São Paulo, 09 de abril de 2001 n.713/01.

 
Sinais de trânsito que chamam a atenção
Engenheira testa pequenas alterações visuais nas principais placas de trânsito e demonstra que a sinalização convencional não é muito bem percebida pelos motoristas.

Ceuma abre inscrições para palestras da Jornada Científica
 
 

Cursos de desenho e orientação para projetos artísticos no MAC
 
 

Música no Maria Antonia traz concerto de piano e apresentação
de mezzo soprano


Destaques

Alterações nos principais sinais de trânsito chamam mais a atenção dos motoristas

        Bruna Fontes

        Bastam pequenas alterações para que as placas de trânsito chamem mais a atenção dos motoristas, tornando a sinalização mais eficiente. Essa é a conclusão a que chegou Adriane Monteiro Fontana, engenheira civil que, em sua dissertação de mestrado, analisou o impacto visual de dois sinais de trânsito: a placa de parada obrigatória e a de sentido de circulação da via. Seus resultados mostram que os atuais sinais de trânsito não chamam a atenção de muitos motoristas. "A idéia é achar uma sinalização que chame a atenção do motorista", afirma Adriana. A dissertação, Proposta de pequenas alterações nos principais sinais de trânsito para melhorar o impacto visual - avaliação utilizando método psicofísico foi orientada pelo professor Antonio Clóvis Pinto Ferraz e foi defendida na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) no mês passado.
        A proposta da pesquisa foi alterar o tamanho das placas, o seu layout e a cor, além do formato e espessura de seus suportes. A placa de parada obrigatória teve um aumento de espessura na sua orla branca, excluindo a orla vermelha externa. Já a placa de sentido de circulação da via também sofreu alterações de tamanho e espessura na sua orla. Os suportes, que geralmente são de tons neutros (variação entre o branco e o preto), seguindo o Código de Trânsito Brasileiro, ganharam as cores vermelho, amarelo, cinza ou branco. Feitas as alterações, testou-se de modo qualitativo no laboratório que tipos de placas chamavam mais ou menos a atenção dos motoristas, utilizando o método psicofísico. "A placa de parada obrigatória convencional foi descartada no primeiro experimento porque ela não chamou tanto a atenção dos motoristas quanto as placas alteradas", afirma Adriana.
        Os resultados obtidos por Adriane mostram que a tendência é que os motoristas percebam melhor as placas de "pare" com uma largura maior e sem a orla vermelha externa. "A orla branca com maior espessura chama mais atenção", diz Adriane. A placa de sentido de circulação da via chamou mais atenção com uma largura maior (de 40 para 60 a 70 cm) e com uma orla mais grossa. "Outra tendência que a pesquisa mostrou é que os motoristas têm uma leve preferência por formatos quadrados", conclui Adriane.
        Para a engenheira, a alteração das placas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida no trânsito. "Um sinal que consegue chamar mais atenção do motorista faz com que ele o obedeça, o que reduz os acidentes", opina Adriane. "Um trânsito mais racional é o que se busca."
        Apesar das alterações sugeridas não terem sido implantadas no trânsito real, a pesquisa de Adriane não pára por aí: em seu doutoramento, a pesquisadora pretende fazer alterações em outras placas de sinalização e está fazendo uma análise mais aprofundada dos resultados e da integração das placas alternativas com o meio externo, já que sua pesquisa fez somente testes em laboratório. "O interesse da pesquisa é conseguir mostrar os resultados para a sociedade, e o importante é que no final, essa contribuição possa melhorar a qualidade de vida das pessoas, visto que um trânsito mais seguro implica nisto".
        Mais informações: (0XX16) 271-7624 ou e-mail afontana@sc.usp.br.


Cursos, Seminários e Palestras

Jornada científica
        A partir de amanhã (10) às 10 horas estarão abertas as inscrições para a Jornada Científica, voltada para professores de 1º e 2º graus, universitários e demais interessados. O objetivo desta jornada é transmitir os resultados das pesquisas de docentes da USP e a instrumentalização do profissional da área educativa. Os temas dos debates serão a democracia contemporânea (22 de abril), educação inclusiva (6 de maio), identidade brasileira (27 de maio), biologia da reprodução (10 de junho) e artes plásticas (24 de junho). As inscrições são limitadas, gratuitas e devem ser feitas pessoalmente no Ceuma, que fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br

Cursos no MAC
        O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP abre até quarta-feira (11) as inscrições para seus cursos Desenho para principiantes, que ocorre de abril a junho (15 vagas, R$ 120,00) e Orientação para projetos artísticos, que ocorre de 26 de abril a 6 de dezembro (15 vagas, R$ 350,00).
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3559.


Agenda Cultural

Música no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) promove na quinta-feira (12) às 20h30, um recital de canto e piano com a mezzo soprano Marilu Figueiredo e o pianista Paulo Rubens Costa. O recital oferece um panorama de canções francesas do final do século XIX, com obras de Gabriel Faurè e de Reynaldo Hahn para voz de mezzo soprano. A entrada é gratuita, e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 255-5538/255-7182.


Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Possíveis conexões entre hipertensão e hipercolesterolemia em relação a aterosclerose: vias de inativação do óxido nítrico e oxidação das lipoproteínas. Patrícia Moriel. Dia 10, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3621

Faculdade de Medicina Veterinária e Zoologia
Mestrado
        Estudo comparativo entre o teste da eletrocondutividade e as provas fisíco-químicas, microbiológicas e celulares do leite bovino. Liliane Aparecida Tanus. Dia 10, às 14 horas.
Doutorado
        Patologia e imunopatogenia da nefropatia da leishmaniose visceral canina. Francisco Assis Lima Costa. Dia 10, às 9 horas.
        Estudo experimental sobre a estabilização da coluna vertebral cervical caudal de cães com placas de cloreto de polivinila. Mônica Vicky Bahr Arias. Dia 10, às 14 horas Mais informações: ( (0XX11) 3091-7667

Escola Politécnica
Doutorado
        Estudo dos efeitos do desalinhamento angular de mancais hidrodinâmicos nas vibrações de rotores flexíveis. Demétrio Cornilios Zachariadis. Dia 10, às 9h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5295

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        Caracterização nutricional de uma população de mães adolescentes. Nicole Ozeyil Machado. Dia 10, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro e Júlio Bernardes