São Paulo, 1º de dezembro de 1999 n.485/99
Arquivo
A fome oculta na
má alimentação
Obesidade não é o único mal trazido pelas refeições deficitárias ricas em açúcares e gordura. Nutróloga do ICB alerta para o problema da Fome Oculta, deficiência em nutrientes vitais para a saúde, que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como o câncer e diabete.

Aumenta o número de vagas nos cursos noturnos da USP
 

Encontro aborda implementação de políticas voltadas ao respeito dos direitos humanos
 

Educação Física debate a aplicação da psicologia em equipes esportivas
 


Destaques


Fome Oculta: necessidade silenciosa de nutrientes
        Refeições deficitárias, com pouca variedade de alimentos e exageradas em açúcares e gordura, podem levar os indivíduos a uma paradóxica situação: pessoas obesas, porém vítimas da "fome oculta", caracterizada pela carência de nutrientes. A fisiologista nutróloga do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, Rebeca C. de Angelis, alerta para a possibilidade da fome oculta contribuir para o desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabete e problemas cardiovasculares".
        Normalmente, a fome oculta é imperceptível e aparece sem o indivíduo saber. Não é característica apenas de países pobres. Pelo contrário, ocorre em países ricos como Holanda e Estados Unidos, explica a professora. "O corpo sente a necessidade silenciosa e oculta de certos nutrientes escassos na alimentação, aumentando os riscos de algumas doenças". Sabe-se, por exemplo, que a falta de ferro causa anemia, mas existem enfermidade causadas pela falta de nutrientes que não sabe-mos quais são. "Por isso, os alimentos devem ser consumidos de forma balanceada, sem exageros ou escassez. A variedade deve ser a grande inimiga da fome oculta'".
        Rebeca adverte, ainda, que a alimentação não deve ser feita apenas como meio de reposição de energia, ou para o crescimento das crianças, mas como forma de proteger o organismo contra doenças e agressões ambientais, como as variações bruscas de temperatura, poluição e radioatividade. A pesquisadora acredita que a quantidade de nutriente necessária para a proteção do organismo não é encontrada suficientemente nos alimentos em sua forma natural. Seria recomendado, também, a ingestão de alimentos que sofreram adição de nutrientes, como leites e biscoitos fortificados com vitaminas ou o sal iodado.
        Segundo Rebeca, o péssimo hábito alimentar em todo o mundo pode ser resolvido por meio da educação. "Desde o desmame, a criança deve receber uma ali-mentação que a habitue a ingerir nutrientes importantes para a prevenção de doenças. Por exemplo, o indivíduo desde cedo deve ser acostumado a comer também alimentos de origem vegetal, por ser um potente inimigo dos radicais livres, moléculas incompletas altamente oxidantes, que causam danos ao material genético e a muitas outras formações do nosso corpo".
        A especialista acaba de lançar o livro Fome Oculta: Impacto para a população do Brasil, com a colaboração de renomados cientistas do País e do exterior. A obra, além de informar seus leitores sobre a fome oculta, trata de temas como a Nutrição Protetora, capaz de proteger o ser humano e permitir que ele usufrua, com melhor qualidade de vida o seu potencial genético.
        Mais informações: ( (0XX11) 3064-1445.

Cresce o número de vagas noturnas na USP
        Aumentaram as vagas noturnas oferecidas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo. Para o próximo ano, das 7.175 vagas disponíveis nos 162 cursos, 2.261 serão destinadas aos alunos do curso noturno. Na área de Ciências Exatas, em 98, a USP oferecia 270 vagas. Para o próximo ano a disponibilidade será de 390 vagas. Em Ciências Humanas, no mesmo período, o número de vagas aumentou de 1.506 para 1.701. Em Ciências Biológicas não houve aumento.
        Dos novos cursos aprovados na USP, o bacharelado em Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos, e o bacharelado em Física Médica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto abriram, cada um, 40 novas vagas destinadas aos alunos do pe-ríodo noturno. Também o curso de Relações Públicas, da Escola de Comunicações e Artes, foi aprovado no período noturno, com mais 25 novas vagas. No período diurno foram aprovadas 20 vagas para o bacharelado em Economia Agroindustrial, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba; 10 vagas para o bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos; e 35 vagas para o curso superior de Audiovisual, que substitui os cursos de Radialismo, Cinema e Vídeo, na Escola de Comunicações e Artes.
        Estão dependendo de aprovação final do Conselho Universitário para implantação também no período noturno de 60 novas vagas para o bacharelado em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, na Faculdade de Medicina, do campus de Ribeirão Preto e de 40 vagas em Engenharia de Alimentos, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, no campus de Pirassununga. Já existem propostas para criação de novos cursos, como o bacharelado em Ciências Nutricionais, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Nutrição, no período noturno, na Faculdade de Saúde Pública, e o Bacharelado em Oceanografia, em período integral, no Instituto Oceanográfico. A criação de outros cursos está em fase adiantada de estudos nas Unidades, mas a implantação deles dependerá de análise final.
        Indicadores publicados no Anuário Estatístico 1999 mostram que na graduação a USP está equiparada às melhores universidades do exterior, com base nos critérios utilizados internacionalmente. Um dos indicadores de qualidade é a relação entre alunos formados e matriculados no mesmo ano. O valor dessa relação está entre 0,8 e 0,9 nas universidades estrangeiras. A USP evolui para este patamar e alcançou no último ano o índice de 0,66. "Muitos alunos que já fazem curso na USP, ingressam em outro, para agregar conhecimentos complementares à sua formação principal", diz a pró-reitora de graduação da USP, professora Ada Pellegrini Grinover.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3478, com Alda.

Novos dados sobre a situação dos diretos humanos no Brasil
        Pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV) estarão debatendo possi-bilidades de proteção e implementação de políticas voltadas ao respeito dos direitos humanos no país, no 1º Encontro Brasileiro de Direitos Humanos, que acontece a partir desta quarta-feira (1º) até o próximo sábado (4), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Franco Montoro será lembrado e homenageado na abertura do encontro, às 18 horas, que contará com a presença do governador do Estado, Mário Covas.
        Entre os pesquisadores do NEV que participarão do evento estão: Paulo Sérgio Pinheiro, que abordará a questão globalização econômica, logo após a abertura; Sérgio Adorno, que analisará a violação de direitos econômicos e a responsabilidade do Estado, dia 2, às 17 horas; e Nancy Cardia, que debaterá sobre a questão da implementação de direitos econômicos e sociais, dia 4, às 9 horas.
        Entre os estudos a serem apresen-tados estão a questão dos direitos humanos e suas perspectivas do ensino de literatura no Brasil, de Eduardo Brito (NEV/USP) e a questão da exclusão e da não efetivação da democracia brasileira, de Helder Ferreira (NEV/USP), ambos às 14 horas do dia 2, juntamente com pesquisadores de diversos estados.
        Participarão ainda do evento o se-nador Eduardo Suplicy, o secretário de Estado de Direitos Humanos, José Gregori, o ex-ministro de Relações Exteriores, Celso Lafer, o ex- secretário municipal de Justiça, Dalmo Dallari, além de outros pesquisadores e representantes da sociedade civil, como Gilmar Mauro, do MST.
        A PUC fica na Rua Monte Alegre n. 984, Perdizes.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4965 ou 818-4951, com Ricardo, Marcelo ou Bete


Cursos, Seminários e Palestras

Psicologia e esporte
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP promove no próximo dia 3, a partir das 9 horas, o fórum de debates A psicologia e sua aplicação em equipes esportivas. O evento acontece no auditório da EEFE, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 65, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3182.


Agenda Cultural

Filme documentário e etnográfico
        O Cinusp "Paulo Emílio" promove, a partir do dia 6, o III Festival do Filme Documentário e Etnográfico. Estão programados os seguintes filmes:
        "Angano...Angano", "Aos guerreiros do silêncio" e "Ensopado de awará", no dia 6;
        "A guerra da água" e "Mariana e a lua", no dia 7;
        "Tchuma Tchato" e "A árvore dos antepassados", no dia 8;
        "Out of the ashes" e "Brink of peace", no dia 9;
        "Milagre em Juazeiro", no dia 10.
        As sessões acontecem sempre às 18h30 e a entrada é gratuita. No dia 9, às 20h30, haverá um debate com Alan Rosenthal, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Escola de Cinema e TV da Grã-Bretanha, cineasta e autor de "Why Docudrama?".
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Saúde Coletiva: os (des)caminhos da construção do ensino de enfermagem. Cássia Irene Spinelli Arantes. Dia 06/12, 14 h.
Mestrado
        Fatores de risco para doença coronariana: comportamentos e percepção de pacientes pós intervenção hemodinâmica. Dia 07/12, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Instituto de Química
Doutorado
        Estudo fotoluminescente de tristenoiltrifluoroacetonatos de latanídeos com sulfóxidos. Jorge Fernando Silva de Menezes. Dia 06/12, 14 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3844.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        A influência da história reprodutiva e do estudo nutricional sobre a densidade mineral óssea de mulheres adultas. Elisabetta Gioconda Iole Gionanna Recine. Dia 06/12, 9 h.
        Promoção de saúde - uma experiência baseada na antroposofia: o caso da favela Monte Azul. Carmem Silva Carmona de Azevedo. Dia 7/12, 9 h.
        Freqüência de ocorrência da Toxoplasmose em suínos abatidos em matadouros do Brasil e do Peru através de provas sorológicas e histopatologia. Fidel Francisco Suarez Aranda. Dia 3/12, 14 h.
Mestrado
        Análise comparativa do folato sérico entre gestantes portadoras de fetos com e sem defeitos de tubo neural por dois métodos imunológicos automatizados. Gizele Thaime. Dia 2/12.
        Determinantes da capacidade funcional de idosos residentes no Distrito de São Paulo. Tereza Etsuko da Costa Rosa. Dia 3/12, 9 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Doutorado
        Aspectos morfológicos do funículo umbilical em eqüinos (Eqqus caballus, Lannaeus, 1758). Francisco de Sales Resende Carvalho. Dia 07/12, 9 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Avaliação da utilização e importância de instrumentos de diagnóstico e prognóstico em pequenas empresas. Edgard José Carbonell Menezes. Dia 7/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page