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São Paulo, 22 de outubro
de 1999 n.470/99
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USP
fala sobre Educação
Professores, alunos, dirigentes públicos e sindicais
estarão reunidos no próximo dia 29 para discutir propostas
e alternativas institucionais para a elaboração do Plano
Estadual de Educação capaz de prever e promover políticas
educacionais que garantam uma educação pública de
qualidade.
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Astronomia
e Astrofísica em cursos de extensão do IAG
Conferência
no IEA sobre o Projeto que tem resgatado a obra de Portinari
Sociabilidade,
arte e metrópole em seminário na Psicologia
Destaques
USP debate políticas públicas de Educação
A Universidade de São
Paulo promove no próximo dia 29, das 9h00 às 17h30, o evento
USP
Fala sobre Educação. Com a coordenação
da professora Myriam Krasilchik, diretora da Faculdade de Educação,
o objetivo é reunir professores, alunos, dirigentes públicos
e sindicais, para discutir propostas e alternativas institucionais para
a elaboração do Plano Estadual de Educação
capaz de prever, programar e promover políticas educacionais que
garantam uma educação pública de qualidade, em todos
os níveis, e para todos.
O Estado de São Paulo
há mais de 30 anos não tem um Plano Estadual de Educação
e nunca teve um Plano Decenal, elaborado pelos diferentes segmentos da
sociedade civil paulista, que comprome-tesse os governos na viabilização
de uma escola pública estatal de qualidade. A partir de 1994, com
o compromisso assumido pelo governo brasileiro no Encontro Internacional
de Joimtien, foram elaboradas as diretrizes que deveriam orientar um Plano
Nacional de 'Educação para Todos'. Em seguida, a sociedade
civil e o Ministério de Educação e Desporto (MEC)
elaboraram Planos Nacionais de Educação, em debate, desde
1998, na Câmara Federal e que neste segundo semestre, após
mais de quinze Audiências Públicas, se encontram em fase final
de relatoria pelo deputado federal Nelson Marchezan.
Para Myriam, no entanto,
"não basta a elaboração de planos, enquanto simples
documentos que exprimem vagas (e sempre boas) intenções,
se não fizermos do processo de elaboração desses Planos,
pedagogicamente, momentos de reflexão e de mobilização
de especialistas, educadores, alunos, empresários, trabalha-dores
e interessados em que a questão educacional entre para a agenda
como prioridade governamental e pública, traduzida em projetos e
orçamentos que viabilizem, sem demagogia, a universalização
do acesso e da permanência numa escola pública de qualidade
inconteste. Educação esta que, no interesse de todos, seja
instrumento para uma maior produção artística, científica,
literária e cultural, instrumentos indispensáveis para a
democracia."
No Estado de São
Paulo este compromisso de elaboração de um Plano Estadual
já foi desencadeado, tanto pelo Conselho Estadual de Educação
quanto pelo Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. Neste
sentido, a educadora acredita que "a USP, na sua tarefa de criação
e socialização do conhecimento, bem como pelo seu compromisso
social, desempenha um papel central a partir de discussões, embates
e propostas que venham enriquecer as contribuições para o
Plano."
Segundo a educadora, o Estado
de São Paulo, apesar do seu desenvolvimento científico, tecnológico
industrial e econômico, e um significativo atendimento educacional,
ainda não conseguiu universalizar sequer o ensino fundamental. "Nossos
jovens analfabetos não vêm sendo objeto de uma ação
pedagógica que viabilize a erradicação do analfabetismo.
O número de jovens que estão matriculados numa escola média
é decididamente baixo, considerado qualquer outro país de
desenvolvimento análogo. As crianças pequenas, cujo direito
à Educação foi, ineditamente, reconhecido na Constituição
Federal de 1988, e a cidade de São Paulo, pioneira neste atendimento
educacional, correm sério risco de verem este direito ser desconsiderado
pela nova legislação." Myriam lembra que esta legislação
(atual Emenda Constitucional nº 14) foi contestada, inclusive em Audiência
Pública da Câmara Federal, sediada pela USP, por iniciativa
da Reitoria, em 1996, quando se discutiu o Projeto de Emenda Constitucional
nº 233, reconhecendo a importância da participação
da Universidade na discussão e definição de políticas
públicas.
Para ela, o ensino médio,
indispensável para o desenvolvimento de jovens no preparo para o
exercício de cidadania e das novas condições do mercado
de trabalho, apesar da recente e ainda pequena expansão, carece
de rumos seguros que propiciem sólida formação cultural,
científica, artística, desportiva e tecnológica. Da
mesma maneira, o ensino superior público, através de suas
três Universidades Estaduais, não teve uma expansão
significativa no número de alunos nos cursos de graduação,
nem mesmo recebeu incentivos no sentido de acompanhar a expansão
demográfica. Ao contrário, a expansão ocorreu no setor
privado.
"Acreditamos que, política
e pedagogicamente, só há razão de se elaborar Planos
de Educação quando esta elaboração pressupõe
um processo de discussão com os diferentes segmentos da sociedade,
debatendo-se diferentes pontos de vista e distintos recortes científicos,
transformando-se estes momentos em estratégias de mobilização
e conscien-tização popular," conclui.
O evento, que tratará
dos temas "Planos de Educação – Possibilidades e Limitações",
"Qualidade de Ensino", "Democratização do Acesso e da Per-manência
– a Municipalização do Ensino" e "Formação
e Aperfeiçoamento do Magistério", acontece no Auditório
da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação,
Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-4201 e 818-4440 com Inês Iwashita, e-mail ineshita@usp.br
IAG promove cursos de extensão em Astronomia
e Astrofísica
O Instituto Astronômico
e Geofísico da USP está com inscrições abertas,
até o dia 15 de novembro, para dois cursos de extensão universitária
que acontecem no ano 2000.
Astronomia: uma visão
geral, destina-se a pessoas com formação superior, preferencialmente
professores de 1º e 2º graus, e acontece entre os dias 31 de
janeiro e 5 de fevereiro. O objetivo é que os participantes tenham
acesso a ferramentas de ensino que possam ser aplicadas em salas de aula.
Introdução
à Astronomia e Astrofísica, será de 14 a 21 de
fevereiro e tem como público alvo graduados e graduandos em Ciências
Exatas.
Nos dois cursos, que acontecem
em período integral, os inscritos terão acesso a oficinas
de Astronomia, visitas a Observatórios e aulas no Planetário,
entre outras atividades. O Programa é aberto a interessados de todo
o País, que poderão inscrever-se pelo correio enviando nome
e endereço completos, telefone para contato, nome do curso de interesse
e carta do estabelecimento em que leciona (para Astronomia: uma visão
geral), cópia de certificado ou freqüência em curso
superior e cheque no valor de R$ 30,00, nominal ao IAG/USP, para a Av.
Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, CEP 04301-904, São
Paulo, SP.
No site http://www.iagusp.br/~ceu,
os interessados poderão encontrar sugestões de hospedagens
e as informações completas sobre os cursos.
Mais informações: (
(0XX11) 577-8599, ramal 222.
Cursos, Seminários
e Palestras
Ciclo de seminários do LAPSI
Abrindo o ciclo de seminários
A
metrópole: desafios da contemporaneidade, o Laboratório
de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI)
do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove dia 27, às 10 horas,
o seminário Sociabilidade, arte, metrópole, com Maria
Lúcia Montes, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP. O evento, que conta com o apoio do Departamento
de Psicologia Social e do Trabalho do IP, é aberto ao público
e acontece na sala 20, bloco B, no próprio Instituto.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-4178
Projeto Portinari
O Instituto de Estudos Avançados
da USP promoverá neste sábado (22), às 15 horas, a
conferência Projeto Portinari: 20 anos de trabalho, com João
Cândido Portinari, filho do pintor e criador do Projeto que tem resgatado
a obra do artista. O evento acontece no USP Oficina, na Avenida Lúcio
Martins Rodrigues 314, Cidade Universitária, e poderá ser
acompanhado pela Internet, através de MBone, no endereço
www.usp.br/iea/mbone.html.
Perguntas poderão ser feitas no e-mail portinari@org.usp.br.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-3919/4442, com Cláudia Regina, e-mail: cregina@usp.br
Cursos do CCE
O Centro de Computação
Eletrônico (CCE) da USP está oferecendo os cursos de Treinamento
Rápido em HTML, dia 26, das 14h30 às 17h30, e Web
CT, para professores, dia 27, das 14h30 às 17h30.
Mais informações:
web@usp.br
ou http://www.usp.br/cce/mural/cursos.html.
Pensamento e emoção nas exposições
de arte
O seminário Pensamento
e emoção nas exposições de arte: fim de século
será realizado pelo Instituto de Psicologia da USP nos dias 26 e
27 de outubro. A atividade debaterá as exposições
de arte em museus nesta década, de acordo com os aspectos objetivos
e subjetivos envolvidos e sua necessária comunicação
estética. O IP está localizado na Avenida Prof. Melo Moraes
1271, Cidade Universitária.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-4178
Quadro de Avisos
Homenagem a professores da Poli
O Conselho Regional de Engenharia,
Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), dentro
da cerimônia de Homenagem aos profissionais, empresas e institutos
de destaque nos 65 anos do CREA-SP, que acontece no próximo
dia 28, às 9h30, homenageará os seguintes professores da
Escola Politécnica (Poli) da USP: Carlito Flávio Pimenta,
Ernesto João Robba, Antônio Hélio Guerra Vieira, Stephan
Volynec, Eitaro Yamane, Lucas Antônio Moscato, Wildor Theodoro Heines
e Célio Taniguchi. Vão receber homenagem póstuma Jorge
Finardi, Ruy Aguiar da Silva Leme e Miguel Falcone.
A cerimônia. acontece
no auditório do CREA, na Rua Nestor Pestana 87, no Centro
Mais informações:
(
(0XX11) 212-5597/0291, com Sílvia ou Elisabeth.
Teses e Dissertações
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
O cotidiano de uma escola
de samba paulistana: o caso da Vai-Vai. Reinaldo da Silva Soares. Dia
27/10, 14 horas.
Doutorado
As políticas domésticas
e a negociação internacional: o caso da indústria
automobilística no Mercosul. João Paulo Cândia
Veiga. Dia 26/10, 14 horas.
Maquiavel e os partidos.
Mário Luiz Guide. Dia 26/10, 14 horas.
Bens e costumes na Mantiqueira.
Socorro no prelúdio da cafeicultura, 1840-1895. Lucilia S. Siqueira.
Dia 26/10, 14 horas.
Gênese do texto
infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em
escolares da primeira parte do ensino fundamental. Maria Virgínia
Leal. Dia 26/10, 14h30.
Tecendo os fios da nação
- Soberania e identidade nacional no processo de construção
do Estado Argentino - Buenos Aires entre o movimento de maio e a queda
de Rivadavia. Antônio Carlos Amador Gil. Dia 27/10, 14 horas.
O mundo e nossa pátria:
a trajetória dos imigrantes operários têxteis de Schio
que fizeram de São Paulo e do Bairro do Brás sua temporária
morada, de 1891 a 1895. Antonio Folquito Verona. Dia 27/10, 14 horas.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-4626.
Escola de Enfermagem
Mestrado
Qualidade de vida da
mulher "do lar" em uma comunidade de baixa renda. Anneli Mercedes Celis
de Cardenas. Dia 22/10, 9 horas.
Mais informações:
(
(0XX11) 3743-0799 (ramal 73) ou 3066-7533.
Faculdade de Medicina
Doutorado
Fatores preditivos da
lesão cutânea por luz intensa pulsada. Roberto Kasuo Miyake.
Dia 22/10, 14 horas.
Mais informações:
(
(0XX11) 3066-7185
Curso Interunidades em Nutrição Humana
Aplicada (FSP, FCF, FEA)
Mestrado
Avaliação
"ex-post" de três programas de intervenção nutricional:
Gente da Gente I, Gente da gente II e PRODEA. Jamacy Souza Costa. Dia
22/10, 14h30.
Mais informações:
(
(0XX11) 818-3621.
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Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374,
conj. 244, São Paulo - SP.
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689
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Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza
(Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br
, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
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Júlio Bernardes e Renata Bessi. |