São Paulo, 21 de março de 2001 n.700/01.

Encontro na USP debate os critérios do Provão
Na próxima sexta (23), a partir das 9 horas, professores e especialistas participam do seminário O Provão e a USP. No evento serão discutidos os critérios desse sistema de avaliação e as recentes mudanças anunciadas pelo MEC.

Provar realiza seminário sobre perdas no varejo

Manejo de bovinos é tema de curso na Esalq

Exposição sobre cana-de-açúcar na ECA


Destaques

USP debate mudanças no Provão

André Chaves de Melo
        Nesta sexta-feira (23) a partir das 9 horas a Universidade de São Paulo realiza o 2º Seminário – "O Provão e a USP". O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e será realizado no Auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Na abertura do encontro, a pró-reitora Ada Pellegrini Grinover fará uma análise dos tópicos e conclusões extraídos do primeiro seminário, ocorrido em 16 de novembro de 1999.
        Segundo Ada Pellegrini, a USP aderiu espontaneamente ao Provão já na gestão anterior, colaborando com o Ministério na implantação desse sistema de avaliação nacional dos cursos de graduação. "Havia dúvidas na época sobre qual seria o órgão responsável pela avaliação das universidades públicas paulistas", explica. "Posteriormente, a LDB deixou claro que essa função é do Conselho Estadual de Educação. Mesmo assim, a USP continuou a colaborar com o MEC e com as outras instituições."
        Entretanto, de acordo com pró-reitora, os critérios do Provão para a atribuição dos conceitos finais distorcem a realidade dos fatos, classificando cursos de excelência com B ou C e cursos que apresentam alguns problemas com A ou B. "Diante dessa situação, a USP forneceu dados para mudar o sistema. Além disso, o Conselho de Graduação aprovou uma moção para que a USP saísse do Provão até que os critérios fossem modificados", diz. A imprensa divulgou ontem algumas mudanças nos critérios do Provão, anunciadas pelo MEC, que ainda serão examinadas pela USP.
        A primeira sessão do seminário ocorrerá às 9h40 e terá como tema a Mudança de Critérios no Exame Nacional de Cursos (Provão) e Avaliação das Condições de Oferta de Cursos. Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão governamental ligado ao MEC, apresentará as novas formas avaliativas criadas para corrigir uma série de problemas detectados nos resultados finais do Provão apresentados nos anos anteriores. Também serão anunciadas modificações na Avaliação das Condições de Oferta de Cursos.
        A pró-reitora explica ainda que a Avaliação das Condições de Ofertas de Cursos — outro sistema avaliativo criado pelo MEC exclusivamente para o ensino superior — não foi aceita pela USP, devido aos gastos altíssimos que seriam necessários para a remuneração dos especialistas que fazem esse processo. "Atualmente, a USP está trabalhando no desenvolvimento de um novo projeto de avaliação interna que será apresentado para o Conselho Estadual de Educação, órgão que está organizando a avaliação das três universidades públicas paulistas."
        Às 13h30, terá início a mesa redonda O "Provão e a USP: Prós e Contras, que contará com participação dos professores Milton de Arruda Martins, da Faculdade de Medicina (FM), Cláudio Possani, assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Maria Inês Assumpção Fernandes, do Instituto de Psicologia (IP) e dois representantes discentes (dos alunos).
        A última mesa redonda, com início marcado para 14h30, tem como tema Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos da USP: Prós e Contras. Estarão presentes dois representantes dos alunos e as professoras Helenice de Souza Spinoza, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Maria Sylvia Zanella Di Pietro, da Faculdade de Direito (FD), e Adelaide Faljoni-Alário, do Instituto de Química (IQ).
        O encerramento do encontro ocorrerá às 17 horas, quando a professora Ada Pellegrini Grinover traçará um balanço do que foi discutido. No final do seminário serão recolhidos questionários sobre a participação da USP na avaliação do MEC.
        O Auditório 5 da FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3290.


Cursos, Seminários e Palestras
Prevenção de perdas
        O Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP estará promovendo no próximo dia 5 de abril, das 8h30 às 17 horas, no auditório da FEA, o Seminário Provar de Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro. Em sua quarta edição, o evento tem como objetivo principal possibilitar a troca de informações entre pesquisadores, varejistas e empresas ligadas à área.
        A abertura do encontro será feita pelo professor israelita Tuvya Amsel, que desenvolve estudos na Europa e no Oriente Médio. Ele abordará, entre outros temas, integridade e honestidade no ambiente de trabalho como forma de evitar fraudes e outras ações ilegais. O Auditório da FEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 5072-6704 ou e-mail: comexito@terra.com.br

Manejo Bovino
        A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba está com inscrições abertas para o 3º Curso de Nutrição, Instalações e Manejo de Bovinos Leiteiros, que acontece entre os dias 2 e 6 de abril. O curso é destinado a profissionais relacionados à produção de bovinos leiteiros (agrônomos, zootecnistas, veterinários, técnicos em agropecuária). A taxa de inscrição é de R$ 150,00 para conveniados e R$ 200,00 para os não conveniados.
        Mais informações: ( (0XX19) 422-9197, com Letícia.


Agenda Cultural
Cana-de-açúcar é tema de exposição fotográfica
        O Espaço A. C. D’Ávila, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, traz a exposição fotográfica Cana de Aço, Suor, Açúcar, do aluno de Jornalismo Arnaldo Grizzo Filho. A abertura da exposição acontece amanhã (21), às 19h30, e estará aberta até o dia 4 de maio. O Espaço A. C. D’Ávila fica no Departamento de Jornalismo e Editoração, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091- 4095.


Livros, Revistas e Publicações
Lançamento Edusp
        A Edusp e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos realizam nesta sexta-feira (23), às 17 horas, na Biblioteca Prof. Achille Bassi, do ICMC, o lançamento do livro Ética em Computação, de Paulo Cesar Masiero.
        Mais informações: ( (0XX16) 271-2495.


Teses e Dissertações
Instituto de Química de São Carlos
Doutorado
        Estudo da eletrocristalização de selenetos de cobre sobre ultramicroeletrodos de platina. Claudia Smaniotto Barin. Dia 26, às14h30.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes