São Paulo, 28 de março de 2001 n.705/01.
Fórum debate a Avaliação Institucional
O segundo Módulo do Fórum de Políticas Universitárias da USP discutiu a qualidade na universidade pública e contou com a participação de especialistas do exterior, que relataram suas experiências e análises sobre o assunto.

Escola Politécnica homenageia Mário Covas
 
 

Seminário debate questões éticas na sociedade contemporânea e na área de saúde
 
 

TV USP apresenta programa de debate sobre direitos autorais e novas tecnologias


Destaques

Segunda fase do Fórum de Políticas Universitárias discute qualidade e avaliação institucional

        Foi realizado hoje (28), no Auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), o Módulo II do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP. Os temas dessa fase foram a qualidade na universidade pública e a avaliação institucional. Em maio, entre os dias 9 e 11, ocorrerá o terceiro e último módulo, dando continuidade aos trabalhos, abertos em novembro de 2000, a partir de uma concepção híbrida que mistura debates virtuais (feitos via Internet) e reais. "O dossiê sobre as discussões feitas no primeiro módulo estará disponível para a comunidade em maio", informa Marília Caldas, coordenadora executiva do Fórum.
        Durante a cerimônia de abertura, o reitor da USP, Jacques Marcovitch, destacou que a necessidade de se discutir a avaliação institucional levou a decisão de mantê-la nos debates, agora ampliados com a participação de especialistas do exterior, que relataram suas experiências e análises sobre a questão. O professor Umberto Giuseppe Cordani, presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) e da Comissão de Políticas de Avaliação (CPA), abriu a primeira sessão, A visão externa, defendendo a avaliação constante das universidades devido as necessidades de se adaptar constantemente em um sociedade em rápida e profunda transformação.
        Hans Ulrich Gumbrecht, professor de literatura comparada da Universidade de Stanford, Estados Unidos, fez uma análise sobre as diferenças dos sistemas universitários da Alemanha e dos Estados Unidos, países com valores, visões e práticas completamente diferentes. De acordo com o pesquisador, a sociedade alemã valoriza mais a pesquisa que o ensino, enquanto nos Estados Unidos o ensino é a prioridade. "É possível sobreviver em Stanford com poucos artigos publicados ao mesmo tempo que é impossível sobreviver se você não for um bom professor", explica. "A importância da pesquisa alemã no contexto internacional tem diminuído nos últimos anos, o que gerou uma crise em suas universidades, alimentada também pela constante expansão do número de vagas, o que tem alimentado a tendência de, aos poucos, essas instituições se tornarem universidades de massa". O pesquisador também chamou a atenção para o fato de que as universidades norte-americanas particulares e públicas também contam com uma série de doações da iniciativa privada e do governo, além de uma gestão de moldes empresariais, o que permite que elas constituam o melhor sistema de ensino superior do mundo. "Entretanto, as oscilações da bolsa tornam reais as possibilidades de uma grande universidade norte-americana chegar a falência, enquanto as universidades alemãs, por exemplo, ao dependerem quase que exclusivamente das verbas públicas, têm sua sobrevivência praticamente garantida."
        O professor José Joaquín Brunner, da Fundação Chile (Chile), apresentou alguns resultados de avaliações institucionais feitas em várias universidades latino-americanas, com destaque para as chilenas, argentinas e colombianas. Segundo o pesquisador, "a autoavaliação é fundamental para o constante aprimoramento das instituições de ensino superior, num contexto de profundas transformações sociais, com pressão para que se amplie a oferta de vagas e onde a relação aluno-professor está, cada vez mais, se aproximando de uma relação semelhante a do consumidor-empresa". Outra questão que mereceu destaque foi a necessidade de se ampliar a troca, via Mercosul, de serviços dos profissionais dessa área de livre comércio, sendo fundamental que exista um sistema de reconhecimento mútuo pelos países-membros do bloco dos diplomas das universidades da região.
        Na segunda parte do evento, A visão interna, os professores Hélio Nogueira da Cruz e Magda M.S. Carneiro Sampaio exibiram estudos que têm sido desenvolvidos quanto à visão institucional. Sob a coordenação do professor Cordani, os debates se resumiram a 25 minutos. Alunos reclamaram da comissão que avalia assuntos institucionais, da falta de diálogo direto com a comunidade universitária, o que foi rechaçado por Magda, segundo a qual os alunos "são e podem ser consultados". Cruz, por sua vez, salientou a dificuldade de analisar uma universidade tão grande e complexa como a USP e questionou a palavra "fiscalização", utilizada em deliberação da Comissão Estadual de Educação (CEE) de número 4/2000, que estabeleceu o prazo até 14 de abril para a conclusão dos trabalhos. Discordando do enfoque que o professor Cruz deu à palavra, a pró-reitora de Graduação Ada Pellegrini Grinover pediu vez e disse que se o processo de avaliação tem como finalidade orientar, acompanhar e fiscalizar, é para que a Universidade oriente, acompanhe e fiscalize esse processo.

Escola Politécnica homenageia Covas

        O prédio da Administração Central da Escola Politécnica (Poli) da USP, passará a se chamar "Engenheiro Mário Covas Júnior". A decisão de homenagear o ex-governador foi aprovada por voto unânime dos membros do Conselho Técnico-Administrativo, por tratar-se, de acordo com o diretor da Poli, professor Antonio Marcos de Aguirre Massola, de "um cidadão brasileiro que, em vida, soube representar o espírito de uma nova geração de políticos, onde a ética pública, a perseverança e a honradez devem ser as marcas efetivas de uma vida profissional e política a serviço de toda a comunidade".
        A cerimônia será realizada no dia 20 de abril, a partir das 9 horas, no prédio da Administração da Poli e será aberta ao público. Nominalmente, também foram convidados parentes, amigos e familiares do ex-governador, além do atual governador do Estado, Geraldo Alckmin. A Poli fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa III, nº380, na Cidade Universitária.
        Mais informações: (0XX11) 3091-5420/5430, na Coordenadoria de Eventos da Poli ou na Diretoria da Escola, 3091-5550; e-mail ep@edu.usp.br


Cursos, Seminários e Palestras

Informação hoje
        Estão abertas as inscrições para o curso Informação na sociedade contemporânea, que o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) promove nos dias 17 e 24 de abril e 2 e 8 de maio. No curso, o professor Laymert Garcia dos Santos (Unicamp) discute a passagem para a era da informação, que se torna uma noção central na dinâmica do capitalismo global. As vagas são limitadas e a taxa é de R$ 100,00. Serão concedidos descontos de 20% para estudantes e professores da rede oficial de ensino e de 40% para aposentados e estudantes especiais. Estudantes com rendimento familiar de até seis salários mínimos têm desconto de 80%.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815/255-5538 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br

Curso de oratória
        A Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP está com inscrições abertas para o curso de extensão Oratória: algumas regras básicas para uma comunicação mais efetiva, que começa em 16 de abril. O curso fornece ensinamentos práticos e básicos que levem a uma comunicação mais efetiva e a uma melhor capacidade de expressar-se em público de forma mais correta, sem ansiedade e sem medo. Há 30 vagas e a taxa é de R$ 300,00.
Mais informações: ( (0XX11) 3091-7682 ou e-mail ccexfmvz@edu.usp.br. Site http://www.fmvz.usp.br/cursos/folderoratoria.htm.

Ética na sociedade contemporânea
        A Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) realiza nos dias 2 e 3 o seminário Questões éticas na sociedade contemporânea. Durante o evento serão discutidos tópicos como ética e desafio às desigualdades, relação profissional de saúde, no cotidiano e ética individual. As inscrições só poderão ser feitas na sexta-feira (30), na seção de Apoio Acadêmico da EERP.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3369.


Agenda Cultural

Programação da TV USP
        A TV USP apresenta entre os dias 2 e 8 de abril a seguinte programação:
        DELTA PI Direitos Autorais (reprise), que responde algumas importantes questões culturais, como qual é a relação entre o autor e a produtora, quais os novos tipos de pirataria e como mudam os direitos autorais com as novas tecnologias. Participam do debate alunos da USP e da PUC, Rui Geraldo Viana, professor de Direito da PUC e Manoel Vanni, produtor musical e músico do M4J. Segunda-feira (02), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00.
        ESPECIAL – 3 projetos para 4 paredes (reprise) - o programa enfoca as dificuldades de habitação na cidade de São Paulo segundo professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Em três visitas, especialistas apresentam diferentes soluções experimentadas em São Paulo: o mutirão, a urbanização de favelas e o polêmico Projeto Cingapura. Terça-feira (03), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (07) às 18h00.
        PGM – A revista eletrônica da USP, Panorama, está de cara nova para apresentar o que acontece em São Paulo e na USP, com o objetivo de democratizar o conhecimento acadêmico e cultural da USP, aprofundando temas ignorados ou superficialmente abordados pela mídia comercial. Cada edição mostra cultura, ciência, opinião e reserva espaço para experimentação de linguagens e formatos audiovisuais. Uma vez por mês apresenta um especial de maior duração, agregando as contribuições da USP a um tema da atualidade. Quarta-feira (04), às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (07) às 13h30 e no domingo (08) às 9h00.
        OLHAR DA USP – 4º Congresso da USP (inédito) – No programa desta semana, o professor João Zanetic, do Instituto de Física (IF) da USP e o professor Marcos Magalhães, presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp) discutem sobre universidade, mobilização e o quarto congresso da USP. Quinta-feira (05) às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (07) e no domingo (08) ambos às 22h30 e 3h00.
        2 APÊS – Pessoas Incomunmmms – Neste episódio, Oscar entra para uma seita religiosa, Betão vira treinador de boxe de Hermano. Mauro faz um curta-metragem sobre a vida de Seu Lino, Bel segue um curso de independência feminina e Adriana é vítima da "gangue do amor". Sexta-feira (06) às 9h00, 13h30, 18h00, 22h30 e às 3h00, com reprise no sábado (07) às 9h00 e domingo (08) às 13h30 e 18h00.
        Você confere a programação da TV USP todos os dias no CNU (Canal Universitário de São Paulo), no canal 15 da TV a cabo, ou ao vivo pela internet, em www.cnu.org.br.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4101/4487.


Quadro de Avisos

Olimpíada de Física
        Nesta sexta-feira (30) a Estação Ciência coordena a premiação de 188 estudantes do Estado de São Paulo que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Física 2000. O projeto é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física e tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo e ensino da física, além de identificar talentos e atrai-los para carreiras em ciência e tecnologia. O evento conta com a presença do professor Sílvio Salinas, diretor do Instituto de Física (IF) da USP e do professor Ernst Wolfgang Hamburger, diretor da Estação Ciência e ocorre às 18 horas no Centro de Convenções Rebouças, na Av. Rebouças, 600. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3673-7022.


Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Organização do trabalho, qualidade de vida e subjetividade; um estudo sobre representações e crenças de profissionais do campus da USP de Ribeirão Preto. Lúcia Barcelos de Souza. Dia 30/3, às...horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3675/3681

Instituto de Química de São Carlos
Doutorado
        Estudo da oxidação eletroquímica do dipiridamol em meio orgânico, aquoso e micelar. Marilza Castilho. Dia 29, às 14 horas.
        Complexos meleculares em micelas e dendrímeros. Mauricio dos Santos Matos. Dia 29, às 14 horas.
        Preparação, caracterização e propriedades catalíticas de filmes de politiofero contendo eletrocatalisadores dispersos. Marcia Toline Giacomini. Dia 29, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9909.
 
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes