São Paulo, 20 de abril de 2001 n.721/01.

 
Revista USP discute a comunicação no Brasil
Novo número traz nove artigos que analisam temas que vão da relação da mídia com democracia e educação à pesquisa de telenovelas. No evento de lançamento haverá um debate com a presença de professores da USP e do jornalista Eugênio Bucci.

 

FEA promove curso sobre gestão empresarial e qualidade de vida
 

Curso no IO visita ecossistemas marinhos em Ubatuba
 

MAC expõe a arte da terceira idade
 
 


Destaques

Comunicação brasileira em debate na Revista USP

Bruna Fontes

        Na próxima quarta-feira (25), às 19 horas, na Fnac (Rua Pedroso de Moraes, 858) acontece o lançamento do número 48 da Revista USP. Nesta edição, a publicação traz especialistas que analisam as diversas facetas da comunicação — da democracia à telenovela. Acompanhando o lançamento haverá um debate sobre o tema com a participação dos professores da USP André Singer, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria Aparecida Baccega, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do jornalista Eugênio Bucci, todos autores de artigos desta edição. A mediação do debate será feita por Francisco Costa, editor da revista.
        Um texto de Fábio Konder Comparato abre o "Dossiê Comunicação" e analisa o papel dos meios de comunicação de massa na legitimação dos regimes democráticos e como se pode viabilizar a democratização dos meios de comunicação. "Ele é muito importante porque mostra que na verdade continuamos vivendo numa oligarquia", diz Costa. O dossiê traz nove artigos que analisam temas como a linguagem e meios de comunicação e a interdisciplinaridade no campo da comunicação. Há também reflexões sobre a influência da telenovela nos hábitos e comportamentos da sociedade e sobre o papel da personagem negra nas novelas. "O grande mérito deste dossiê é que ele coloca no papel uma série de discussões que nós vivemos, sentimos, observamos, mas que ninguém tem a preocupação de registrar", afirma Costa. "A maior contribuição da revista é dar uma noção sólida para as pessoas entenderem o mundo em que nós estamos vivendo, nosso país, nossa cidade. Ver o que é esse admirável mundo novo, pôr em questão a mídia, a internet, a telenovela".
        Falando em Internet, Costa destaca o artigo de Elizabeth Saad Corrêa, professora da Escola de Comunicações e Artes. "Tudo o que ela escreve a respeito da Internet é muito interessante. Seu grande mérito é a tentativa de decodificar o que é esse novo veículo e tentar explicar como ele invadiu a nossa vida". Costa comenta outros textos do dossiê: "o texto da Maria Aparecida Baccega, que faz uma análise da importância da mídia no papel da educação, mostra que a Internet ou uma aula pela televisão não vai formar um ser humano. Isso é importante para mostrar a função do educador, que é um comunicador também", diz. O editor destaca ainda o texto de André Singer sobre a polarização das campanhas eleitorais de Lula e Collor em 89, que ainda não foi publicado no Brasil.
        A televisão também é foco de atenções especiais da Revista USP. "O artigo de Maria de Lourdes Motter sobre a telenovela é muito importante porque trata de diversas questões da sociedade brasileira vistos através da telenovela", afirma. "E há também um texto da Solange Martins Couceiro de Lima, que é o resultado de um estudo de ótima qualidade sobre como o negro é visto e representado nas telenovelas". Por fim, Costa destaca o texto de Eugênio Bucci. "Trata-se de um texto interessante onde ele comenta a migração do noticiário policial para os programas de tevê de domingo, como as rebeliões que aconteceram nestes finais de semana".
        Na seção "Textos", Leopoldo Bernucci assina um artigo em que comenta aspectos biográficos de Jorge Luis Borges; Maria Teresa de Freitas fala sobre as reportagens do francês Blaise Cendras no Brasil dos anos 30; Joaquim Alves de Aguiar discute o filme "Splendor in the grass", de Elia Kazan. Há também um texto sobre o resgate do carnaval de rua no Maranhão, escrito por Matthias Röhrig Assunção e uma análise sobre o ser humano e a ciência, de A.L.L. Videira, permeado por citações do poeta Fernando Pessoa. Na seção "Livros", o leitor encontra análises das obras "Antígona — de Sófocles", de Kathrin Rosenfield, "A Ópera Alemã", de Lauro Machado Coelho e "Performance, Recepção, Leitura", de Paul Zumthor.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4403/3091-4438, com Francisco Costa, ou e-mail revisusp@edu.usp.br.

Centrinho recebe prêmio do Ministério da Saúde

        O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru, também conhecido como Centrinho, recebeu o prêmio Qualidade Hospitalar, oferecido pelo Ministério da Saúde aos 24 hospitais que mais se destacaram na qualidade de serviços prestados no Brasil. A premiação, que aconteceu no último dia 16, faz parte de um programa de acreditação hospitalar, ou seja, excelência no atendimento, desenvolvido pelo Ministério e que pretende estabelecer um processo permanente de melhoria da qualidade do atendimento prestado em todo o País.
        O Centrinho foi representado por seu superintendente, professor José Alberto de Souza Freitas, que recebeu o prêmio das mãos do Ministro da Saúde, José Serra, em uma solenidade realizada no Auditório Emilio Ribas no Edifício do Ministério em Brasília. O evento marcou a primeira edição do programa de avaliação do Ministério.
        O programa desenvolvido pela Secretaria de Assistência à Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, fez uma avaliação global da qualidade dos serviços prestados. Para isso, abordou não apenas a área médica, mas também as áreas administrativa, de engenharia e limpeza. A avaliação de todas as unidades demorou mais de um ano para ser feita. Para a classificação, uma equipe do Ministério avaliou as condições de cada unidade com base em critérios definidos pelo próprio MS como essenciais para o funcionamento de um hospital.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8156 com Andréa de Oliveira
 



Cursos, Seminários e Palestras

Qualidade de vida
        A Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza o 3º Curso Avançado de Gestão Empresarial em Qualidade de Vida, de 23 a 27 de abril e 21 a 25 de maio. O curso pretende desenvolver a visão estratégica de Qualidade de Vida no Trabalho, e seu programa aborda aspectos macroorganizacionais, questões metodológicas e gerenciais, visão de especialistas e empresários, prevenção e fatores de risco, tendências empresariais e implicações de gestão.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5835/603-1026.

Sociedade colonial
        Na próxima terça-feira (24) às 17 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, acontece a palestra O sistema colonial e a sociedade brasileira, com Fernando Novais, professor de História da USP e de Economia na Unicamp. A palestra terá lugar no anfiteatro da FAU (sala 807), que fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4801/3813-2511 ou e-mail eventfau@edu.usp.br.

Ecossistemas marinhos
        Estão abertas até 4 de maio as inscrições para o curso Biodiversidade de peixes e conservação de ambientes marinhos, que o Instituto Oceanográfico (IO) da USP realiza nos meses de maio e junho. De 7 a 11 de maio haverá um módulo teórico, em São Paulo; de 25 a 27 de maio e 1 a 3 de junho o módulo prático será realizado em Ubatuba. O curso aborda a biodiversidade e ecologia dos peixes e ecossistemas marinhos e as características e aspectos da conservação destes ambientes. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Atividades Acadêmicas do IO, que fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária. Há 50 vagas e a taxa é de R$ 105,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6530 ou e-mail pcunning@dialdata.com.br.
 


Agenda Cultural

Arte da terceira idade
        O Espaço Caramelo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP apresenta a exposição coletiva A Arte da Terceira Idade no Século XXI, com trabalhos desenvolvidos pelos participantes do projeto "Lazer com Arte para a Terceira Idade" do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. São cerca de 150 trabalhos em diversas linguagens, como desenho, pintura, escultura e objetos, utilizando diferentes técnicas, como carvão sobre papel e pedra-sabão. A exposição pode ser visitada até dia 28 de abril, de segunda a sexta das 8 às 18 horas e sábado e domingo das 10 às 14 horas. O Espaço Caramelo fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3559.
 



Teses e Dissertações

Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos
Mestrado
        Classificação e discriminação: um enfoque baysiano". Emerson Wruck. Dia 20, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9333

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado
        Modelagem das características espaço-temporais o sistema vestibular com interações cerebelares através de prova rotatória pendular decrescente. Carlos Eduardo Formigoni. Dia 20, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3675/602-3681
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres