua aposentadoria, voluntária ou compulsória.
        Ligação de servidores aposentados com a Universidade: para que todo servidor estatutário que vier a aposentar-se permaneça ligado à instituição recebendo seus proventos e recadastrando-se periodicamente, como até agora se faz.
        Administração do Ipesp: sugere que o presidente do Cruesp seja, durante seu mandato, membro do Conselho de Administração da entidade, que deverá contar, como o Conselho Fiscal, com um representante dos servidores inativos.
        Alíquotas de contribuição: o Cruesp não oferecerá nenhuma emenda relativa às alíquotas de contribuição para não comprometer-se com determinados números. Contudo, opina que, qualquer elevação abrupta e desmedida importaria em brusca e significativa redução do poder aquisitivo dos servidores. Qualquer elevação deveria ocorrer de forma gradual mantendo-se em patamares compatíveis com a capacidade econômico-financeira dos servidores públicos estaduais.
        Desde o último dia 27, está disponibilizada na Internet uma página voltada exclusivamente ao Projeto de Lei Complementar nº 11, que institui o Regime Básico de Previdência do Estado de São Paulo, no endereço www.recad.usp.br/drh.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3389 ou 818-3014 com o Prof. Hélio Nogueira da Cruz.


Cursos, Seminários e Palestras

Ciência Madura
        Estão abertas até dia 04 de novembro as inscrições para o curso O mundo das abelhas e mel - produto das abelhas, com o professor Paulo Nogueira Neto, promovido pelo Instituto de Biociências. O curso, que acontece na semana de 8 a 12 de novembro, integra o Projeto Ciência Madura, em que cientistas da terceira idade falam de ciência para gente da terceira idade.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7538.

Mercosul, Argentina e Brasil
        O Programa de Integração na América Latina (PROLAM) e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP realizarão dois seminários sobre o Mercosul em outubro: Institucionalidade e Intergovernamentalidade no Mercosul, dia 14, e Argentina e Brasil: Política Externa e Mercosul, dia 19.
        Os eventos terão a participação do professor argentino Raul Antonio Bernal Meza, e acontecem das 16 às 19 horas no Auditório das Colméias (Favo 17), na Rua do Anifiteatro 181, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3589/818-3587, no Prolam

Turismo Rural
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, promoverá, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade, o Congresso Brasileiro de Turismo Rural com o tema Turismo: Novo Caminho no Espaço Rural Brasileiro. Os interessados no evento, que acontece entre 12 e 14 de outubro, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, podem se inscrever no Congresso e no Curso de Projetos em Turismo Rural. As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9165/429-4339

Dinâmica econômica
        A Cátedra Nicolau Copérnico do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realizam, nos dias 4 e 5, o seminário internacional Dinâmica econômica do capitalismo contemporâneo: uma homenagem ao centenário de Michal Kalecki. O evento, que tem início às 9 horas em ambos os dias, acontece no auditório FEA-5 e conta com o apoio do CNPq e Fapesp.
        A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4442

Gestão participativa
        O Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realiza, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, o seminário de lançamento do livro Gestão participativa: experiências inovadoras na administração estadual com ênfase na participação dos servidores – 1995/1998. O evento conta com a presença do reitor da USP, professor Jacques Marcovitch, e acontece dia 6, das 11 às 13 horas, no auditório do prédio 5 da FEA.
        Mais informações: ( (0XX11) 212-8744


Livros, Revistas e Publicações

Novidade na poesia juvenil
        A Editora Martins Fontes lança dia 7, às 19 horas, Aspirina - Poemas, do jovem poeta Gustavo Schor, aluno de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os poemas, escritos entre os 17 e 18 anos de Gustavo, não são, segundo Antônio Medina Rodrigues, professor de Língua e Literatura Grega da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, "um falar sobre o mundo, nem mesmo um diálogo com ele. São interações digitais - e muito precisas -, em que a moral ou seu regime pouco importam, pois não há leis entre o gozo e o universo. O que lhe importa são as coisas, como chegam, como vão e o destino que elas impõem a nós e nós a elas".
        Para Ivan Teixeira, professor de Literatura da ECA, "Aspirina guarda um grande segredo: a novidade das pessoas talentosas, vocacionadas para a criação."
        O lançamento acontece na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, 509, loja 20.
        Mais informações: ( (0XX11) 3266-4603 ou pelo e-mail cup@martinsfontes.com.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Capacitação espermática in vitro com Heparina e Cálcio Ionóforo e sua correlação com a fertilidade em touros. Mayra Helena Ortiz D'Ávila Assumpção. Dia 06/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Concessão de direito real de uso. Débora de Carvalho Batista. Dia 08/10, 8 horas
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Avaliação Histomorfométrica de Implantes de Titânio em Animais Ooforectomizados. Geraldo Giovanni Lugero. Dia 01/10, 14horas.
        Implantes Osteointegrados usados em Odontologia. Sistema "Linfecore". Um Estudo Experimental, Estrutural e Ultra-Estrutural. Claúdia de Carvalho Lopes. Dia 08/10, 9 horas
        Mais informações: (0XX11) 818.7439.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page