São Paulo, 09 de janeiro de 2001 n.671/01.

Lazer qualificado para a comunidade
USP amplia o horário de funcionamento dos Museus de Arte Contemporânea (MAC) e de Arqueologia e Etnologia (MAE), que também abrirão aos domingos. O objetivo é expandir as atividades que transmitem as diversas experiências culturais e científicas geradas pela Universidade. 

Jornal da USP é premiado

Nelson Leirner, Tomie Ohtake e Ricardo Ribenboim na exposição Obra Nova, no MAC

Fundação Vanzolini oferece cursos de treinamento empresarial e meio ambiente


Destaques

USP vai ampliar oferta de lazer qualificado na Cidade Universitária
        A Universidade de São Paulo (USP), através da sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, vai ampliar as atividades de lazer qualificado para a comunidade. A partir do próximo dia 13, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) ficarão abertos aos sábados e domingos, das 10 às 16h. Segundo Sérgio Muniz Oliva Filho, assessor da Pró-Reitoria e professor do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística (IME), lazer qualificado é um conjunto de atividades que tem como objetivo transmitir as diversas experiências culturais e científicas geradas pela Universidade para a população. "Daí a diferença entre o lazer oferecido no campus e as opções que encontramos nos parques e outros espaços públicos", explica. "Entretanto, o que estamos propondo é um aumento dessas opções de lazer durante os finais de semana, especialmente aos domingos, pois aos sábados os museus da Cidade Universitária já funcionam, ainda que com horários reduzidos, e os institutos e faculdades também oferecem diferentes programações e eventos."
        A divulgação e a extensão cultural são metas da Universidade desde sua fundação. As alterações pretendem ampliar o atendimento, mantendo as atividades que estão sendo desenvolvidas e buscando a criação de novidades. "Se a experiência der certo, em breve poderemos estender o horário de atendimento para até às 17 horas", afirma Oliva.
        Por enquanto, o agendamento prévio não será necessário. Os visitantes receberão no Posto de Informações, que fica na entrada da Cidade Universitária, um mapa com informações sobre a localização dos museus e orientações sobre a natureza das funções do campus, o qual não possui infra-estrutura para funcionar como um parque. "A partir desse trabalho educativo, queremos evitar as depredações e outros problemas que ocorreram no passado", diz Oliva. "A Guarda Universitária será acionada para instruir a população, evitando o mau uso das instalações, a sujeira, preservando o patrimônio e colaborando no uso qualificado dos museus e outras unidades da Universidade."
        No dia 25, data do aniversário da Fundação da Cidade de São Paulo, a USP promoverá uma programação especial de homenagem, com sessões no Cinusp (Cinema da USP) e apresentações do Coral da Universidade.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3035 (MAC), 3091-4901 (MAE) ou 3816-7689 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária).

Jornal da USP é premiado

        O Jornal da USP foi premiado como o Melhor Periódico de História do Brasil do Ano 2000 pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). A premiação aconteceu em decorrência da edição especial Brasil 500 anos, publicada pelo jornal em abril passado. Também foram premiados os livros Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, de Nestor Goulart Reis (Coleção Uspiana - Imesp/Edusp/Fapesp) e Viagem Incompleta – A Experiência Brasileira (1500 – 2000) - Formação: Histórias – V. 1 e Grande Transição – V. 2, de Carlos Guilherme Mota (Editora Senac), ambos na categoria Melhor Livro de História do Brasil; A floresta e o homem, de Regina Machado Leão (Edusp/Instituto de Pesquisas Florestais), foi premiado como o Melhor Livro de Geografia do Brasil e a Menção Honrosa foi para Biblioteca Universitatis – Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo – Séculos XV e XVI (Coleção Uspiana da Edusp/Imesp).
        De acordo com Marcello Rollemberg, diretor de redação do Jornal da USP, o prêmio é a valorização pública não apenas do trabalho realizado pelo Jornal, mas também do trabalho realizado pela USP, que se comprometeu em fazer uma reflexão profunda a respeito do Descobrimento do Brasil. Rollemberg declarou também estar muito feliz pois, além da premiação ter sido uma iniciativa independente do IHGSP (o qual foi fundado em 1894), o Jornal da USP não é especializado em História. "Podemos abordar inúmeros assuntos sempre com a mesma profundidade e amplo trabalho de pesquisa", conclui.
        A cerimônia de premiação acontece no dia 25 de janeiro, na sede do Instituto, onde os ganhadores vão receber um diploma e o Colar do Centenário do IHGSP.


Cursos, Palestras e Seminários
Treinamento Empresarial na Poli
        A Fundação Vanzolini, ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, realizará, em janeiro, vários cursos relacionados ao treinamento empresarial, qualidade e meio ambiente. O objetivo é aprimorar a capacitação profissional nas empresas. As aulas serão ministradas por professores que possuem intensa vida acadêmica na USP. Entre os cursos oferecidos, estão:         Mais informações: ( (0XX11) 3091-5365 / 3814-7366 ramais 370 e 393, ou no site www.vanzolini.org.br.


Agenda Cultural
Obra Nova no MAC
        Depois de seis meses de reforma, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP reabriu em dezembro suas portas para o público, oferecendo um novo espaço climatizado para apreciação e convivência com a arte. A instituição conta, agora, com oito galerias para exposições, um Gabinete de Papel onde os visitantes têm acesso a mais de 400 obras, sala de consulta ao site e ao CD-Rom do museu, biblioteca e loja. Para marcar o momento, está sendo exibida a mostra Obra Nova, formada pela produção de 97 artistas brasileiros, entre eles Nelson Leirner, Tomie Ohtake, Ricardo Ribenboim, entre outros. O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária. De segunda a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 10 às 16h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3035.

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre os dias 8 e 14 de janeiro, a seguinte programação:
        DELTA, PI – PROJETOS PARA SÃO PAULO "SEGURANÇA". O programa é uma co-produção das TVs USP e PUC. Alunos e especialistas debatem a questão da violência nas grandes cidades: se ela é a causa ou uma conseqüência dos problemas sociais, o papel da Prefeitura, a importância dos espaços de lazer e projetos como o Tolerância Zero e o Projeto Moradia, entre outros. Segunda-feira (8), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h.
        ABD NO AR – CINEMA E PUBLICIDADE. Nesse programa, os cineastas e publicitários Paulo Morelli e Raquel Monteiro discutem a ética na publicidade, pensando o papel que cabe ao cinema. Terça-feira (9), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h; sábado (13), às 18h.
        PANORAMA – COMEMORAÇÕES ESALQ BRASIL 500 - O programa relembra as comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil feitas em 2000 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", onde através de espetáculos teatrais, danças e músicas, a Esalq reuniu a comunidade científica e o público em geral para refletir sobre as origens da cultura brasileira. O programa também apresenta as pesquisas genéticas que a Escola vem desenvolvendo na agropecuária. Quarta-feira (10), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h; sábado (13), às 13h30; domingo (14), às 9h.
        OLHAR DA USP – DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA - No programa desta semana, os professores Dalmo Dallari da Faculdade de Direito (FD) e Oswaldo Coggiola, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) discutem o Chile "pós-Pinochet" e a delicada situação política na Colômbia. Quinta-feira (11), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h; sábado (13) e domingo (14), às 22h30 e 3h.
        2 APÊS – EP. 09 HOMENS DE PRETO - Oscar e Adriana criam um site esotérico enquanto Betão dá uma de consultor. Clara atende pacientes pelo telefone e Bel se apaixona por um mago contratado por Seu Lino para exorcizar o prédio. Hermano teme perder o visto de estrangeiro em virtude de sua reprovação na faculdade. Sexta-feira (12), às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h; sábado (13), às 9h; domingo (14), às 13h30 e 18h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4101 ou e-mail tvusp@edu.usp.br.


Quadro de Avisos
Psicologia no Incor
        Estarão abertas na quinta e na sexta-feira (11 e 12) as inscrições para o Concurso para aprimoramento em psicologia institucional e qualidade no Instituto do Coração (Incor). Os candidatos devem estar formados e ter interesse na área de saúde, referente a processos de avaliação, metodologias de qualidade e processos educacionais, todos dirigidos para a compreensão dos mecanismos de funcionamento da instituição. As inscrições devem ser feitas na CAP, que fica na rua Dr. Ouvídio Pires de Campos, sem número, 6º andar, prédio da administração do Hospital das Clínicas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-7025.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani, Júlio Bernardes e Renata Bessi