São Paulo, 12 de novembro de 1999 n.478/99
Arquivo

 
Grafitos nos banheiros públicos
Pesquisadora analisou em dissertação de mestrado no Instituto de Psicologia as duas fases do desenvolvimento de jovens através de inscrições em banheiros de cursinhos e universidades. Segundo ela, mudanças de comportamento podem ser estabe-lecidas a partir do estudo dos grafitos.

Clínica de Capoeira no Cepeusp

A desconstrução de Florença em palestra na FAU

Curso de construção de cercas elétricas e convencionais na Esalq

Medicamentos genéricos em debate na Faculdade de Ciências Farmacêuticas


Destaques


Pesquisadora analisa grafitos de banheiros
        Analisar duas fases do desenvolvimento de jovens através de inscrições em banheiros foi a forma escolhida por Renata Plaza Teixeira para realizar sua dissertação de mestrado pelo Instituto de Psicologia da USP. Após coletar dados freqüentando os banheiros de cursinhos e universidades, ela constatou que mudanças de comporta-mento podem ser estabelecidas quando se estudam os grafitos.
        Além de copiá-los literalmente, Renata registrou-os em fotografias e vídeos, entrando em banheiros femininos e, quando obtinha autorizações, em masculinos. Em alguns casos, seu marido realizava a tarefa. Após o levantamento, a pesquisadora classificou 1.349 grafitos em categorias de conteúdo (esporte, romantismo, política e presença, por exemplo) verificando as que mais variavam de acordo com o gênero de quem escrevia. "No cursinho os meninos escrevem muito sobre esporte, seus times preferidos, e mais sobre política do que as meninas. Elas são mais românticas e também dominam a categoria presença, que consiste em apenas registrar o nome," diz.
        No cursinho quatro categorias permitiram a diferenciação de gêneros, o que demonstra para a pesquisadora a ne-cessidade adolescente de afirmar essa diferença. Na universidade apenas duas categorias, romantismo e agressividade, foram essenciais para a análise das inscrições, o que significa, de acordo com Renata, que homens e mulheres tornam-se menos diferentes, ou pelo menos compartilham mais de interesses comuns. Ambos escrevem muito sobre sexo, mas a freqüência com que o fazem é aproximadamente a mesma, apesar das disparidades no enfoque.
        Comparando as inscrições masculinas no meio universitário com as do cursinho, a pesquisadora percebeu um sinal de amadurecimento. Porém, são mais agressivas por conter, com freqüência, termos ligados à homossexualidade para insultar o próximo, insultando, por vezes, o próprio homossexual. A abordagem das mulheres é mais romântica e menos violenta, distinguindo-se por suas referências à promiscuidade sexual feminina, conduta considerada inaceitável.
        Os estereótipos e preconceitos existentes nos grafitos refletem a influência de regras sociais: "O preconceito contra o homossexual, o negro e o judeu, por exemplo, revela o peso que alguns comportamentos padronizados têm sobre a pessoa que escreve no banheiro", diz Renata, que analisa a regularidade desse tipo de inscrição também como projeção de fantasias inconscientes. "Há inclusive um psicanalista norte-americano, Lomas, que interpreta os grafitos como forma de acesso ao inconsciente, semelhante aos sonhos e atos falhos". Ela diz que a proteção das quatro paredes e a garantia de anonimato são alguns fatores que favorecem a escrita descompromissada e solta, caracterizada por livres associações.
        "Os grafitos podem ser comparados a uma válvula de escape", ressalta. "O uso constante de palavrões, que possuem grande carga emocional, atesta a função catártica das inscrições. Os erros de português, muitas vezes interpretados como evidência de que a pessoa possui má formação, podem também significar, a meu ver, a falta de preocupação por saber que não há avaliação, além da pressa, o que é natural ". Como parte de seu mestra-do Renata aplicou um questionário para saber a opinião dos estudantes sobre as inscrições, e uma das perguntas pretendia descobrir o que, na opinião deles, levava as pessoas a grafitar os banheiros. A maioria dos alunos de cursinho apontou o vandalis-mo como causa, enquanto os universitários identificaram, além do anonimato e da ausência de censura, a necessidade de deixar uma marca e se comunicar.
        "É interessante notar que a maioria das pessoas não concebe os grafitos como um ponto de partida para o estudo do comportamento humano, embora seja um meio de comunicação diferido e muito antigo. Para se ter uma idéia, há registros de inscrições nos banheiros de Pompéia."
        Renata, que terá sua dissertação publicada pela Editora Annablume,chama a atenção para a facilidade de acesso ao seu material de pesquisa: "Os grafitos não estão restritos aos centros de pesquisa e nem aos meios acadêmicos, podendo ser consultados por qualquer pessoa", conclui.
        Mais informações: ( (0XX11) 870-8791, 9937-2678 e 9109-7279.


Cursos, Seminários e Palestras

A desconstrução de Florença
        O Atelier da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realiza dia 19, às 16 horas, a palestra A desconstrução de Florença, do historiador Plínio Freire Gomes, sobre a construção dos espaços público na cidade italiana.
        O Atelier da FAU fica na Av. Prof. Almeida Prado 1560, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4564, e-mail atelier.fauusp@uol.com.br

FAU em quadrinhos
        O Núcleo de Quadrinhos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove, nos dias 16 e 17, o evento FAU em Quadrinhos 99, com exposição, debates e exibições e com a participação de profissionais e editoras da área.
        As atividades acontecem a partir das 18h30, no auditório Ariosto Mila da FAU, que fica na Rua do Lago, 678, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4647, com Gisele.

Clínica de capoeira no Cepeusp
        A VII Clínica de Capoeira do Cepeusp, Capoeira: Um instrumento psicomotor para a cidadania, acontece no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) entre os dias 19 e 21 de novembro. Durante o evento serão realizadas palestras, atividades e mesas-redondas sobre a modalidade. Dia 21 serão feitas "Rodas de Congraçamento" entre os participantes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3362

Medicamentos genéricos
        O Laboratório de Biofarmacotécnica (BIOFAR) do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove, dias 17 e 18, o seminário tecnológico Medicamentos genéricos: atualidades em bioequivalência e correlações in vitro – in vivo. Com o apoio da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC), o evento destina-se a profissionais das áreas de desenvolvimento, produção, controle e garantia de qualidade, registro de medicamentos e da Vigilância Sanitária.
        O seminário acontece no anfiteatro da FCF-USP, na Av. Prof. Lineu Prestes, 580 – Bloco 13 A, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 5561-3036.

Produção animal
        O Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Produção Animal da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP oferece em novembro e dezembro os seguintes cursos:
        2º Curso de Manejo de Pastagens e Construção de Cercas Elétricas e Convencionais, de 17 a 19 de novembro; 1º Curso de Ordenhadores, nos dias 22, 23 e 24 de novembro; 7º Curso de Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro; e 6º Curso de Ordenha, nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de dezembro.
        Mais informações: ( (0XX19) 429-4224 e 429-4438.

Depressões secundárias
        O Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas realiza, hoje (12) e dia 14, o II Simpósio Internacional de Depressões Secundárias - Terapêuticas Diferenciadas. O evento, que reúne especialistas e convidados internacionais, tem o objetivo de atualizar profissionais, estudantes e interessados pelo tema.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6585 e 284-1511.


Agenda Cultural

Chorinho e samba na praça
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus da USP em São Carlos (PCASC) apresenta, no dia 17, o grupo de chorinho Feitio de Oração, que incluirá sambas em seu repertório. Parte do projeto "Música na Praça", o evento acontece na Praça Central do Campus, às 12 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9106.

Quartas culturais
        Dentro do projeto Quartas Culturais, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP apresenta no dia 17 de novembro, às 12 horas, o Duo Instrumental, composto pelo flautista Marcelo Pereira e pelo violonista Ramiro Murillo. A improvisação e a mistura das linguagens da música brasileira e do jazz são as principais características da dupla.
        A apresentação acontece no saguão Bloco B do IME, que fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6169; e-mail: ccex@ime.usp.br.

Cine Cubano
        O Núcleo de Pesquisa de Telenovela e o Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promovem, de 22 a 26 de novembro, sempre às 14 horas, A Semana de Cine Cubano - Tomás Gutierrez Alea, sob a coordenação das professoras Mary Eunice R. de Mendonça e Renata Pallottini.
        O evento acontece Auditório Lupe Cotrim da ECA, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443. As inscrições devem ser feitas até dia 19.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4373; e-mail qpnovela@edu.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações

Análise de dados qualitativos
       A Editora da USP (Edusp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançam, dia 17, o livro Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para ciências da saúde, humanas e sociais, de Júlio Cesar R. Pereira, diretor de pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. A obra tem apresentação do reitor da USP, Jacques Marcovitch, e prefácio do professor Eduardo Massad.
        O evento acontece a partir das 19 horas, na Faculdade de Saúde Pública da USP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César.
        Mais informações: ( (0XX11) 881-5091.

Antonio Candido
        A Humanitas Livraria, editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e a Editora Fundação Perseu Abramo lançam, dia 17, o livro Antonio Candido: Pensamento e militância, organizado por Flávio Aguiar. O lançamento acontece a partir das 19 horas no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, que fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4612.

50 anos de Direitos do Homem
        A Editora da USP (Edusp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançam dia 18, na Livraria Cultura, o livro O Cinqüentenário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Formada por diversos ensaios, a obra foi organizada por Alberto do Amaral Júnior e Cláudia Perrone-Moisés.
        O evento começa às 18 horas, e a Livraria Cultura fica na Av. Paulista, 2073, térreo.
        Mais informações: ( (0XX11) 285-4033.


Quadro de Avisos

Prêmio Teodoro Pluciennik
        O Núcleo de Estudos para a prevenção da AIDS (Nepaids) da USP receberá até o dia 24 de novembro inscrições para o II Prêmio Dr. Teodoro Pluciennik. A premiação homenageia o médico organizador do Nepaids, que morreu em 1995, é destinada a profissionais da área de saúde que estejam desempenhando atividades junto a doentes de AIDS ou portadores do vírus, que resulte em melhoria da qualidade de vida. O vencedor receberá uma bolsa em dinheiro e terá seu trabalho publicado.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4184/4985.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Doutorado
        A consciência do corpo. Vivência que assusta: a percepção de profissionais de enfermagem na área. Maria Edila Abreu Freitas. Dia 19/11, 9h.
        Avaliação de desempenho na enfermagem e o ser a(crítico). Clarice Maria Dalla'agnol. Dia 19/11, 10h30.
Mestrado
        Comportamento comunicativo do docente de enfermagem e sua influência na aprendizagem do educando. Eliana Mara Rocha. Dia 16/11, às 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Direito
Doutorado
        Processo penal de emergência. Fauzi Hassan Chokur. Dia 19/11, 9h.
        Contratos internacionais a longo tempo. Dora Maria Pereira. Dia 18/11, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação do desempenho em ganho de peso de ruminantes recebendo proteína de soja nas formas sólida e líquida. Benjamim Fonseca de Carvalho Filho. Dia 18/11, 14h.
        Estudos das variações inter-e-intra-específicas de elimeria spp. de galinha doméstica através do polimorfismo de DNA Ampliado Randomicamente (RADP). Sandra Fernandez. Dia 12/11, 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        Sean O'Casey's: cartas e autobiografias: reflexões de uma ambivalência radical. Peter James Harris. Dia 17/11, 9h.
        Mercados, diplomacia e conflitos no século XIX. Muniz Gonçalves Ferreira. Dia 18/11, 9h.
        Metalinguagem na obra de língua latina de Marcos Terêncio Varão. Heitor Coradini. Dia 18/11, 14h.
Mestrado
        A produção cerâmica como reafirmação de identidade étnica maxakall: um estudo etnoarqueológico. Luciane Monteiro Oliveira. Dia 17/11, 9h.
        Poesia e vida verdadeira: relação entre lirismo e poesia de Manuel Bandeira e na poesia do modernismo. Dia 17/11, 14h.
        Transformações da noção de valor na mesoamérica: os "objetos preciosos" como intermediários nas trocas indígenas e seu encontro com a moeda metálica. Leila Maria França. Dia 18/11, 9h.
        Pratos, xícaras e tigelas: um estudo de arqueologia histórica em São Paulo, séculos XVIII e XIX. Marcos Rogério Ribeiro de Carvalho. Dia 18/11, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Instituto de Química
Mestrado
        Clonagem, expressão em E. Coli e Purificação dos domínios citoplasmáticos da Ca2+-ATPase de Retículo Sarcoplasmático. Vitor Renaux Hering. Dia 18/11, às 13 h.
        Síntese e caracterização de compostos de picratos de lantanídeos (III) com o N-(1-adamantil) acetamida. Omara Cussigh. Dia 18/11, às 14 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Mestrado
        Estratégias urbanísticas aplicadas à cidade de São Paulo. Edgar Tadeu Dias Couto. Dia 12/11.
        Mais informações: ( (0XX11) 257-7986.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page