São Paulo, 10 de dezembro de 1999 n.489/99
Arquivo
Aids e sexo na visão dos internos da Febem
Na instituição o sexo é uma moeda de troca. O estudo que analisa o pensamento dos jovens infratores da Febem sobre sexualidade e Aids mostra que, apesar de conhecerem as conseqüências e as formas de prevenção, a doença é encarada apenas como mais uma forma de morte.

Pós-graduação da USP terá sistema on-line de matrículas a partir do ano que vem
 

Instituto de Física abre inscrições para Cursos de Verão
 

PROCAM lança cinco livros sobre Ciência Ambiental


Destaques


Pesquisadora revela pensamento dos internos da Febem sobre sexualidade e Aids
        Estudos que vêm sendo realizados pela socióloga Rosane de Lourdes Silva Vianna junto a jovens infratores da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) com base, principalmente, no aspecto sexualidade e Aids, revelam a visão dos internos sobre o tema e a realidade de uma instituição vista do lado de dentro. Estas pesquisas servirão de base para um projeto de mestrado que Rosane vem desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.
        "O sexo dentro da Febem é uma moeda de troca", afirma a pesquisadora. Este fato, segundo ela, foi constatado já em 1996, quando participou de uma pesquisa solicitada pelo Ministério da Saúde que envolveu funcionários — corpo técnico, coordenadores e monitores — e internos. "Por meio de entrevistas individuais detectamos que a prática sexual entre os internos ocorria, mas não era admitida nem por eles próprios, nem pelos funcionários", conta. "Admitiam ocorrer, mas sempre em outro tempo e espaço", ressalta. De acordo com a socióloga, detectou-se, inclusive, casos de relações heterossexuais entre internos e funcionários. Com relação à homossexualidade, os internos do sexo masculino não admitiram ter este tipo de relacionamento, já que o mito do "ser herói, forte, bandido", não combina com o que consideram "ser fraco, dependente, mulherzinha", que associam à homossexualidade. "As meninas internas da instituição assumiam abertamente a relação homossexual e, por vezes, orgulhavam-se de tal postura", diz.
        De 1996 até agora, pouca coisa mudou na Febem e o quadro de violência crescente continua. "Trata-se de uma instituição com uma hierarquia rígida, mas onde tudo e nada pode ao mesmo tempo. Não há um projeto educacional consisten-te", avalia a pesquisadora. De uma forma geral, os internos têm conhecimentos básicos sobre as conseqüências da Aids e as formas de prevenção, mas consideram que a doença é apenas mais uma das várias formas de morte. "Entre eles é comum a utilização da droga que, em muitos casos, está associada ao ato sexual. Assim, não há o espaço para se pensar nas conseqüências de uma relação sem prevenção. A perspectiva da morte está sempre presente entre estes jovens", relata Rosane.
        Nos três primeiros meses deste ano, a pesquisadora acompanhou na instituição uma série de Oficinas para Prevenção de Aids, realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, onde os internos participaram de atividades artísticas como montagem de peças teatrais, grafites, dança e apresentações musicais com orientação de um grupo de Hip Hop, de forma que pudessem se expressar sobre sexualidade, Aids, e outros temas. "Participaram cerca de 50 internos, escolhidos em algumas unidades de internos infratores entre os bem comportados", conta.
        Para Rosane, os momentos de instabilidade da instituição que resultam em rebeliões refletem a potencialização da violência. "Os jovens internos, em sua maioria, convivem no seu cotidiano fora da instituição com a violência, integrados em gangues e quadrilhas à busca do acesso fácil a bens de consumo proporcionado pelo crime", constata. "Por vezes, uma simples informação a um grupo, que possa resultar num assalto, pode render boas quantias em dinheiro, um carro, uma moto-cicleta, por exemplo. Assim, as duas formas de violência, externa e interna, ao se encontrarem dentro da instituição aca-bam por determinar a revolta na forma de rebeliões".
        Rosane pretende traçar um paralelo entre a Febem e uma instituição para jovens infratores da Colômbia. "Lá, onde alguns jovens têm envolvimento com a guerrilha e com o narcotráfico, vem se obtendo sucesso com um programa de reintegração à família e à comunidade", conta. "Os educadores têm formação superior específica para a realização do trabalho educativo junto aos jovens e famílias" .
        Mais informações: ( (0XX11) 212-1078, com Rosane de L. S. Vianna; e-mail: marssilva@zipmail.com.br

USP implanta sistema on-line para matrículas na pós-graduação
        A partir de fevereiro de 2000, a Universidade de São Paulo vai receber as matrículas dos alunos da pós graduação via on-line. Para o projeto piloto, que é gerenciado pelo sistema Fênix/web de recepção de matrículas, cinco das 35 unidades de ensino estarão desenvolvendo o novo sistema — Faculdade de Odonto-logia, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Matemática e Estatística, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Escola de Engenharia de São Carlos.
        Segundo o professor José Carlos Cintra, gerente do projeto Fênix/web, no segundo semestre do próximo ano outras unidades entrarão no sistema e, em 2001, depois dos ajustes necessários, todas já estarão recebendo matrículas dos alunos regulares via Internet.
        Para efetuar a pré-matrícula pela Internet o interessado receberá, até 31 de janeiro, uma senha por e-mail. A partir de 14 de fevereiro, o candidato poderá fazer a consulta para escolha das disciplinas oferecidas pelas unidades piloto. De 21 a 25 de fevereiro, o aluno receberá o aval do orientador sobre as disciplinas que deverá cursar e, por último, terá a aprovação dos professores das disciplinas escolhidas. O diretor do Departamento de Informática da Coordenadoria de Administração Geral da USP e professor de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, Luiz Natal Rossi, recomenda que o aluno consulte previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas.
        As demais unidades de ensino e os alunos que tiverem problemas para efetuar suas matrículas on-line deverão seguir o mesmo calendário pelo sistema tradicional: o aluno deve comparecer pessoalmente na secretaria de pós-graduação da escola, preencher e assinar um formulário e aguardar a avaliação dos pedidos das disciplinas pelo orientador e pelos professores das disciplinas.
        Mais informações((0XX16) 273-9500, com prof. José Cintra ou 818-3608, 818-3612 e 818-3339, com o prof. Luiz Natal Rossi.


Cursos, Seminários e Palestras

Verão na Física Experimental
        Estão abertas as inscrições para os Cursos de Verão promovidos pelo Departamento de Física Experimental do Instituto de Física (IF) da USP, que acontecem entre 24 e 28 de janeiro. O curso destina-se a estudantes de final de graduação e início de pós-graduação. Estão programados os cursos "Fluidos Complexos (cristais líqüidos e ferrofluidos)", "Ótica Quântica / Física Atômica de baixas energias ("gatos" de Schrödinger, lógica quântica e átomos frios)", "Física Nuclear Experimental (espectroscopia gama, física de aceleradores)", "Teoria de Campos e Fenomenologia de Partículas Elementares (teoria de Gauge e cromodinâmica quântica)" e "Ensino de Física", e o seminário especial "A Física do Século XX", com o professor H. M. Nussenzveig, da UFRJ.
        As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento, no IF, que fica na Rua do Matão, trav. R, 187, 1º andar, na Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 818-6977; homepage http://axpfep1.if.usp.br/~verao.

O Homem e o Cientista
        O Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove no dia 15, às 17 horas, a conferência O Homem e o Cientista, que será proferida pelo professor da USP Oswaldo Frota Pessoa, em homenagem aos 80 anos de Crodowaldo Pavan, coordenador de divulgação do NJR. O evento acontece na Sala do Conselho Universitário, na Reitoria da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4021.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        Na semana de 13 a 19 de dezembro a TV USP apresenta os seguintes programas:
        PANORAMA USP – Programa sobre a exposição O castelo medieval e o feudalismo, realizado pela Estação Ciência . Terça-feira (14), às 6h30, 11h e 15h30; quinta-feira (16), às 6h30, 11h, 15h30, 20h e 00h30; sábado (18), às 11h, 15h30 e 20h; e domingo (19), às 6h30, 20h e 00h30.
        DELTA PI – Co-produção da TV USP e da TV PUC. O tema Sistema Penitenciário será debatido pelo pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, Fernando Salla, o ex-detento do Carandiru, Sidney Francisco Salles, os alunos da USP Pierpaulo Bottini (Direito), Daniel Helene (História) e Fernanda Vidigal (Relações Públicas), e o estudante da PUC Marcelo Zovico (Direito). Terça-feira (14), às 19h30 e à meia-noite; quarta-feira (15), às 10h30; sábado(18), às 6h e à meia-noite; e domingo (19), às 10h30 e 15h.
        CINEMA: ENSINO E MERCADO – Produção da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). Debate com a participação do professor da ECA Carlos Augusto Kalil e de José Gozze, diretor do Departamento de Cinema da FAAP. Segunda (13) e sexta-feira (17), às 6h30, 11h, 15h30, 20h e 00h30; e quarta-feira (15), às 6h30, 15h30, 20h e 00h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4101.

Centenário do Butantã
        Dando continuidade às comemorações do centenário do bairro do Butantã, acontece no dia 12 de dezembro, às 10h, na Praça Elis Regina (na altura do nº 1584 da Av. Corifeu de Azevedo Marques), a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. A comissão organizadora dos festejos é coordenada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) - Distrital Butantã.
        Mais informações: ( (0XX11) 244-3881/3884 (ACSP - Butantã).


Livros, Revistas e Publicações

Cinco vezes ambiente
        O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (Procam) e a Annablume Editora promovem no próximo dia 14, às 19h30, os seguintes lançamentos: Ciência Ambiental - os desafios da interdisciplinaridade, organizado por Pedro Jacobi; Cidade e meio ambiente - percepções e práticas em São Paulo, de Pedro Jacobi; Desafios de um sistema complexo à gestão ambiental - a bacia do Guarapiranga, de Graciela Gondolo; Uso e ocupação do solo na zona costeira do Estado de São Paulo, de Cintia Maria Afonso e Caiçaras na Mata Atlântica, de Cristina Adams.
        No evento que acontece na Annablume Editora, Rua Padre Carvalho, 275, Pinheiros, também será lançado o número 13 da revista Debates Sócio Ambientais, editadopor ACIMA/CEDEC (Associação de Mestres em Ciência Ambiental/Centro de Estudos de Cultura Contemporânea).
        Mais informações: ( (0XX11) 212-6764 e 814-2776.

Lançamentos da Edusp
        A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e o Grupo de Pesquisa em Educação Química (GEPEQ) do Instituto de Química da USP lançam no dia 15, às 19 horas, na Livraria Edusp, cinco publicações: Livro de Laboratório - Módulos I e II, Módulos III e IV; Livro de Exercícios - Módulos I e II, Módulos III e IV e Livro de Respostas.
        A Livraria fica no Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 258-9287, ramal 30.

População e família
        O Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL) da USP realiza no próximo dia 15, às 17 horas, o lançamento do livro População e Família 2, da professora Eni de Mesquita Samara. O evento terá lugar na sede do CEDHAL, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 388, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3745.


Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Biomédicas
Mestrado
        Infecção experimental por micoplasmas em fibrocondrócitos coinfectados com o vírus da rubéola. Carlos Manuel de Oliveira Nascimento. Dia 13/12, 9h.
        Avaliação da contaminação bacteriana em desinfetantes de uso domiciliar. Fumi Myagi. Dia 15/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-7439.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Papel funcional dos núcleos pálido e obscuro da rafe bulbar. Rachel Linka Beniz Gouveia Lucena. Dia 15/12, 8h.
        Aspectos imunológicos e genéticos envolvidos na resistência à infecções bacterianas em linhagens de camundongos selecionados para produção de anticorpos. Ariene Goes Trezena. Dia 16/12, 9h30.
        Fatores reguladores da secreção de potássio em túbulo distal cortical de rim de rato. José Benedito Oliveira Amorim. Dia 16/12, 13h30.
        Modelagem e otimização de propriedades nutricionais e sensoriais de misturas protéicas através da metodologia estatística de superfície de resposta. Inar Alves de Castro. Dia 16/12, 9h.
Mestrado
        Estudos da potencialidade do ácido 5-aminolevulínico na terapia fotodinâmica do câncer de pele: obtenção e avaliação de lipossomos como sistemas de liberação. Maia Bernadete Riemma Pierre. Dia 15/12, 14 h.
        Controle microbiológico e ambiental na produção de soluções parenterais de glicose à 5% de grande volume (SPGV). Lauro José da Rocha. Dia 16/12, 14 h.
        Ocorrência do 7-cetocolesterol e efeito de processamentos térmicos sobre suaformação em camarão-rosa (Penaeus brasiliensis + Penaeus Paulensis). Andréa Figueiredo Procópio de Moura. Dia 16/12, 14h.
        Aplicação de método analítico para a caracterização dos polimorfismos de um único nucleotídio no gene do receptor de insulina em pacientes com Síndrome de Resistência Insulínica Grave do tipo A e Diabetes Melito do tipo 2. Vladimir Tavares. Dia 17/12, 9 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-3621.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Experiência de hospitalização do imigrante japonês. Rosa Yuka Sato Chubaci. Dia 17/12, 9 h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        Indicadores selecionados do uso de medicamentos - OMS, no município de Ribeirão Preto - SP. Vânia dos Santos. Dia 16/12,14h.
Mestrado
        A qualidade da assistência dos portadores de HIV/AIDS nos serviços descentralizados do Estado de São Paulo. Cáritas Relva Basso. Dia 16/12, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.

Instituto de Psicologia
Mestrado
        A experiência do transplante autólogo de medula óssea: em busca do verdadeiro self. Maria Cristina Monteiro de Barros. Dia 17/12, 15h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 818-4183/4178.

Faculdade de Direito
Mestrado
        Os efeitos civis do casamento religioso. Glória de Fátima Manuel Galbiati. Dia 17/12, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.
 
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel. 818-4411/818-4691 - Fax: 818-4476/ 818-4426/818-4689 - E-mail: agenusp@edu.usp.br
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
Jornalista Responsável: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11552) mfrsouza@usp.br
Repórteres: Antonio Carlos Quinto acquinto@usp.br , Ivanir Ferreira ivanir@usp.br
Estagiários: Caco Cardoso, Ciro Bonilha, Júlio Bernardes e Renata Bessi. 
Home
Page