São Paulo, 04 de outubro de 1999 n.463/99
Arquivo
Estudo mostra a regeneração de tecidos submetidos ao laser 
Pesquisa do ICB mostra o comportamento dos tecidos submetidos a cirurgias com o laser de gás carbônico (CO2). Utilizando microscópios eletrônicos e de varredura são obtidas imagens (como esta, ao lado) que permitem o exame detalhado do tecido.

Nova tecnologia para análise de genes em Ribeirão Preto
 

USP e Instituto Itaú Cultural assinam convênio de cooperação técnico-científica
 

Seminário Nacional sobre Saúde do Trabalhador na FSP


Destaque


Comportamento dos tecidos submetidos ao laser CO2
        Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP vêm desenvolvendo pesquisas no sentido de conhecer o processo de regeneração dos tecidos submetidos a aplicações de laser de gás carbônico (CO2), utilizado em algumas cirurgias. Os experimentos foram realizados em animais pela equipe de Ii-Sei Watanabe, professor titular e chefe do Departamento de Anatomia do ICB.
        As pesquisas, iniciadas na década de 80, quando o laser do tipo CO2 ainda não era utilizado em seres humanos, per-mitem o exame minucioso e detalhado de tecidos que passaram por processo cirúr-gico com o laser. As imagens ultraestruturais são obtidas com a utilização de Microscópios Eletrônicos de Transmissão (MET) e de Varredura (MEV). "Associamos as duas modalidades de microscopia, a de transmissão e de varredura, e fomos uma das primeiras equipes a utilizar estes equipamentos na área de morfologia", explica Watanabe. Alguns resultados destes estudos foram publicados no livro Scanning Electron Microscopy Atlas of Cells and Tissues of the Oral Cavity, do professor Watanabe, patrocinado pela Fapesp e CNPq, onde podem ser vistas as imagens ultraestruturais de tecidos da mucosa oral.
        Foram examinados tecidos da mucosa bucal e da pele de ratos e camun-dongos. Pelas imagens obtidas, verificou-se o comportamento e as vantagens da utilização do laser do tipo CO2. Segundo o professor, o laser proporciona uma cirurgia limpa, sem hemorragias. Na mucosa bucal, no primeiro dia após a cirurgia, observou-se apenas a cavidade ocasionada pela evaporação dos tecidos. Depois de 24 horas, segundo Watanabe, já foi possível observar a presença de elementos polimor-fonucleares componentes do sangue. "No terceiro dia, visualizamos uma parede de sangue coagulado, o que evita a hemorragia", descreve o pesquisador. Na pele, o comportamento do tecido é semelhante. Porém, em ambos os casos, o professor conta que a utilização de um laser de baixa potência no local submetido ao CO2 acelera o processo de cicatrização. Os pesquisadores observaram também os resultados da ação do laser CO2 em tecidos calcificados. "Nos dentes, o laser CO2 produz uma espécie de cimento capaz de vedar fissuras, fossas e túbulos dentinários", descreve Watanabe, avalian-do que a utilização poderá vir a ser eficien-te no tratamento de alguns tipos de cáries.
        O professor define sua pesquisa como básica, como um ponto de partida para várias outras. "Nosso trabalho é explicar o que acontece quando um tecido é submetido à aplicação do laser CO2", define. "Assim, estaremos fornecendo subsídios para novas modalidades de utilização". Segundo Watanabe, os estudos fazem parte de uma linha de pesquisa do Departamento de Anatomia do ICB que vem estudando o comportamento de vários tipos de tecidos, dos mais diversos órgãos.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7258; e-mail: watanabe@icb.usp.br

Medicina de Ribeirão Preto utiliza nova tecnologia em análise do genoma
        O Grupo de Imunogenética do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) vem utilizando uma nova tecnologia para análise de expressão gênica em larga escala. Trata-se dos DNA-arrays, considerada uma poderosa ferramenta que possibilita aos geneticistas desvendar o funcionamento de milhares de genes de um organismo ao mesmo tempo, numa só experiência de hibridação molecular.
        Segundo Geraldo Passos, professor da Faculdade da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP), para o trabalho com a nova tecnologia, a equipe conta também com um software específico, o Labnote. "É uma base de dados informatizada com milhares de seqüências de DNA que possibilitará ainda o armazenamento e análise de imagens dos DNA-arrays que serão obtidos pelos pesquisadores", diz Passos.
        Entre as ferramentas utilizadas pelo laboratório, o professor destaca as bibliotecas de cDNAs, a robótica para preparação dos DNA-arrays, as sondas complexas de cDNAs (preparadas a partir do timo de camundongos) e softwares para análise de imagens da expressão gênica. Além do avanço no uso de tecnologias da análise genética, descrição do genoma e mapeamento e seqüenciamento de DNA, agora o grupo passa a fazer também a análise funcional do genoma, utilizando o DNA-arrays.
        A nova técnica foi apresentada recentemente aos alunos de pós graduação do setor pelos professores Van Khan Nguyen e Catherine Nguyen, especialistas do Centro de Imunologia de Marseille Luminy, França. Eles visitaram o campus de Ribeirão Preto a convite do professor Passos. "Este foi o primeiro curso sobre DNA-arrays com aulas teóricas e práticas ministrado no Brasil", afirma o professor. O evento foi possível, segundo ele, por um acordo de cooperação científica Brasil-França INSERM-Fapesp.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3030; e-mail: passos@rgm.fmrp.usp.br

Convênio entre USP e Instituto Itaú Cultural
        O professor Jacques Marcovitch, reitor da USP, e Olavo Egydio Setubal, diretor presidente do Instituto Itaú Cultural, assinam dia 7, às 18 horas, convênio entre as duas instituições com o objetivo de estabelecer relação de cooperação técnico-científica. Na ocasião será oferecido coquetel e realizada a visita monitorada à exposição Cotidiano/Arte: a técnica.
        O encontro acontece no Instituto Itaú Cultural - Sala Vermelha, Av. Paulista, 149.
        Mais informações: ( (0XX11) 238-1777.


Cursos, Seminários e Palestras

Perspectivas do Mercosul
        A Representação Discente da Faculdade de Direito da USP realiza, entre os dias 5 e 7, o seminário Mercosul: perspectivas jurídicas, políticas e econômicas, com a seguinte programação:
        Dia 5, às 19 horas, "Arbitragem no Mercosul", com Paulo Borba Casella, e "O regime democrático e o fortalecimento do Mercosul", com Fernando Abrúcio;
        Dia 6, às 9h30, "Integração Regional Comparada: Mercosul, ALCA e União Européia", com Christian Lohbauer e Amâncio Oliveira; às 19 horas, "Relações Brasil Argentina e consolidação do Mercosul: aspectos políticos", com Oliveiros Ferreira, e "Relações Brasil Argentina e consolidação do Mercosul: aspectos comerciais", com Adriana Pucci;
        Dia 7, às 9h30, "Relações Mercosul União Européia", com Guido Fernandes Soares, e "Mercosul e OMC", com Maristela Basso; às 19 horas, "Segurança e estratégia nos países do Mercosul", com Reginaldo Mattar Nasser, e "Contratos internacionais no Mercosul", com Alberto do Amaral Jr.
        O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, 95, 1º andar, no Centro. As inscrições, que devem ser feitas no local ou antecipadamente na Representação Discente, custam R$25,00 para alunos de outras universidades e R$30,00 para profissionais. Alunos da USP não pagam.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4106.

Saúde do Trabalhador
        O Seminário Nacional sobre Saúde do Trabalhador e Promoção da Saúde: Estratégias de Implantação de Ações acontece no dia 14 de outubro, das 9 às 18 horas, na Sala Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, na Avenida Doutor Arnaldo 715, Cerqueira César.
        O evento se destina a profissionais de saúde no trabalho, sindicalistas, administradores públicos, empresários, instituições e entidades interessados no tema e é promovido pela Oficina Permanente de Estudos e Programas sobre Municípios/Cidades Saudáveis da FSP/USP e pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Itália - Promoção à Saúde nos Ambientes de Trabalho, da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Superiore de Sanità.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7766, com Ana Caricari.

Segurança Sanitária
        O Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da USP e o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário estão organizando o 5o Seminário Internacional de Direito Sanitário que abordará o tema Segurança sanitária em um mundo globalizado: aspectos gerais. O encontro, que começa hoje (4) e vai até dia 7, objetiva discutir com grandes especialistas da atualidade questões como: sistemas nacionais de segurança sanitária em tempos de globalização, competência de Estados e Municípios em matéria de segurança sanitária e alimentar.
        O evento acontece na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e será aberto solenemente com a presença do Ministro da Saúde José Serra e do Secretário Estadual de Saúde, José da Silva Guedes.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Cursos em Piracicaba
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), entidade vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, oferece os seguintes cursos: 7º Reunião sul brasileira de pragas do solo, 19 e 20 de outubro; 5º Curso de treinamento técnico de mão de obra para manejo de pastagens e fertilização, de 25 a 29 de outubro; 2º Simpósio sobre agricultura de precisão, de 27 a 29 de outubro.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4339 / 429-4224 / 422-9197, na FEALQ.


Agenda Cultural

Cinema de Poesia
        Confira a programação do Cinusp "Paulo Emílio" dentro da Mostra Cinema de Poesia:
        Hoje (4), às 18h30, Caramujo-Flor e Enigma de um Dia, de Joel Pizzini e Limite, de Mário Peixoto; às 20h30, O Atalante, de Jean Vigo. Dia 5, às 18h30, O Som, ou Tratado de Harmonia, e Arthur Omar e Sangue de Poeta, de Jean Cocteau; às 20h30, Rien que les Heures, de Alberto Cavalcanti e O Atalante, de Jean Vigo. Dia 6, às 18h30, O Som, ou Tratado de Harmonia, de Arthur Omar e A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr.; às 20h30, O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Dia 7, às 18h30, Rien que les Heures, de Alberto Cavalcanti e a A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr.; às 20h30, Deserto Vermelho, de Michelangelo Antonioni. Dia 8, às 18h30, Arraial do Cabo e Porto das Caixas, ambos de Paulo César Saraceni; às 20h30, Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
        A Teoria da Interpretação Jurídica de Emílio Betti - Uma contribuição a história do pensamento jurídico moderno. Leonel Cesarino Pessoa. Dia 14/10, 9 horas.
        Contratos internacionais a longo termo. Dora Maria Pereira. Dia 15/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        A concepção de modernização organizacional pelos gestores das indústrias metalúrgicas de Sertãozinho-SP. Jair Manoel Casquel Junior. Dia 14/10, 10 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
        O papel das células NK1.1+ no Lupus Eritematoso Sistêmico Experimental. Edilberto Postol. Dia 15, 9h30.
Mestrado
        Influência do choque térmico na síntese protéica de Mycoplasma penetrans. Stael Maria Costa. Dia 13/10, 9 horas.
        Avaliação da atividade fagocitária e microbicida de células do colostro hmano para Salmonella typhimurium. Gerlândia Neres PontesDia 13/10, 9 horas.
        O papel da proteína de Tamm-Horsfa na fagocitose 'in vivo' de Escherichia coli fimbriada tipo I, por macrófagos peritoniais de camundongos. Ana Claudia Sampaio Costa Bastos. Dia15/10, 9 horas.
        O efeito de depleção de pré-linfócitos B na resposta imune de camundongos suscetíveis (B.10.A) e resistentes (A/Sn) ao Paracoccidioides brasiliensis. Luiz Gonçalves Mendes Júnior. Dia 15, 14 horas.
        Investigações preliminares sobre espiroquetídeos e seus potenciais vetores procedentes da Reserva Florestal do Morro Grande, município de Cotia. Isis dos Santos Abe. Dia 15, 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439/7277/7331.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Comportamento alimentar materno em regime de seleção de nutrientes - alterações no comportamento de ratos (Rattus Norvegicus). Rosana Passos Cambraia Beinner. Dia 7/10.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-1010.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page