São Paulo, 18 de abril de 2001 n.719/01.

 
FIA implanta novo sistema de gestão na Unesp
A FIA/USP está desenvolvendo projeto de implantação de um sistema integrado de gestão para a Unesp. O objetivo é desburocratizar e descentralizar a administração da universidade, que possui campi em diversas regiões do Estado.

Centro de Administração da Poli receberá nome de Covas
 

Curso na FIA capacita gestores da cooperação entre empresa e universidade
 

Ceuma inaugura duas novas exposições
 


Destaques

FIA desenvolve sistema integrado de gestão para a Unesp

        A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à Faculdade de Administração e Contabilidade (FEA) da USP, está executando um projeto de desenvolvimento, implementação e manutenção dos módulos de um sistema integrado de gestão da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "O objetivo é diminuir a complexidade do atual processo de gestão da Unesp, uma vez que ela possui campi em diversas regiões como Marília, Botucatu e Araraquara", diz o professor Adalberto Fischmann, um dos coordenadores de projeto da FIA.
        De acordo com o professor, a Unesp foi constituída na década de 70 com a agregação de vários institutos separados, totalizando, atualmente, quase duas dezenas de campi no Estado de São Paulo. "Isso fez com que a Unesp reunisse um conjunto de diferentes culturas e padrões", conta. Nesse primeiro momento, a atuação da FIA está restrita à Reitoria da universidade mas, segundo Waldemar Guerra, técnico do projeto pela FIA que atua diretamente na Unesp, a intenção é estender o processo a todos os campi. "O projeto irá desburocratizar e descentralizar a administração da Universidade por meio de um sistema integrado de gestão. Além disso, procura ainda unificar a cultura existente dentro da instituição", descreve Fischmann.
        O projeto foi iniciado em 1999 com a customização do processo, seguido de um levantamento dos softwares necessários para a implantação do sistema. Um processo que durou cerca de seis meses. "Tivemos uma fase experimental para saber se a universidade absorveria toda a tecnologia que seria implantada", explica o professor. Em agosto do ano passado o processo foi retomado. "Agora estamos numa fase de automatização que envolve um processo de manutenção e adequações de acordo com as necessidades da Unesp, inserção de módulos adicionais requeridas pelo sistema e treinamento para os usuários. Esta fase é mais do que um processo de manutenção. É a garantia de que o sistema irá operar adequadamente", afirma.
        Um dos setores atendidos pelo sistema, por exemplo, é o Almoxarifado, que anters era administrado por um processo de monousuário, com apenas uma pessoa responsável pelo setor. "Com a implantação do novo sistema, vários usuários podem ter acesso ao setor. Isso provocou uma sensível diminuição no tempo de requisição de materiais e agilidade nos processos, além de permitir a impressão de todos os documentos gerados no setor", exemplifica Guerra. "Também foi possível reduzir o trânsito de pessoas e simplificar o sistema de operações, que era totalmente manual", complementa Fischmann. Ele lembra ainda que o sistema de segurança do software foi projetado para garantir o sigilo dos dados armazenados no sistema. "Somente pessoas autorizadas podem ter acesso a eles. O aplicativo de segurança também possibilita a operacionalidade e integridade de todos os programas instalados no sistema", conclui o professor.
        Mais informações: ( (0XX11) 3815-2038; E-mail: aafischm@usp.br .

Centro de Administração da Poli recebe o nome de Covas

        A partir do dia 20, o Centro de Administração Geral da Escola Politécnica (Poli) da USP passará a se chamar Engenheiro Mário Covas Júnior. A decisão de homenagear Covas foi aprovada por voto unânime dos membros do Conselho Técnico-Administrativo por se tratar, segundo o diretor da escola Antonio Marcos Aguirra Massola, "de um cidadão brasileiro que, em vida, soube representar o espírito de uma nova geração de políticos, onde a ética pública, a perseverança e a honradez devem ser as marcas efetivas de uma vida profissional e política a serviço de toda a comunidade".
        A solenidade para consignar o novo nome ao prédio será aberta ao público e começa às 9 horas no Prédio da Administração. Além de parentes, foram convidados amigos do ex-governador, autoridades governamentais e universitárias e o governador Geraldo Alckmin. O prédio fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5420/3091-5430 ou e-mail ep@edu.usp.br.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Universidade e empresa
        A Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove de 23 a 27 de abril o Programa de treinamento para capacitar gestores da cooperação empresa-universidade e institutos de pesquisa. O curso tem cinco módulos, que abordam temas como o perfil da economia voltada para o conhecimento, metodologias para a identificação de oportunidades de cooperação, aspectos da legislação e propriedade intelectual, programas governamentais de apoio e gerência em projetos de parceria.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5849/3091-5837 ou e-mailprotap@fia.fea.usp.br.

Semana da voz
        Nesta sexta-feira (20), às 20 horas, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) sedia a palestra Voz, prazer em conhecê-la, apresentada pela fonoaudióloga Janaína Gheissa Martinello. O evento faz parte da Semana Nacional da Voz, que tem o objetivo de alertar as pessoas para os possíveis problemas da voz e prevenir o câncer de laringe. A palestrante pretende abordar aspectos sociais e emocionais contidos na voz e alertar sobre o câncer de laringe — a cidade de São Paulo é vice campeã mundial neste tipo de doença.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385/9791-2368.

Atualização tecnológica
        Estão abertas as inscrições para os cursos de atualização tecnológica da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP que acontecem em abril: Telecomunicações: sistema SDH (R$ 350,00), Introdução ao gerenciamento de projetos (R$ 350,00), Gestão ambiental e certificação ISO 14000 (R$ 300,00), Administração do tempo (R$ 300,00) e Qualidade no atendimento ao público (R$ 300,00). Todos os cursos ocorrem de 23 a 26 de abril e as inscrições podem ser feitas no endereço http://cecae.usp.br/atualtec
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3903.


Agenda Cultural

Exposição no Ceuma
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) inaugura hoje (18) às 20 horas duas exposições. A primeira é a de Fábio Miguez, que apresenta uma série de pinturas e duas fotografias em branco e preto. A luminosidade das telas, onde o branco é elemento constituidor do quadro, reflete-se no modo como a luz é trabalhada nas fotos. A segunda é A natureza da paisagem, da artista plástica Celina Yamauchi. Suas obras propõem uma reflexão imagética sobre a paisagem através da sobreposição, junção e justaposição de elementos da fotografia, desenho e xilogravura, acreditando que estes cruzamentos permitem a criação de novos significados. As exposições podem ser visitadas até 13 de maio, de segunda a domingo das 9 às 21 horas no Centro Universitário Maria Antonia, que fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815/255-5538 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br
 
 


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
        Análise qualitativa e numérica do campo magnético utilizado em processos de calcificação óssea. Jadir Denis Pinto Albino. Dia 20, às 14 horas.
        Modelo econômico-operacional para análise e dimensionamento de terminais de conteineres e veículos. Marcelo Gomes Fernandes. Dia 19, às 14:30 horas.
        Avaliação da introdução da componente temporal aos sistemas de informações geográficas. Patrícia Zuliani Marcondes. Dia 19, às 9 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-5295
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo  Gutierres