São Paulo, 15 de maio de 2001 n.736/01.

 
Novidades no combate à Doença de Chagas
Pesquisa realizada no Instituto de Química faz importantes descobertas sobre o mecanismo de ação do Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas. O estudo também irá possibilitar o desenvolvimento de drogas que combatam a doença. 

 

Abertura da exposição permanente do MAC
 
 

Curso na FSP orienta pais sobre o comportamento adolescente
 

Evento na FEA apresenta visão sobre os aspectos do uso de drogas na universidade
 
 
 


Destaques

Novas descobertas podem contribuir para a erradicação da Doença de Chagas

André Chaves de Melo

        Uma pesquisa coordenada pela professora Maria Júlia Manso Alves, do Laboratório de Bioquímica de Parasitas do Instituto de Química (IQ) da USP, possibilitou a descoberta e a clonagem da Tc85-11, uma das moléculas do Trypanosoma cruzi pertencente à super-família das gp85/trans-sialidases, principais componentes da superfície do parasita. A partir da Tc85-11 foi possível identificar seu receptor na membrana da célula do hospedeiro, a citoqueratina 18, parente das substâncias que formam unhas e cabelos e a qual se acreditava que existisse somente dentro das células. "O receptor é a porta de entrada do parasita na célula, onde ele passa a se reproduzir em alta velocidade, causando a Doença de Chagas", explica Margaret Magdesian, especialista que conseguiu isolar a molécula e descobrir o receptor. "O Trypanosoma cruzi é um parasita intracelular obrigatório, pois se ele não entrar rapidamente nas células, nosso sistema imunológico o elimina, uma vez que ele não pode se multiplicar fora da célula".
        De acordo com a pesquisadora, as novas descobertas abrem múltiplas possibilidades, como a melhor compreensão do mecanismo de ação do protozoário e o desenvolvimento de drogas que bloqueiem o acesso do Trypanosoma cruzi à molécula receptora, por meio do seu encapsulamento ou desativando seu funcionamento.
        Margaret testou os efeitos da Tc85-11 sobre a infecção de células de macaco mantidas em cultura. "O resultado foi exatamente o contrário do esperado, pois a presença da Tc85-11 estimulou a infecção celular, sugerindo que essa molécula tenha uma função sinalizadora e, ao entrar em contato com a célula do hospedeiro, promova mudanças na organização celular que facilitem a infecção", explica. "Em seguida, introduzimos os anticorpos contra a citoqueratina 18, o que reduziu em 80% a infecção, comprovando o quanto temos ainda que pesquisar para chegar a uma erradicação definitiva dessa doença complexa e incurável".
        A Doença de Chagas é uma moléstia endêmica no Brasil (5 milhões de casos) e em outros países americanos (de 16 a 18 milhões de infectados), como Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, México e Estados Unidos, entre outros.
        Campanhas realizadas desde os anos 80 pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) reduziram em 90% a propagação da doença no Brasil, por meio do controle das populações de barbeiros (insetos transmissores do Trypanosoma cruzi). Entretanto, os cientistas alertam que um abandono progressivo do combate ao hospedeiro deixará as portas abertas para o retorno desses insetos, que poderão vir acompanhados de alguns de seus primos, pertencentes a espécies silvestres do barbeiro que contêm linhagens diferentes do Trypanosoma, o que dificultaria ainda mais o combate a Doença de Chagas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3810, ramal 233 ou e-mail mahama@iq.usp.brcom Margaret Magdesian ou Maria Júlia Manso Alves.
 
 

Acervo do MAC em exposição

        O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza hoje (15) às 19h30 a abertura da exposição permanente de seu acervo, que contém obras produzidas entre 1906 e 2000 por artistas como Pablo Picasso, Paul Klee, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, entre outros. A intenção é deixar o acervo à disposição para formar um público ao invés de um conjunto aleatório de visitantes.
        A exposição foi organizada de modo particular, que respeita o princípio cronológico, mas abre as fronteiras da nacionalidade e localização geográfica. A reforma do museu facilita a nova organização e deixa de lado os velhos hábitos classificatórios, sem supervalorizar etiquetas como a de nação, linguagem, tema ou vetor estético/filosófico. Se antes as obras estavam divididas em duas zonas, que separavam a arte brasileira e a internacional, a exposição atual permite ao público ver o que faziam, ao mesmo tempo, artistas de diferentes nacionalidades, proporcionando uma visão orgânica do panorama e dos desdobramentos da arte no século o que, para Teixeira Coelho, diretor do MAC, deve "atribuir à arte feita no Brasil o lugar que lhe cabe no contexto internacional".
        O visitante também deve encontrar no MAC a seção "Obras em Contexto", onde algumas peças trazem documentos ou informações sobre estética, política, filosofia, que ampliem seu significado inicial. O MAC pretende estender essa iniciativa para todas as obras, e em breve deve lançar pela Internet o programa MACvirtual, com recursos de hipermídia. Enquanto isso, o acervo pode ser visitado no MAC da Cidade Universitária, que fica na Rua da Reitoria, 560, de terça a sexta-feira das 10 às 19 horas (às quintas, das 11 às 20 horas) e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-3028.


Cursos, Seminários e Palestras

Campanha antidrogas
        Nesta quinta-feira (17) às 8h30 ocorre na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP o fórum Drogas, qualidade de vida e responsabilidade social nas escolas superiores, que faz parte da Campanha Nacional Antidrogas nas Escolas Superiores, promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Centro de Integração Empresa-Escola, Fundação Zerbini (Incor), e coordenada pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) da USP. O evento pretende apresentar às escolas superiores uma visão dos aspectos relacionados ao uso de drogas na universidade e ocorre no anfiteatro FEA 5, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3040-9945/3040-9947 ou pelo e-mail relpublicas@ciee.org.br.

Pais de adolescentes
        A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza de 21 de maio a 25 de junho o curso Espaço para pais de adolescentes, que terá seis encontros que abordam temas como sexualidade, drogas, consumismo, amizades, depressão e autoridade e onde os pais pensarão o adolescente em sua interação com seus pares e com os novos costumes veiculados pela mídia. A taxa do curso é de R$ 120,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3061-3572/3067-0835 ou e-mail cdh@fsp.usp.br.

Palestra sobre saúde
        Amanhã (16), às 15h30, será realizada a palestra Saúde e Plenitude, apresentada por Roberto Crema, psicólogo, antropólogo e vice-reitor da Universidade da Paz, de Brasília. O evento é aberto ao público e ocorre no Anfiteatro do Ceaps, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
        Mais informações : ( (0XX16) 621-8569.


Agenda Cultural

Grécia e Roma
        A Faculdade de Educação (FE) da USP promove até dia 27 a exposição Grécia e Roma - vida e educação, que partilha com o público o conhecimento da cultura antiga confrontando textos e imagens, que mostram cenas de aleitamento, jogos e brincadeiras, inserção do jovem na vida cívica e outros, entre outras. A exposição pode ser visitada no Saguão Superior da Ala 2 do Bloco B da FE, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3574.


Livros, Revistas e Publicações

Comunicação e educação
        A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está lançando o número 21 da revista Comunicação & Educação, cujo tema de capa é "Teatro brasileiro, escola e televisão - educação para os meios" e pretende pensar o papel dos meios de comunicação na sociedade atual e sua importância na formação do cidadão. A edição inclui também artigos que discutem temas como pedagogia da imagem, multiculturalismo e identidade, violência simbólica no ciberespaço e uma entrevista com Fernando Faro.
        Mais informações : ( (0XX11) 3091-4063 ou e-mail comueduc@edu.usp.br.


Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado
        -Argamassas para reparo de estruturas de concreto. José Zacarias Rodrigues da Silva Junior. Dia 17, às 8:30 horas.

Doutorado
        - Análise de modelos e práticas de planejamento e programação da produção: um estudo de caso na indústria farmacêutica. Marco Aurélio de Mesquita. Dia 17, às 14 horas.
        - Análise de redes metabólicas em Saccharomyces Cerevisiae. Andreas Karoly Gombert. Dia 17, às 9 horas.
        - Análise de contato com atrito em 3D. Alex Alves Bandeira. Dia 15, às 10 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-5443

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado
        - O Reservatório Paiva Castro, Mairiporã, SP no contexto do saneamento e saúde pública: uma abordagem crítica da ocupação de entorno. Maria Luiza Drummond Pieres. Dia 16, às 9 horas
        Mais informações:((0XX11) 3081-5091
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres