São Paulo, 06 de outubro de 1999 n.464/99
Arquivo
Reaproveitamento de escórias de alumínio
Pesquisa de doutorado do IG desenvolveu um trabalho que possibilita transformar escórias de alumínio em blocos vazados de concreto para construção civil. A utilização das sobras, geralmente despejadas em lagoas, também contribui para a diminuição do impacto ambiental.

Cursos de Astronomia e Astrofísica no IAG
 
 

Seminário no IP aborda psicoses infantis e delírios coletivos
 
 

Exposição coletiva apresenta os trabalhos finalistas do Projeto Nascente 9 de Artes Plásticas e Vídeo Cinema


Destaque


Sobras de alumínio metálico são transformadas em blocos de construção civil
        Depois de dois anos de observações e experimentos junto a uma indústria de reaproveitamento de alumínio da região da Grande São Paulo, a pesquisadora Miriam Chieko Shinzato, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da USP, desenvolveu um trabalho que possibilita transformar escórias de alumínio em blocos vazados de concreto para construção civil. A pesquisa resultou na tese de doutorado "Comportamento de íons metálicos associados a rejeitos de indústria de reaproveitamento de alumínio e ligas metálicas em solos, sedimentos e águas", orientada pelo professor Raphael Hypólito e defendida em março deste ano.
        Os resultados possibilitaram a diminuição do impacto ambiental, já que no caso específico da indústria analisada, os rejeitos do alumínio eram descartados numa lagoa próxima. "A maioria destas pequenas indústrias trabalha desta forma, utilizando água para a lavagem das escórias provenientes de fundições", conta Miriam. Estas pequenas empresas fazem parte de um ciclo. As grandes indústrias extraem o alumínio do minério e, depois de fabricar seus produtos produzem uma escória que ainda contém entre 20% e 80% em alumínio metálico. Esta escória é vendida às fundições que acrescentam cloreto de sódio como fundente e utilizam óleo combustível para a recuperação do alumínio utilizado na fabricação de latas e embalagens diversas. Deste processo, surge uma nova escória que vai para as pequenas empresas que lavam os resíduos e retiram porções remanescentes de alumínio que, posteriormente, retornam às fundições. "O processo de lavagem é feito em tambores giratórios, produzindo gases tóxicos e soluções fortemente alcalinas que são descartadas na lagoa", explica Miriam.
        Como parte do estudo, foram realizados exames na superfície e no fundo do lago. "Nas águas superficiais ainda não se verificou alterações. No fundo, foi detectada a presença de elementos tóxicos, como o nitrogênio amoniacal, o que altera significativamente o ambiente", conta a pesquisadora, lembrando que "o lençol freático já apresenta indícios de comprometimento".
        Os blocos de alvenaria utilizando o resíduo seco em substituição parcial de areia foram produzidos na proporção 4:2:1 (quatro porções de areia, duas de rejeito e uma de cimento) apresentando resultados satisfatórios. As amostras foram encaminhadas ao Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e foram aprovadas em diversos testes. O tempo de secagem, de apenas um dia, foi sensivelmente reduzido em comparação aos blocos convencionais que levam entre quatro e cinco dias para secar completamente.
        Além da fabricação dos blocos, o estudo propõe várias outras sugestões, como a queima dos gases, que levaria à evaporação da água do efluente possibilitando o reaproveitamento dos sais dissolvidos, e um novo sistema de moagem da escória e de estoque dos rejeitos.
        Mais informações: ((0XX11) 818-4145; e-mail: miriants@usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos de Astronomia
        Estão abertas até o dia 30 as inscrições para os seguintes cursos do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP:
        Astronomia: uma visão geral. De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2000.
        Introdução à Astronomia e Astrofísica. De 14 a 21 de fevereiro de 2000.
        As inscrições serão confirmadas em 15 de novembro e podem ser feitas pessoalmente na Seção de Alunos do IAG (Rua do Matão 1226, Cidade Universitária) das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, ou pelo correio, escrevendo para C.E.U., na Avenida Miguel Stéfano 4200, CEP 04301-904, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-8599, ramal 222

Seminário com Alfredo Jerusalinsky
        A Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, no dia 18 de outubro, às 14 horas, o seminário Psicoses infantis e delírios coletivos, com o psicanalista e professor Alfredo Jerusalinsky. O evento acontece no Salão Nobre do IP, localizado à Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, Bloco 23, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386 e 818-4475.

Anatomia Funcional
        O Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realizará, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, o III Evento Científico Prof. Dr. Cláudio A. Ferraz de Carvalho, como parte do programa de pós-graduação em anatomia funcional. As inscrições para o cursos do programa podem ser feitas até 18 de outubro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7258; e-mail anatomia@icb.usp.br.

Psicanálise e educação
        Acontece, dias 15 e 16 de outubro, o I Colóquio sobre psicanálise e educação com as presenças confirmadas de Jean-Claude Filloux, Maria Helena S. Patto, Leandro de Lajonquière, Cristina Kupfer, Jussara Falek Brauer e Walkíria Grant.
        O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância, do Instituto de Psicologia (IP) e da Faculdade de Educação (FE), e pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do IP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 11 a 17 de outubro:
        PROGRAMA PANORAMA: Museu de Brinquedos - a vice-diretora da Faculdade de Educação, professora Tizuco Kishimoto, mostra o acervo do museu e sua importância no processo educacional das crianças. Projeto Aprendiz - uma equipe, formada por estudantes das escolas particulares e públicas de São Paulo, produziu um documentário que mostra a realidade e o cotidiano da periferia da cidade. Terça-feira (12) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30, sexta-feira (15) às 6h30 e 15h30, sábado (16) e domingo (17) às15h30.
        EM TESE. A psicóloga Anna Cristina de Mello descreve sua tese de doutorado, que analisa o comportamento e as brincadeiras das crianças vitimas da violência. Terça-feira (12) 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30, sexta-feira (15) às 6h30 e 15h30, sábado (16) e domingo (17) às15h30.
        CINEMA DE CRIANÇA. Apresenta os curtas metragens "Pedalar", "Derrube Jack" e "Que Deus te guie", que abordam a relação entre os universos adulto e infantil. Produzido pelos alunos do curso de cinema e vídeo da ECA. Quarta-feira (13) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30, sexta-feira (15) às 11 horas, sábado (16) às 0h30 e domingo (17) às 6h30.
        TV EM FOCO. Série produzida pelos estudantes de rádio e TV, da ECA, que discute a televisão brasileira. Neste programa, o debate analisa o programa '"Nossa Língua Portuguesa", da TV Cultura. Quinta-feira (14) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30, sexta-feira (15) às 20 horas, sábado (16) às 11 horas e domingo (17) às 11 horas e 0h30.
        OLHAR DA USP - destaque. Neste programa, o jornalista José Arbex coordena o debate sobre o a pobreza e a miséria no país. Participação do músico Tom Zé. Segunda-feira (11) às 6h30, 11 horas, 15h30, 20 horas e 0h30, sexta-feira (15) às 0h30, sábado (16) às 6h30 e 20 horas e domingo (17) às 20 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818 - 4101; e-mail tvusp@edu.usp.br

Finalistas do Projeto Nascente
        A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e a Editora Abril abrem amanhã (7), às 20 horas, a exposição coletiva Visualidade Nascente 9 - Corpos Sutis, apresentando os trabalhos finalistas do Projeto Nascente 9 de Artes Plásticas e Vídeo Cinema.
        A exposição acontece no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, Rua Maria Antonia, 294. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182.


Livros, Revistas e Publicações

Comunicação e Educação
        O curso de pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais do Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP lançou, em parceria com a Editora Segmento, a 16a edição, setembro/dezembro, da revista Comunicação & Educação. A matéria de capa, Escola: ciência e tecnologia, discute as possíveis utilizações críticas de novas tecnologias no espaço pedagógico, assim como a democratização do acesso ao conhecimento através delas. A edição traz ainda um artigo do reitor da USP, Jacques Marcovitch, sobre educação à distância e novas tecnologias na educação, em que destaca, entre outras coisas, ser imprescindível a presença do professor, com sua capacidade única de reflexão, em projetos relacionados a tais áreas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4063/4156 (ECA) e 867-9067 (Ed. Segmento).


Quadro de Avisos

Inaugurações em São Carlos
        O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe dia 15 o reitor da Universidade, professor Jacques Marcovitch, para uma série de inaugurações. Às 10h30 será inaugurado o Laboratório de Informática para Alunos de Graduação; às 10h45, a Central de Análises Químicas Instrumentais; e às 11h15, o Edifício da Biblioteca "Johannes Rüdiger Lechat". O IQSC fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Privatização e regulação de serviços públicos: um estudo com ênfase no risco de captura do agente regulador. Adriano Pinto Pereira. Dia 15/10, 15 horas.
Doutorado
        Política cambial e exportações: uma análise empírica. Sérgio Kannebley Junior. Dia 15/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O velho e o novo sindicalismo. Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz. Dia 7/10, 9horas.
        Antônio Serrão de Castro: um poeta judaizante na Lisboa Seiscentista. José Batista de Resende. Dia 14/10, 14h30
        O palhaço em "A morte do palhaço e o mistério da árvore" de Raul Brandão. Creud Pereira Santos Martinelli. Dia 06/10, 9horas.
        O mitologismo em "A paixão segundo G.H.". Eromar Bomfim Rocha. 8/10, 14h30
        O campo semântico do riso. Vera Lúcia Natale. Dia 15/10, 9horas
        La Vie mode d'emploi, de Georges Perec: quatro possíveis modos de interrogação Vinicius Fernando de Farias Meira. Dia 08/10, 14 horas.
        Da leitura à produção: a construção da heterogeneidade em narrativas produzidas em contexto escolar. Regina Maria Ferraz Elero Ivamoto. Dia 07/10, 14 horas.
Doutorado
        O banquete funerário no Egito Antigo. Tebas e Saqqura: tumbas privadas do novo império. Antonio Brancaglion Junior. Dia 14/10, 14 horas.
        Um estudo do corpo humano enquanto objeto estético de fronteira: o embrião-feto-bebê em suas formas figurativas. Márcio Pizarro Noronha. Dia 15/10, 9horas.
        Os movimentos circulares de Ubu Rei. Luís Fernando Viti de Freitas. Dia 08/10, 14horas.
        "O sangue que lhes corre nas veias" - mulheres cristãs-novas do Rio de Janeiro, século XVIII. Lina Gorenstein Ferreira da Silva. Dia 15/10, 14 horas.
        A nova onda baiana - cinema na Bahia (1958-1962). Maria do Socorro Silva Carvalho Dia 08/10, 14 horas.
        Saúde e assistência médica no Brasil: entre a prevenção de doenças e o tratamento de doentes. Olavo Viana Costa. Dia 14/10, 14 horas.
        Desejo de filhos e infertilidade: um estudo sobre a reprodução assistida no Brasil. Rosana Machin Barbosa. Dia 15/10, 14 horas
        Duas poéticas do lugar: João Cabral de Melo Neto e William Carlos Williams. Ruth Adele Dafoe. Dia 13/10, 9 horas.
        Arqueologia da Baia de Guanabara: estudos dos sambaquis do Munícipio de Guapimirim. Rhoneds Rodrigues Perez da Paz. Dia 7/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page