São Paulo, 8 de dezembro de 1999 n.488/99
Arquivo

 
Laboratório da USP vai testar genéricos
O Laboratório de Biofarmacotécnica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas assinou convênio com a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) para testar a eficácia dos medicamentos genéricos. 

Livro da FSP analisa a saúde no campo do trabalho infanto-juvenil
 

Homenagem às vítimas de campo de concentração no lançamento da Revista Estudos Avançados n° 37
 

No Cinusp prossegue a mostra "III Festival do Filme Documentário e Etnográfico"


Destaques


Laboratório da USP testa medicamentos genéricos
        O Laboratório de Biofarmacotécnica (Biofar) do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP acaba de assinar um convênio com a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) para prestação de serviços na área de bioequivalência de medicamentos genéricos. Os ensaios de bioequivalência comprovam, entre outras coisas, que o desempenho de dois medicamentos é o mesmo no organismo, ou seja, que os níveis que uma determinada substância atinge no sangue do paciente após a administração desses medicamentos são equivalentes.
        O Biofar já realiza testes experimentalmente, desde 1992, em parceria com laboratórios farmacêuticos, sendo que al-guns resultaram em teses de doutoramento. Segundo seus coordenadores, professores Valentina Porta e Humberto Gomes Ferraz, com a regulamentação dos medicamentos genéricos a procura cresceu porque as indústrias precisam realizar os testes para começar a produzir os genéricos. Mesmo as que não quiserem produzir terão que fazer o teste de biodisponibilidade para renovar o registro dos seus produtos. Segundo Valentina, algumas empresas não têm interesse em registrar medicamentos como genéricos por já terem um similar com uma marca forte no mercado. "Mas os testes serviriam para provar que os simi-lares apresentam o mesmo desempenho que os produtos inovadores."
        Ferraz explica que os atuais medicamentos com "nome genérico" não são medicamentos genéricos. Para isto, teriam que ser bioequivalentes aos produtos tomados como referência no mercado. "Apesar de as empresas não precisarem provar que tais medicamentos funcionam, por exemplo, em nível neurológico (o que já foi estabelecido pela indústria que detinha a patente do produto de referência), é preciso provar que o produto tem a mesma eficácia e segurança que o de referência, o que é feito por meio do ensaio de bioequivalência. Além disso, as condições de produção devem ser adequadas. No Brasil, com a Lei n° 8797, haverá uma série de exigências para o registro dos genéricos, incluindo o ensaio de bioequivalência em relação ao produto padrão do mercado."
        Ter o mesmo princípio ativo e na mesma quantidade de um produto de referência não garante que no organismo os dois medicamentos atuem da mesma forma. O efeito pode ser maior ou menor. São realizados testes "in vitro" e "in vivo" com voluntários sadios para que a diferença observada não seja em função de alguma doença apresentada, mas em razão das diferenças dos medicamentos. "São pelo menos 30 pessoas para cada ensaio, que recebem as duas medicações — o teste e a referência de mercado. Colhemos várias amostras de sangue e traçamos uma chamada de perfil plasmático do fármaco no sangue. Essa curva tem várias concentrações, desde o início na absorção, até atingir o pico, quando ela cessa e vai decaindo até praticamente zero. Comparando esses perfis verificamos a bioequivalência. Utilizamos normas internacionais para esse tipo de ensaio," conta Valentina.
        Os prazos de execução destes testes eram muito longos. Por isso o Biofar pretende fazer uma prestação de serviços, aumentando a capacidade de fazer ensaios e reduzindo o tempo de execução. "Geralmente levávamos mais de um ano para concluir os testes. Agora vamos realizá-los em três meses," promete a pesquisadora.
        Ferraz acrescenta que o acordo assinado com a Alanac, que congrega indústrias farmacêuticas de capital nacional, é que possibilitou o investimento para que a estrutura de pesquisa possa gerar resultados mais rápidos. "Normalmente, são as empresas nacionais que têm interesse em lançar produtos genéricos, porque a multinacional lança, principalmente, medicamentos de marca."
        Além da bioequivalência, o professor lembra que é necessário garantir a segurança em relação ao produto padrão, com relação à contaminação. "Isto se controla na área de produção. O laboratório que quiser produzir o genérico precisa ter as condições adequadas, funcionando de acordo com os padrões estabelecidos para a indústria farmacêutica."
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3623; e-mail: sferraz@usp.br ou vporta@usp.br

Livro analisa saúde e trabalho infantil no Brasil
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lança no próximo dia 14, às 17 horas, no prédio do Centro de Educação Permanente da FSP, o livro O compromisso da saúde no campo do trabalho infanto-juvenil - uma proposta de atuação, coordenado pela professora Márcia Faria Westphal, e organizado por Ana Maria Caricari e Maria Theresa V. Escobar Ferraz de Camargo. O livro teve um pré-lançamento no último dia 4, durante o término da Pré-Conferência Regional de Direitos Humanos, na Câmara Municipal de Franca, Estado de São Paulo.
        A publicação originou-se do interesse em ampliar o conhecimento da sociedade sobre o trabalho infantil e suas conseqüências na vida da criança e/ou adolescente, após a Faculdade ter realizado, nos dias 6 e 7 de dezembro de 1998, uma Oficina de Trabalho em Franca discutindo o trabalho infantil relacionado à indústria de calçados da região. Analisá-lo, entretanto, não é o único objetivo do livro, que busca identificar alternativas através de diversos artigos que abordam essa problemática.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739 com a Profa. MárciaWestphal ou 3066-7766 com a pesquisadora Maria Theresa.


Cursos, Seminários e Palestras

Biodeterioração dos materiais de construção
        O Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e o Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP organizam de 14 a 16 de dezembro, das 14 às 18 horas, o curso Biodeterioração de Materiais de Construção e Qualidade de ar interno. Serão abordados, entre outros tópicos, biodeterioração de concreto; biodeterioração de argamassa; biocidas; síndrome dos edifícios doentes - fungos do ar.
        O curso acontece no ICB II - Anfiteatro A, Av. professor Lineu Prestes, 1374, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 813-9647 ou pelo e-mail revmicro@icb.usp.br.

Biologia Molecular em análises clínicas
        No próximo dia 10, a partir das 9h, no campus da USP de Ribeirão Preto, acontece o 1º Simpósio de biologia molecular aplicada às análises clínicas. O evento é promovido pelos Departamento de Análises Técnicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e pela Fundação para o Ensino de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, dentro do Curso de Especialização em Análises Técnicas da FCFRP.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-4296/6024163.

Direito Mobiliário
        Estão abertas as inscrições até dia 10 de dezembro para o Curso de Especialização em Direito Mobiliário promovido pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP. O curso, dirigido a bacharéis em Direito, Economia, Administração de Empresas, Administração Pública, Engenharia Financeira, Ciências Atuariais e Ciências Sociais, acontece de fevereiro a junho e de agosto a dezembro de 2000.
        As inscrições devem ser feitas na Rua Riachuelo, 185 - terceiro andar intermediário.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004 ou 3111-4005.
 
 


Agenda Cultural

Duo Bico de Pena
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove amanhã (9), às 20h30, dentro do projeto "Música na Maria Antonia", o recital do Duo Bico de Pena. No programa, obras de Noel Rosa, Tom Jobim, Chico Buarque e Pixinguinha, entre outros.
        A entrada é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 e 255-3140.

Filme documentário e etnográfico
        O Cinusp Paulo Emílio exibe entre os dias 13 e 17, dentro da mostra III Festival do Filme Documentário e Etnográfico, os seguintes filmes:
        Nos dias 13 e 15, Drink deep, Burried in light e Lost book found, dias 13 e 15;
        Dia 14, Birinaite sob o viaduto, Terra da lua, Do outro lado da sua casa e Esta não é a sua vida;
        Dia 16, Birinaite sob o viaduto, Drink deep, Adeus RDA e Aos guerreiros do silêncio;
        Dia 17, Crônica de um tempo seco, A guerra de pacificação na Amazônia e O rap da saturação.
        As sessões acontecem sempre às 18h30, com entrada franca. No dia 16, às 20h30, haverá um debate com Ruben Caixeta, antropólogo e cineasta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, e organizador do III Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3540.

Fototropia
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura nesta quinta-feira (9), às 20 horas, a exposição Fototropia, de Fernando Cea. O jovem artista brasileiro, que está fazendo carreira de sucesso na Espanha, tem seu trabalho fundamentado materialmente no diálogo entre o óleo e a cera de abelha, que tem como parlatório a madeira ou a tela, pondo também em diálogo formas e cultura.
        A exposição estará aberta entre 10 de dezembro e 9 de janeiro do próximo ano, diariamente das 9 às 23 horas. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-7182, com Luciana Medeiros.


Livros, Revistas e Publicações

Lançamento da revista de Estudos Avançados
            O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança no próximo dia 15, às 17h30, o número 37 da revista Estudos Avançados, que traz como principal destaque o dossiê "Memória". São oito textos que, de acordo com o editor da revista, professor Alfredo Bosi, dão ao leitor a possibilidade de ouvir vozes de um passado que ressoam aqui e agora. Entre eles estão "O campo de Terezin", de Ecléia Bosi, e "Memórias de um comunista", de Marco Antônio Tavares Coelho, passando por "Uma autobiografia operária: a memória entre a entrevista e o romance", de J. Sergio Leite Lopes e Rosilene Alvim, e "Memórias do futebol brasileiro", de João Máximo.
        Durante o lançamento, que acontecerá na sede do Instituto, será prestada uma homenagem às vítimas do campo de concentração de Terezin, com a participação do rabino Henry I. Sobel e de autores dos textos do dossiê "Memória". O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3919 e 818-4442.


Quadro de Avisos

Museu do Ipiranga tem nova diretora
        No próximo dia 13, às 17h30, a professora Raquel Glezer assume a diretoria do Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga). A cerimônia acontece no Salão Nobre do Museu, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga.
        Mais informações: ( (0XX11) 273-4390 (Estela) ou 215-0750 (Ivonete).


Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Análise de sobrevida de pacientes diagnosticados com carcinoma espinocelular de bica, em Araçatuba, de 1980 a 1995. Maria Lúcia Marçal Mazza Sundfeld. Dia 10/12, 14h.
        Conhecimentos e opiniões de usuários sobre a importância do exame e das amostras de escarro no diagnóstico de tuberculose pulmonar. Lúcia de Lourdes de Souza Leite Campinas. Dia 10/12, 14h.
        Mais informações: (0XX11) 3066-7739.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Efeitos da gordura ruminalmente protegida sobre o desempenho e composição do leite e sangue de vacas holandesas. Carlos Humberto Corassin. Dia 14/12, 10h.
        Avaliação da resistência, escore e crescimento do casco, escore de locomoção e escore corporal de vacas leiteiras suplementadas com zinco metionina. Renata de Oliveira Souza Dias. Dia 14/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7667

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Biodisponibilidade do albendazol e seus principais metabólitos em coelhos. Eunice Mayumi Suenaga. Dia 15/12, 9h.
        Influência da papaína e do óleo de pequi na penetração percutânea do diclofenaco de sódio. Patrícia Santos Lopes. Dia 15/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        A implementação do gerenciamento da qualidade total (TQM) numa empresa da administração pública brasileira: o caso do Serpro. José Benedito Regina. Dia 14/12, 14h30.
Doutorado
        Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos. Marcos Fava Neves. Dia 14/12, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-5811.

Escola de Enfermagem
Doutorado
        Cuidado popular com feridas: representações e práticas na comunidade de São Gonçalo, Cuiabá-MT. Moneda Irene Kreutz. Dia 13/12, 9h.
    Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page