São Paulo, 10 de novembro de 1999 n.477/99
Arquivo
Visão para o computador
Pesquisa procura dar ao computador mecanismos semelhantes aos da visão humana para o reconhecimento dos usuários. Os objetivos são aumentar a segurança dos sistemas e estabelecer uma interação entre homem e máquina.

Conferência sobre cidadania política e capitalismo no IEA
 

Seminário sobre Cultura e Imaginário na Faculdade de Educação
 

Na FAU: palestra sobre teorias do Espaço Público e debate sobre a construção do edifício São Paulo Tower
 
 


Destaque


Reconhecimento de pessoas por computador
        Dotar o computador de um mecanismo semelhante à visão humana para reconhecimento das pessoas é a proposta do projeto de visão computacional, coordenado pelo professor Roberto Marcondes Cesar Junior, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. "Queremos criar mecanismos mais poderosos do que as senhas para que o computador reconheça quem está na sua frente, tornando possível, assim, a intera-ção ‘homem-máquina’", diz o professor.
        Entre as possíveis aplicações de sistemas de reconhecimento de pessoas estão eliminar senhas no acesso ao caixa automático do banco e à conta de correio eletrônico e identificar criminosos a partir de retratos falados. O pesquisador ressalta também o objetivo de descobrir aplicações sociais para os resultados do trabalho. Já existem sugestões como ajudar na busca de crianças desaparecidas em lugares públicos. Outra idéia é a de cruzar dados, como senha e imagem, para aumentar a segurança de sistemas de acesso.
        Além de procurar resultados práticos, o grupo de pesquisa quer com-preender melhor, através de áreas como Biologia, Medicina e Física, os métodos de análise visual criados pela natureza, especialmente os utilizados no reconheci-mento de pessoas. "Imagina-se o poder que têm esses mecanismos que a natureza conseguiu criar", salienta Cesar Junior, afirmando que, para muitos cientistas, a tecnologia criada pelo homem nunca vai chegar a esse grau de sofisticação.
        Mas é a própria natureza, de acordo com ele, que oferece pistas para o desenvolvimento dessa tecnologia. No caso da análise visual e do reconhecimento de pessoas, por exemplo, tais pistas já renderam resultados, como explica o professor: "Testes psicológicos indicam que para o reconhecimento de uma pessoa por outra nem todas as partes do rosto tem a mesma importância. É o que se chama atenção seletiva". A parte realmente importante é a região dos olhos, nariz e boca, e o grupo de pesquisa já treina algoritmos para um recorte nas imagens, utilizando só esse pedaço.
        Um dos aspectos interessantes do reconhecimento por computador, de acor-do com o pesquisador, é a identificação de pessoas nas imagens em movimento, que são, na realidade, seqüências de imagens estáticas. "Imagine duas pessoas na primeira imagem, na segunda, na terceira, e assim por diante, mas sempre em movimento, piscando, mexendo a cabeça", diz César Júnior. "O problema é, querendo reconhecer uma delas, localizá-la na primeira imagem e depois ir acompanhan-do-a ao longo das outras", afirma. Ele conta, porém, que um aluno de mestrado do grupo de pesquisa elaborou um pro-grama capaz de localizar a pessoa baseando-se na cor da pele. "Procura na imagem qual a região que tem uma cor de pele muito parecida com a das pessoas, e tendo localizado a pessoa, consegue localizar a pupila, o nariz e a boca, e consegue acompanhá-los ao longo das imagens", explica.
        O processo funcionaria através da criação de um banco de dados com as ima-gens das pessoas. "A partir de uma pessoa que o computador não sabe quem é, ele vai tentando medir o que está no banco de dados como, por exemplo, a distância entre os olhos, entre boca e nariz, casando com a base", explica o professor, dizendo que ainda existem muitas estratégias e que o projeto, em seu estágio atual, deve-se preocupar em testar todas. Segundo ele, "vários pesquisadores no mundo estão interessados e o projeto não é só desen-volvido por nós, mas temos toda a linha de atuação independente".
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6135; e-mail cesar@ime.usp.br; e na home page http://www.ime.usp.br/~cesar .


Cursos, Seminários e Palestras

Seminário com Alfredo Jerusalinsky
        A Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida promove no dia 22 de novembro, às 14horas, o seminário O que podemos fazer, psicanalistas e pedagogos, num mundo como este?, com o psicanalista e professor Alfredo Jerusalinsky.
        O evento acontece no Salão Nobre do prédio localizado à Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, Bloco 23, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4386 e 818-4475.

Cidadania e capitalismo
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove e sedia hoje (10), às 14 horas, a conferência Cidadania política e capitalismo, com o professor visitante e cientista político Décio Azevedo Marques de Saes. Segundo o conferencista, o objetivo é "refletir sobre as dificuldades de ordem econômica e política que se opõem à concretização efetiva da participação política do povo na sociedade capitalista."
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919.

Cursos da Escola do Futuro
        A Escola do Futuro da USP oferece os seguintes cursos de capacitação para professores e profissionais:
        Jogando com a matemática. Dias 16 e 17 de novembro, das 14 às 17 horas.
        Oficina Microsoft Office - Uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Dias 17,18 e 19 de novembro, das 9 às 13 horas.
        A escola de nossos sonhos - projetos transdisciplinares e tecnologias de comunicação. Dia 19 de novembro, das 8h30 às 17h30.
        Fazendo e aprendendo - integração de softwares educacionais com jogos interdisciplinares. Dia 20 de novembro, das 9 às 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-3447; e-mail capacita@futuro.usp.br

Cultura e Imaginário
        O Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP promove, dia 18 de novembro, às 14 horas, dentro do IV Ciclo de Estudos: Seminários sobre Cultura e Imaginário, o seminário Cultura e Imaginário através do AT-9 no universo de uma organização educativa, com a professora Helenir Suano.
        Esse Ciclo de Estudos visa apresentar e discutir teorias e pesquisas efetuadas no âmbito da Culturanálise de Grupos, Imaginário e Educação.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-0232; e-mail cila@usp.br.

Psicologia e Direitos Humanos
        Dentro da série de seminários, que objetiva estimular a reflexão sobre o papel da Psicologia na promoção dos Direitos Humanos, realizada pelo campus da USP de Ribeirão Preto, acontece os seguintes eventos:
        A intervenção junto a pessoas violadas nos seus direitos. Dia 25 de novembro, com a professora Vera Vital Brasil, psicóloga da Equipe Clínico-Grupal - Tortura Nunca Mais, RJ.
        Direitos Humanos, Psicologia e Instituições. Dia 2 de dezembro, com o professor Antônio Lancetti, coordenador do Programa de Saúde Mental do Projeto Qualis/PSF, SP.
        Mais informações: ( (0XX16) 620-1377 ou 602-3793.

Eixos de desenvolvimento
        O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da USP realizará no dia 16 de novembro, às 14 horas, a terceira edição do Fórum de Debates Sócio-Ambientais, com o tema Eixos de desenvolvimento: caminhos para a (in)sustentabilidade?, com a presença de especialistas em meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
        O evento acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Rua do Anfiteatro 109, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX16) 818-2069.

Teorias do Espaço Público
        O Atelier da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promoverá amanhã (11), às 16 horas, a palestra Revisitando as Teorias do Espaço Público, do sociólogo Adrián Gurza Lavalle, que estuda a constituição do espaço público no Brasil. O Atelier da FAU fica na Av. Prof. Almeida Prado 1560, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4564; e-mail atelier.fauusp@uol.com.br

Pastagens e cercas elétricas
        O Departamento de Produção Animal do Centro de Treinamento de Recursos Humanos, ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, promove nos dias 17, 18 e 19 o 2o Curso de manejo de pastagens e construção de cercas elétricas e convencionais.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9165/4339.

São Paulo Tower
        O Grêmio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (GFAU) da USP realiza, nos dias 16 e 17 de novembro, debates sobre A construção do edifício São Paulo Tower. O evento acontece no auditório Ariosto Mila da FAU, na Rua do Lago, 678, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4801/813-2511; e-mail eventfau@edu.usp.br .


Agenda Cultural

Canções espanholas
        Como parte do projeto "Música na Maria Antonia", o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta dia 11 o espetáculo Canções Espanholas Antigas, com um programa de canções recolhidas e harmonizadas por Federico Garcia Lorca. São composições dos séculos XV, XVIII e XIX, interpretadas pelo meio-soprano Maria Lúcia Waldow e pelo violonista Tiaraju Aronovich.
        O evento acontece às 20h30, no 1º andar, sala 100, e a entrada é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 e 255-7182.

Borges no cinema
        Dentro da programação Borges no Cinema, o Cinusp "Paulo Emílio" exibirá os seguintes filmes e vídeos, inspirados na obra do escritor argentino:
        Dia 16, Conexão Internacional-Jorge Luis Borges e El Sur.
        Dia 17, Invasión.
        Dia 18, Retrato de Borges em Alef. Em seguida, haverá uma palestra com Eduardo Cozarinsky, estudioso de cinema.
        Dia 19, Dias de Odio e El Evangelio Según Marcos.
        As sessões começam às 18h30 e a entrada é franca. O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia - Favo 4, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540 e 818-3152.

Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP na semana de 15 a 21 de novembro:
        SINAPSE - Alfabetização de Adultos, discute a alfabetização de jovens e adultos a partir do núcleo de pesquisas coordenado pela professora. Zilda Yokoi, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e sua experiência bem sucedida em Diadema. O programa contrapõe os diferentes métodos utilizados na alfabetização, particularmente o extinto Mobral e o novo paradigma proposto pelo educador Paulo Freire. Terça-feira (16) às 6h30, 11 horas e 15h30, quinta-feira (18) às 6h30, 11 horas e 15h30, 20horas e 0h30, sábado (20) às 11 horas, 15h30 e 20horas, domingo (21) às 6h30, 20 horas e 0h30.
        DELTA, PI - Segurança da Informação. O programa aborda questões como a democratização da informação através da rede, o direito à privacidade, a atuação dos "hackers", a segurança das empresas e de cidadãos, entre outros. Participam do debate os especialistas Adilson Guelfi, consultor de segurança de sistemas do Laboratório de Sistemas Integrados da USP, e o professor Maurício Pontuschka, da Faculdade de Ciência da Computação da PUC. Terça-feira (16) às 19h30 e meia-noite, quarta-feira (17) às 11horas, sábado (20) às 6 horas e meia-noite, e domingo (21) às 10h30 e 15 horas.
        TV EM FOCO - A Popularização da TV e as Reações da Sociedade. Série produzida pelos estudantes de rádio e TV, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), que discute a televisão brasileira. Neste programa, os professores da ECA, Laurindo Leal e Mauro Wilton de Souza, e a gerente de produção do SBT, Márcia Galpen, discutem a popularização da TV e as reações da sociedade. Segunda (15) e sexta-feira (19) às 6h30, 11 horas e 15h30, 20horas e 0h30, quarta-feira (17) às 6h30, 15h30, 20 horas e 0h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818 - 4101; e-mail tvusp@edu.usp.br


Livros, Revistas e Publicações

Lançamentos da Editora Humanitas
        A Humanitas, editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lança os seguintes livros hoje e amanhã, respectivamente:
        Sólon de Atenas: a cidadania antiga, de Gilda Naécia Maciel de Barros, às 18 horas, na Sala de Reuniões da Biblioteca da Faculdade de Educação (FE) da USP.
        Cuadernos de Recienvenido 11- Borges: un texto que es todo para todos, de Edgardo Cozarinsky, às 18h30, no auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Haverá exibição de um filme dirigido pelo autor, além de um debate com o próprio.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4612.


Quadro de Avisos

Encontro de Gerações
        A reitoria da USP promove no dia 18 de novembro, às 21 horas, na Sala São Paulo (antiga estação Júlio Prestes), o Encontro de Gerações 1999, como homenagem aos professores aposentados e confraternização entre antigos e novos docentes. No local, haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida pelo maestro Roberto Minczuk.
        A Sala São Paulo fica na Rua Mauá 51, Luz.
        Mais informações: ( (0XX11) 815-4435 ou 818-3402.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        O Ministério Público na Investigação Criminal. Valter Foleto Santin. Dia 17/11, 10h.
        Tutela da vida e da saúde dos trabalhadores no meio ambiente do trabalho. A experiência do direito comunitário e perspectivas para o Mercosul. Guilherme José Purvin de Figueiredo. Dia 17/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Efeito do processamento sobre a concentração de ferro heme em carmes em pulmão bovino. Kenya de Sousa Ramos. Dia 18/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Os jardins das delícias: gabinetes literários, bibliotecas e figurações da leitura na corte imperial. Nelson Schapochnik. Dia 11/11, 14h.
        A Academia Brasílica dos Esquecidos e as práticas de escrita do Brasil Colonial. Carlos Eduardo Mendes de Moraes. Dia 12/11, 14h.
        As representações da belgitude e da brasilidade nos imaginários de Pierre Mertens e João Ubaldo Ribeiro. Dia 12/11, 8h.
        Para uma análise sociossemiótica do discurso presente no texto da música rap. Silvia Cristina de Oliveira. Dia 16/11, 8h30.
        Tecendo os fios da nação: soberania e identidade nacional no processo de construção do Estado Argentino - Buenos Aires entre o movimento de maio e a queda de Rivadavia. Antonio Carlos Amador Gil. Dia 16/11, 9h.
Mestrado
        Um ditado às avessas: uma leitura do romance "Cristina Guzmán, professora de idiomas", de Carmen de Icara. Ivan Rodrigues Martin. Dia 12/11, 15h.
        O campo semântico do riso. Vera Lúcia Natale. Dia 16/11, 9h.
        Aspectos do desenvolvimento econômico de Brasil e Coréia do Sul numa perspectiva histórica - Processos de industrialização e educação até o início da década de 1990. Manuel Marquez Viscaíno Junior. Dia 16/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page