São Paulo, 09 de março de 2001 n.692/01.

Análise sorológica evita contaminação de bebês
Pediatra realiza análise sorológica em gestantes na região do Butantã e faz um alerta sobre o número de mães que chegam infectadas aos hospitais públicos na hora do parto. A pesquisa englobou, entre outros, o vírus da Aids e os da  Hepatite B e C.

Curso de Web Design na Escola do Futuro

Quarteto Paulista de Cordas faz apresentação no Ceuma

Animação adulta é o tema da Mostra Locomotion no Cinusp


Destaques

Análise sorológica evita que mães contaminem seus filhos
Giovana Tiziani
        Depois de mais de dois anos de pesquisa, a médica pediatra Maria Teresa Zulini da Costa observou que, embora muito se discuta sobre a importância do pré-natal, as UTIs neonatais continuam repletas de casos que poderiam ser evitados caso fossem tomadas medidas preventivas adequadas. Maria Teresa, que é chefe da Unidade Neonatal da Divisão de Clínica Pediátrica do Hospital Universitário (HU), realizou neste período uma análise sorológica na região do Butantã, a fim de chamar a atenção para o número de mães que chegam infectadas aos hospitais públicos na hora do parto. O objetivo foi comprovar a ausência ou má qualidade do acompanhamento pré-natal. "Houve um tempo em que as mães não procuravam o pré-natal. Hoje a procura é grande, mas há uma fila para o atendimento e nem sempre ele é adequado, pois não é somente o número de consultas que atesta sua qualidade", afirma.
        A ênfase da pesquisa foi dada às infecções provocadas pelo vírus HIV (da Aids), HTLV tipos I e II ( associado a leucemia, linfoma e alterações neurológicas), HBV (da hepatite B) e HCV (da hepatite C).
        Maria Teresa fez uma análise sorológica de 1.540 gestantes, das quais 0,26% era positiva para o HIV; 0,13% positiva para o HTLV I-II; 0,32% positiva para HBV e 3,5% positiva para o HCV — índices considerados preocupantes para a região, que não é de risco, segundo a médica.
        "Muitas mães chegavam ao HU sem ter nenhum conhecimento da doença, o que acabou impedindo que nós evitássemos o contágio de alguns bebês", comenta a pediatra ao lembrar-se de uma criança que morreu aos dois meses com diagnóstico de infecção generalizada em decorrência da infecção por HIV. "Se essa mãe tivesse sido informada no pré-natal sobre esse problema, a chance de a criança morrer poderia diminuir consideravelmente". Isso ocorreria porque é possível tratar a mãe e a criança com AZT no pré-natal, no momento do parto e após o nascimento.
        Outras doenças também podem ser evitadas se constatadas a tempo. Algumas condutas preventivas, de acordo com Maria Teresa, podem ser tomadas como vacinar os bebês nas primeiras 12 horas após o nascimento, contra a hepatite B, suspender a amamentação, contra o HTLV e para a hepatite C, embora para essa última não haja comprovação de que a conduta funcione, sendo apenas uma precaução.
        Medidas como essas evitariam que os bebês analisados fossem contaminados. Na pesquisa, os índices de transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho, para o HCV e para o HIV foram de 10 e 25 %, respectivamente, sendo que nenhuma mãe sabia que era portadora desses vírus.
        A médica destaca também a importância de uma vontade administrativa e política para que o assunto "prevenção" seja tratado com maior atenção na rede pública de saúde. "Os gastos com pré-natal eqüivalem a um terço do valor gasto em UTIs neonatais." Além disso, segundo ela, esse não é só um problema de organização dos hospitais, mas também de conscientização da população. "O governo precisa investir na educação, pois quem tem educação e cultura sabe cuidar da saúde", diz.
        Maria Teresa informa que dois vereadores já se interessaram pelos dados da pesquisa como ponto de partida para propor uma lei que torne obrigatória a análise sorológica para essas doenças. "Mas só a lei não resolve. É necessário um comprometimento com essa causa", ressalta. "Já existe uma lei desse tipo para a Sífilis (o VDRL, exame para detectar a doença, oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde) e mesmo assim diversas mães chegam ao hospital com sorologia positiva sem nunca ter ouvido falar da doença", lamenta.
        O interesse dos vereadores leva a pesquisadora à conclusão de que "a USP tem de fazer as pesquisas e mostrar para o governo, como um possível ponto de partida. Essa também é a função da nossa universidade: fazer pesquisas que possam ser úteis para o governo tomar providências e estabelecer as prioridades".
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7757.

Cursos, Seminários e Palestras
Web design
        A Escola do Futuro abre inscrições para seus cursos de web design:
        Web designer (módulo 1 - básico), que ocorre nos dias 12 e 13, com taxa de R$ 216,00;
        Web design (módulo 2 - intermediário), que ocorre nos dias 14 e 15, com taxa de R$ 216,00;
        Web design (módulo 3 - avançado), que ocorre nos dias 16, 17 e 20, com taxa de 432,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538 ou e-mail capacita@futuro.usp.br


Agenda Cultural
Música no Ceuma
        O Projeto Música no Maria Antônia, do Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) da USP, apresenta na próxima quarta-feira (14), às 20h30, o Quarteto Paulista de Cordas. Celisa Amaral Frias (violinista), Jean Reis (violino), Valdeci Merquiori (viola) e Érico Amaral Júnior (violoncelo) apresentam obras de Antônio Carlos Gomes, Sonata em Ré, e Ernst Mahle, Quarteto de Cordas 1975. A entrada é franca e o evento acontece no Ceuma (Rua Maria Antonia, 294).
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182.

Animação adulta no Cinusp
        O Cinusp inicia na próxima segunda (12) a Mostra Locomotion, exibindo as melhores produções deste canal de animação adulta, que inclui animações com massinha, produções japonesas e experimentais. Até sexta-feira (16) serão exibidos:
        South Park (12h30) é uma das produções animadas mais populares, mistura humor adulto, sátiras e linguagens e situações nada discretas, que giram em que quatro amigos e dos moradores de uma pequena cidade.
        Wallace and Gromit , série dividida em três episódios, dois vencedores do Oscar de melhor curta animado, em formato de animação em massinha.
        O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, favo 04.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540/3091-3152.


Livros, Revistas e Publicações
Dinâmica Estocástica e Irreversibilidade
        A Edusp lança o livro Dinâmica Estocástica e Irreversibilidade, de Tânia Tomé e Mário José de Oliveira, ambos professores do Instituto de Física (IF) da USP. O conteúdo abrange os fundamentos da teoria dos fenômenos aleatórios e tópicos avançados de mecânica estatística de não-equilíbrio, para os leitores interessados no campo interdisciplinar dos fenômenos irreversíveis.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540/3091-3152.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Estudo de Gradientes Térmicos e Deformações em Whitetopping Ultradelgado. Deividi da Silva Pereira. Dia 10, às 10h30.
        Otimização da Programação de Suprimento de Petróleo. Rodrigo Más. Dia 12, às 14h30.
        Influência do Material de Eletrodo nas Características de Processo de Corrosão por Plasma. Ronaldo Ruas. Dia 14, às 14h.
Doutorado
        O Sistema de Avaliação de Desempenho na Cadeia de Suprimentos da Indústria Automobilística Brasileira. Nuvia Gisela Martez de Miranda. Dia 14, às 16h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Comércio de Bens Manufaturados dos Países de Mercosul: uma Avaliação do Comércio Intra-indústria e Algumas Indicações de Política Comercial. Paulo Roberto Fattori. Dia 13, às 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Doença valvar crônica: diagnósticos clínico-epidemiológico, radiográfico, eletrocardiográfico e ecocardiográfico. Elaine Cristina Soares. Dia 12/03, às 9h.
        Influência da vitamina E alimentar no enriquecimento de ovos de galinha. Cristiana Ribeiro Mariano de Almeida. Dia 12/03, às 14h.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7667.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes