São Paulo, 22 de outubro de 1999 n.470/99
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USP fala sobre Educação
Professores, alunos, dirigentes públicos e sindicais estarão reunidos no próximo dia 29 para discutir propostas e alternativas institucionais para a elaboração do Plano Estadual de Educação capaz de prever e promover políticas educacionais que garantam uma educação pública de qualidade.

Astronomia e Astrofísica em cursos de extensão do IAG
 

Conferência no IEA sobre o Projeto que tem resgatado a obra de Portinari
 

Sociabilidade, arte e metrópole em seminário na Psicologia
 


Destaques


USP debate políticas públicas de Educação
        A Universidade de São Paulo promove no próximo dia 29, das 9h00 às 17h30, o evento USP Fala sobre Educação. Com a coordenação da professora Myriam Krasilchik, diretora da Faculdade de Educação, o objetivo é reunir professores, alunos, dirigentes públicos e sindicais, para discutir propostas e alternativas institucionais para a elaboração do Plano Estadual de Educação capaz de prever, programar e promover políticas educacionais que garantam uma educação pública de qualidade, em todos os níveis, e para todos.
        O Estado de São Paulo há mais de 30 anos não tem um Plano Estadual de Educação e nunca teve um Plano Decenal, elaborado pelos diferentes segmentos da sociedade civil paulista, que comprome-tesse os governos na viabilização de uma escola pública estatal de qualidade. A partir de 1994, com o compromisso assumido pelo governo brasileiro no Encontro Internacional de Joimtien, foram elaboradas as diretrizes que deveriam orientar um Plano Nacional de 'Educação para Todos'. Em seguida, a sociedade civil e o Ministério de Educação e Desporto (MEC) elaboraram Planos Nacionais de Educação, em debate, desde 1998, na Câmara Federal e que neste segundo semestre, após mais de quinze Audiências Públicas, se encontram em fase final de relatoria pelo deputado federal Nelson Marchezan.
        Para Myriam, no entanto, "não basta a elaboração de planos, enquanto simples documentos que exprimem vagas (e sempre boas) intenções, se não fizermos do processo de elaboração desses Planos, pedagogicamente, momentos de reflexão e de mobilização de especialistas, educadores, alunos, empresários, trabalha-dores e interessados em que a questão educacional entre para a agenda como prioridade governamental e pública, traduzida em projetos e orçamentos que viabilizem, sem demagogia, a universalização do acesso e da permanência numa escola pública de qualidade inconteste. Educação esta que, no interesse de todos, seja instrumento para uma maior produção artística, científica, literária e cultural, instrumentos indispensáveis para a democracia."
        No Estado de São Paulo este compromisso de elaboração de um Plano Estadual já foi desencadeado, tanto pelo Conselho Estadual de Educação quanto pelo Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. Neste sentido, a educadora acredita que "a USP, na sua tarefa de criação e socialização do conhecimento, bem como pelo seu compromisso social, desempenha um papel central a partir de discussões, embates e propostas que venham enriquecer as contribuições para o Plano."
        Segundo a educadora, o Estado de São Paulo, apesar do seu desenvolvimento científico, tecnológico industrial e econômico, e um significativo atendimento educacional, ainda não conseguiu universalizar sequer o ensino fundamental. "Nossos jovens analfabetos não vêm sendo objeto de uma ação pedagógica que viabilize a erradicação do analfabetismo. O número de jovens que estão matriculados numa escola média é decididamente baixo, considerado qualquer outro país de desenvolvimento análogo. As crianças pequenas, cujo direito à Educação foi, ineditamente, reconhecido na Constituição Federal de 1988, e a cidade de São Paulo, pioneira neste atendimento educacional, correm sério risco de verem este direito ser desconsiderado pela nova legislação." Myriam lembra que esta legislação (atual Emenda Constitucional nº 14) foi contestada, inclusive em Audiência Pública da Câmara Federal, sediada pela USP, por iniciativa da Reitoria, em 1996, quando se discutiu o Projeto de Emenda Constitucional nº 233, reconhecendo a importância da participação da Universidade na discussão e definição de políticas públicas.
        Para ela, o ensino médio, indispensável para o desenvolvimento de jovens no preparo para o exercício de cidadania e das novas condições do mercado de trabalho, apesar da recente e ainda pequena expansão, carece de rumos seguros que propiciem sólida formação cultural, científica, artística, desportiva e tecnológica. Da mesma maneira, o ensino superior público, através de suas três Universidades Estaduais, não teve uma expansão significativa no número de alunos nos cursos de graduação, nem mesmo recebeu incentivos no sentido de acompanhar a expansão demográfica. Ao contrário, a expansão ocorreu no setor privado.
        "Acreditamos que, política e pedagogicamente, só há razão de se elaborar Planos de Educação quando esta elaboração pressupõe um processo de discussão com os diferentes segmentos da sociedade, debatendo-se diferentes pontos de vista e distintos recortes científicos, transformando-se estes momentos em estratégias de mobilização e conscien-tização popular," conclui.
        O evento, que tratará dos temas "Planos de Educação – Possibilidades e Limitações", "Qualidade de Ensino", "Democratização do Acesso e da Per-manência – a Municipalização do Ensino" e "Formação e Aperfeiçoamento do Magistério", acontece no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação, Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4201 e 818-4440 com Inês Iwashita, e-mail ineshita@usp.br
 
 


IAG promove cursos de extensão em Astronomia e Astrofísica

        O Instituto Astronômico e Geofísico da USP está com inscrições abertas, até o dia 15 de novembro, para dois cursos de extensão universitária que acontecem no ano 2000.
        Astronomia: uma visão geral, destina-se a pessoas com formação superior, preferencialmente professores de 1º e 2º graus, e acontece entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro. O objetivo é que os participantes tenham acesso a ferramentas de ensino que possam ser aplicadas em salas de aula.
        Introdução à Astronomia e Astrofísica, será de 14 a 21 de fevereiro e tem como público alvo graduados e graduandos em Ciências Exatas.
        Nos dois cursos, que acontecem em período integral, os inscritos terão acesso a oficinas de Astronomia, visitas a Observatórios e aulas no Planetário, entre outras atividades. O Programa é aberto a interessados de todo o País, que poderão inscrever-se pelo correio enviando nome e endereço completos, telefone para contato, nome do curso de interesse e carta do estabelecimento em que leciona (para Astronomia: uma visão geral), cópia de certificado ou freqüência em curso superior e cheque no valor de R$ 30,00, nominal ao IAG/USP, para a Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, CEP 04301-904, São Paulo, SP.
        No site http://www.iagusp.br/~ceu, os interessados poderão encontrar sugestões de hospedagens e as informações completas sobre os cursos.
    Mais informações: ( (0XX11) 577-8599, ramal 222.


Cursos, Seminários e Palestras

Ciclo de seminários do LAPSI
        Abrindo o ciclo de seminários A metrópole: desafios da contemporaneidade, o Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção (LAPSI) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove dia 27, às 10 horas, o seminário Sociabilidade, arte, metrópole, com Maria Lúcia Montes, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento, que conta com o apoio do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP, é aberto ao público e acontece na sala 20, bloco B, no próprio Instituto.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178

Projeto Portinari
        O Instituto de Estudos Avançados da USP promoverá neste sábado (22), às 15 horas, a conferência Projeto Portinari: 20 anos de trabalho, com João Cândido Portinari, filho do pintor e criador do Projeto que tem resgatado a obra do artista. O evento acontece no USP Oficina, na Avenida Lúcio Martins Rodrigues 314, Cidade Universitária, e poderá ser acompanhado pela Internet, através de MBone, no endereço www.usp.br/iea/mbone.html. Perguntas poderão ser feitas no e-mail portinari@org.usp.br.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919/4442, com Cláudia Regina, e-mail: cregina@usp.br

Cursos do CCE
        O Centro de Computação Eletrônico (CCE) da USP está oferecendo os cursos de Treinamento Rápido em HTML, dia 26, das 14h30 às 17h30, e Web CT, para professores, dia 27, das 14h30 às 17h30.
        Mais informações: web@usp.br ou http://www.usp.br/cce/mural/cursos.html.

Pensamento e emoção nas exposições de arte
        O seminário Pensamento e emoção nas exposições de arte: fim de século será realizado pelo Instituto de Psicologia da USP nos dias 26 e 27 de outubro. A atividade debaterá as exposições de arte em museus nesta década, de acordo com os aspectos objetivos e subjetivos envolvidos e sua necessária comunicação estética. O IP está localizado na Avenida Prof. Melo Moraes 1271, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4178


Quadro de Avisos

Homenagem a professores da Poli
        O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), dentro da cerimônia de Homenagem aos profissionais, empresas e institutos de destaque nos 65 anos do CREA-SP, que acontece no próximo dia 28, às 9h30, homenageará os seguintes professores da Escola Politécnica (Poli) da USP: Carlito Flávio Pimenta, Ernesto João Robba, Antônio Hélio Guerra Vieira, Stephan Volynec, Eitaro Yamane, Lucas Antônio Moscato, Wildor Theodoro Heines e Célio Taniguchi. Vão receber homenagem póstuma Jorge Finardi, Ruy Aguiar da Silva Leme e Miguel Falcone.
        A cerimônia. acontece no auditório do CREA, na Rua Nestor Pestana 87, no Centro
        Mais informações: ( (0XX11) 212-5597/0291, com Sílvia ou Elisabeth.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        O cotidiano de uma escola de samba paulistana: o caso da Vai-Vai. Reinaldo da Silva Soares. Dia 27/10, 14 horas.
Doutorado
        As políticas domésticas e a negociação internacional: o caso da indústria automobilística no Mercosul. João Paulo Cândia Veiga. Dia 26/10, 14 horas.
        Maquiavel e os partidos. Mário Luiz Guide. Dia 26/10, 14 horas.
        Bens e costumes na Mantiqueira. Socorro no prelúdio da cafeicultura, 1840-1895. Lucilia S. Siqueira. Dia 26/10, 14 horas.
        Gênese do texto infantil: uma análise de estágios iniciais da escrita em escolares da primeira parte do ensino fundamental. Maria Virgínia Leal. Dia 26/10, 14h30.
        Tecendo os fios da nação - Soberania e identidade nacional no processo de construção do Estado Argentino - Buenos Aires entre o movimento de maio e a queda de Rivadavia. Antônio Carlos Amador Gil. Dia 27/10, 14 horas.
        O mundo e nossa pátria: a trajetória dos imigrantes operários têxteis de Schio que fizeram de São Paulo e do Bairro do Brás sua temporária morada, de 1891 a 1895. Antonio Folquito Verona. Dia 27/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4626.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Qualidade de vida da mulher "do lar" em uma comunidade de baixa renda. Anneli Mercedes Celis de Cardenas. Dia 22/10, 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3743-0799 (ramal 73) ou 3066-7533.

Faculdade de Medicina
Doutorado
        Fatores preditivos da lesão cutânea por luz intensa pulsada. Roberto Kasuo Miyake. Dia 22/10, 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7185

Curso Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (FSP, FCF, FEA)
Mestrado
        Avaliação "ex-post" de três programas de intervenção nutricional: Gente da Gente I, Gente da gente II e PRODEA. Jamacy Souza Costa. Dia 22/10, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
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