São Paulo, 09 de fevereiro de 2001 n.680/01.

Basta pensar para o computador obedecer
Pesquisadores da Poli conseguem desenvolver com sucesso a primeira interface cérebro/computador da América Latina. Por meio de um software, um computador poderá obedecer a comandos emitidos por sinais cerebrais. 

Incor assina convênios em busca de alta tecnologia

Campanha contra o Trote Violento já está disponível no site da USP

Fundação Vanzolini oferece vários cursos


Destaques

Poli desenvolve primeira interface de comunicação cérebro/computador da América Latina

Antonio Carlos Quinto

        Pesquisadores do Laboratório de Comunicações e Sinais (LCS) da Escola Politécnica da USP conseguiram desenvolver com sucesso a primeira interface cérebro/computador da América Latina. Por intermédio de um software, um computador poderá obedecer a comandos emitidos por sinais cerebrais. Ou seja, basta pensar, que o equipamento obedece. Isso significa que deficientes físicos — tetraplégicos por exemplo —poderão operar normalmente um micro. E esta é apenas uma das possíveis aplicações do sistema.
        Depois de quase cinco anos de pesquisas, em dezembro do ano passado, o professor Ernane José Xavier da Costa defendeu sua tese de doutorado no Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP, sob orientação do professor Euvaldo Cabral Filho. O estudo intitulado Desenvolvimento de uma Interface Cérebro/Computador usando Redes Neurais Artificiais e Técnicas Avançadas de Processamento Digital de Sinais mostrou que o software é capaz de identificar e decodificar sinais cerebrais em duas situações: direita e esquerda. Segundo Xavier, estes são os sinais mais difíceis de serem interpretados por sistemas de redes neurais. "Quando uma pessoa pensa em movimentar o braço esquerdo ou direito, os sinais são completamente distintos", explica. "Conseguimos demonstrar que a imaginação do movimento, ora para a direita, ora para a esquerda, tem padrões diferentes representados no Eletroencefalograma (EEG)".
        Mesmo sabendo que os sinais emitidos eram diferentes, o problema passou a ser como separá-los e classificá-los. A utilização das Redes Neurais Artificiais (RNA) permitiu a classificação dos padrões "esquerda" e "direita". A separabilidade dos sinais (esquerda e direita) foi possível com a utilização de técnicas de processamento digital. "Com estes resultados mostramos que a tecnologia é viável, abrindo perspectivas para diversas aplicações", garante Xavier. O software foi desenvolvido dentro do Projeto Nebrasp — Neural Brain Signal Processing (Processamento de Sinais Cerebrais usando Redes Neurais) — do LCS.
        Para que o computador obedeça os sinais cerebrais, existe a necessidade de um treinamento prévio, o que dura, em média, dois meses. Nesta etapa do processo o software realiza a coleta de dados sobre os sinais cerebrais (esquerda e direita) que serão classificados, separados e armazenados. Tudo isso é feito por meio do Modelo Autoregressivo de Média Móvel (ARMA), que é implementado por intermédio de uma Rede Neural Artificial Polinomial e pela Densidade Espectral de Potência (DSP). Com esta técnica, a média de acerto atingida foi de 90%, utilizando a rede neural do tipo LVQ (Learn Vector Quantisation), que encontra similares nos sinais, e a MLP (Multilayer Percepetrons), que classifica os sinais. "A rede neural extrai parâmetros e é treinada com sinais cerebrais (esquerda e direita)", explica Xavier.
        Na tela do computador, um circulo branco com cerca de 15 centímetros de diâmetro irá obedecer as ordens do usuário, que serão emitidas na forma de pensamentos: esquerda ou direita. "O círculo obedecerá os comandos de acordo com a capacidade de concentração do usuário", diz Xavier. Com as mãos colocadas sobre uma mesa, a pessoa imagina que está pegando o círculo e movendo-o para um dos lados. A conexão é feita com o computador por uma espécie de touca, onde são ligados eletrodos que estarão em contato com regiões pré-determinadas do cérebro. "Este contato obedece a um sistema internacional de disposição de eletrodos para o Eletroencéfalograma (EEG), atingindo as regiões C3 e C4", lembra o pesquisador. Desde 1996, quando iniciou suas pesquisas, Xavier contou com a colaboração de 40 voluntários. Cada um deles passou por cerca de 20 sessões experimentais que duraram aproximadamente dois meses. Segundo Xavier, com o auxílio dos colaboradores que participavam das sessões experimentais, formou-se uma base de dados com cerca de 900 sinais — todos esquerda e direita — representando a imaginação humana.
        Mais informações: ( (0XX11) 9214-8711, com o professor Ernane José Xavier da Costa; E-mail: ernane@netscape.net ou ernane@lcs.poli.usp.br

Incor faz parcerias em busca de alta tecnologia

        O Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, estará celebrando a partir de hoje (9) importantes parcerias em busca de alta tecnologia.
        A primeira delas acontece hoje, às 11h30. Na oportunidade, o Instituto do Coração (Incor) e a Fundação Zerbini estarão assinando contrato de participação acionária na iCell Therapeutics Corp., empresa americana de alta tecnologia criada especialmente para desenvolvimento da tecnologia da LDE. A LDE é uma partícula produzida artificialmente em laboratório, semelhante ao LDL humano, capaz de transportar quimioterápicos diretamente para dentro de células cancerígenas, poupando células sadias.
        Testes em animais e humanos em fase terminal da doença comprovaram a baixa toxidade do produto, com sensível redução de sintomas próprios do tratamento tradicional, como alterações do sistema imunológico, vômitos, queda de cabelos, etc. Essa partícula também é capaz de transportar substâncias radioativas, auxiliando no diagnóstico de tumores. Com o capital gerado pela nova empresa, será possível viabilizar a produção industrial da LDE e sua aplicação terapêutica, com testes clínicos de maior abrangência e aplicabilidade.
        A segunda importante parceria será celebrada nesta segunda-feira (12) entre o Incor e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Os institutos assinarão um convênio que resultará na inauguração, no segundo semestre, do primeiro centro produtor de radiofármacos formado por uma instituição pública e uma privada.
        A assinatura é resultado de uma parceria que deu certo. Há dois anos o Incor foi o pioneiro da introdução no Brasil de um método de diagnóstico com resultados muito positivos. Trata-se da tomografia por emissão de prótons (PET). Seu sucesso se baseia principalmente na precisão, pois o PET é utilizado, por exemplo, para diferenciar se um tumor é maligno ou benigno, poupando o paciente, ao evitar exames desnecessários como biópsia, em caso de lesões benignas. Isso tem como conseqüência um tratamento mais rápido e eficiente.
        O PET tem como matéria-prima um isótopo do flúor que é produzido no CNEN, vinculado ao Ipen. Assim o novo centro de produção, além de produzir radiofármacos como flúor-8 e carbono-11, ampliará o alcance da população à exames específicos, como é o caso do PET.
        Com o centro, diversos serviços de medicina nuclear serão realizados, e o que é mais importante, eles não ficarão restritos ao município de São Paulo, pois hospitais de Campinas e outras regiões próximas também se beneficiarão.
        A introdução do PET no Brasil rendeu ao Incor diversos prêmios em eventos científicos. Espera-se agora que, com a criação do novo centro, o feito se repita.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-5437 ou 852-3012, com Rita Amorim

Campanha contra o trote violento já está no site da USP

        Já estão disponíveis no site www2.usp.br/temp/trote/trote.htm as imagens da campanha publicitária promovida pela USP contra o trote violento e a favor da solidariedade e da cidadania. Com o slogan Trote: com violência não se brinca, a iniciativa, criada por alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), utiliza como símbolos bichos de pelúcia machucados (koalas, cachorros, ursos, tigres, porcos, macacos e leões) — associando-os aos bixos, como são denominados os calouros —, com curativos plásticos (band aid) e esparadrapos. "A idéia é chamar a atenção por meio de imagens incomuns que remetam ao vínculo entre as crianças, principiantes em quase tudo na vida e, por isso, protegidas pelos seus pais e pela sociedade de uma maneira geral. Os calouros ou bixos também são aprendizes de um novo mundo, no caso o universitário, mas, na maioria das vezes, carentes de proteção e orientação", explica Maíra Tardelli de Azevedo, integrante do grupo que desenvolveu a campanha. Desenvolvida com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária, a campanha é formada por três outdoors, dois frontlights, quatro cartazes e cinco cartões postais, num total de 14 peças diferentes, com tiragem de mais 60 mil unidades.
        A partir do próximo dia 12, data do início das matrículas dos novos alunos, será possível ver nas ruas os cartazes, cartões postais, frontlights, entre outros materiais da campanha.
        Mais informações: ( (0XX11) 9153-5668, 9626-7370, com Maíra ou Camila.


Cursos, Seminários e Palestras
Terapia comportamental e cognitiva
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP está oferecendo o curso de Pós-Graduação, latu sensu, destinado somente a profissionais com formação superior na área de psicologia. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20. O curso terá início em 16 de março. Para se inscrever, o candidato deve apresentar Diploma ou Certificado de conclusão do curso de Psicologia e pagar uma taxa de R$ 50,00.
        Mais infomações: ( (0XX11) 3091-4448/4002.

Novos cursos da Poli e Fundação Vanzolini
        A Escola Politécnica da USP e a Fundação Vanzolini promovem novos cursos na próxima semana:
        ISO 9001:2001, acontece nos dias 12 e 13, é objetiva a interpretação dos requisitos da versão 2000 da ISO 9001. A taxa é de R$ 390,00.
        Formação de Auditor ISO 9000:2000, que acontece entre os dias 12 e 14 próximos, oferece treinamento profissional para Auditoria de Sistemas de Qualidade com base na ISO 9001:2000. A taxa é de R$ 590,00.
        Acreditação de Organizações de Saúde, será entre os dias 14 e 16, e abordará temas como a gestão médico assistencial e a qualidade no ambiente das prestadoras de serviços de saúde. A taxa é de R$ 550,00.
        Sistema de Segurança de Saúde Ocupacional, acontece nos próximos dias 15 e 16, para os interessados na interpretação dos requisitos das normas do "Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional", além da sua implementação dentro de uma organização. O candidato deve pagar R$ 360,00 pelo curso que tem duração de 16 horas.
        Mais informações: (0XX11) 3091-5365/ 3814-7366, ramais 370 e 393.


Agenda Cultural
Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre os dias 12 e 18, a seguinte programação:
        DELTA PI - Turismo, que responde algumas importantes questões sociais e econômicas ligadas ao turismo brasileiro atual. Participam do debate os alunos Leandro Evangelista Martins e Rangel Lima Garcia, da PUC, e Brenno Vitorino Costa, da USP. Além de Xavier Bartaburu, da Revista Terra, e Marcia Flaire Pedroza, professora de Economia da PUC. Segunda-feira (12), às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30 e às 3 horas.
        ABD NO AR - A crítica dos Cinemas nos Jornais, especialistas tratam das principais discussões do cinema nacional, além das tendência e bastidores. Também está presente o articulista da Revista "Carta Capital", Gabriel Priolli, que abordará assuntos referentes à TV brasileira. O programa produzido pela Associação Brasileira de Documentaristas de São Paulo (ABD-SP) vai ao ar na terça-feira (13), às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30 e às 3 horas, com reprise no sábado (17) às 18 horas.
        PANORAMA - Universidade de São Paulo I, em que não só pessoas ligadas diretamente à USP, como professores, universitários e funcionários, como também diversos outros setores da sociedade (jornalistas, empresários, etc) falarão sobre o que pensam e sobre suas expectativas com relação à Universidade. Haverá também a participação de membros da Fapesp e de programas de extensão e pesquisa da USP. Quarta-feira (14), às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30 e às 3 horas, com reprise no sábado (17) às 13h30 e no domingo (18) às 9 horas.
        OLHAR DA USP – Música de Vanguarda, destaca não só as vanguardas musicais do País, como toda a situação da música popular brasileira atual. O programa ancorado pelo professor Flávio Aguiar, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, contará com a participação dos professores José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, ambos também da FFLCH. A primeira exibição será na quinta-feira (15) às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30 e às 3 horas, com reprise no sábado (17) e no domingo (18) ambos às 22h30 e 3 horas.
        2 APÊS – Episódio ‘O Despejo’, último episódio da série que trata de assuntos cotidianos de sete jovens universitários. Desta vez o enredo é baseado na provável demolição do edifício onde estão os dois apartamentos que dão nome ao programa, para que seja erguido no local um shopping center. Agora os jovens têm de se unir em torno de um objetivo comum, além de pensar sobre as conseqüências que isso pode trazer para o seu futuro. Faz parte do núcleo central do episódio um deputado corrupto, o que traz uma clara alusão ao recente contexto sócio-político do País. O programa vai ao ar na sexta-feira (16) às 9 horas, 13h30, 18 horas, 22h30 e às 3 horas, com reprise no sábado (17) às 9 horas e domingo (18) às 13h30 e 18 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4101/4487

Cinusp exibe A Bruxa de Blair
        Entre os dias 12 e 16 de fevereiro será exibido um dos maiores sucessos cinematográficos de 1999: A bruxa de Blair. O filme narra em caráter de documentário a história de três jovens que desapareceram misteriosamente, em 1994, após tentarem desvendar a lenda da "bruxa". O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, na Cidade Universitária. As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, com entrada franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540 ou e-mail cinusp_prceu@recad.usp.brou site http://www.usp.br/geral/cultura/cinusp.html .


Teses e Dissertações
Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Características físico-químicas e microbiológicas do gelo utilizado na conservação de pescado comercializado em supermercados da Grande São Paulo. Luis Paulo Silva Pimentel. Dia 12/02, às 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Aspectos do uso da comunicação persuasiva no marketing social: o caso da operação rodízio para proteção ambiental. Ricardo Marcelo Giacon. Dia 13/02, às 14h
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Esterilidade: Validação de Metodologia e Propostas de Otimização de Resultados. Adriana Bugno. Dia 12/2, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3621/3674.

Escola Politécnica
Doutorado
        Aproveitamento de Rejeitos de Pedreiras de Santo Antônio de Pádua – RJ – para Produção de Brita e Areia. Salvador Luiz de Almeida. Dia 12/2, 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes