São Paulo, 17 de abril de 2001 n.718/01.
Termoelétrica na USP é tema de encontro
Autoridades chinesas e professores da USP reuniram-se para discutir a construção de uma usina movida a gás natural. O projeto possibilitaria a independência energética da USP e o desenvolvimento tecnológico numa área pouco difundida no País.

Novo Portal da USP na web
 

Alunos e professores da USP dão testemunho e discutem o Fórum Social Mundial de Porto Alegre
 

Seminário sobre Cultura & Imaginário da Faculdade de Educação


Destaques

USP planeja construir usina termoelétrica com tecnologia chinesa
        Viabilizar a construção de uma usina termoelétrica dentro da Universidade de São Paulo. Esta foi a pauta do encontro que aconteceu ontem (16), na Reitoria da USP, entre o reitor, professor Jacques Marcovitch, e o Ministro da Aviação chinês e Vice-Presidente da China Aviation Industry Corporation, Shi Chuan. No encontro, foi discutida a possibilidade de construção de uma usina termoelétrica movida a gás — tipo de tecnologia muito difundida naquele país. Estiveram presentes representantes do setor de Turbinas de Gás da China, os professores Eugênio Foresti, diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, Antonio Marcos de Aguirra Massola, diretor da Escola Politécnica (Poli) e José Goldemberg, professor colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE).
        A tecnologia de termoelétrica movida a gás é um desvio da tecnologia de aviação. De acordo com Chuan, como a economia chinesa é fechada, essa tecnologia não era de conhecimento público. Segundo o Ministro, a China possui conhecimento tecnológico e vários anos de experiência na área. O método já é utilizado em campos de petróleo e, atualmente, existem milhares de megawatts sendo produzidos em usinas termoelétricas chinesas.
        Na parceria com a USP, existe a possibilidade de instalação de duas turbinas, com capacidade de sete e doze megawatts. Chuan fez um convite aos professores para que visitassem uma usina similar ao projeto que será desenvolvido na USP. Trata-se de uma termoelétrica modelo, instalada num campo petrolífero chinês e que fornece energia para todo o complexo. O ministro chinês ressaltou que apesar de ser um projeto de longo prazo, a termoelétrica movida a gás atende também às necessidades atuais de consumo de energia da Universidade.
        De acordo com Goldemberg, a utilização do gás natural é uma novidade no Brasil e o projeto possibilitará a difusão dessa nova tecnologia para os alunos. Goldemberg também ressaltou que o desenvolvimento da termoelétrica movida a gás tornaria possível a independência energética da USP. Além disso, o professor também lembrou o problema da utilização da água no país — escassa em muitas regiões.
        Marcovitch afirmou que o momento político internacional exige a aproximação dos dois países e destacou o fato de, na China, existir pequenas usinas geradoras de energia, ao contrário do Brasil, que produz eletricidade através de grandes hidreléticas. Para o reitor, é exemplar o fato da China gerar energia através dessas mini-usinas. "Precisamos consolidar relações com países que buscam o desenvolvimento sustentável e humano e é nesse contexto que entendemos a visita do ministro chinês".
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3500.

Novo portal da USP disponível na web

        A partir desta quinta-feira (19) os internautas contarão com um portal da USP de cara nova, que substituirá definitivamente o antigo site no endereço www.usp.br. "O espaço virtual do Portal acontece de forma mais participativa, descentralizada e dinâmica, onde cada membro da comunidade é visto ao mesmo tempo como consumidor e produtor de conteúdo, estabelecendo-se assim um trabalho a muitas mãos", afirma Sueli Mara S.P. Ferreira, Coordenadora Acadêmica do Portal USP
        O portal vem sendo avaliado desde dezembro passado, quando se realizou o workshop de pré-lançamento, cuja proposta foi iniciar a discussão sobre o papel, a importância e as exigências de um portal web na USP, além de avaliar onde se chegou, o que restou por fazer e qual o papel da comunidade USP neste processo. Controles sistemáticos das opiniões emitidas pelos usuários e estudo dos logs de acesso durante o período de dezembro de 2000 a março de 2001 foram outros itens da avaliação. Neste período de avaliação, o novo portal teve 703.164 pageviews, o que o coloca como o primeiro site acadêmico mais visitado no Brasil e o aproxima aos sites internacionais mais movimentados.
        O conteúdo do portal está organizado em 5 canais: "A USP" traz uma visão macro, ampla e institucional das atividades, programas e propostas da USP; "USP Fácil" oferece mecanismos para recuperação das informações produzidas na USP, quem as produz e públicos alvo. Já no "Acontece na USP", o internauta fica sabendo dos eventos da USP e notícias das mídias. O "Você na USP" indexa informações por perfis de usuários e o "Sobre o Portal" reúne informações sobre o portal, que disponibiliza informações e notícias da USP em três versões: português, inglês e espanhol e funciona com alta tecnologia, permitindo que os sites uspianos tenham maior dinamismo e sejam atualizados constantemente e de forma descentralizada, a partir de páginas "on the fly", fornecidas pelos bancos de dados.
        O Portal, em suas 8 bases de dados, contém hoje registros de aproximadamente 5.809 entidades, 1.538 produtos e serviços, 343 eventos, 450 notícias. O robô de busca tem indexadas 190 mil páginas e 28 milhões de palavras. Os eventos são alimentados pelas unidades USP; as atividades de intercâmbio pela Comissão de Cooperação Internacional; as notícias jornalísticas pela Agência de Notícias, Jornal USP, Revistas USP e Espaço Aberto e finalmente, parte das informações sobre as unidades USP são importadas dos bancos corporativos da Divisão de Informática. Outra parceria acontece com o Centro de Computação Eletrônico que garante a segurança e funcionamento ininterrupto do servidor web.
        O design e a estrutura de navegação visam respeitar a horizontalidade e a verticalidade das informações; proporcionar novidades constantes na página principal; possibilitar a recuperação de dados por diferentes mecanismos; e garantir a transparência da navegação pelas páginas secundárias, que carregam consigo todas as opções iniciais.
        Para marcar a data, haverá um evento no Museu Paulista que, a partir das 19 horas, realiza os lançamentos do Portal da USP e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e dos livros Diário da Navegação de Teotônio José Juzarte, organizado por Jonas Soares de Souza e Miyoko Makino e Acervos do Museu Paulista/USP, de José Sebatião Witter, Heloisa Barbuy e Solange Ferraz de Lima, além da abertura da exposição Imagens de uma expedição: diário da navegação de Teotônio José Juzarte.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4416/3091-3940.
 
 

Testemunhos discutem o Fórum Social Mundial

Bruna Fontes
        Começa nesta semana o evento Fórum Social Mundial – testemunhos de quem esteve lá, no qual alunos e professores que representaram a USP em Porto Alegre pretendem continuar as discussões levantadas pelos participantes, além de relatar o que foi o evento e se preparar para o fórum do ano que vem.
        Durante três semanas haverá exposições permanentes, com textos elaborados antes e durante o fórum, explicando sua origem, fotos, um filme com cenas do fórum e notícias divulgadas por jornais brasileiros e internacionais. Nesta semana a exposição fica na FAU; de 23 a 27 de abril estará na Geografia e de 30 de abril a 4 de maio poderá ser vista na FEA.
        Também serão organizados três debates em forma de testemunho para compartilhar as experiências daqueles que participaram, conceberam e organizaram o fórum. Hoje (17), participam do debate Paulo Arantes, Chico Whitaker e Ermínia Maricato, e o evento ocorre às 18 horas no auditório da FAU. Nas próximas semanas participam do testemunho Oded Grajew e João Sette Whitaker (dia 25 às 18 horas no auditório da Geografia) e Paul Singer, Regina Festa e Sérgio Haddad (dia 3 de maio, 18 horas no auditório da FEA).
        Mais informações: ( (0XX11) 9153-7850, com Tatiana, ou pelo 3091-4541/3091-4853, com Endyra/Fernando – 3091-4541/3091-4853.


Cursos, Seminários e Palestras
Seminário na Química
        O Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (IQ) da USP promove nesta quinta-feira (19) às 16h45 o seminário Infecção por Trypanosoma cruzi: identificação de receptores e ligantes, com a professora Margaret H. Magdesian, do IQ. O evento será realizado no Anfiteatro do Bloco 6 Superior do IQ, que fica na Av. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3810.

Cultura e Imaginário em debate na FEUSP
        Nesta quinta-feira (19) às 14 horas ocorre o seminário A literatura e a educação: o imaginário em Macunaíma, com a professora Maria Cecília Fontes. O evento faz parte do VI Ciclo de Estudos: seminários sobre Cultura & Imaginário da Faculdade de Educação (FE) da USP, que visa apresentar e discutir teorias e pesquisas sobre Cultura, Imaginário e Educação e acontece no Bloco B, Ala C, sala 61 da FE, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3815-0232 ou e-mail marcosfe@usp.br


Agenda Cultural
Debate sobre cinema
        Nesta quinta-feira (19), após a sessão do filme O Rio, de Tsai Ming Liang, haverá um debate com Cássio Starling Carlos, crítico de cinema e Alfredo Manevy, editor da Revista Sinopse.
        O Cinusp continua nesta semana a Mostra Oriente, que até 27 de abril apresenta filmes dos diretores chineses Wong Kar Wai e Tsai Ming Liang, que se debruçam sobre os efeitos avassaladores da imposição do capitalismo a sua cultura e sob as relações humanas - notadamente amorosas para Wai e conflituosas para Ming-Liang. Serão exibidos os filmes O Buraco (16 horas), de Tsai Ming Liang e O Rio (19 horas). O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, favo 37, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3364.


Teses e Dissertações
Faculdade de Direito
Mestrado
        Injunctions e alguma decisões jurisdicionais no processo civil brasileiro: uma visão comparativa. Gustavo Emilio Contrucci Alexandrino de Souza. Dia 19, às 10 horas.
Doutorado
        As novas formas de filiação à luz dos princípios da bioética. Sergio Matheus Garcez. Dia 19, às 13 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Avaliação da prevalência sorológica da infecção por Lentivirus e pelo vírus da leucemia felina (FeLV), mediante utilização de ensaios imunoenzimáticos, em pequenos felinos neotropicais mantidos em cativeiro no estado de São Paulo. Claudia Filoni. Dia 20, às 9 horas.
Doutorado
        Estudo macro e microscópio da placenta de termo da capivara. Rosa Helena dos Santos Ferraz. Dia 20, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091.-7667

Escola Politécnica
Mestrado
        Aplicação de redes de controle distribuído em processo de pesagem automatizado e informatizado. Miguel dos Santos Alves Filho. Dia 19, às 14 horas.
        Técnicas de otimização mista-inteira para o planejamento de produção em plantas petroquímicas. André Luiz Giglio. Dia 20, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-5295
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres