São Paulo, 03 de janeiro de 2001 n.670/01.

Parceria cria Centro de Pesquisa contra o câncer
Resultado de uma parceria entre o Instituto Ludwig de Pesquisa e o Hospital do Câncer A. C. Camargo, o Centro de Pesquisa e Tratamento do Câncer utilizará informações do Projeto Genoma Câncer para avançar na busca de novos diagnósticos e tratamentos.

Globalização é tema de curso do Nupri

FSP oferece especialização em Economia da Saúde

Atividades especiais para deficientes físicos e portadores de asma na EEFE


Destaques

A luta contra o câncer começa pela informação
        O Centro de Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) instituídos e financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pretende utilizar as informações geradas pelo Projeto Genoma Câncer para avançar na identificação de novos genes, buscar novas formas de diagnóstico, tratamento e desenvolver novas drogas. Formado pelo Instituto Ludwig de Pesquisa e Hospital do Câncer A. C. Camargo, esse Cepid tem uma escola para crianças internadas e voluntárias que apoiam os pacientes diariamente. A Fapesp destina anualmente R$ 2,2 milhões para o centro, que também vai formar profissionais e difundir informações para prevenir o câncer, com uma ampla campanha que inclui vídeos e CDs.
        As mudanças que ocorrem na distribuição demográfica do Estado de São Paulo e o limitado avanço em relação à prevenção e terapia de tumores malignos indicam que, nas próximas décadas, o câncer será fator de grande impacto na saúde pública. A idéia dos pesquisadores do centro é desenvolver formas de combater o mal a partir de uma abordagem multidisciplinar e integrada. Prevenção, diagnóstico e tratamento serão focos das três principais áreas de atuação: pesquisa, educação e transferência do conhecimento científico. "O câncer é, antes de mais nada, uma doença da desinformação. Por essa razão, o diagnóstico precoce é a chave do sucesso", afirma o presidente da diretoria executiva do hospital, Ricardo Renzo Brentani, coordenador do Cepid.
        O hospital realizou, em 1999, 370 mil atendimentos; tem uma taxa de cura de 60% e índice de mortalidade na UTI de apenas 13%. Brentani ressalta que mais da metade dos pacientes chega ao hospital após ter sido vista por um outro médico que não resolveu o problema. "Uma parte significativa vem muito tarde e por isso só avançaremos com os benefícios da pesquisa básica se conseguirmos tratar pacientes com doença primária", diz. "Estamos desenvolvendo um estudo sobre o câncer de tireóide porque o diagnóstico desse tipo de doença implica uma fração relativamente grande de incerteza com relação aos resultados", argumenta Brentani. "A conduta no mundo inteiro remove a tireóide e em 40% dos casos em que isso ocorre não se trata de câncer". Para tanto foi formado um grupo colaborativo que envolve quatro hospitais de São Paulo e quatro de outros Estados, além do Instituto Nacional do Câncer em Lima, no Peru. "A meta é alcançar a marca de 500 amostras de câncer de tireóide em um ano para poder definir um biochipe que possa validar o diagnóstico por agulha fina."
        Outro foco de trabalho do centro será o de mostrar que a prevenção da doença pode ser eficaz. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que pelo menos 75% dos tumores têm causas conhecidas: 35% decorrem do consumo de cigarros, 15% do uso de álcool, 10% são causados por vírus, como a hepatite ou o papiloma, e 15% são hereditários, principalmente os de mama e intestino. De acordo com Brentani, já existem metodologias de laboratório para avaliar os riscos de hereditariedade.
        O centro pretende, ainda, ampliar os cursos de pós-graduação, doutorado e de especialização no diagnóstico e tratamento da doença. "Nas 90 escolas médicas existentes no País, não mais que 20 ensinam cancerologia na graduação", constata o médico. "As informações que serão obtidas com a análise do genoma humano vão suscitar uma série de questões que devem ter respostas em políticas públicas adequadas."
        Os alunos-pacientes da Escola Especializada Schwester Heine, da Fundação Antonio Prudente, ligada ao Departamento de Pediatria do Hospital do Câncer têm aulas de escrita, leitura, artes, música, educação física e iniciação à informática. Criada em 1987, a escola auxilia as crianças aliviando suas preocupações e amenizando o estresse gerado pela internação e pelo tratamento, e conta com nove professoras das redes municipal e estadual de ensino.
        As aulas dão continuidade à escolarização, respeitando o currículo de cada aluno, o que facilita a reintegração do aluno-paciente à escola e à sociedade e torna o período de internação menos doloroso. São atendidos alternadamente os alunos-pacientes de pré-escola, ensino fundamental e médio. A escola atende, em média, 30 crianças por dia, com idade variando entre 0 e 18 anos, enquanto no ambulatório são cerca de 70, da mesma faixa etária. Os interessados podem agendar palestras.
        Mais informações: ( (011) 3272-5000, ramal 1540, com a professora Tânia Siqueira.


Cursos, Seminários e Palestras
Globalização no Nupri
        O Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP estará realizando, entre os dias 30 de janeiro e 22 de fevereiro, o curso de verão Dimensões da Globalização. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h15, e abordarão questões relacionadas à competitividade, sistema monetário, processos transnacionais, entre outras. As inscrições vão até o próximo dia 23. São 70 vagas, destinadas a estudantes universitários e profissionais de nível superior. A taxa é de R$ 400,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3061/3044.

Especialização em Economia da Saúde
        Estão abertas até o próximo dia 19 as inscrições para o Curso de Especialização em Economia da Saúde. Promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a iniciativa tem por objetivo capacitar profissionais da área para o planejamento, gestão e avaliação de sistemas e serviços de saúde. O curso enfatiza o diagnóstico de problemas estruturais do setor e a identificação de soluções viáveis para os desafios colocados para os serviços de saúde na virada do milênio. Além da participação em aulas expositivas, discussões, seminários e estudos de casos, num total de 420 horas, divididas em oito módulos, os alunos terão que elaborar um trabalho prático de conclusão de curso. Os candidatos deverão ter formação universitária, capacidade de leitura em inglês e facilidade para fazer análises numéricas. As aulas começam em 5 de março e terminam em 13 de dezembro.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7790; E-mail ecosaude@edu.usp.br ou Site www.fsp.usp.br/ecosaude/

Cursos de atualização tecnológica
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE) da USP promove, através do Projeto Atual-Tec (Atualização Tecnológica), uma série de cursos entre os meses de janeiro e fevereiro. Qualidade e Produtividade: Gestão Participativa, Desenvolvimento de Instrutores de Treinamento e O Processo de Mudança Comportamental na Organização são alguns dos destaques. As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3903/4164.

Atividades especiais para deficientes físicos e portadores de asma
        A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP oferece uma série de cursos para a comunidade neste primeiro semestre de 2001. Há desde natação para crianças até atividades desenvolvidas especialmente para portadores de deficiências físicas e portadores de asma. As inscrições já estão abertas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3514.


Agenda Cultural
Programação Janeiro e Fevereiro no Cinusp
        O Cinusp estará promovendo, a partir de 8 de janeiro, a Mostra Janeiro e Fevereiro/2001. O primeiro filme a ser exibido, Cadete Winslow, retrata a história da família do banqueiro Winslow, que luta para provar a inocência de seu filho caçula, acusado de roubo. Ambientado na Londres do final do século XIX, o filme, que será mostrado até 12 de janeiro, foi dirigido por David Mamet e tem como atores principais Jeremy Northam e Rebeca Pidgeon. Serão duas sessões diárias, às 16 e 19 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Comparações entre os processos manual e mecanizado de execução do SPT. Lucina Flávia Campos Baptista Villefort. Dia 8/1, 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Ivanir Ferreira ivanir@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi