São Paulo, 16 de fevereiro de 2001 n.683/01.
Documentos resgatam memória judaica brasileira
Manuscritos inéditos, datados do século XVII, revelam importantes dados sobre as primeiras comunidades de judeus do País. Entre os documentos, está o primeiro Tratado de Medicina escrito especialmente para ser utilizado pelos habitantes no Novo Mundo.

Poli exibe resultados de seus cursos cooperativos hoje, em vídeoconferência

Ipen lança jornal para divulgar seus projetos

HC convoca pessoas acima do peso ideal para estudo de novo remédio contra obesidade
 


Destaques

Manuscritos revelam cotidiano judaico no Brasil Colonial

        Uma série de documentos judaicos inéditos, de enorme importância histórica, foram apresentados hoje, numa entrevista coletiva realizada às 9h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP. Os documentos - manuscritos, textos e livros – são do século XVII e revelam inúmeras informações sobre a cultura judaica existente no Brasil na época da invasão holandesa. Estiveram presentes no evento o reitor da USP, Jacques Marcovitch, a historiadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), professora Anita Novinsky, e o rabino David Weitman, perito em manuscritos judaicos e um dos principais organizadores da série de documentos. O material, composto por cópias dos originais, foi obtido por meio de pesquisas em acervos de colecionadores particulares e em museus e arquivos de diversas partes do mundo mas, principalmente, em Amsterdã (Holanda), Londres (Museu Britânico) e em Recife, onde existia uma importante colônia israelita. Segundo Anita Novinski, no auge da colonização holandesa em Pernambuco, havia mais judeus em Recife, vindos de Portugal, Espanha e Holanda, do que em Amsterdã.
        A série de documentos trata de assuntos variados, tais como economia, culinária, religião e política, revelando importantes informações sobre os hábitos, a cultura e o cotidiano dessa comunidade judaica, cujo nome era Tzur Israel de Recife. "Tzur significa rochedo, uma clara homenagem a capital pernambucana", afirma David Weitman.
Um dos principais sábios da época, Issac Aboad da Fonseca, rabino da comunidade que viveu no Brasil entre 1642 e 1654, escreveu uma série de poesias em hebraico, onde descreveu algumas situações ocorridas durante a reconquista portuguesa de Pernambuco. Além disso, também deixou para a posteridade inúmeras orações, onde ele pede para que Deus não deixe a comunidade perecer na guerra.
        Outro manuscrito, intitulado Tratado sobre Medicina, de Zacuto Luzitano (1575-1642), uma das maiores personalidades médicas do século XVII, é o primeiro documento de um médico dirigido aos habitantes do Brasil e, por extensão, ao Novo Mundo. Já o texto Tratado sobre a Imortalidade e a Alma, de Moshe Raphael d’Aguilar, rabino da comunidade Maguen Abraham, de Maurícia, Pernambuco, e que morou no Recife entre 1648 e 1654, fala sobre a imortalidade da alma, tema bastante discutido pelos filósofos da época.
        Segundo Jacques Marcovitch, esses documentos "são fundamentais para a sociedade brasileira, na medida em que contribuem na preservação da identidade cultural e religiosa das minorias, a qual deve ser respeitada". Marcovitch também afirmou que os manuscritos ajudam a preservar a memória escrita, pois vivemos numa época onde tudo é eletrônico. "A riqueza da história é que ela nos ajuda, através do entendimento do passado, a melhorar nosso futuro".
        A historiadora Anita Novinsky salientou que a USP foi a primeira universidade do mundo a introduzir os estudos sobre a Inquisição com a criação, em 1969, do Centro de Estudos Judaicos. Através de dados recolhidos em processos inquisitóriais, é possível analisar com profundidade a presença dos judeus no Brasil. "Após terminarmos a organização e a tradução do material, o próximo passo será a sua publicação, que será feita, em breve, pela Editora Maayanot."
        Mais informações: (0XX11) 3813-6528, no Centro de Estudos Judaicos, ou (0XX11) 3031-4555, com David Weitman.


Cursos, Seminários e Palestras

Vídeo Conferência na Poli
A Escola Politécnica (EP) da USP promove hoje (16), às 14 horas, uma videoconferência que mostrará os resultados positivos do projeto de Cursos Cooperativos nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Computação. A videoconferência acontecerá no prédio das Elétricas, sala C2-07.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5144, com o Prof. Dr. Shigueharu Matai.

Escola de Futebol no Cepê
        O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) abre inscrições, até o dia 23, para crianças entre 7 e 10 anos interessadas em participar da Escola de Futebol. Serão oferecidas 50 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 para a comunidade USP e R$ 130,00 para a comunidade externa. As aulas começam no dia 6 de março.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3361.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta, entre os dias 19 e 25 de fevereiro, a seguinte programação:
        DELTA PI Trote. O programa dessa semana debate questões sobre o trote, seus efeitos, atos legais que o proíbem e como coibir o trote violento. Participam alunos da USP e da PUC, Luiz Carlos Gomes, coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Calouro da USP, e o professor de psicologia Hélio Deliberador, da PUC. Segunda-feira (19), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00.
        ABD NO AR – Cinema e Teatro. Nessa semana, a produtora Assunção Hernandez e a diretora da Quanta, Edna Fujii, contestam as tarifas de importação dos equipamentos de cinema. Terça-feira (20), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00. Sábado (24) às 18h00.
        PANORAMA - Universidade de São Paulo II, em que não só pessoas ligadas diretamente à USP, como professores, universitários e funcionários, como também diversos outros setores da sociedade (jornalistas, empresários, entre outros) falarão sobre o que pensam e sobre suas expectativas com relação à Universidade. Haverá também a participação de membros da Fapesp e de programas de extensão e pesquisa da USP. Quarta-feira (21), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (24) às 13h30 e no domingo (25) às 9h00.
        OLHAR DA USP – Perfil do Estudante Universitário. Nesse programa, a professora Myriam Krasilchik, diretora da Faculdade de Educação, e o professor José Coelho Sobrinho, do curso de Jornalismo da ECA, analisam o perfil do aluno da USP. Quinta-feira (22) às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (24) e no domingo (25), ambos às 22h30 e 3h00.
        2 APÊS – Episódio ‘O Despejo’, último episódio da série que trata de assuntos cotidianos de sete jovens universitários. Desta vez o enredo é baseado na provável demolição do edifício onde estão os dois apartamentos que dão nome ao programa, para que seja erguido um shopping center no local. Agora os jovens têm de se unir em torno de um objetivo comum, além de pensar sobre as conseqüências que isso pode trazer para o seu futuro. Faz parte do núcleo central do episódio um deputado corrupto, o que traz uma clara alusão ao recente contexto político e social do País. Sexta-feira (23) às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (24) às 9h00 e domingo (25), às 13h30 e 18h00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4101/4487.

Meninos não choram
        O Cinusp apresenta na próxima semana (19 a 23) o filme Meninos não choram, de Kimberly Pierce. A história de uma pessoa com vida dupla extraordinária, um triângulo amoroso complicado e um crime que abalaria o interior do país. Com Hilary Swank. De segunda a sexta-feira, sessões às 16 horas e 19 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3364.


Livros, Revistas e Publicações

Jornal do Ipen
        O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) agora possui um jornal que trata de pesquisas e projetos em desenvolvimento no Instituto. Além disso, o veículo traz entrevistas e as seções "agenda" e "notas". O jornal é distribuído bimestralmente, mas há uma versão na Internet com informações sobre o cotidiano da instituição.
        Mais informações: ( (0XX11) 3816-9095/ 3816-9092 ou e-mail assescom@net.ipen.br

Religiões afro-brasileiras
        O novo livro do antropólogo e professor da USP, Vagner Gonçalves da Silva, lançado pela Edusp, O Antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre religiões afro-brasileiras, analisa determinados aspectos do trabalho de campo. A obra coloca em questão os limites entre observação e participação no trabalho etnográfico, especialmente entre comunidades religiosas afro-brasileiras, e as transformações das tradições religiosas decorrentes do contato entre o universo da academia e dos terreiros.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.


Quadro de Avisos

Novo remédio contra a obesidade
        O grupo de obesidade e doenças metabólicas do Hospital das Clínicas (HC) da USP convoca pessoas que estejam com 10 a 40 kg acima do peso ideal, tenham aumento de triglicérides no sangue, mas que não sejam portadoras de diabetes, para participar do estudo de um novo remédio contra obesidade (Topiramato). Os interessados devem agendar uma consulta, por telefone, até o próximo dia 23.
        Mais informações:( (0XX11) 3085-2752.


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Administração do risco de propostas e estudos de viabilidade na indústria aeronáutica brasileira: uma abordagem de controladoria. Luiz Panhoca. Dia 20, às 9h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811

Escola Politécnica
Mestrado
        Desenvolvimento de um processo litográfico de camada simples com razões de aspectos elevados. Ana Paula Mousinho dos Santos. Dia 19, às 14h.
        A utilização de finos de pedreira em solo-cimento ensacado. Edilson Pissato. Dia 19, às 14h.
        Análise de lajes com protensão sem aderência. Carlos Frederico Cardoso Fernandes. Dia 19, 15h.

Doutorado
        Diretividade de antenas filiformes. Sílvio Ernesto Barbin. Dia 19, às 11h.
        Dessulfuração de finos de carvão de Santa Catarina por concentradores centrífugos. Antonio Rodrigues de Campos. Dia 19, às 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.

Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Esforços na placa continental sul-americana. Manuel Iván Zevallos Abarca. Dia 20, às 13h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4765.

Instituto de Química de São Carlos
Doutorado
        Estudo químico quântico comparativo de propriedades eletrônicas e espectros eletrônicos de monômetros e dímeros de metaloporfirinas: efeito e interação de ligantes axiais e meso-substituintes (TMPy, TFSO-3) em monômeros de Fe e Mn, e ponte oxo em dímeros com metais de 1ª e 2ª séries de transição. Kelson Mota Teixeira de Oliveira. Dia 20.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        Hidrolisados protéicos de peixe: caracterização e proposta de uso como suporte nutricional. Renata Alexandra Moreira das Neves. Dia 20, às 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3621.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
        Brasis-Brasília, o vôo parado da modernidade: leituras de Guimarães Rosa. Sheila Grecco de Oliveira Neves. Dia 19/02, às 14h.

Doutorado
            As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. André Porto Ancona Lopez. Dia 20/02, às14h.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4584.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes