São Paulo, 13 de outubro de 1999 n.466/99
Arquivo
Triathlon na USP
Competidores do Triathlon da USP vão ajudar a explicar as relações entre o sistema imunológico e os exercícios físicos. O estudo será realizado por pesquisadores do Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas.

Empresa Júnior da Educação Física realiza Bate-Bola Acadêmico
 

Ministro da Fazenda participa de seminário internacional sobre instituições financeiras na USP
 

Conferência sobre a participação de Eleanor Roosevelt na Declaração dos Direitos Humanos


Destaque


Provas de triathlon na USP fornecerão dados para pesquisas do Laboratório de Metabolismo
        A Cidade Universitária reúne todas as condições necessárias para a realização de triathlon, competição que reúne as modalidades de ciclismo, corrida e natação em uma única prova. A partir desta idéia, o Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, coordenado pelo professor Luís Fernando Bicudo Pereira Costa Rosa, organizou a realização de três competições no campus, dias 17 de outubro, 7 de novembro e 12 de dezembro. O pesquisador do Laboratório, Reury Frank Pereira Bacurau, explica que a ocasião será aproveitada para coleta de dados que serão utilizados em experiências sobre a relação entre sistema imunológico e exercícios.
        Essa relação, segundo Bacurau, não se resume à idéia corrente de que atividade física faz bem para a saúde. "A atividade realizada de forma não competitiva, por exemplo três vezes por semana, numa intensidade de esforço moderado, realmente modula, vai treinando o sistema imunológico aos poucos", diz. Mas se o exercício for feito de maneira muito intensa, como numa prova, levando o indivíduo ao máximo da sua capacidade, a quantidade de hormônios e substâncias jogadas no sangue acaba promovendo a imunossupressão. "É uma queda da imunidade", explica o pesquisador.
        Os efeitos podem estender-se por várias horas depois da prova, com implicações a curto, médio ou longo prazo. Ao fazer uma prova intensa e ter uma imunossupressão prolongada, o atleta está sujeito a ter uma infecção, principalmente na porção superior do trato respiratório, prejudicando seu rendimento. "O objetivo é entender como isso acontece e estudar maneiras de minimizar efeitos como o overtrainig, uma síndrome com uma imunossupressão muito prolongada", afirma Bacurau.
        Para alcançar seus objetivos, o Laboratório de Metabolismo vai distribuir pelos percursos, em locais pré-determina-dos, equipes para colher sangue dos atletas, alguns dos quais já estão sendo acompa-nhados, inclusive com alimentação sob controle. Além disso, serão distribuídas en-tre os atletas algumas substâncias, princi-palmente os chamados aminoácidos de cadeia ramificada, que têm um papel importante na atividade muscular, e alguns carboidratos. Os efeitos dessas substâncias na redução da imunossupressão serão medidos durante as provas para utilização nas pesquisas.
        O Laboratório é responsável tam-bém pela organização de um simpósio científico que antecederá as provas, onde pesquisadores vão abordar temas como nutrição, hidratação e imunossupressão. Segundo Bacurau, existe o projeto de estabelecer um intercâmbio com especialistas internacionais, que já estão definidos e já foram convidados. São pesquisadores renomados, como o norte-americano Frank Katch e o canadense Jean Marc Lavoie, que devem trazer técnicas ainda não disponíveis no Brasil.
        A parte prática do triathlon, porém, não é da responsabilidade do Laboratório, mas da IronPro, empresa que cuida da parte comercial e da execução das provas. Será montada toda uma infra-estrutura especial, com distribuição de água, apoio médico emergencial, ambulâncias, e o Hospital Universitário (HU) da USP vai estar de plantão para socorrer qualquer caso mais grave. Bacurau explica que "co-mo havia o interesse de montar uma prova dessa em São Paulo, nós aproveitamos a idéia da nossa linha de pesquisa e oferecemos o espaço, recebendo em troca o material humano para nossas pesquisas".
        Mais informações e inscrições: ( (0XX11)818-7227.

Empresa Júnior da USP debate Seleção Brasileira
        Formada por alunos há cinco anos, a Empresa Júnior da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP tem a função de aproximar o estudante ao mercado de trabalho, aliando teoria à prática e mais, dispor o conhecimento acadêmico à sociedade. Essa interação é feita por meio de projetos e eventos desenvolvidos em parceria dos alunos com organizações sociais ou empresas privadas. O mais recente evento da Empresa, que acontece de 18 a 21 de outubro, é o II Bate-Bola Acadêmico, ciclo de palestras que abordará questões e problemas enfrentados por alunos e profissionais de Educação Física e de Esporte.
        O II Bate-Bola Acadêmico, que no ano passado contou com aproximadamente 200 pessoas, foi preparado com a preocupação de incentivar e abrir caminhos a uma maior interação entre os estudantes e a sociedade, além de trazer ao meio acadêmico algo de interesse nacional, a Seleção Brasileira de Futebol.
        A programação do evento propõe assuntos diversificados. No dia 18, será discutido a filosofia de trabalho de Wanderley Luxemburgo, técnico que aposta no trabalho integrado de profissionais das mais variadas áreas, em busca de melhores resultados de sua equipe, dentro da palestra O trabalho multidisciplinar na Seleção Brasileira, com Renato Lotufo, fisiologista, e Suzy Fleury, psicóloga, ambos profissionais da Seleção. Dia 19, Trabalho com projetos e consultoria, com a EEFUSP Júnior Consultoria, abordará a elaboração de propostas de patrocínio de projetos esportivos, organização de eventos, prestação de assessoria ou consultoria na área de esportes. Dia 20, Regulamentação da Profissão, com João Batista Jr. Dia 21, Cursos e Estágios no Exterior, com exposição do Central de Intercâmbios.
        A Júnior, organizada com presidente, diretores (Recursos Humanos/ Administrativo, Financeiro, Marketing e de Projetos), consultores e trainee, desenvol-ve trabalhos variados, como organização de eventos esportivos, consultoria científica, formulação de textos científicos, tudo isso ligado ao cotidiano das pessoas. Todo o trabalho é orientado por um professor responsável, o que garante a qualidade do serviço. "Nosso papel não é fornecer mão-de-obra barata. O principal objetivo é o envolvimento do aluno em todos os processos do projeto e seu aprendizado", comenta Sérgio Rosenhek, Diretor de Marketing da Agência Júnior.
        O II Bate-Bola Acadêmico acontece das 11h30 às 13h30 no Anfiteatro da EEFEUSP, Av. Professor Mello Moraes, 65, e a inscrição, que vai até dia 15, deve ser feita mediante a doação de um quilo de alimento para uma palestra ou dois quilos para as quatro. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3365 ou pelo e-mail eefusp-jr@mailcity.com.

Seminário internacional sobre instituições financeiras
        Acontece dia 15 de outubro, às 9h30, o seminário internacional As instituições financeiras internacionais em mutação: repensando mandatos e redefinindo seu funcionamento, organizado pela Área de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Fundação Alexandre de Gusmão do Ministério de Relações Exteriores, com apoio da Fundação Konrad Adenauer.
        A abertura do evento contará com a presença do ministro da Fazenda, Pedro Malan, do presidente da Fundação Alexandre Gusmão, Álvaro Franco, e do reitor da USP, Jacques Marcovitch. Os painéis terão a participação, entre outros, de Uri Dadush (Bird), Maílson da Nóbrega, Jack Boorman (FMI), Michael Roescau (Ministério das Finanças da Alemanha), Andrew Haldane (Banco da Inglaterra), Celso Lafer, João Sayad e Daniel Gleizer (diretor da Área Externa do Banco Central).
        O seminário será aberto ao público com presença confirmada e dos acontecerá na Sala do Conselho Universitário da USP, Rua do Anfiteatro, 513, Cidade Universitária, São Paulo.
        Mais informações e confirmação de presença: ( (0XX11) 818-3419/4442


Cursos, Seminários e Palestras

Eleanor Roosevelt e a Declaração dos Direitos Humanos
        O secretário nacional dos Direitos Humanos, José Gregori, abrirá nesta quarta-feira (13) uma conferência na USP sobre a participação de Eleanor Roosevelt na elaboração da Declaração dos Direitos Humanos. Eleanor lutou arduamente para ver incluídos na Declaração os direitos econômicos e sociais dos cidadãos, além de lutar pela igualdade das mulheres.
        A conferencista internacional do evento será a americana Allida Black, uma das maiores estudiosas da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da vida de Eleanor.
        A conferência, que é uma promoção do Núcleo de Estudos da Violência da USP com o apoio do Consulado Americano, acontece na sala do Conselho Universitário (rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária) a partir das 14 horas. A entrada é aberta aos interessados.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4951.

Cursos da Cecae
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP, através do Projeto Atual-Tec, promove entre os dias 25 e 28 os seguintes cursos:
        Licitações e Contratos, das 8h30 às 12h30; Lixo: educação para minimização de resíduos, das 18h30 às 22h30; Desenvolvimento de instrutores de treinamento, das 8h30 às 12h30; Fabricação de embalagem de plástico, das 18h30 às 22h30; Matemática financeira - Módulo I, das 18h30 às 22h30.
        As inscrições devem ser feitas até 20 de outubro.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3903/4164.

Cultura e Imaginário
        O Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP promove, dia 21 de outubro, às 14 horas, dentro do IV Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura e Imaginário, o seminário Prometeu e Dionísio na mira da violência, com a professora Sueli Aparecida Itman Monteiro.
        Esse Ciclo de Estudos visa apresentar e discutir teorias e pesquisas efetuadas no âmbito da Culturanálise de Grupos, Imaginário e Educação.
        Mais informações: (011) 815-0232 ou pelo e-mail cila@usp.br .

Seminário homenageia Instituto Agronômico de Campinas
        A Universidade de São Paulo, o Instituto de Estudos Avançados (IEA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo, promovem, dia 20, das 9 às 12h30, o seminário O impacto da geração de tecnologia e a inserção do Instituto Agronômico no desenvolvimento do agronegócio no novo milênio, em homenagem ao Instituto Agronômico de Campinas.
        O seminário acontece no Auditório da Fapesp, Rua Pio XI, 1500, 4o andar, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 838-4000.


Agenda Cultural

Jazz e Bossa
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta amanhã (14), às 20h30, o Duo Scaglione, formado por Aldo Scaglione (guitarra) e Horácio Scaglione (contra-baixo). O duo instrumental executa, na primeira parte do programa, clássicos da bossa-nova e, na segunda, do jazz, todos com roupagem própria. A entrada é franca, e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, na Vila Buarque.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 e 255-7182.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        Contrato coletivo de trabalho. Laís Correa de Melo. Dia 20/10, 10 horas
        O princípio protetor diante da flexibilização das condições de trabalho. Alexandre de Almeida Cardoso. Dia 19/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Ciranda de ficção no século XIX: Blackwood's Edinburgh Magazine no Brasil. Maria Eulália Ramicelli. Dia 19/10, 14h30.
Doutorado
        Leitura e produção de textos: maneiras de ver, maneiras de dizer... Alba Maria Perfeito. Dia 19/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Propriedades imunorreguladoras de extratos solúveis obtidos de vermes adultos ou ovos de Ascaris Suum. Valdênia Maria Oliveira Souza. Dia 20/10, 9horas
        Produção de leucotoxina e indução de liberação de elastase por amostras de Actinobacillus actinomycetemicomitans isoladas de indivíduos com periodontite de estabelecimento precoce e com periodontite do adulto. Roberta Brugugnoli. Dia 20/10, 9 horas.
Doutorado
        Resposta imune celular à proteína recombinante B13 de T.cruzi em Humanos: Reconhecimento Antigênico e Perfil de Citocinas. Lúcia Jamli Abel. Dia 18/10, 9h30.
        Aspectos mesoscópicos, ultra-estruturais e identificação e localização do fator natriurético atrial do complexo átrio-auricular da cobaia (Cavia porcellus). Eliane Florêncio Lima Galvão. Dia 19/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439/7277/7331.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home 
Page