São Paulo, 20 de março de 2001 n.699/01.


 
Cresce o número de reversões de vasectomia 
O aumento das separações e divórcios e  a conseqüente união com novas parceiras faz com que homens procurem as cirurgias de reversão na esperança de ter mais filhos. Segundo especialista,  no HC são realizadas até duas operações por semana. 

IEA realiza seminário em Brasília sobre as políticas monetárias da América Latina

Curso sobre gestão de shopping center na FEA

FEA e FGV abrem inscrições para envios de trabalho sobre gestão empresarial e meio ambiente


Destaques

Aumenta a procura por reversão de vasectomia

Valéria Dias
        A vasectomia ainda é um dos métodos mais práticos e seguros para homens que não pretendem ter mais filhos. Mas, com o aumento do número de separações e posterior união com novas parceiras, esses homens têm procurado cada vez mais as cirurgias que revertem a vasectomia.
        Para o médico urologista Celso Gromatzky, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, esse é um fenômeno basicamente social. "A reversão de vasectomia está ligada a um aumento do número de separações e divórcios e ao aumento de novas relações, inclusive as informais, em que o novo casal deseja ter filhos". Segundo Gromatzky, há dez anos era realizada uma reversão a cada dois ou três meses. "Foi um aumento sensível. Atualmente, no Hospital das Clínicas, realizamos de uma a duas reversões por semana".
        Gromatzky explica que a vasectomia é uma cirurgia relativamente simples realizada, na maioria das vezes, com anestesia local. Em geral, é feita em homens com mais de 35 anos que vivem relações estáveis e com número de filhos adequado ao casal. O objetivo é seccionar o duto deferente, canal que leva os espermatozóides dos testículos até a região da próstata. "Na cirurgia, o duto deferente é desconectado e o esperma é expelido durante a ejaculação, porém, sem os espermatozóides, que continuam sendo produzidos mas são absorvidos pelo organismo". Segundo ele, a médio prazo ocorre uma disfunção nessa produção. Após dez anos, há uma piora na qualidade do espermatozóide, mesmo com a reversão. "Todo paciente é avisado disso antes de fazer a vasectomia, pois corre o risco de não obter 100% de sucesso no caso de uma futura gravidez.". O médico afirma também que existe uma teoria segundo o qual após um certo tempo de realização da vasectomia, essa contínua absorção faz com que o organismo produza anticorpos contra os espermatozóides. Já uma segunda teoria diz que a fabricação de espermatozóides fica prejudicada pela obstrução do canal deferente.
        É por esses motivos que a técnica utilizada pode ter implicações importantes no momento da reversão. Gromatzky relata que no Brasil não há um padrão estabelecido para as vasectomias e que cada médico utiliza a técnica cirúrgica que preferir. "Como é considerada simples, nem sempre é realizada por um urologista, que encara a vasectomia já prevendo uma eventual reversão. Ela pode ser feita por um cirugião geral, um clínico ou ginecologista".
        De acordo com Gromatzky, a reversão fica mais fácil quando existe apenas uma secção e ligadura com fio de cada uma das extremidades seccionadas. "Quando a ligadura é substituída ou associada a uma cauterização com bisturi elétrico pode provocar um estreitamento muito longo do tubo deferente e um segmento muito extenso da perda de permeabilidade". Outra dificuldade na hora da reversão é quando o tubo deferente, além de seccionado, é dobrado sobre si mesmo, ou quando a ligadura é feita muito próxima do epidídimo (testículo) ou muito alta, próxima ao canal seminal. O ideal, segundo o urologista, é a secção na região média da bolsa escrotal. "Existem alguns casos em que a dificuldade técnica é alta e que a perda de segmento do duto deferente é muito grande. Nesses casos só é conseguida a permeabilização de um dos lados e as chances de sucesso da reversão são menores", conclui.
        Mais informações: ( (0XX11) 231-1149/214-3191 com o Dr. Celso Gromatzky


Cursos, Seminários e Palestras
Dolarização na América Latina
        O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza nesta quinta-feira (22) às 9 horas o seminário Dolarização versus pluralismo monetário nas Américas: a controvérsia vista do Brasil. O evento terá lugar em Brasília e é aberto a todos os interessados (não precisa fazer inscrição) e, entre os debatedores estarão Delfim Netto, Armínio Fraga e Eduardo Gianetti da Fonseca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3919/3091-4442.

Gestão de shopping
        Estão abertas até dia 25 as inscrições para o curso Gestão de shopping center, do Programa de Administração em Varejo (Provar) da Faculdade de Economia e Contabilidade (FEA) da USP. O curso ocorre de 3 de abril a 30 de outubro, e os temas serão divididos em dois módulos (varejo e shopping center), para desenvolver questões relacionadas a decisões de marketing, varejo interncional, comportamento do consumidor e gestão financeira, entre outras.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6045/3091-5993 ou pelo e-mail provar@fia.fea.usp.br.


Livros, Revistas e Publicações
Pintura abstracionista
        A Imprensa Oficial e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa lançam o livro Fukushima por Fukushima, do pintor Tikashi Fukushima. A obra foi dissertação de mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e é uma comemoração aos 50 anos de atividade do artista, tido como um dos precursores da arte abstracionista do Brasil.
        Mais informações: ( (0XX11) 3814-4600.


Quadro de Avisos
Inauguração da biblioteca
        O Reitor da USP, Jacques Marcovitch e o Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Francis Aubert, realizam nesta quarta-feira (21) às 17 horas a inauguração do prédio da biblioteca central da FFLCH. O evento ocorre no prédio da biblioteca, que fica na Rua Lineu Prestes, travessa 12, nº 350, Cidade Universitária.
        Mais informações:( (0XX11) 3091-3402.

Tutoria em Odonto
        A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto abre até sexta-feira (23) inscrições para alunos que queiram participar de seu programa Tutoria. O programa tem duração de um ano e é aberto a todos os alunos do curso. Suas atividades englobam cursos de informática, palestras, discussões de casos clínicos, técnicas odontológicas e participação em ações humanísticas, como visitas a seções e serviços de apoio no campus.
        Mais informações:( (0XX16) 602-4052.

Envio de trabalhos
        Os interessados em participar do IV Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, realizado pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e Fundação Getúlio Vargas (FGV), devem enviar seus trabalhos até dia 25. Todos os trabalhos serão publicados nos anais do encontro e os melhores serão indicados para publicação nas revistas de administração da USP e da FGV.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5849.


Teses e Dissertações
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Práticas avaliativas no ensino médico: um estudo etnográfico com professores de uma universidade pública. Ana Racquel Lucato Cionflone. Dia 23, às14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3352.

Escola Politécnica
Doutorado
        Especificação de um sistema de informação integrado para o planejamento operacional em empresas de energia. Anirio Salles Filho. Dia 23, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação da concentração sérica do b -hidroxibutirato em cães com diabetes mellitus. Ricardo Duarte Silva. Dia 23, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7667.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos
Mestrado
        Combinação de métodos de inteligência artificial para fusão de sensores. Katti Faceli. Dia 23, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9638.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes