São Paulo, 08 de maio de 2001 n.731/01.

 
Ambulatório de Medicina Esportiva no HC
No ambulatório é realizado o acompanhamento clínico, preventivo e a reabilitação de lesões associadas à prática  de esportes. Os pacientes também recebem tratamento sobre outros problemas que podem atingir os atletas, como anemia, distúrbio do sono e alterações de humor.

 

USP realiza amanhã o módulo III do I Fórum de Políticas Universitárias
 
 

Curso no Ceuma trata de temas da psicanálise no homem moderno
 

Cinusp apresenta Mostra Dogma 95
 
 


Destaques

HC tem ambulatório especializado em medicina esportiva

Cauê Muraro

        O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP dispõe de um novo ambulatório especializado em acompanhamento clínico, preventivo e na reabilitação de lesões associadas à prática esportiva. Criado e coordenado pela médica e professora da Faculdade de Medicina da USP, Fernanda Lima, o ambulatório é o primeiro do HC a fazer uma abordagem que não leva em consideração apenas os casos de traumatologia esportiva ou lesões ósteo-articulares, mas outros problemas que atingem pessoas que, regularmente, praticam algum tipo de atividade esportiva de maneira excessiva, inadequada ou com algum erro de treinamento. "Eles podem enfrentar problemas como anemia, distúrbio do sono ou alterações do humor, ou seja, alterações clínicas", diz a professora.
        A idéia de criação do ambulatório desenvolveu-se a partir da experiência da própria coordenadora na reumatologia. "Em consultório temos recebido pacientes com queixas de dor achando que estão com reumatismo mas, na verdade, a dor está relacionada com alguma atividade esportiva que eles realizam com freqüência", afirma Fernanda. Segundo ela, os residentes da reumatologia tinham pouca informação nesse sentido e foi a partir daí que se tornou necessária a formação de clínicos com um conhecimento mais específico. Além disso o único ambulatório do HC a que os esportistas podiam recorrer era o da ortopedia, que trata na verdade de traumatologia. "Ele é mais voltado para casos de lesões agudas, que acabam indo para cirurgia", confirma a médica. "O novo ambulatório tem uma visão mais clínica. Tratamos os casos de maneira não cirúrgica, reabilitamos o paciente e o vemos como um todo".
        Os clínicos do ambulatório têm feito uma triagem no momento do atendimento, dando preferência para pessoas que realmente praticam atividade física pelos menos quatro ou cinco vezes por semana e que estejam com lesão. Segundo Fernanda, o ambulatório atualmente tem se voltado mais para o atendimento de crianças e adolescentes, porque eles se iniciam na prática esportiva cada mais precocemente. Mas os atletas profissionais interessados também podem procurar pelos serviços do novo ambulatório. "Temos aqui atletas que participaram inclusive dos últimos Jogos Panamericanos. E por incrível que pareça esses atletas, que não disponibilizam do apoio do governo, às vezes vão para uma competição importante sem acompanhamento médico", lamenta a médica.
        O ambulatório também presta atendimento a atletas carentes. Atualmente Fernanda orienta uma tese de mestrado que trata de lesões ósteo-articulares em corrida. A autora do trabalho vem acompanhando um grupo de atletas carentes praticantes de corrida de rua para fazer uma análise das lesões mais freqüentes. Esse grupo é auxiliado por um treinador que faz um trabalho quase que assistencial, cobrando um preço simbólico. Um acordo entre o treinador e a professora possibilitou o acompanhamento destes atletas.
        A medicina esportiva, uma subespecialidade da área clínica geral, é nova no Brasil, pois anteriormente quem atendia o atleta era primordialmente o ortopedista. O novo ambulatório é portanto um reflexo da própria preocupação dos médicos em fornecer um atendimento mais específico e adequado aos praticantes de esportes.
        O ambulatório funciona no Prédio dos Ambulatórios do HC, bloco 4A, às sextas-feiras a partir das 13 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7213.
 
 

USP realiza amanhã módulo III do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP

        Amanhã (9), a partir das 9 horas, no Auditório 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) terá início o Módulo III do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP, promovido pela reitoria da Universidade de São Paulo
        Elaborado a partir de uma concepção híbrida que mistura debates virtuais (feitos via Internet) e reais, o Módulo III será formado por temas que foram agrupados de acordo com sua especificidade, extraídos de documentos encaminhados à reitoria pelas congregações das unidades de ensino e pesquisa ou detectados por diretores em sessões do Conselho Universitário (CO).
        Nestes três dias de encontro acontecerão debates sobre temas como expansão e a valorização do ensino de graduação, os rumos e possibilidades da pós-graduação e as relações com a comunidade externa, entre outros. Todas as discussões serão relatadas no site do evento. Após as discussões, terá início a fase de consolidação, onde os organizadores irão produzir documentos para cada tema, com análises e recomendações de curto, médio e longo prazo, feitas pelos debatedores.
        A seguir, a programação completa do evento. Os interessados em obter mais informações ou os que querem se inscrever antecipadamente podem acessar o site http://amandy.redealuno.usp.br/uspforum/.Telefone: (0XX11) 3819-1935, hoje, das 9 às 17 horas. Serão aceitas inscrições no local, nos dias 9, 10 e 11, a partir das 8 horas.
        No dia 9 de maio:
        Às 9 horas, abertura, com o reitor da USP, Jacques Marcovitch;
        9h30, sessão plenária: Expansão do Ensino Superior Público de Graduação, coordenada por Hermano Tavares, reitor da Unicamp.
        13h30, o seminário Um Código de Ética para a USP II, sob a coordenação de Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
        16 horas, sessão plenária Autonomia e Recursos Orçamentários do Estado, coordenada por José Carlos de Souza Trindade, reitor da Unesp.
        Dia 10 de maio:
        Às 9 horas, a sessão plenária Política de Expansão e Reposição de Pessoal Docente, coordenada por Adolpho José Melfi, vice-reitor da USP.
        13h, o seminário USP 2030: Perfil e Perspectivas, que será coordenado por Hernan Chaimovich, pró-reitor de Pesquisa da USP.
        13h, acontece o seminário Previdência, que será coordenado por Eliseu Martins da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
        15h30, a sessão plenária Ação Cultural, coordenada por Adilson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP.
        No dia 11 de maio:
        Às 9 horas, sessão plenária Política de Extensão Universitária, coordenada por Adilson Avansi de Abreu.
        13h, o seminário Plano Diretor da Cidade Universitária, sob a coordenação de Vahan Agopyan, da Escola Politécnica (EP) da USP.
        13h, o seminário Política de Benefícios, que será coordenado por Ruy Laurenti, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
        15h30, a sessão plenária A Universidade e a Tecnologia da Informação, que terá a coordenação de Paulo César Masiero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.
        18h30, a cerimônia de encerramento, com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6360 ou e-mail uspforum@usp.br, com Simone José da Silva, secretária-executiva do Fórum.

Nota da Redação: nos dias 9, 10 e 11 de maio, a Agência USP de Notícias realizará uma cobertura online do I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias da USP. Pelo site www.usp.br/agen/agweb.html, poderão ser conferidas notícias em tempo real sobre os principais fatos do evento.


Cursos, Seminários e Palestras

Psicanálise e ética

        O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove entre os dias 15 de maio e 5 de junho o curso Psicanálise e Ética. O curso é apresentado por Maria Rita Kehl e trata de temas como o sujeito moderno e a neurose, o desamparo, a escuta do outro, sublimação dos excessos pulsionais e o espaço da psicanálise no século 21. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. A taxa é de R$ 100,00 e há desconto de 20% para estudantes e professores da rede oficial de ensino e de 40% para aposentados e estudantes especiais. Os estudantes que apresentarem um comprovante de rendimento familiar até 6 salários mínimos pagam somente 20% do valor do curso.
        Mais informações : ( (0XX11) 3237-1815/ 255-5538 ou pelo e-mail mariantonia@edu.usp.br

Pós em farmácia

        A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto (FCFRP) está com inscrições abertas até dia 31 para seus cursos de pós-graduação em três áreas: Concentração: fármacos e medicamentos (10 vagas para mestrado e 2 para doutorado), Toxicologia (5 vagas para mestrado e 2 para doutorado) e Análises clínicas (8 vagas para mestrado e 2 para doutorado). Os interessados devem procurar a Seção de Pós-Graduação da FCFRP. A taxa é de R$ 50,00.
        Mais informações : ( (0XX16) 602-4154/602-4273 ou pelo e-mail spg@fcfrp.usp.br


Agenda Cultural

Mostra Dogma 95
        O Cinusp apresenta nesta quinta (10) e sexta (11) os seguintes filmes que fazem parte da Mostra Dogma 95:
        Ondas do destino (16 horas), de Lars Von Trier – Mulher de intelectualidade limítrofe entre a suficiência mental e a deficiência se casa com petroleiro. Quando o marido sofre acidente na plataforma marítima, a esposa, por solicitação do amado, passa a ter uma vida devassa. Estréia no cinema da atriz Emily Watson, indicada ao Oscar por este papel.
        Paixão de Joana D`Arc (19 horas), de Carl Dreyer - a vida da santa, concentrada em seu julgamento e condenação à morte - seu martírio é filmado em consistentes primeiros planos, o que aproxima o espectador do sofrimento da personagem.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540/3091-3152.

Poeta de gaveta

        Estão abertas até dia 18 as inscrições de trabalhos para o Poeta de Gaveta, promovido pela Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos (PCASC). Cada participante pode inscrever no máximo três trabalhos nas categorias poesia, conto e crônica. Todos os trabalhos serão exibidos na home page da Seção de Atividades Culturais e os selecionados serão editados no volume 8 do Poeta de Gaveta. O concurso é válido para alunos, docentes e funcionários dos campi de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga e São Carlos e as inscrições devem ser feitas nas respectivas assessorias culturais.
        Mais informações: ( (0XX16) 273-9106.


Quadro de Avisos

Morre o professor José Atilio Vanin
        Morreu ontem (07) em São Paulo aos 56 anos de idade, José Atílio Vanin, vice-diretor da Fuvest e professor do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP. Vanin estava internado há 08 dias na UTI do Instituto do Câncer e faleceu em decorrência de septicemia (infecção generalizada). Há cerca de dois anos, o professor vinha enfrentando sérios problemas de saúde. Em dezembro de 1999, foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro.
        Nascido no dia 20 de setembro de 1944 na cidade de Lins (SP), José Atilio Vanin era professor associado do Instituto de Química desde 1972 e membro do Conselho Regional de Química. Nos últimos cinco anos atuou como vice-diretor da Fuvest. Preocupado com todas as questões da ciência, Vanin possuía idéias ricas sobre o futuro da Universidade.
        O corpo está sendo velado no Cemitério de Congonhas, no Jardim Marajoara, zona Sul da Capital, onde será sepultado às 17 horas.


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado
        - Estudo dos níveis de ácidos ascórbico no humor aquoso de cães submetidos experimentalmente à facectomia pelas técnicas extracapsular convencional e facoemulsifação. Christianni Ferrari Padovani. Dia 11, às 14 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-7667
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.html
E-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres