São Paulo, 30 de março de 2001 n.707/01.

 
Instituto Oceanográfico da USP terá curso de graduação
O curso de Oceanografia será oferecido a partir de 2002, terá duração de cinco anos e é o primeiro a ser ministrado por uma universidade pública no Estado de São Paulo

 

USP recebe a visita de Comissão gaúcha
 

Ceuma promove Jornada Científica
 

Cinusp oferece Curso de Roteiro
 
 


Destaques

Instituto Oceanográfico tem novo curso de graduação

Bruna Fontes

        A partir do ano que vem, a USP será a primeira universidade pública do Estado de São Paulo a oferecer o curso de graduação em Oceanografia. O Conselho Universitário aprovou, no dia 27 de março, a criação do curso, que será oferecido pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP. "É um avanço da universidade porque abre perspectivas de trabalho e de conhecimento muito boas para o País, que tem uma grande extensão marítima e muito o que explorar nas áreas de recursos naturais e controle de poluição", afirma o professor Joseph Harari, Presidente da Comissão de Graduação do IO. Existem apenas 7 cursos de Oceanografia no Brasil – no Estado de São Paulo, o único que existe é privado e fica em Santos.
        Os alunos irão cursar cinco anos: no primeiro e segundo ano farão o módulo básico, de formação multidisciplinar, englobando áreas como Biologia, Geologia, Química, Matemática e Física, além das disciplinas de Oceanografia. "O que demonstra que é um curso com forte caráter interdisciplinar e que deverá ser bastante integrado com outros da Universidade", afirma Harari. No terceiro e quarto ano os alunos cursarão o módulo profissionalizante, que aborda assuntos mais específicos da área, como Aquicultura, Poluição Marinha, Dinâmica dos Oceanos e Sedimentação Marinha, entre outras. No quinto, concluem o curso com o módulo complementar, em que podem escolher uma área de concentração e devem apresentar uma monografia como "Trabalho de Graduação"
        O programa também inclui aulas práticas e trabalhos de campo que serão realizados nas Bases do IO, em Cananéia e Ubatuba, e no Navio Oceanográfico Professor W. Besnard. O curso exige 150 horas obrigatórias em navios ou embarcações com atividades oceanográficas de pesquisa ou correlatas.
        Apesar de não ter um curso de graduação, o IO já oferece disciplinas optativas para outros estudantes da USP, além dos cursos de extensão e de pós-graduação em Oceanografia. "Sempre tivemos mestrados e doutorados de alto nível", diz Harari.
        O curso de graduação em Oceanografia começa no ano que vem e oferece 40 vagas, a serem preenchidas no Vestibular da Fuvest. Na segunda fase do Vestibular, os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Biologia e Matemática.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6576 Prof. Joseph Harari ou e-mail joharari@usp.br.

Comissão gaúcha visita a USP

        Hoje pela manhã a USP recebeu a visita do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), e de um grupo de assessores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O objetivo da visita foi o de estabelecer os primeiros contatos com a infra-estrutura e as atividades de ensino, pesquisa e extensão da USP, visando uma possível assessoria da Universidade em um projeto de criação de uma universidade estadual gaúcha. "Apesar das realidades adversas dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, acreditamos que a construção de nossa universidade estadual deve seguir o exemplo da USP, cuja base é o espírito da inovação e da democracia", afirma Lorenzoni.
        Após uma visita ao campus, o deputado e o grupo almoçaram com o reitor, professor Jacques Marcovitch, onde discutiram as diferenças e semelhanças das universidades gaúchas e paulistas. Além da USP, Lorenzoni também visitou a Unesp e as Fatecs. "Temos muito o que o aprender com a experiência paulista e com a de outros estados, como a do Paraná, que é muito parecida com a de São Paulo, e a de Santa Catarina, onde existe um fortíssimo programa de bolsas de graduação, pós-graduação e manutenção de pesquisas", diz Lorenzoni.
        Sem contar as de capital privado, o Rio Grande do Sul tem um sistema formado por três universidades confessionais, quatro federais e nove comunitárias, instituições sem fins lucrativos e com patrimônio pertencente às comunidades residentes nos municípios em que suas atividades são desenvolvidas.


Cursos, Seminários e Palestras

Curso de Roteiro no Cinusp
        O Cinusp está oferecendo um Curso de Extensão Universitária de Roteiro, que capacitará o aluno para elaborar roteiros de filmes ficcionais de curta e longa duração. O objetivo é que cada aluno conclua o curso com um roteiro de filme de curta-metragem que é, na maioria dos casos, o início de uma carreira cinematográfica. Para isso, professores discutirão individualmente o roteiro de cada aluno, desde a idéia inicial até o primeiro tratamento. Haverá palestras de José Roberto Torero, Fernando Bonassi e Fernando Meirelles. O curso acontece de 02 de abril a 12 de maio e as inscrições podem ser feitas no Cinusp, que fica na Rua do Anfiteatro, 181, Favo 37.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3152

Curso de farmacologia
        O Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) recebe até dia 6 as inscrições para seu Curso de Inverno, que ocorre de 10 a 28 de julho. O curso é destinado ao treinamento de alunos de graduação na área biomédica em métodos experimentais empregados para investigar aspectos farmacológicos de diversas áreas. A ficha de inscrição pode ser encontrada no endereço http://rfa.fmrp.usp.br/html/CursoInverno.htm.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3221 ou e-mail smarias@fmrp.usp.br.

Jornada Científica
        Estão abertas as inscrições para as seguintes palestras da Jornada Científica promovida pelo Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma):
        Democracia hoje: direitos econômicos e sociais com direitos humanos, que ocorre no dia 22 de abril. A docente responsável é Maria Vitória Benevides;
        Perspectivas pedagógicas e a inclusão, que ocorre no dia 6 de maio. A docente responsável é Roseli C.R. de Carvalho Baumel.
        A ação livre e o déficit de identidade brasileira, que ocorre no dia 27 de maio. O docente responsável é Renato Janine.
        As palestras ocorrerão das 9h30 às 13h30, no Ceuma, que fica na rua Maria Antonia, 294. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Ceuma, das 10 às 18 horas. As vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/7182, ramais 32 e 33. Site: http://www.eca.usp.br/nucleos/mantonia/fla_prog_jornada.asp. Ou através do e-mail mariantonia@edu.usp.br.

Emergências em odontologia

        A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realiza amanhã (31) o curso "Urgências em Odontologia". Trata-se de um curso com análise de casos clínicos mais frequentes nos consultórios, fornecendo informações das primeiras providências que o cirurgião-dentista deve tomar nos casos de urgência. Entre os temas que serão abordados, estão: Pediatria, Endodontia, Periodontia e Cirurgia. As inscrições podem ser feitas com Elisa através do telefone (0XX14) 226-2316, no saguão de entrada da faculdade ou no dia do evento.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385

Cirurgia de Cabeça e Pescoço
        O departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) estará recebendo, nos dias 2 e 3 de abril, a visita do professor Ricardo Carrau, renomado cirurgião de cabeça e pescoço que desenvolve suas atividades na University of Pittsburgh, nos Estados Unidos. Entre os trabalhos que desenvolve tem se destacado sua experiência em cirurgia da base do crânio e no estudo dos distúrbios de deglutição. No dia 2, Carrau fará duas palestras: "Abordagem cirúrgica da fossa anterior do crânio" e "Diagnóstico e manejo dos distúrbios de deglutição". Dia 3 haverá demonstração cirúrgica de um caso selecionado no ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMRP.
        Mais informações: ( (0XX16) 633-0186.


Agenda Cultural

Em cartaz no Tusp
        O Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp) coloca em cartaz na próxima quarta-feira (04) duas novas peças: Farsa de Inês Pereira e do escudeiro, de Gil Vicente, com o grupo Tusp - núcleo 1, às quartas e quintas, às 19h30 e A arrombada, de Antônio Rogério Toscano, com o grupo Tusp - núcleo 2, às quartas e quintas, às 21 horas. As duas peças ficam até dia 31 de maio (entrada franca). O Tusp fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-8342/255-5538 ramal 43; e-mail tusp_rusp@recad.usp.br; site: http://www.eca.usp.br/nucleos/mantonia/fla_prog_teatro.asp


Livros, Revistas e Publicações

Raízes do Turismo no Brasil
        O professor de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Mário Jorge Pires lançará hoje os livros Raízes do Turismo no Brasil e Lazer e Turismo Cultural, ambos publicados pela editora Manole. As duas obras abordam aspectos do turismo brasileiro nos séculos XIX e XX, além de falarem sobre preservação do patrimônio histórico, administração em turismo e a imagem do Brasil no exterior. O lançamento acontece na Universidade Ibero-Americana (Unibero),na Rua Maria José, 395.
        Mais informações: ( (0XX11) 3188-6785 (Unibero)


Quadro de Avisos

Lei de Responsabilidade Fiscal
        A Administração Superior do Hospital das Clínicas está realizando hoje (30) no Centro de Convenções Rebouças, um Ciclo de Estudos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo é esclarecer dirigentes, funcionários e também entidades de apoio sobre a gestão dos recursos públicos, através do planejamento, austeridade e responsabilidade.
        Mais informações: (0XX11) 3069-7053/6694


Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem
Mestrado
        Adesão do paciente com insuficiência cardíaca ao tratamento ambulatorial. Maria Selma Pacheco Peixoto. Dia 03/4, às 9 horas.

Doutorado
        Ser enfermeiro tendo sido estudante trabalhador de enfermagem: um enfoque da fenomenologia social. Maria Lúcia Alves de Souza Costa. Dia 03/04, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7533

Escola Politécnica
Mestrado
        Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo out-of-kilter. Roberto Gomes Teixeira. Dia 04/04, às 14h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Giovana Tiziani e Júlio Bernardes