São Paulo, 13 de março de 2001 n.694/01.

Ribeirão Preto cria centro de estudos em Marketing Global 
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto cria centro de estudos em marketing global para discutir os diversos aspectos da exportação. O centro também oferece disciplina de pós-graduação sobre o tema.

Trote solidário da Faculdade de Ciências Farmacêuticas resulta em doação de alimentos

FIA e Grupo Orsa assinam parceria para realizar um projeto de ação social

Instituto de Psiquiatria do HC oferece terapia para pessoas que passam por luto


Destaques

Ribeirão Preto terá Centro de Excelência em Marketing
        A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (FEA-RP) está se preparando para iniciar as atividades de um Centro de Estudos em Marketing Global. De acordo com Marcos Fava Neves, professor do Departamento de Administração e pesquisador da área, o novo Centro terá por objetivo estudar as exportações, desde os principais produtos, preços e distribuição, até a promoção internacional. Neves diz que a exportação é fundamental para o Brasil continuar o processo de crescimento e consolidação do Real.
        Neste ano, a FEA-RP vai oferecer uma disciplina de pós-graduação strictu sensu que abordará o assunto. Neves, que é um dos coordenadores do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), afirma que a disciplina vai ser orientada para as exportações de produtos da região, com destaque para a área de alimentos.
        A idéia de criação do Centro de Estudos em Marketing surgiu em novembro durante o 10º Seminário Internacional Pensa de Agribusiness que teve como tema "O desafio das Exportações". Durante o encontro, surgiram várias sugestões de ações, no âmbito do setor privado e políticas públicas, para incrementar as exportações e transpor as dificuldades. Outra questão abordada foi a necessidade de o País ter um órgão que centralize o comando das exportações, com pessoas que tenham uma postura comercial agressiva ao lidar com comércio internacional e práticas protecionistas. "Nesse evento ficou clara a necessidade de mais estudos na área", enfatiza Neves.
        Mais informações: ((0XX16) 602-3892, com o professor Marcos Fava Neves.

Alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas promovem doações

        Amanhã (14), a partir das 8 horas, cerca de 40 alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promoverão uma doação de alimentos e remédios arrecadados durante a Campanha pelo Trote Solidário, criada pela Universidade para estimular o exercício da cidadania e a promoção dos Direitos Humanos. São 510 quilos de produtos não perecíveis que ajudarão três instituições do município de Carapicuíba. "Pedimos para cada calouro contribuir com cinco quilos de alimentos", explica Wesley Mendes Correia, integrante do Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica. "Muitos também ajudaram trazendo remédios, amostras grátis obtidas por meio de pedidos feitos em consultórios particulares, empresas e postos de saúde, entre outros locais."
        Além disso, muitos alunos da FCF também doaram sangue, recolhido por técnicos do Pró-Sangue, totalizando 100 bolsas de 450 ml cada. Segundo Correia, o mais importante foi que os calouros se envolveram com grande entusiasmo nas iniciativas, o que serve como estímulo para o planejamento de ações futuras. "Neste Ano Internacional do Voluntariado, promovido pela ONU, tivemos como meta chamar a atenção dos alunos, calouros e veteranos, para a questão da extensão universitária e do exercício da cidadania."
        As beneficiadas com as doações são: Casa da Criança Excepcional Maria Maia, que atende crianças com graves distúrbios mentais, convulsões e hidrocefalias; Casa de Apoio a Aidéticos, que cuida de 18 portadores do vírus HIV e outros 12 não portadores, mas com sérios problemas de dependência química de álcool e drogas; e Educandário Santa Terezinha, que abriga crianças carentes.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3622, 9842-2893 ou e-mail wesula@hotmail.com, com Wesley Mendes Correia.

Fia e Grupo Orsa assinam parceria em projetos sociais

        O Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa) da Fundação Instituto de Administração (FIA), conveniada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, assinou ontem (12) um acordo de parceria com a Fundação Orsa, do Grupo Orsa e da Jarcel Celulose S.A. O objetivo é realizar um projeto de ação social com adesão voluntária dos integrantes das duas instituições e inserir a Fundação Orsa na área do Pólo de Desenvolvimento do Jari.
        A parceria envolve a criação de um modelo de Gestão Estratégica a ser implantado na Fundação Orsa, que conta com projetos sociais e educacionais para atender crianças e adolescentes. Desde 1997, o Pensa vem acompanhando o trabalho da Fundação Orsa, por meio da implantação de um modelo de gestão em algumas empresas do grupo, entre elas a Jarcel Celulose S.A., a Orsa Papel e Papelão S.A. e a própria holding — a Saga investimentos & Participações.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5848/3032-5966.


Cursos, Seminários e Palestras
Terapia para luto
        O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) está oferecendo psicoterapia dinâmica breve para pessoas que passaram por situação de luto (no máximo nos últimos seis meses) e sofrem de abalo emocional. O tratamento consiste em sessões individuais de psicoterapia uma vez por semana, de três a seis meses. Serão aceitos 20 pacientes entre 25 e 55 anos.
        Mais informações: ( (0XX11) 3062-1274.

Relações internacionais
        Estão abertas até o próximo dia 21 as inscrições para o curso Introdução às relações internacionais, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais, que ocorre de 24 de março a 23 de junho. As disciplinas do curso abordam as áreas de história, economia política, teoria das relações internacionais e política externa. Há 70 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 50,00 (mais 3 mensalidades de R$ 150,00).
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3061/3091-3044 ou e-mail nupri@edu.usp.br.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Análise de tensões em pavimentos de concreto com base cimentada e sujeitos a gradientes térmicos. Marcos Paulo Rodolfo. Dia 15/3, às 14 horas.
Doutorado
        Avaliação do impacto ambiental de projetos de mineração no estado de São Paulo: a etapa de acompanhamento. Elvira Gabriela Ciacco da Silva Dias. Dia 15/3, às 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Impacto do Saneamento Básico na Saúde Pública - Estudo de Caso - Itapetininga - SP - 1980 - 1997. Getúlio Martins. Dia 14/3, às 9 horas.
Doutorado
        AIDS entre usuários de drogas injetáveis na última década do Século XX, na Região Metropolitana de Santos, Estado de São Paulo - Brasil. Fábio Caldas de Mesquita. Dia 16/3, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3081-5091.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes