São Paulo, 12 de abril de 2001 n.716/01.


Pesquisa mapeia genes do causador da malária
Pesquisador do ICB conseguiu mapear uma família de genes do Plasmodium vivax, causador da malária. A descoberta, que será  publicada na Nature, abre novas perspectivas para o estudo de vacinas e intercâmbios.

Evento na Poli debate tecnologias da informação

IME realiza curso sobre métodos de contagem com ábaco

Mostra no Cinusp exibe mais dois filmes chineses


Destaques

Pesquisador da USP mapeia família de genes do causador da malária

André Chaves de Melo
        A publicação científica britânica Nature publica hoje (12) um artigo do professor Hernando A. del Portillo, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, onde o pesquisador apresenta à comunidade científica o seqüenciamento completo de uma extremidade do cromossomo do Plasmodium vivax, protozoário causador de mais de 80% dos casos de malária (não letal, mas crônica) no Brasil. "Nos últimos dez anos, o número de casos de portadores brasileiros de malária subiu de 60 mil para 600 mil, um aumento de mais de mil por cento", informa del Portillo.
        Uma das causas deste crescimento está no fato de, nos últimos tempos, terem aparecido cepas (grupos de parasitas) mais virulentas e (ou) resistentes às drogas. Outro fator é que muitos dos pacientes que fazem o tratamento e se recuperam, voltam a desenvolver a doença porque uma parte dos protozoários fica alojada em seus fígados, em estágio latente conhecido como hipnozoito, protegidos da ação destruidora dos remédios. "Isso significa que estamos vivendo uma epidemia com alto custo sócioeconômico para o País. Daí a importância de se estudar esse agente causador." O pesquisador afirma que existe, hoje, só na Amazônia Legal, uma perda anual de mais de US$ 100 milhões com a malária.
        Há mais de 13 anos estudando a doença, del Portillo, que atualmente está testando uma vacina de DNA contra Plasmodium vivax em macacos na Colômbia, descobriu que esse protozoário possui uma família multigênica que ativa ou desativa os genes do protozoário, de acordo com as dificuldades ou facilidades do meio. "Quando o sistema imunológico de uma pessoa infectada está quase vencendo o parasita, ele desativa a ação de determinado gene e liga outro, ficando imune e tornando a infecção crônica", explica.
        O professor del Portillo foi um dos primeiros pesquisadores a se dedicar ao estudo do genoma do Plasmodium vivax e sua equipe construiu uma biblioteca de cromossomos artificiais de levedura, feitos a partir de parasitas obtidos diretamente de um único paciente (natural de Rondônia). Para fazer o seqüenciamento do extremo de cromossomo utilizando esta biblioteca, o professor contou com o apoio da União Européia para que o trabalho fosse concluído no Sanger Center, Inglaterra, e de um grupo da Universidade de Heidelberg (Alemanha), onde o professor realizou uma série de estudos, voltando para o Brasil no final do ano passado.
        A pesquisa nessa área tem se acelerado. "Em outubro, um consórcio internacional formado por europeus e americanos vai publicar o seqüenciamento completo do genoma do Plasmodium falciparum, principal causador da malária na África, onde milhares de pessoas morrem todos os anos vitimadas por essa doença", avisa del Portillo. "Além da vacina multigênica, o mapeamento do genoma do Plasmodium vivax abre uma série de possibilidades científicas e de intercâmbio para a área no Brasil, como o oferecimento de treinamentos em caráter de doutorado e pós-doutorado para cientistas latino-americanos, africanos e asiáticos."
        Para continuar seus estudos, o professor del Portillo está preparando, em conjunto com outros colegas, um grande projeto temático de pesquisa genômica e post-genômica de Plasmodium vivax, que será encaminhado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo de obter auxílio dessa instituição.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7209 ou e-mail hernando@icb.usp.br.


Cursos, Seminários e Palestras
Ábaco
        O Projeto Quartas Culturais do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP apresenta na quarta-feira (18), às 12h30, a palestra Fundamentos da contagem com Ábaco – História e Métodos de Contagem, com o especialista Su Choung Wei. O evento acontece no Anfiteatro Jacy Monteiro, que fica na Rua do Matão, 1010, Bloco B, na Cidade Universitária. A entrada é franca.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6181, com Gladys.

Tecnologia da Informação
        A Escola Politécnica da USP e a Fundação Vanzolini realizam no dia 20 de abril o V Workshop Tecnologia da Informação, que abordará temas como: qualidade de software, normatização relativa ao processo de software, planejamento e estratégia de tecnologia da informação, comércio eletrônico e decisões nas organizações. O evento ocorre das 8 às 17 horas, no Anfiteatro do Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP, que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 03, nº 503, Cidade Universitária. A taxa de inscrição é de R$ 200 e inclui almoço, coffee break e material didático.
        Mais informações: ( (0XX11) 3814-7366, ramais 370 e 393, ou e-mail cursosabertos@vanzolini.org.br.

Massagem e biotipos
        O Centro Cultural da Prefeitura do Campus de São Carlos está com inscrições abertas para seus cursos Biotipo - teoria e prática e Massagem oriental - teoria e prática, que começam no dia 18 de abril. O curso de biotipo aborda temas como temperamentos e alimentação biogênica; o de massagem oriental trata de canais de energia do corpo, equilíbrio e emoções. Há 40 vagas.
        Mais informações: ( (0XX16) 275-1803/271-8946.


Agenda Cultural
Oriente no Cinusp
        O Cinusp exibe até 27 de abril a Mostra Oriente, com filmes dos diretores chineses Wong Kar Wai e Tsai Ming Liang, que se debruçam sobre os efeitos avassaladores da imposição do capitalismo à sua cultura e sob as relações humanas — notadamente amorosas para Wai e conflituosas para Ming-Liang. Na próxima semana (16 a 18 de abril) serão exibidos:
        O Rio (16 horas), de Tsai Ming Liang, drama premiado no Festival de Berlim 1997 que faz um paralelo entre a vida e as águas de um rio (no caso, o poluído Tamsui) e conta a vida de um rapaz simples que mora num apartamento com seus pais e que, de repente, começa a sentir uma forte dor no pescoço;
        O Buraco (19 horas), de Tsai Ming Liang. Durante epidemia em Formosa, morador usa um buraco causado pelo encanador no meio da sua sala para bisbilhotar a vizinha e fica fascinado por ela.
        O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, favo 37, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3364.

Teatro
        Está em cartaz no Tusp a peça Alice através do espelho, com Armazém Cia. de Teatro e sob direção de Paulo Moraes, elaborada a partir da obra de Lewis Carroll. A dramaturgia é de Maurício Arruda Mendonça. A peça fica em cartaz até 3 de junho. Sextas, sábados e domingos, às 19 e 21 horas. O Tusp fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 259-8342 ou pelo e-mail tusp_rusp@recad.usp.br.


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Diretrizes para gestão dos subempreiteiros. Sheyla Mara Baptista Serra. Dia 17, às 13 horas.

Doutorado
        Canceladores de interferência multiusuário aplicados a sistemas DS/CDMA de múltipla taxa. Taufik Abrão. Dia 17, às 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5295.

Escola de Educação Física e Esporte
Mestrado
        Ser é ser percebido: uma radiografia da imagem corporal das atletas de handebol de alto nível no Brasil. Jorge Dorfman Knijnik. Dia 16, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3137.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page:http://www.usp.br/agen/agweb.html E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres