São Paulo, 26 de novembro de 1999 n.483/99
Arquivo
Caminhos contra a marginalidade
Tese defendida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto aponta alternativas para evitar que crianças e adolescentes caiam no mundo da marginalidade. A pesquisa foi realizada numa Casa Abrigo daquela cidade.

Concerto de músicas brasileiras na ECA em comemoração aos 500 anos
 
 

Fundação Ford premia o programa Biota-Fapesp sobre a biodiversidade brasileira
 

Mostra de Cinema Palestino no Cinusp


Destaques


Pesquisa analisa crianças e adolescentes em risco
        Pesquisa realizada pela professora Marina Bazzon, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, aponta caminhos para que crianças e adolescentes não caiam no mundo da marginalidade. O estudo, intitulado Imple-mentação e avaliação de uma proposta de intervenção junto a crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial, foi desenvolvido numa Casa Abrigo de Ribeirão Preto, destinada a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre sete e 15 anos, e foi tema da tese de doutorado de Marina, concluída em junho deste ano.
        Com a experiência de vários estágios na Febem e em organizações comunitárias, Marina utilizou como base para esta pesquisa a análise e implementação de um modelo de intervenção e formação de educadores denominado psicoeducação, ciência/profissão que surgiu no Canadá, na década de 40, que forma o educador, ou seja, "permite a transformação de um monitor em agente social comunitário que vai tentar dar qualidade ao cotidiano dos locais que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco, como por exemplo a Febem", explica Marina.
        Para a pesquisadora, a existência de fatores de risco não implica na ocorrência de problemas, mas pode afetar o desen-volvimento total do ser humano. "Numa visão macro social, os fatores de risco podem ser aumentados por situações como a falta de recursos na área de saúde, educação, e pela má qualidade desses serviços nos bairros onde moram os adolescentes. Paralelamente, existem riscos ligados à família, como por exemplo doenças crônicas, abuso das drogas no interior da família, violência doméstica, etc.", diz. Segundo ela, existem ainda os riscos ligados a grupos, como os amigos, principalmente para os adolescentes, quando este tipo de contato começa a ser importante. "O adolescente pode tanto associar-se com um grupo que costuma dialogar, estudar, conversar, como com um que tenha atividades mais ligadas ao vandalismo e tipos de condutas voltadas à delinqüência", relata a pesquisadora.
        Analisando o dia-a-dia da Casa Abrigo, que atende a todos os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Marina buscou aspectos que comtribuíam para a perda da qualidade deste cotidiano, segundo o modelo da psicoeducação. "Destacou-se a ausência de objetivo de trabalho, ou seja, retira-se a criança de seu meio familiar, devido à situação de risco, mas não há um objetivo de trabalho para ela", aponta. Outro problema verificado é que as atividades oferecidas à criança são voltadas para a área de assistência social. Trabalhos manuais como crochê, tapeçaria, cursos de manicure, entre outros, são questionados quanto ao aspecto ideológico que os permeiam. "Muitas vezes, estes trabalhos são impostos como meios de subsistência à criança, quando na realidade, suas neces-sidades são outras", afirma. Na maioria das instituições, investe-se na disciplina da criança e numa possível profissionalização, que pode ser considerada deficiente. "Esse tipo de aprendizado pode ser considerado uma forma de lazer, mas não uma pro-fissionalização, uma vez que a criança precisa bem mais do que isso", garante Marina.
        A partir de vários levantamentos, teve início na Casa Abrigo a implantação de um modelo de qualificação do cotidiano da instituição. Desprezando os métodos de treinamentos, que na opinião da pesqui-sadora não qualifica o monitores, Marina permaneceu na instituição como educadora demonstrando como agir e lidar com as crianças no dia-a-dia, transformando os monitores em educadores. Após as intervenções na instituição, a pesquisadora observou que "se o sujeito não conseguir ter o sentimento de pertenciamento (eu pertenço a algum lugar), não há como estruturar a sua identidade, essa é a questão central do desenvolvimento da criança, quem sou eu no mundo?", conta. Segundo ela, no momento em que foram encerrados os trabalhos para a tese, a Casa Abrigo estava preparada para um aprofundamento, para contenção de tudo o que estava por trás da filosofia de educação. "Isso representa 50% do caminho a ser trilhado", acredita Marina.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3830.

Música brasileira encerra atividades "USP - Brasil 500 anos" de 1999
        No dia 1º de dezembro, às 17 horas, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece o concerto A música brasileira, com a Orquestra de Câmara da USP e o Coral do Departamento de Música da ECA. O concerto, com peças de compositores eruditos brasileiros de várias épocas, encerra as atividades de comemo-rações "USP - Brasil 500 anos", no ano de 1999.
        Um do destaques do concerto será a apresentação da mais antiga composição brasileira encontrada até hoje, composta em São Salvador, em 1759, e dedicada ao então presidente da Academia Brasílica dos Renascidos. Seu autor é, provavelmente, o Padre Caetano de Mello de Jesus. O documento foi descoberto pelo musicólogo Régis Duprat, na Coleção Alberto Lamego, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Sua estréia aconteceu em 1961, com a Orquestra de Câmara de São Paulo, sob a direção de Olivier Toni.
        O concerto será no auditório do Departamento de Música da ECA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, Cidade Universitária.
       Mais informações: ( (0XX11) 818-3575, com Yara.

Programa Biota-Fapesp recebe prêmio da Fundação Ford
        O Biota-Fapesp, extenso programa sobre a biodiversidade brasileira, recebeu o Prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental, na categoria Iniciativa do Ano na área de meio ambiente. A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira (24), em Recife, e também incluiu as categorias Ciência e Formação de Recursos Humanos, Conquista Individual e Negócios em Conservação.
        O Biota-Fapesp é um programa multidisciplinar que vai mapear e analisar os inúmeros aspectos da biodiversidade do Estado de São Paulo, formando um banco de dados que será disponibilizado via Internet. O objetivo é sistematizar informa-ções que permitam a criação de políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade paulista. O programa foi aprovado em fevereiro deste ano e fará um levantamento que compreende 250 mil metros quadrados, uma área pouco maior que a Grã-Bretanha. O universo dos estudos desenvolvidos pelas diferentes equipes de pesquisadores científicos do Estado envolve desde microorganismos até seres mais complexos, como os vertebra-dos, tanto do ambiente terrestre quanto do aquático.
        A iniciativa de lançar o programa vem de encontro aos compromissos inter-nacionais assumidos pelo Brasil, após a realização da ECO-92, especialmente a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Agenda 21, que preconizam o uso sustentável dos recursos naturais e um novo modelo de desenvolvimento. O Brasil abriga entre 15% e 20% do número total de espécies do planeta e faltam muitas informações sobre sua biodiversidade.
        Esta é a quarta versão do Prêmio promovido pela Fundação Ford e pela organização não-governamental Conservation International do Brasil. Lançado em 1996, o evento deste ano contou com 95 trabalhos inscritos vindos de todas as regiões do País, abrangendo desde projetos de empresas de grande porte e instituições tradicionais de pesquisa até pequenos grupos organizados de catadores de papel, refletindo a disseminação da cultura con-servacionista em diversos níveis da sociedade. O Prêmio Henry Ford de Conser-vação Ambiental distribuiu US$ 40 mil em prêmios, em quatro categorias: Conquista Individual, Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos e Iniciativa do Ano em Conservação. Segundo o diretor da Conservation International do Brasil, Roberto Caval-canti, "premiar iniciativas de conservação, mesmo que no âmbito local, no País de maior biodiversidade do mundo é, acima de tudo, reconhecer esforços pela preservação da vida no planeta".
        Mais informações: ( (0XX11) 838-4151 e 838-4008, na Assessoria de Imprensa da Fapesp; e-mail: cunha@fapesp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Poluição do ar em São Paulo
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove, no dia 2 de dezembro, a última conferência do Ciclo Temático "Poluição do ar", sobre o tema Poluição do ar: fontes na região de São Paulo, com Celso Orsini, do Instituto Física (IF) da USP. O evento acontece às 17 horas no IEA, que fica na Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919/4442.

Música no Brasil dos Viajantes
        O Atelier da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove amanhã, dia 3 de novembro, às 16 horas a palestra A música no Brasil dos viajantes, da musicóloga e cantora Anna Maria Kieffer, que comenta o relançamento de seu CD Viagem pelo Brasil, com peças de música popular brasileira recolhidas por viajantes estrangeiros na primeira metade do século XIX. O Atelier da FAU fica na Av. Prof. Almeida Prado 1560, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4564; e-mail: atelier.fauusp@uol.com.br


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        Confira a programação da TV USP para a semana de 29 de novembro a 5 de dezembro:
        SINAPSE - Alfabetização de Adultos. Programa sobre projeto desenvolvido por núcleo de pesquisa coordenado pela professora Zilda Yokoy, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Terça-feira (30), às 06h30, 11h e 15h30; quinta-feira (2), às 6h30, 11h, 15h30, 20 h e 0h30; sábado (4) às 11h, 15h30 e 20h; e domingo (5) às 6h30, 20h e às 0h30.
        DELTA PI- Informação e segurança na Internet. Debate com a presença de professores e alunos das áreas de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Jornalismo da USP e da PUC. Terça-feira (30), às 19h30 e a meia-noite; quarta-feira (1º), às 10h30; sábado (4), às 6h e a meia-noite; e domingo (5) às 10h30 e 15h.
        TV EM FOCO - Série produzida pelos estudantes de rádio e TV, da ECA, que discute a televisão brasileira, tem como tema o programa Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura. Segunda-feira (29) e sexta-feira (3), às 6h30, 11h, 15h30, 20h e 0h30; e quarta feira (1º), às 6h30,15h30, 20h e 0h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101; e-mail tvusp@edu.usp.br.

Cinema Palestino
        O Cinema da Universidade de São Paulo (Cinusp) "Paulo Emílio", dentro da mostra Cinema Palestino: uma nação na tela, exibirá os seguintes filmes, sempre às 18h30:
        29/11: Crônica de um desaparecimento e Nós somos todos soldados;
        30/11: Introdução ao fim de uma discussão, Check Point e Nós somos todos soldados;
        01/12: Casamento na Galiléia e Casamentos proibidos na Terra Santa;
        02/12: Crônica de um desaparecimento;
        03/12: Casamentos proibidos na Terra Santa, Introdução ao fim de uma discussão e Checkpoint.
        No dia 2 de dezembro, às 20h, acontece um debate com a curadora da mostra, a jornalista Tânia Caliari.
        O Cinusp "Paulo Emílio" fica na Rua do Anfiteatro 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540/3152.

Quartas culturais no IME
        O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza dia 1o de dezembro, às 12h30, recitais com o CAIME e o YAPAPÁ, corais do IME e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, respectivamente. Ambos são compostos por alunos, funcionários e pessoas da comunidade, e apresentam um repertório variado que inclui MPB, música africana, indígena, chilena e negro spiritual. As apresentações, que integram as Quartas culturais, acontecem no Saguão do Bloco B do Instituto.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-6169.


Livros, Revistas e Publicações

As prisões em São Paulo
        O pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Fernando Salla, lança na próxima segunda-feira, dia 29, às 19 horas, na Livraria URBE, o livro As prisões em São Paulo - 1822/1944, pela Editora Annablume.
        A livraria fica na Rua Fradique Coutinho, 1139, Pinheiros.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4951 ou 818-4965, com Ricardo Lavalle.


Quadro de Avisos

Coral da USP vence Mapa Cultural
        O Coral Madrigal Revivis da USP de Ribeirão Preto, regido pelo maestro Sérgio Alberto, ganhou nesta semana a final do "Mapa Cultural Paulista" na modalidade Canto Coral, prêmio distribuído anualmente pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. A apresentação aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3493.


Teses e Dissertações

Instituto de Química
Doutorado
        Teluretos vinílicos em síntese orgânica: obtenção de teluretos de cloro vinila e sistemas enínicos/edediínicos. Gílson Rogério Zeni. Dia 03/12, 14h.
        Estudo da relatividade de alguns ácidos alfa-sulfonilcarboxílicos com eletrófilos de carbono. Fernando Perna. Dia 03/12, 14h.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
        A morte na periferia de São Paulo. Valéria Sanches. Dia 26/11, 14h30
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4584.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Análise da mutação 3500 e dos polimorfismos Mspl, Xbal, Ins/del e 3'HVR do gene da apoliproteína B-100 em indivíduos caucasianos hipercolesterolêmicos. Selma Andréa Cavalli. Dia 02/12, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Modelos de crise de balanço de pagamentos. Inez Silvia Batista Castro. Dia 26/11, 10h.
        Contribuição ao estudo de modelos aplicados à administração do capital de giro. Eduardo de Come. Dia 30/11, 17h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page