São Paulo, 21 de fevereiro de 2001 n.685/01.

Livro aborda conduta médica na gravidez de cardiopatas
Professor da Faculdade de Saúde Pública lança livro sobre problemas cardíacos em mulheres grávidas. A obra  mostra uma nova conduta dos médicos em relação às pacientes e sugere diferentes formas de trabalho para esse tipo de atendimento. 

Ipef tem projeto para conservar floresta e recursos hídricos da região de Piracicaba

FEA abre inscrições para curso de pós-graduação em administração e MBA em economia

Curso sobre psicose e autismo na infância no IP


Destaques

Livro mostra conduta médica para gravidez de cardiopatas
Cauê Muraro
        Antes de 1972, quando foi inaugurado o Setor de Cardiopatia e Gravidez do Instituto Dante Pazzanese, os médicos que atendiam grávidas portadoras de doenças cardíacas tinham uma única recomendação: o filho não pode nascer. Nos casos em que acontecia o nascimento, a orientação era para que a mãe não amamentasse o bebê.
        Passados 29 anos, o número de cardiopatas grávidas atendidas no Instituto Dante Pazzanese saltou de 120 para 3500. Mas não é só esse aumento que representa a importância do Setor, pois hoje em dia a conduta dos médicos também é outra: mulheres portadoras de cardiopatias não só podem engravidar, como podem dar à luz e amamentar. Esta nova conduta é o tema do livro Patologias Cardíacas da Gestação, do professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e presidente do Setor de Cardiopatia e Gravidez do Instituto Dante Pazzanese, Januário de Andrade.
        "A idéia é fornecer para os clínicos gerais, cardiologistas, obstetras e profissionais da saúde em geral uma forma nova de ver esse tipo de atendimento", diz o professor. Trata-se, portanto, do estabelecimento de um padrão de atendimento, o qual já existe em outras 12 instituições, formadas por ex-alunos do professor Andrade, que tratam especificamente cardiopatia e gravidez. "Hoje há este tipo de atendimento no Rio de Janeiro, em Natal e em Salvador, entre outras localidades."
        Para o pesquisador, a maior preocupação do setor que ele comanda deve ser não só a de oferecer uma oportunidade para as mulheres cardiopatas engravidarem, como também garantir que tenham uma vida absolutamente normal após o parto e durante o crescimento de seus filhos. Além disso, é muito importante que o desenvolvimento do feto transcorra de maneira satisfatória, pois assim é garantida a sua saúde e da gestante. "Mesmo após o nascimento, as crianças e as mães são acompanhadas durante um ano e, em casos mais graves, durante cinco", afirma Andrade.
        E com a publicação de Patologias Cardíacas da Gestação, seu autor pretende melhorar as condições de gravidez para mulheres portadoras de doenças cardíacas, uma vez que muitos outros profissionais de saúde terão conhecimento da maneira correta de se prestar atendimento a alguns casos específicos, como por exemplo gestantes que têm a chamada doença reumática, a mais grave e que necessita, inclusive, de uma intervenção cirúrgica no coração.
        No Instituto Dante Pazzanese, as mulheres são separadas em grupos, de acordo com suas cardiopatias, para que cada uma das doenças seja analisada separadamente. Foi a partir desse tipo de pesquisa - que incluiu contatos diretos com as pacientes - que o autor se baseou para escrever o livro.
        Após essa análise, os especialistas traçam o cálculo do risco de gravidez para cada paciente, avaliando se a gravidez é ou não possível. "Com os resultados da avaliação em mãos, chamamos a paciente, explicamos o grau dos riscos e perguntamos se ela pretende enfrentá-los, mas tudo dentro de um certo limite", explica o pesquisador. "Além disso, outro objetivo do estudo é mostrar que os riscos podem ser diminuídos."
        Segundo Andrade, os últimos avanços da ciência médica também são importantes aliados de cardiologistas, anestesistas e obstetras. "Atualmente, podemos realizar ecocardiogramas fetais para avaliar o desenvolvimento do feto e há estudos relativos ao eletrocardiograma fetal, que também poderá ser utilizado para estudarmos o quadro do feto durante o período de gestação", diz. "Há, hoje, um conjunto de novas possibilidades para mulheres cardiopatas, as quais podem ser mães e, mais importante, com riscos cada vez menores."
        Mais informações: ( (0XX11) 5085-4221 (manhã); 287-1488 (tarde), com o prof. Januário de Andrade. E-mail: januandrade@cardiol.br.

Ipef faz parceria para conservar bacia do Rio Corumbataí

        O Instituto de Pesquisas Florestais (Ipef), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) está desenvolvendo um projeto em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) para conservar os recursos hídricos e a cobertura florestal da bacia do Rio Corumbataí, que abastece toda a cidade de Piracicaba. Trata-se do Projeto Corumbataí, que pretende elaborar um plano diretor para a recuperar e conservar essa área florestal e, também, dar apoio técnico às ações de recuperação florestal e educação ambiental.
        "Um grande avanço foi a realização de um mapeamento muito detalhado do solo, ação que priorizou áreas onde existe cobertura florestal", destaca Maria José Brito Zakia, coordenadora do Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas do Ipef. Ela também destaca o fato de a Semae está desenvolvendo o trabalho em toda a bacia, abrangendo as cidades de Corumbataí e Rio Claro. "Alguns dos pontos principais do estudo são os componentes técnicos para o manejo de bacias hidrográficas, o geoprocessamento e a recuperação de áreas degradadas.
        A iniciativa, oficializada em 1999, deve permanecer pelo menos até abril de 2002.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8607/430-8681.


Cursos, Seminários e Palestras
Gerência de empresas
        A Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promove, entre março e agosto, o Curso Avançado para Gerência das Empresas. Destinado aos graduados que atuam na área financeira, o curso aborda estudos das funções do cargo, envolvendo a administração de capital de giro, relação com os bancos, crédito, planejamento, custos, avaliação de investimento e outras questões de gestão empresarial.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6077/5956 ou e-mail labfin@fia.fea.usp.br.

MBA em Economia
        A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP está com inscrições abertas para os cursos Economia do Setor Financeiro, Economia de Empresas (Economia Aplicada a Negócios) e Economia do Comércio Exterior, ambos do programa MBA USP. Os cursos começam em março e têm carga horária de 360 horas/aula, ministradas pelos professores da FEA e convidados. Os interessados podem fazer inscrição via telefone ou pela Internet.
        Mais informações: ( (0XX11) 3032-0825/3091-5901/3812-5863 ou no site da Fipe (www.fipe.com).

Psicose e autismo na Infância
        O Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas até o dia 2 de março para o curso de aperfeiçoamento "Psicose e Autismo na Infância: Trabalho Institucional", que acontece de 5 de março a 10 de dezembro, às segundas e quartas, das 18 às 20 horas. O curso é destinado a psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e profissionais das áreas de Saúde Mental e Educação Especial. A taxa de inscrição é de R$ 30,00, mais nove parcelas de R$ 160,00. O IP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 399, Bloco 17, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4386/4475.


Livros, Revistas e Publicações
Meninos, Poetas & Heróis
        Neste livro, lançado pela Edusp, Luiza Franco Moreira faz uma análise da obra de Cassiano Ricardo (1895-1974), escritor modernista. Luiza Franco empreende um estudo literário, histórico e político para entender o percurso que levou esse escritor, em menos de 20 anos, da poesia modernista de Martin Cererê (1928) ao cargo de diretor de jornal oficial do governo Vargas e a defender, em A Marcha para o Oeste (1940), um Estado forte e hierarquizado. A obra tem prefácio de Antonio Candido.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.

Análise de formas
        Os professores Luciano Da Fontoura Costa, do Instituto de Física de São Carlos, e Roberto Marcondes Cesar Jr. do Instituto de Matemática e Estatística, lançaram o livro Shape Analysis and Classification: Theory and Practice. A obra oferece uma introdução conceitual e integrada à análise de formas, revisando os conceitos matemáticos básicos e abordando desde a captura de imagens até a classificação de padrões.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6135 ou no site www.ime.usp.br/~cesar/shape_crc/.


Quadro de Avisos
Aula magna da FFLCH
        O professor Franklin Leopoldo e Silva dará hoje (21), às 19h30, a Aula Magna dos cursos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com o tema "Humanidades e Humanismos: a Lógica da Exclusão". A aula acontece no Anfiteatro do prédio dos Departamentos de História e Geografia, que fica na Av. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11)3091-4938.


Teses e Dissertações
Instituto Astronômico e Geofísico
Mestrado
        Fotometria infravermelha de regiões HII gigantes da galáxia: aplicação a NGC3576. Elysandra Figuerêdo. Dia 23/2, 10h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4765.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes