São Paulo, 27 de abril de 2001 n.726/01.

 
Trabalhador terá biblioteca em canteiro de obras
Projeto elaborado pelo Departamento de Biblioteconomia da ECA vai propiciar o acesso de operários da construção civil à informação e à cultura. A Biblioteca do Trabalhador será inaugurada  1° de Maio, Dia do Trabalho, num canteiro de obras no bairro do Morumbi, em São Paulo. 

 

HC realiza primeiro enxerto de pele artificial do Brasil
 

Arquiteto holandês fala sobre as mudanças da arquitetura recente no Ceuma
 

Curso no Ipef auxilia empresas florestais no manejo de formigas cortadeiras
 
 


Destaques

Biblioteca do Trabalhador será inaugurada na terça

Roger Pascoal

        Um projeto desenvolvido pelo professor Edmir Perrotti, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, junto à Prefeitura de São Paulo viabilizou a instalação da primeira unidade da Biblioteca do Trabalhador, que será inaugurada na próxima terça-feira, 1° de maio, Dia do Trabalho, em um canteiro de obras no bairro do Morumbi. O projeto, que atende os anseios de trabalhadores de uma empresa do ramo de construção civil, é um espaço criado em um canteiro de obra para colocar à disposição dos operários livros, revistas, jornais, vídeos e cd´s.
        Com o objetivo de permitir o acesso à informação e à cultura, a Biblioteca do Trabalhador vai funcionar como um posto de atendimento avançado das bibliotecas municipais, incentivando os trabalhadores da construção civil e seus familiares a participarem da vida cultural da cidade. A unidade que será inaugurada na próxima terça-feira será a primeira de uma série que os seus idealizadores pretendem implantar em outros canteiros de obra na cidade de São Paulo.
        A vontade dos operários da empresa foi manifestada em uma pesquisa realizada entre eles. Em seguida, a construtora procurou o auxílio do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP para tentar atender às principais demandas detectadas na pesquisa: educação e informação. De acordo com o professor Perrotti, o projeto pretende ir muito além dos serviços tradicionalmente prestados por uma biblioteca. "É um conceito de biblioteca interativa", afirma. A Biblioteca do Trabalhador não pretende ser apenas um local onde o operário poderá retirar livros, mas um espaço onde ele será ao mesmo tempo receptor e produtor de informação. "Não trabalhamos apenas com as informações que transmitimos aos trabalhadores. Cruzamos as informações que a gente leva com as que são trazidas por eles", conta Perrotti. Na Biblioteca do Trabalhador, as manifestações culturais dos operários tornam-se parte do acervo e podem assumir qualquer forma. A biblioteca não pretende apenas guardar livros, mas ser um espaço para todos os suportes, escritos, orais, audio-visuais ou multi-mídia.
        Além de facilitar o acesso à cultura nos locais de trabalho, a Biblioteca do Trabalhador também pretende ser uma porta de entrada para os outros equipamentos culturais da cidade. Assim, os postos de atendimentos montados nos canteiros de obra formarão uma rede de serviços vinculada às bibliotecas da Prefeitura. Com as bibliotecas, os operários poderão ter um contato mais fácil e mais constante com as atividades culturais produzidas pelo município. Segundo a diretora do Departamento de Bibliotecas Infanto-juvenis da Secretaria de Cultura de São Paulo, Ivete Pieruccini Faria, "As bibliotecas da prefeitura mantém determinadas ações rotineiramente, fazem parte da programação, então a expectativa é que além de algumas atividades a serem desenvolvidas nos canteiros, se estabeleça este circuito e um vínculo com outras atividades desta natureza, como o teatro, o próprio cinema, vídeo, rodas".
        A inauguração da Biblioteca do Trabalhador contará com uma programação especial. Após a inauguração oficial, todos poderão participar de uma série de atividades culturais. Exposição de cordel e de fotografias, roda de histórias, apresentação de vídeos, teatro infantil, rap, e poesia. As atividades serão realizadas na biblioteca municipal Benedito Bastos Barreto que fica na Av. Mário Lopes Leão, 228 em Santo Amaro e começarão às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4011

HC realiza enxerto de pele artificial

        O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP acaba de realizar o primeiro enxerto de pele artificial do Brasil. A cirurgia aconteceu no último dia 21 em dois pacientes vítimas de queimaduras.
        A pele artificial era utilizada apenas nos Estados Unidos e Europa, em cirurgias plásticas e na recuperação de queimaduras. É composta por colágeno e glicosaminoglicans, duas substâncias encontradas na derme (segunda camada da pele). O método, desenvolvido por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), da NASA e do Massachusetts General Hospital, foi aprovado em 1999 pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano responsável pela qualidade e segurança de alimentos e medicamentos.
        De acordo com o médico Carlos Fontana, chefe do Serviço de Queimados do HC, a pele artificial representa uma verdadeira revolução no tratamento de pacientes que sofreram queimaduras de terceiro grau em grande extensão do corpo. "Não há rejeição ao material, que se integra ao organismo e não precisa ser retirado posteriormente, como acontece com os enxertos de pele natural obtida em bancos de tecido".
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6694 ou 3069-7053
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Arquitetura holandesa
        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) promove na próxima quarta-feira (2) às 20 horas a palestra Antecipações de um novo mundo - arquiteturas modernas na Holanda, apresentada pelo arquiteto holandês Christoph Grafe. A palestra aborda o desenvolvimento da arquitetura holandesa no contexto das mudanças sócio-culturais das duas últimas décadas, como seu processo de urbanização. A entrada é franca e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294.
        Mais informações: ( (0XX11) 3237-1815/255-5538 ou e-mail mariantonia@edu.usp.br

Comércio eletrônico
        O Programa de Administração em Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, realiza entre 3 de maio e 29 de novembro o Curso de especialização em e-commerce. Um dos objetivos do curso é fornecer conhecimentos que permitam aos participantes compartilhar de decisões sobre comércio eletrônico aplicado ao varejo e avaliar o impacto em sua cadeia de suprimentos. Os principais temas abordados serão economia digital, infra-estrutura tecnológica, mercados eletrônicos (B2B e B2C), logística, marketing, avaliação financeira e aspectos legais.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6045/3091-5993 ou e-mail provar@fia.fea.usp.br

Manejo de formigas
        Nos dias 3 e 4 de maio o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) promove o 5º workshop de atualização no manejo das formigas cortadeiras. O encontro debate e disponibiliza as recentes tecnologias de manejo de formigas cortadeiras, indicando as melhores alternativas de acordo com as particularidades de cada empresa florestal. Além das palestras empresas como a Cia. Suzano, Ripasa e Duratex participarão, exemplificando sua ação atual em relação ao manejo desta praga que atinge florestas de Pinus e eucaliptos. O evento acontece no International Paper do Brasil em Mogi-Guaçu (SP).
        Mais informações: (0XX19) 430-8602/430-8603 ou e-mail eventos@carpa.ciagri.usp.br

Antropologia no Brasil
        O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP abre inscrições para o curso de extensão Antropologia cultural: as sociedades indígenas brasileiras, que acontece entre 21 e 30 de maio. O curso pretende apresentar uma visão prática da antropologia cultural no Brasil desde os primórdios da pesquisa acadêmica de gabinete e campo até os dias atuais. Os interessados devem se inscrever até 16 de maio na Seção Acadêmica do MAE, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária. A taxa é de R$ 45,00.
        Mais informações: (0XX11) 3091-4906 ou e-mail sacadmae@edu.usp.br
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
        Efeitos da administração aguda e prolongada de carbamazepina em modelos experimentais de inflamação/imunidade. Vanessa de Moura. Dia 4, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091.-7667

Escola Politécnica
Mestrado
        Modelo para localização geográfica de indústrias baseado em regras difusas. Fernando Augusto Belcorso da Silva. Dia 4, às 9:30 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-5443

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Doutorado
        Empresas transnacionais e o relacionamento com fornecedores locais: uma avaliação da transparência de conhecimentos. Francisco Uchoa Passos. Dia 4, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres