São Paulo, 19 de março de 2001 n.698/01.


 
Pesquisa usa três tratamentos para doença coronária
O estudo comparativo, iniciado em 1986 no Incor, faz uso de angioplastia, tratamento clínico e cirurgia para tratar problemas em artérias do coração. A pesquisa foi apresentada com sucesso no American College of Cardiology realizado no último dia 18, nos EUA.

João Baptista Borges Pereira recebe título de professor emérito na FFLCH

Provar realiza curso de especialização em comércio eletrônico

Curso do Ipef trata de elaboração de projetos em educação ambiental


Destaques

Pesquisa do Incor é destaque em congresso americano

Valéria Dias
        Uma pesquisa inédita realizada no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FM) da USP foi apresentada com destaque no último dia 18, no American College of Cardiology realizado em Orlando, nos Estados Unidos. O estudo chamado de MASS — sigla em inglês para Medicine Angioplasty Surgery Study — consiste na comparação de três métodos de tratamento para problemas em artérias do coração: tratamento clínico (uso de medicamentos), angioplastia (desobstrução da artéria com catéter) ou cirurgia (pontes de safena). De acordo com Whady Hueb, médico assistente da Equipe de Coronária do Incor e professor livre-docente da Faculdade de Medicina, a grande vantagem do método está na possibilidade de utilizar as três opções de tratamento, além de melhorar as condições de vida e o prognóstico do paciente.
        O estudo foi iniciado em 1986 e teve duas etapas. Na primeira foram selecionados pacientes com problemas específicos na artéria coronária esquerda (também chamada de descendente anterior - DA) e que tivessem indicação de angioplastia, tratamento cirúrgico ou clínico, simultaneamente. Esses pacientes foram submetidos às três opções de tratamento podendo, inclusive, escolher qual deles experimentar e também eram avisados sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos.
        De acordo com o cardiologista, após cinco anos de acompanhamento, o resultado mostrou que os três tipos de intervenção foram semelhantes em relação à mortalidade. "A segunda conclusão foi que os pacientes tratados com medicamentos melhoravam, mas a qualidade de vida deles não era tão boa; os submetidos à angioplastia necessitaram de um número maior de reintervenções; os que sofreram cirurgias apresentaram uma melhora aparente", afirma Hueb. Ele relata que esse tipo de doença coronária não tem cura, sendo essencial um acompanhamento constante do quadro evolutivo da doença. "Ao operar, o paciente não é curado, o que acontece é a remoção da seqüela deixada pela doença", esclarece o médico. "A angioplastia só desentope a veia e o medicamento tem a intenção de diminuir a velocidade de evolução das obstruções de gordura na artéria".
        Na segunda etapa do estudo, iniciado em 1994, foram selecionados pacientes que apresentavam doença coronária em várias artérias. De uma mostra total de 20 mil pacientes, foram escolhidos 1.200 que se adequavam aos seguintes critérios de seleção: lesão em três artérias; adequados para a angioplastia, cirurgia e tratamento clínico simultaneamente; que tivessem angina estável e o músculo do coração preservado. Esses pacientes também foram submetidos às três opções de tratamento. Também faziam uso, periodicamente, de um mesmo tipo de medicamento e passaram a ter um acompanhamento que incluía um regime higieno-dietético (necessidade de uma dieta pobre em gordura, exercícios físicos, abandono do tabagismo, etc). "O objetivo é prevenir os fatores de risco, como diabetes, colesterol e hipertensão arterial a fim de que a doença coronária retarde sua evolução", diz o cardiologista.
        Quando todos os pacientes completaram um ano de acompanhamento foi realizada uma avaliação. As conclusões, segundo Hueb, foram que, em relação à morte cardíaca e incidência de infarto, a evolução clínica foi semelhante nos três grupos. Quando a análise, foi feita levando-se em conta as reintervenções. O grupo da angioplastia foi o que apresentou o maior número.
        Para o cardiologista, o rigor do tratamento melhora o prognóstico, "pois o paciente passa a ter um controle mais rigoroso, evitando os fatores de risco que desencadeiam a doença coronária. Nós acreditamos que a incidência ou a evolução da doença diminua".
        Segundo Hueb, existem dois trabalhos semelhantes sendo desenvolvidos nos EUA, mas ambos utilizam apenas a angioplastia (com catéter de balão) e a intervenção cirúrgica. A pesquisa do Incor, no entanto, é a única no mundo a utilizar também o acompanhamento clínico e a usar uma prótese tipo "stent" na angioplastia.
        Mais informações: E-mail mass@incor.usp.br com o professor Hueb.

FFLCH ganha novo professor emérito

        Nesta quinta-feira (22), o professor João Baptista Borges Pereira recebe o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Membro titular e presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra, Borges assessora a Reitoria em temas pertinentes nesta área e deu muitas contribuições científicas sobre o tema, além de dedicar-se ao estudo dos fenômenos migratórios e à defesa da escola pública.
        Foi diretor da FFLCH por duas vezes (onde já havia sido vice-diretor), do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), chefe do Departamento de Ciências Sociais e do Departamento de Antropologia, além de Pró-Reitor na gestão de José Goldemberg. Borges também atuou como editor da Revista de Antropologia e criou o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. A cerimônia ocorre às 14 horas no Salão Nobre da FFLCH, Prédio da Administração, na Rua do Lago, 717.
        Mais informações:( (0XX11) 3091-3903.


Cursos, Seminários e Palestras
Educação Ambiental
        O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) realiza nos dias 22 e 23 o 1º Curso sobre Elaboração de Projetos em Educação Ambiental, em Piracicaba. O curso tem como objetivo dar subsídios aos participantes para a elaboração e avaliação de programas de educação ambiental, dentro de um contexto de sociedade sustentável. Todas as atividades são baseadas no princípio do aprendizado pela vivência, em reflexões e discussões em grupo, complementadas por exposições.
        Mais informações: ( (0XX19) 430-8603/8602 ou e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br.

Aula magna na EESC
        Nesta quarta-feira (21) às 15 horas ocorre a aula magna da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). André Bier Johannpeter, diretor de desenvolvimento de negócios da Gerdau S/A fala sobre "Expectativas e desafios do profissional na indústria brasileira globalmente competitiva". O evento ocorre no Anfiteatro de Convenções da EESC, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9206.

Especialização em comércio eletrônico
        Estão abertas até dia 25 as inscrições para o Especialização em E-commerce, do Programa de Administração de Varejo (Provar-FIA/USP). O curso ocorre de 3 de abril a 30 de junho e alguns temas abordados serão economia digital, cultura e mudanças organizacionais, mercados eletrônicos B2C e B2B, intermediários eletrônicos, logística, marketing digital, perspectivas e tendências.
        Mais informações: (0XX11) 3091-6045/3091-5993 ou e-mail provar@fia.fea.usp.br.


Agenda Cultural
Exposição no Ceuma
        Começa amanhã (20) a exposição Auto-retrato - espelho de artista, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, que traz um século de auto-retratos nas obras de Modigliani, Chagall, Guignard e jovens artistas como Lourdes Colombo e José Rufino. Também está no programa Obra em contexto: Parla, Cildo Meireles, em que Angélica de Moraes discute aspectos da obra de Cildo Meireles. A exposição vai até dia 8 de julho, de terça a sábado das 10 às 20 horas e aos domingos das 10 às 19 horas, no Centro Cultural Fiesp, que fica na Av. Paulista, 1313.
        Mais informações: (0XX11) 3091-3538/284-3639.


Teses e Dissertações
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        Um estudo sobre os aspectos relevantes da contabilidade e o seu uso em empresas do setor de construção civil. Roni Cleber Bonizio. Dia 20, às 8 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811.

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Um lugar no cuidado pré-natal: possibilidades e opções das gestantes. Vilma Melo de Oliveira. Dia 21, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação ultra-sonográfica do trato gastrintestinal de felinos hígidos e portadores de enfermidades gastrintestinais. Tilde Rodrigues Fróes. Dia 22, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7667.

Escola Politécnica
Doutorado
        Estudo da síntese de dimetildiclorisilano a partir de cloreto de metila e silício. João Guilherme Rocha Poço. Dia 22, às 14 horas.
        Tratamento físico-químico de águas residuárias de indústrias de plastificastes: estudo de caso. Maria Olivia Argueso Mengod. Dia 21, às 14 horas.
        Matrizes neuroeletrônicas. Nathalia Lopes Vieira Peixoto. Dia 22, às 16 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes