São Paulo, 11 de maio de 2001 n.734/01.

Banco de Dados dá acesso aos arquivos da repressão
O Departamento de História da USP e a Secretaria Estadual da Cultura acabam de entregar ao Arquivo do Estado o Banco de Dados/Imagens do Deops. Nos arquivos, documentos, fotos, charges e cartões, contam a história das perseguições a grupos suspeitos. 

FE promove seminário sobre cultura e imaginário

Ribeirão Preto promove exposição para públicos especiais

Livros abordam imprensa no início da República e reflexão sobre o progresso burguês do fim do século XIX


Destaques

Banco de Dados oferecerá acesso à documentação de processos do Deops
Roger Pascoal
        O Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Secretaria de Estado da Cultura entregaram oficialmente o Banco de Dados/Imagens do Deops, primeiro levantamento sistemático sobre a documentação policial existente no Brasil. O levantamento e organização das informações está sendo realizado por alunos de graduação e pós-graduação da USP. O trabalho pretende, além de sistematizar os dados contidos nos prontuários, incentivar estudos sobre temas como repressão, autoritarismo, imprensa clandestina, idéias políticas, mitos políticos, racismo, anti-semitismo, direitos humanos, etc. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora do departamento de História da USP, Maria Luiza Tucci Carneiro, este "conteúdo poderá facilitar o acesso à documentação, além de proporcionar temas inéditos para os estudos historiográficos". A entrega aconteceu no último dia 8, na sede do Arquivo do Estado em São Paulo no seminário Crime, Criminalidade e Repressão no Brasil República
        "Entregamos ao público consulente do Arquivo do Estado e demais pesquisadores, via internet, um banco de dados contendo as palavras chaves de cada processo do Deops", afirma Maria Luiza. O projeto foi iniciado em 1995 e até hoje já foram digitadas 11.000 fichas. O total de prontuários presentes nos arquivos pesquisados é de 150.000, datados de 1924 a 1983, além de 6.000 dossiês. Na maioria destes documentos foram encontrados fotografias, cartões postais, caricaturas, charges políticas, xilogravuras e outras imagens. Também está sendo produzido um banco de dados com registros específicos para cada imagem. Os documentos têm origem principalmente em apreensões realizadas pela polícia durante perseguições a grupos suspeitos de algum crime político, como anarquismo, nazismo, comunismo, fascismo, integralismo, terrorismo, etc.
        A sistematização de todo o material só foi possível graças ao Projeto Integrado Arquivo/Universidade (PROIN), uma parceria entre a Universidade de São Paulo e o Arquivo do Estado que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para a catalogação do material do Deops, o PROIN ofereceu estágios para alunos de graduação que, desta forma, tiveram a oportunidade de trabalhar com documentos inéditos. Estudantes de pós-graduação também tiveram oportunidades por meio de bolsas que garantiram as suas pesquisas. "Criamos uma verdadeira 'oficina de História' onde os alunos 'aprendem' a pesquisar, identificar documentos, elaborar projetos, discutir e refletir sobre temas contemporâneos", destaca Maria Luiza.
        O resultado das pesquisas feitas nos arquivos do Deops está sendo publicado em duas coleções. A "Coleção Inventário Deops", reúne trabalhos realizados por estudantes de graduação que tiveram suas pesquisas financiadas pela Fapesp, por meio de bolsas de Iniciação Científica. A publicação foi possível graças a uma parceria entre o Arquivo do Estado e a Imprensa Oficial do Estado (IMESP). A "Coleção Teses & Monografias" reúne estudos desenvolvidos em nível de pós-graduação. O primeiro volume, "O perigo Alemão e a repressão policial no Estado Novo", já foi publicado e é de autoria de Priscila F. Perazzo. O segundo volume, que aborda o tema do Anarquismo e tem autoria de Raquel de Azevedo, está em fase de edição.
        Maiores Informações: ( (0XX11) 6221-4785.


Cursos, Seminários e Palestras
Cultura e Imaginário
        Na próxima quinta-feira (17) o VI Ciclo de Estudos: seminários sobre Cultura & Imaginário da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) apresenta o seminário Poesia e revelação: o olhar de uma mulher que passa, apresentado por Waldecy Tenório, do Núcleo de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC. O ciclo, que se encerra no dia 22 de novembro, visa apresentar e discutir teorias e pesquisas sobre Cultura, Imaginário e Educação. O evento acontece no Bloco B, Ala C, sala 61 da FEUSP, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3815-0232 ou e-mail marcosfe@usp.br.


Agenda Cultural
Exposição em Ribeirão Preto
        O SESC e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto promovem até o dia 27 de maio a exposição O Toque Revelador – Retratos e Auto-Retratos, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 21h30. Sábados e domingos, das 9 h às 17h30. Nela, há obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Fazem parte também dessa exposição uma museografia apropriada às questões de acessibilidade física do espaço integrada a uma programação educativa adaptada principalmente aos públicos especiais, com textos e imagens em tinta e braille. O SESC fica na Rua Tibiriçá, 50, Centro, Ribeirão Pires. Entrada franca.
        Mais informações: ( (0XX16) 610-0141


Livros, Revistas e Publicações
Bienal
        A Edusp lança os seguintes livros para a X Bienal do Rio de Janeiro:
        Revistas em Revista: Imprensa e Práticas em Tempos de República, São Paulo (1890-1922). O livro de autoria de Ana Luiza Martins trata das publicações em revista durante os primeiros anos após o fim do regime monárquico no Brasil. Trata-se de uma obra pioneira no que diz respeito ao estudo temático e crítico desses periódicos. A autora propõe uma abordagem do papel social desse tipo de veículo, principalmente dos que circulavam em São Paulo.
        A Eva Futura. A obra de Villers de L'Isle-Adam (1838-1889) aqui é traduzida por Ecila de Azevedo Grünewald. O texto ironiza o progresso forjado pela burguesia, principalmente após a revolução tecnológica, um período permeado contraposições que até os dias de hoje se fazem presentes. Uma delas - a possibilidade do contado com excelências nunca antes experimentadas, e a decepção da incompletude e da impotência em resolver os anseios cruciais do ser humano.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.


Quadro de Avisos
Láurea acadêmica
        Na próxima terça-feira (15), haverá a Cerimônia de Entrega de Láureas de Excelência Acadêmica de 94 aos formandos de 2000 da Faculdade Direito da USP. O evento se realizará às 20h30 no Salão Nobre, no Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3290.


Teses e Dissertações
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        - Implantação de modelo CMM de qualidade de software no Brasil: estudos de Caso. Atila Belloquim Costa. Dia 14, às 9:30 horas.

Doutorado
        - A estimativa do risco na constituição da PDD. Ernesto Fernando Rodrigues Vicente. Dia 15, às 9 horas
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Direito
Mestrado
        - Uma visão sobre guarda de menor e direito de visita na sociedade contemporânea. Amanda Zoe Slhessarenko. Dia 15, às 9 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3111-4004

Faculdade de Saúde Pública
Doutorado
        - Assistência ao paciente em fase terminal: alternativas para o doente com AIDS. Maria Aparecida Telles Guerras. Dia 14, às 9 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres