São Paulo, 6 de dezembro de 1999 n.487/99
Arquivo
Distúrbios de aprendizagem
Pesquisadores do Instituto de Psicologia desenvolveram novos testes para identificar crianças com problemas na aprendizagem escolar e intervir em suas dificuldades. Os testes já foram aplicados em estudantes em sala de aula e os resultados foram animadores.

Livro de professor do ICB é referência mundial para o ensino de histologia nas escolas de Medicina
 

Cerimônia marca o pré-lançamento de rede de apoio e comunicação a portadores de deficiência e familiares
 

Edusp reabre sua livraria na Maria Antonia


Destaques


Novos testes para identificação de distúrbios de aprendizagem
        Uma em cada dez crianças brasileiras em idade escolar apresentam algum tipo de distúrbio de aprendizagem. Só na Europa e América do Norte, o transtorno de leitura específico acomete 4% dos estudantes. Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental, do Instituto de Psicologia da USP (Lance-Ipusp) trabalhou na elaboração de novos testes pedagógicos para identificar crianças com estes problemas e intervir em suas dificuldades. Se-gundo a psicóloga Alessandra G. S. Capovilla, que fez parte dos trabalhos, os novos testes são práticos, de fácil manuseio e um deles foi feito a partir da tradução e adaptação do teste americano Peabody. Além desse material a Psicologia tem disponível uma equipe preparada para orientar o professor na aplicação dos testes.
        Distúrbios de aprendizagem são dificuldades específicas que as crianças apresentam em algum momento escolar. Pelo menos 80% dos distúrbios estão relacionados à leitura e à escrita. Alguns, no entanto, podem ocorrer na disciplina de matemática, como a discalculia, que é a dificuldade em lidar com os símbolos matemáticos. O problema é considerado patológico quando a criança está bem abaixo da média de sua classe escolar ou de sua idade. As causas variam, incluindo desnutrição, privação cultural, disfunções emocionais, rebaixamento mental e problemas sensoriais ou neurológicos.
        No Brasil, o problema é intensi-ficado pela predominância nas escolas do método de alfabetização globalizado, que focaliza o significado da palavra e não sua composição fonêmica. "As crianças com tendência à dificuldade fonológica são prejudicadas com esse método, especialmente aquelas com nível sócio-econômico mais baixo", explica Alessandra. Em todo o mundo trabalhos com o método fônico já são utilizados freqüentemente por professores para identificação e intervenção desses problemas, para prevenir a ocorrência de distúrbios de leitura e escrita, e para a estimulação necessária ao tra-tamento dessas dificuldades.
        Os testes desenvolvidos no Lance incluem cadernos ilustrados para avaliar o vocabulário receptivo da criança, prova de consciência fonológica e provas de leitura e escrita, com tabelas para comparar o desempenho da criança com o esperado para sua idade e escolaridade. Os testes já foram aplicados em 2.500 crianças, através de um programa coordenado pelo Lance, envolvendo as Universidades do Estado do Rio de Janeiro, Federal do Espírito Santo, Estadual de Londrina e UNESP (campus de Marília). As crianças que apresentaram dificuldades foram submetidas ao trata-mento e, de acordo com os resultados, tive-ram uma melhora acentuada, alcançando o nível dos melhores alunos da classe.
        Mais informações: ( (0XX11) 3721-9977, 818-4002 e 818-4448, e-mail acapovil@usp.br


Livro didático de professor da USP é referência no ensino mundial da medicina

        Moderno, de leitura agradável, direto e fácil de compreender. Essas são, para o médico pernambucano José Carneiro, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, características que fazem de seu livro Histologia básica uma obra bem-sucedida, não só no Brasil como no mundo todo. A partir da edição norte-americana, já foram feitas traduções para italiano, holandês, indonésio, japonês, alemão, francês, servo-croata, coreano, grego e turco, e estão em fase de publicação as traduções para polonês e malaio.
            Segundo informação da Lange Medical Publication, editora norte-americana da obra, nunca existiu um livro de histologia traduzido em tantas línguas. Ele foi escrito em 1969 pelos professores Carneiro e Luiz Carlos Junqueira, que se basearam em sua maneira de ensinar, e é atualizado periodicamente. Em sua 9ª edição no Brasil, Histologia básica também já se encontra na 9ª edição em língua inglesa, e é utilizado no ensino de histologia pela Harvard Medical School desde que foi traduzido para o inglês.
        A obra trata das células e do material extra-celular produzido por elas, ou seja, dos tecidos do corpo, e é destinada a estudantes de medicina com algum conhecimento do assunto, apesar de também ser utilizada por estudantes de outras especialidades com interesse em histologia. "Compreendendo uma das células do fígado, compreendo o próprio fígado", explica o professor. Ele conta que recebeu muitas sugestões boas de alunos para escrever o livro, inclusive sobre o que não era essencial. "Tiramos tudo o que era de caráter histórico da histologia", conta. O prestígio do livro dos professores Carneiro e Junqueira pode ser medido por sua escolha para a exposição "Os Livros do Século", promovida pela Câmara Brasileira do Livro, em que foi o único da área médico-biológica.
        No próximo dia 8, às 17 horas, o ICB outorga ao professor José Carneiro o título de Professor Emérito. Na solenidade, que contará com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch, o professor Carneiro será saudado por Flávio Fava de Moraes, ex-reitor da Universidade e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. A cerimônia acon-tece no Auditório do Edifício Biomédicas IV do ICB, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 818-7438

Pré-lançamento da Rede SACI
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária (Cecae) da USP promove no dia 13 de dezembro, às 14h30, a cerimônia de pré-lançamento da Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação. O projeto tem o objetivo de estimular a comunicação entre portadores de deficiência, seus familiares, profissionais, órgãos públicos, empresários e formuladores de políticas públicas, como instrumentos de promoção de qualidade de vida, inclusão social e cidadania. Para desenvolvê-lo, a Cecae conta com a parceria do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e da ONG Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
        Depois da cerimônia haverá uma mesa-redonda, sobre o tema "Animação de redes", seguido de um coquetel. O evento acontece no Anfiteatro da Escola Politécnica da USP, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 308, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4370 e 818-4420; e-mail saci@saci.org.br .


Edusp reabre no Ceuma com nova filosofia

        Depois de passar por uma verdadeira mudança de filosofia, a Livraria Edusp, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, será reaberta na próxima terça-feira, dia 7, às 19 horas. Agora a Livraria aglutinará não apenas títulos da Edusp, mas também de outras unidades da própria USP, bem como a produção editorial das universidades, fundações e centros de pesquisas brasileiros.
        A reabertura da Livraria será marcada pelo lançamento do livro comemorativo das cinco décadas da Declaração dos Direitos Humanos, da Edusp, e por uma palestra sobre esse tema. Serão lançados ainda os livros Zoologia Fantástica do Brasil, de Afonso de Escragnolle Taunay, e O Brado do Ipiranga, de Cecília Helena de Salles Oliveira e Claudia Valladão de Mattos, títulos que iniciam a Coleção Acervo, cujo objetivo é divulgar o patrimônio dos museus que integram a USP.
        O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 258-9287 ramal 30.


Cursos, Seminários e Palestras

Palestra no MAE
        O professor Ordep Trindade Serra realiza no dia 10, às 10 horas, a palestra Os caminhos de Hermes, como parte de um ciclo de palestras promovido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O evento acontece na sala 3 do Museu, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4906.

Universidades, Pesquisas e Globalização
        O Centro de História da Ciência da USP promove dia 10, das 9 às 18 horas, o simpósio Universidade, Pesquisa e Globalização - O caso Brasil em uma perspectiva histórica, em homenagem aos 80 anos do professor Crodowaldo Pavan.
        O objetivo é debater o papel das universidades e da pesquisa científica e tecnológica nos países em desenvolvimento como o Brasil, nesta época globalizada.
        O evento acontece na Sala do Conselho Universitário, na Rua da Reitoria, 109.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3776/2063 ou pelo e-mail chciencia@edu.usp.br.

Biologia Molecular
        Acontece na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP) dia 10, a partir das 9 horas, 1o Simpósio de Biologia Molecular Aplicada à Análises Clínicas para o Ensino e Pesquisa em Ciências. O evento é promovido pela Fundação para o Ensino e Pesquisa em Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (Fundefarp), Departamento de Análises Clínicas, Toxológicas, Bromatológicas e Curso de Especialização em Anáises Clínicas da FCFRP.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4296 ou 602-4163.


Livros, Revistas e Publicações

Paisagismo no Brasil
        Sílvio Soares, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, lança no dia 12, às 17 horas, após palestra, seu livro Quadro do paisagismo no Brasil, produto de cinco anos de pesquisa dentro do Projeto Quapá, em andamento no Laboratório de Paisagens do Departamento de Projeto. O evento, que acontece nas dependências da 4a Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), também marca o lançamento do CD-Room Paisagismo brasileiro: guia de praças e parques no Brasil, co-produçãodo Projeto com o arquiteto Jonathas P. N. Silva.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4687.
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Determinação e caracterização de enfermidades que acometem calitriquídeos e cebídeos (estudo multidisciplinar). Lilian Rose Marques de Sá. Dia 13/12, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
        "Primeira vez": Vivência, expectativa e avaliação de vulnerabilidade em saúde sexual. Luciana Quida Bueno da Silva. Dia 10/12.
        Mais informações: ( (0XX16) 630-3123/991-3209.

Faculdade de Direito
Mestrado
        A legítima defesa e a ação coercitiva do Conselho de Segurança das Nações Unidas como exceções ao princípio da proibição do uso da força nas relações internacionais. Afonso Grisi Neto. Dia 13/12, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Instituto de Química
Doutorado
        Caracterização de uma forma epimastigota intracelular no ciclo do Trypanosoma cruzi, Clone CL-14. Martinez Almeida de Faria. Dia 13/12, 14 h.
        Mais informações: ( (011) 818-3844.

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Cinomose canina: Detecção do RNA viral pela reação em cadeia pela Polimerase (RT-PCR) em cães com diagnóstico clínico da doença. Rosana Alcalde. Dia 8/12, 9h.
        Fatores sensoriais e atencionais determinantes da percepção simultânea de estímulos visuais abruptos e em movimento. Alexandre Hiroaki Kihara. Dia 8/12, 14h30.
        Alterações no conteúdo de gordura corporal em ratos promovidos pela presença do tumor de Walker 256: Heterogeneidade de resposta do tecido adiposo e efeito da suplementação lipídica. Priscila Silvana Bertevello. Dia 9/12, 14h.
        Trypanosoma (Megatryparum) spp. Análise do polimorfismo e das relações filogenéticas entre isolados de animais domésticos e silvestres. Definição de marcadores taxonômicos moleculares. Adriana Carlos Rodrigues Fuzato. Dia 10/12, 14h30.
        Mais informações: ( (011) 818-7439.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page