São Paulo, 16 de abril de 2001 n.717/01.
HU recebe Prêmio 
de Qualidade Hospitalar 
O Hospital Universitário da USP acaba de receber o Prêmio Qualidade Hospitalar 2000. Concedida pelo Ministério da Saúde, a premiação  reconhece os profissionais de saúde que garantem um atendimento de qualidade à população. 

Revista de Enfermagem USP de Ribeirão Preto é reconhecida por seu nível internacional
 

Estação Ciência promove curso sobre o ensino de física
 
 

Curso de iniciação musical para a terceira idade no MAC


Destaques

HU é um dos ganhadores do Prêmio Qualidade Hospitalar 2000
        O Hospital Universitário (HU) da USP acaba de receber o Prêmio Qualidade Hospitalar 2000. Concedido pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem por objetivo reconhecer a dedicação dos profissionais de saúde que se esforçam para garantir um atendimento de qualidade para a população. A unidade recebeu a premiação na última quinta-feira.
        De acordo com Maria Lúcia Lebrão, superintendente do HU, especialista em administração hospitalar e professora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP), o prêmio é baseado em uma pesquisa de opinião sobre a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente com relação aos serviços prestados durante a internação — acomodação, alimentação, limpeza, medicação, exames, entre outros. "Não se trata de um prêmio técnico, mas sim o reconhecimento do alto nível profissional da equipe do HU", afirma Maria Lúcia. "Além do HU, o Instituto do Coração e o Hospital das Clínicas de Bauru, ambos da USP, também receberam o prêmio."
        O prêmio é dividido em duas categorias: nacional, com nove ganhadores, e regional, formada por 15 premiados (três no Estado de São Paulo, representado este ano pelos hospitais mencionados).
        O HU é um hospital-escola comunitário, pois oferece cursos de graduação e pós-graduação, e é voltado para o atendimento das comunidades interna (alunos, docentes e funcionários) e externa.
        Atualmente, o HU está vivendo um Processo de Acreditação, voltado para o diagnóstico da situação técnica do hospital, o que tem permitido a correção dos problemas. "Essa ação é baseada no Manual de Acreditação do Ministério da Saúde, instrumento criado especialmente para dar apoio a essas ações auto-avaliativas", explica a superintendente.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7772 ou e-mail super_4@hu.usp.br, com a professora Maria Lúcia Lebrão.

Revista de Enfermagem da USP é a única do País com nível internacional

        A Revista Latino-Americana de Enfermagem, criada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) em 1993, acaba de ser reconhecida pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como sendo a única publicação da área no País que apresenta nível internacional.
        Os critérios da Capes para classificação de revistas científicas são rígidos e levam em conta a periodicidade, especificidade, tiragem, formação do corpo de editores e consultores (o qual necessita ter, pelo menos, um terço de estrangeiros), indexação nacional e internacional, regularidade e diversidade de autoria, entre outros fatores.
        Entre as providências tomadas para internacionalizar a Revista Latino-Americana de Enfermagem está a adaptação completa às "normas de Vancouver", um conjunto de regras estabelecidas por pesquisadores reunidos na cidade canadense, para publicações da área biomédica.
        Outra exigência da Capes, a indexação internacional, já é cumprida pela revista, que está atualmente registrada na "International Nursing Index" (www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed), na "Cumulative Index to Nursing & Allied HealthLiterature" (que tem sua base em CD Rom) e "Literatura Latinoamericana em Ciências da Saúde" (www.birime.ops.oms.org). No Brasil, a publicação faz parte da Base de Dados em Enfermagem (BDENF).
        A procura para publicação na revista da EERP é grande. Segundo a presidente da Comissão de Editoração da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Maria Helena Palucci Marziale, são enviados uma média de 15 a 20 artigos por mês. "Entre 1999 e 2000, foram 244 textos, entre pesquisas originais, revisões, relatos, atualizações, mestrados e doutorados", informa. Destes, 65 foram publicados, 12 aprovados e esperam publicação, sete foram recusados, cinco cancelados e 155 estão em processo de análise. "Em função desta demanda, uma das metas para o próximo ano é diminuir sensivelmente o tempo de espera."
        Após receber o artigo, os editores o enviam para dois pareceristas. Para manter a transparência, o autor não é identificado, assim como o parecerista também não. Na análise, o último leva em conta o tipo de trabalho, se ele segue o padrão de um artigo científico, se é tema de interesse para a área e se vai contribuir para a prática da enfermagem. Caso haja conflito entre as posições dos dois pareceristas, um terceiro entra em cena para decidir a questão.
        Para realizar este processo, a revista conta com um Conselho Diretor, uma Comissão de Editoração e um Conselho Editorial, formado por pesquisadores brasileiros e de vários países, como África do Sul, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México e Suécia.
        Com uma tiragem de 700 exemplares e 680 assinantes, a revista, além dos países citados, circula ainda no Peru, Panamá, Argentina, Equador, Costa Rica e Portugal.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3451, com Adriana João Castania.


Cursos, Seminários e Palestras

Cultura mesopotâmica
        Nesta quarta-feira (18), às 15 horas, a Estação Ciência promove a palestra Números e Nascimento da Escrita na Mesopotâmia, com o professor Peter Damerow, do Instituto Max Planck (Alemanha). A palestra é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Há 60 vagas. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa.
        Mais informações: ( (0XX11) 3673-7022 ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br.

Ensinando Física
        Estão abertas até sexta-feira (20) as inscrições para o curso de extensão Ensino Contemporâneo de Física na Escola Média à Luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que começa no dia 28 de abril. O curso é dividido em quatro módulos (óptica, eletricidade, mecânica e física moderna) e os interessados devem se inscrever na Estação Ciência, que fica na Rua Guaicurus, 1274/1394, Lapa.
       Mais informações: ( (0XX11) 3673-7022 ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br.

Música para a terceira idade
        O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP está com inscrições abertas até dia 25 para o curso de Apreciação Musical para Terceira Idade, que começa no dia 25 e vai até 5 de dezembro. Trata-se de um curso prático de audição musical com discussões e análises, além de freqüência a concertos e shows ao vivo, para proporcionar condições para a conscientização dos processos de produção cultural, especificamente musical e o reconhecimento das diferenças entre estilos musicais com linguagens populares e outros com códigos mais elaborados. É aberto a interessados em geral, com idade superior a 60 anos. Não há necessidade de conhecimento prévio ou formação musical. Há 25 vagas, a taxa é de R$ 350,00 (em até sete parcelas iguais) e as inscrições podem ser feitas no MAC, que fica na Rua da Reitoria, 109A - Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3559 ou pelo e-mail acaomac@edu.usp.br


Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
        Construção e caracterização de Diodos N+P com contatos A1/NI/TISI2. Ronaldo Willian Reis. Dia 17, às 14 horas.
        Avaliação da transparência de oxigênio em um bioreator aerado submerso com enchimento. Beatriz Villela Benitez Codas. Dia 18, às 14 horas.
Doutorado
        Implementação industrial de um otimizador em tempo real. Antônio Carlos Zanin. Dia 18, às 14 horas.
        Modelagem de transformadores de distribuição para altas freqüências. Arnaldo Gakiya Kanashiro. Dia 18, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-5295

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Microvascularização placentária em cães SRD (Canis familiaris, Linnaeus, 1758). Carlos Eduardo Ambrósio. Dia 18, às 14 horas.
        Estudo das técnicas de ressecção do conduto auditivo no cão: aspectos clínicos, cirúrgicos e histopatológicos. Luis Artur Giuffrida Pereira da Silva. Dia 19, às 14 horas. o
        Mais informações: ( (0XX11) 3091.-7667

Faculdade Ciências Farmacêuticas
Doutorado
        Purificação e mecanismo de ação de uma bacteriocina produzida por Lactobacillus sake 2a de lingüiça frescal. Cláudia Moreno Rosa. Dia 17, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091.– 3621

Faculdade de Direito
Mestrado
        Os efeitos da apelação civil. Ricardo de Carvalho Aprigliano. Dia 18, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo da Silva Gutierres