São Paulo, 04 de maio de 2001 n.729/01.

 
Fórum da USP chega a seu  III Módulo 
Nos dias 9, 10 e 11 de maio, acontece o terceiro módulo do I Fórum de Políticas Universitárias. Misturando debates reais e virtuais, via internet, professores da USP e de outras instituições irão discutir  as questões e desafios da Universidade no novo contexto sócio-econômico.

 

USP e Assembléia Legislativa se unem em projetos de racionalização de água e energia
 

IAG inaugura novo complexo de prédios na Cidade Universitária
 

Edusp lança A USP e seus Desafios com resultados do módulo I do I Fórum USP de Políticas Universitárias
 
 


Destaques

Módulo III encerra ciclo de debates do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP

        A partir da próxima quarta-feira, dia 9, às 9 horas, no Auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) terá início o Módulo III do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP, promovido pela reitoria da Universidade. Desde seu primeiro módulo, o encontro conta com o apoio e colaboração de diversos professores e unidades em sua organização. O objetivo foi estabelecer amplo espaço para trocas de idéias e de experiências sobre as questões e desafios da Universidade no novo contexto sócio-econômico criado pela globalização. Nas discussões têm sido abordados, entre outros temas, a expansão e a valorização do ensino de graduação, os rumos e possibilidades da pós-graduação e as relações com a comunidade externa, além da discussão de problemas prioritários da agenda nacional, como desemprego, violência, saúde pública, educação e meio ambiente.
        O Módulo III do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP foi elaborado a partir de uma concepção híbrida que mistura debates virtuais (feitos via Internet) e reais. Será formado por temas que foram agrupados de acordo com sua especificidade, extraídos de documentos encaminhados à reitoria pelas congregações das unidades de ensino e pesquisa ou detectados por diretores em sessões do Conselho Universitário (CO).
        A abertura das salas virtuais, ocorrida há algumas semanas, marcou o início da fase preparatória do módulo, caracterizada pela recepção, análise e apresentação, via home-page, dos resumos das questões que serão abordadas nos seminários, plenárias e mesas-redondas. Na fase ativa do encontro, entre os dias 9 e 11 de maio, ocorrerão os debates presenciais, os quais serão, em seguida, relatados no site do evento. Após as discussões, terá início a fase de consolidação, onde os organizadores irão produzir documentos para cada tema, com análises e recomendações de curto, médio e longo prazo, feitas pelos debatedores — professores e especialistas da USP e de outras instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas — e membros da platéia participante.
        No primeiro módulo do encontro, em novembro de 2000, foram discutidos, entre outros temas, a Qualidade na Universidade Pública, Recursos Humanos, As Atividades-Fim da Universidade, Financiamento da Universidade Pública e Código de Ética para a USP.
        No último dia 28 de março aconteceu o Módulo II, em que foi mantida a discussão sobre a qualidade e a avaliação institucional. Os debates foram ampliados com a participação de especialistas do exterior, que relataram suas experiências e análises sobre as diferentes questões relacionadas ao funcionamento atual e futuro das universidades.
        A seguir, a programação completa do evento. Os interessados em obter mais informações ou os que querem se inscrever antecipadamente podem acessar o site http://amandy.redealuno.usp.br/uspforum/.Telefone: (0XX11) 3819-1935, hoje, das 9 às 17 horas. Serão aceitas inscrições no local, nos dias 9, 10 e 11, a partir das 8 horas.
        No dia 9 de maio:
        Às 9 horas, abertura, com o reitor da USP, Jacques Marcovitch;
        9h30, sessão plenária: Expansão do Ensino Superior Público de Graduação, coordenada por Hermano Tavares, reitor da Unicamp.
        13h30, o seminário Um Código de Ética para a USP II, sob a coordenação de Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
        16 horas, sessão plenária Autonomia e Recursos Orçamentários do Estado, coordenada por José Carlos de Souza Trindade, reitor da Unesp.
        Dia 10 de maio:
        Às 9 horas, a sessão plenária Política de Expansão e Reposição de Pessoal Docente, coordenada por Adolpho José Melfi, vice-reitor da USP.
        13h, o seminário USP 2030: Perfil e Perspectivas, que será coordenado por Hernan Chaimovich, pró-reitor de Pesquisa da USP.
        13h, acontece o seminário Previdência, que será coordenado por Eliseu Martins da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
        15h30, a sessão plenária Ação Cultural, coordenada por Adilson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP.
        No dia 11 de maio:
        Às 9 horas, sessão plenária Política de Extensão Universitária, coordenada por Adilson Avansi de Abreu.
        13h, o seminário Plano Diretor da Cidade Universitária, sob a coordenação de Vahan Agopyan, da Escola Politécnica (EP) da USP.
        13h, o seminário Política de Benefícios, que será coordenado por Ruy Laurenti, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
        15h30, a sessão plenária A Universidade e a Tecnologia da Informação, que terá a coordenação de Paulo César Masiero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.
        18h30, a cerimônia de encerramento, com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6360 ou e-mail uspforum@usp.br, com Simone José da Silva, secretária-executiva do Fórum.
 
 

USP assina protocolo com Assembléia Legislativa para elaboração de projetos de racionalização de água e energia

        A USP e a Assembléia Legislativa de São Paulo assinaram um protocolo de intenções que prevê a formação de um grupo de trabalho encarregado de apresentar, em até 60 dias, um projeto de racionalização de uso de água e energia elétrica no Palácio 9 de Julho. O protocolo foi assinado na manhã de ontem (3) pelo presidente do Legislativo, Walter Feldman, e pelo reitor da USP, professor Jacques Marcovitch.
        Os professores Antonio Marcos Massola, Guilherme Ary Plonski, Marcos Seidel e Maria Regina Carvalho irão integrar o grupo de trabalho pela USP e Renato Borges Casaro pela Assembléia Legislativa. Cada projeto que resultar do protocolo de intenções será objeto de convênio específico a ser firmado por ambas as partes na forma da legislação vigente.
        "Nosso objetivo fundamental é trazer para a Assembléia os projetos que a Escola Politécnica desenvolveu nessa área", afirmou Massola, diretor da Poli. Segundo o professor, desde o início do Programa de Uso Racional da Água (Pura), em 1997, houve redução de 38% no volume de água consumida na Cidade Universitária; a porcentagem do orçamento de custeio destinada a esses gastos passou de 26% em 1997 para 13% em 2000.
        As etapas de trabalho do programa, que deve ser implantado na Assembléia, prevêem identificação de consumo, localização e correção de possíveis vazamentos e substituição de equipamentos hidráulicos (caixas sanitárias e ferragens, por exemplo) por outros que resultem em menores gastos de água.
        O mesmo procedimento deve ser adotado para o uso da energia elétrica. Neste caso, devem ser adotadas medidas como mudança de tipos de lâmpada e individualização de pontos de luz. "A Assembléia passará a contar com mecanismos adequados para dar um exemplo de racionalização", avaliou Feldman. O protocolo de intenções foi assinado durante audiência pública para discutir medidas de racionalização de energia no Estado, realizada no auditório Franco Montoro. A abertura do evento contou com a apresentação de um seminário ministrado pelo Secretário de Energia, Mauro Arce.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3300 ou 3091-3300.

IAG inaugura novo complexo de prédios na Cidade Universitária

        O Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP inaugura nesta terça-feira (8), às 11 horas, um novo complexo de prédios na cidade Cidade Universitária. De acordo com o diretor do IAG, professor Oswaldo Massambani, até o começo de junho todos os departamentos da Água Funda deverão estar transferidos para o campus. "O instituto quer ser uma unidade mais presente dentro do campus e da comunidade universitária", afirma o diretor. "A crescente procura pelos cursos de meteorologia e geofísica ampliam a necessidade de o instituto se localizar perto das demais unidades da USP".
        Até agora dois dos três departamentos do Instituto (Geofísica e Ciências Ambientais) já foram transferidos para a Cidade Universitária e estão ocupando quatro dos nove blocos do complexo, que tem 14.000 m2 de área. Apenas o departamento de Astronomia aguarda para ser transferido já que os novos prédios estão em fase final de acabamento, terminando a implantação das redes de fibra óptica. "No início do segundo semestre, a maioria dos docentes e funcionários administrativos e da biblioteca deve estar na Cidade Universitária", diz Massambani.
        Na Água Funda, o instituto pretende construir e manter um centro de ciências e entretenimento, com espaço interno e externo para exposições, como o modelo escultórico do sistema solar. Segundo o diretor, o projeto já foi encaminhado pela reitoria para o governador Geraldo Alckmin.
        A cerimônia contará com a presença de autoridades acadêmicas e do governo. Na oportunidade será inaugurado um monumento de granito e haverá uma apresentação do Coral da USP.
        Mais informações: ( (0XX11) 5073-8599/3091-4762, com o professor Oswaldo Massambani.


Cursos, Seminários e Palestras

Cursos da Fupam
        A Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam), da Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP, está com inscrições abertas para os seguintes cursos que realiza em maio:
        A comunicação visual das cores: aplicações práticas, que ocorre de 10 de maio a 12 de junho.
        Gerenciamento e marketing de projetos, nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio.
        Ilustração para desenho industrial, que acontece de 9 de maio a 11 de junho.
        Planejamento e projetos de interiores de escritório, de 8 de maio a 7 de junho.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4566/3814-0829 ou e-mail cursos@fupam.com.br

Psicologia pediátrica
        Estão abertas as inscrições para o Curso de atualização em psicologia pediátrica, que acontece de 12 de maio a 30 de junho e é promovido pelo Departamento de Neurologia, Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas. Seu programa aborda temas como enfermidades crônicas, hospitalização de crianças e inserção do psicólogo em UTI neonatal. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (R$ 80,00 para estudantes).
        Mais informações: ( (0XX16) 602-2721 ou pelo e-mail ceaps@hcrp.fmrp.usp.br

Crime, Criminalidade e Repressão no Brasil República
        Na próxima terça-feira (08), o Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Secretaria de Estado da Cultura promovem o seminário Crime, Criminalidade e Repressão no Brasil República. O evento começará às 14:30hs com a realização de palestras sobre crime e criminalidade na história do Brasil. A partir das 18h15, acontecerá a entrega oficial do Banco de Dados e de Imagens do Deops. Às 18h30, o evento presta uma homenagem ao historiador Edgard Carone. Durante o seminário, também serão lançados os livros "A cultura do crime da lei no Brasil" de Elizabeth Cancelli e "Pobreza e Conflito, Taubaté, 1860-1935" de Maria Cristina M. Soto. O Seminário será realizado no auditório do Arquivo do Estado de São Paulo que fica na Av. Voluntários da Pátria, 596, São Paulo SP.
        Mais Informações: ( (0XX11) 6221-4785


Agenda Cultural

Intervalo cultural
        Na próxima terça-feira (08), às 12h30, estréia no Teatro Capela (campus de Ribeirão Preto) o Intervalo cultural, um novo projeto cultural que apresentará mensalmente espetáculos teatrais e shows musicais no Teatro Capela. Na abertura, a Companhia de Dança "O Distrito" apresenta as coreografias que formam o "Espetáculo de Bolso do Grupo".
        Mais informações: ( (0XX16) 602-3544.


Livros, Revistas e Publicações

A USP e seus Desafios reproduz temas do módulo I do Forum USP
        A Editora da USP (Edusp) acaba de lançar A USP e seus Desafios, onde estão reproduzidos os primeiros resultados das discussões que aconteceram no Módulo I do I Fórum de Políticas Universitárias da USP, realizado em novembro do anos passado. No livro, o leitor terá acesso aos resumos de todos os assuntos debatidos, que englobaram desde a agenda nacional, como desemprego, violência, saúde pública, educação e meio ambiente, até questões internas de grande relevância como a expansão e valorização do ensino de graduação.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.


Quadro de Avisos

Hormônio na menopausa
        O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) está iniciando projeto de estudo e tratamento de depressão em mulheres na menopausa, utilizando novos antidepressivos e terapia de reposição de hormônio. Para participar do projeto, as interessadas devem apresentar pelo menos quatro sintomas da doença, ter entre 45 e 65 anos, ausência de menstruação há um ano, ter útero e ovário, não fazer terapia de reposição hormonal, não ser portadora de doença grave, não ter psicose maníaco-depressiva, dependência de drogas, álcool ou quadros demenciais, não ser obesa e não fazer uso regular de medicação para tratamento de doenças psiquiátricas, inibidores de apetite e medicamentos para a tosse.
        Mais informações: ( (0XX11) 3069-6648/3069-6707.


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Mestrado
        - Da execução em face da Fazenda Pública. Fernão Borba Franco. Dia 8, às 9 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3111-4004

Escola Politécnica
Mestrado
        - Metodologia para cálculo de perdas técnicas por segmento do sistema de distribuição. André Méffe. Dia 8, às 10 horas
        Mais informações:((0XX11) 3091-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres