São Paulo, 17 de maio de 2001 n.738/01.

 
USP aprova criação de um Parque dos Museus 
Projeto pretende instalar na Cidade Universitária uma Praça que reúna os Museus de Zoologia, de Arqueologia e Etnologia e o novo Museu de Ciências, que deve interligar o conhecimento e o acervo de todas as unidades da USP

 

Prefeita participa na USP de seminário sobre Águas e Energia
 

Olhar da USP transmite entrevista com o professor Antonio Candido
 

IEA lança revista sobre o pensamento econômico brasileiro
 
 


Destaques

USP aprova projeto para criar um museu diferente

Bruna Fontes

        O Conselho de Cultura e Extensão Universitária da USP aprovou a proposta conceitual de um novo formato para o Museu de Ciências, que deve ser o ponto de referência da Praça de Museus, um espaço planejado para abrigar também o Museu de Zoologia e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. "Não será um museu tradicional: o Museu de Ciências será virtual, constituído de modo a articular em rede os acervos da universidade, cujas exposições podem ser elaboradas também a partir de conceitos, e não apenas de coleções e objetos materiais", define Adilson Avansi, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP. "Assim, poderá se dedicar a divulgar como se produziu um certo tipo de pensamento ou como se desenvolveu determinada forma de conhecimento até chegar a uma dada teoria".
        O Museu de Ciências será um órgão da Pró-Reitoria e deve articular, de forma virtual, o acervo e o conhecimento de todas as unidades da USP que aderirem, para promover exposições em todas as áreas: científicas, humanísticas, tecnológicas ou artísticas. A idéia é que o edifício sede não seja utilizado apenas para conter coleções, mas para ser um espaço diferenciado, com profissionais especializados, como museólogos e técnicos de informática, que operacionalizem exposições ou demonstrações dos diferentes tipos de extroversão do conhecimento em espaços expositivos do próprio museu ou em outras unidades, inclusive fora do campus. "O edifício do Museu de Ciências será o pólo central de articulação de uma rede de nódulos e vai trabalhar os procedimentos museológicos de um conjunto complexo de informações, que podem ser organizadas de várias maneiras, com artefatos reais ou virtuais", diz Avansi.
        O prédio para sediar o Museu de Ciências ainda não existe, mas o Pró-reitor afirma que a comissão pretende instalar o museu mesmo antes de sua construção, já que na universidade há espaços que podem abrigar seus quadros operacionais e técnicos. O grupo gestor para a instalação do projeto já foi criado e consta do Diário Oficial do dia 8 de maio. "Nós pretendemos fazer um teste desta possível rede de ação museológica, porque ela articulará coisas que já existem, bastando um tratamento diferente do que recebem", comenta Avansi.
        A Praça deverá ser implantada dentro da Cidade Universitária e a visitação será aberta à população, inclusive nos finais de semana. O projeto, idealizado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, prevê a construção de três edifícios – um, cilíndrico, para o Museu de Ciências e dois cubos para os outros dois museus – de um anfiteatro e salas de conferência. O Museu de Zoologia deixaria a sede no Ipiranga, onde o espaço deve ser aproveitado pelo Museu Paulista, e o Museu de Arqueologia e Etnologia transferiria seu acervo para um espaço especificamente planejado para ele. "Os museus de Zoologia e de Arqueologia e Etnologia cresceram e precisam de espaços maiores e mais adequados", argumenta Avansi. "Do ponto de vista científico, é extremamente interessante que o Museu de Zoologia venha para a Cidade Universitária e fique próximo das unidades, como o Instituto de Biociências, que trabalha com as questões da natureza".
        O local escolhido para abrigar a Praça é a Av. Corifeu de Azevedo Marques, mas ainda não há previsão para o início das obras. A Praça do Relógio é outro local cotado para a construção da Praça. "É uma alternativa que existe", diz Avansi. " Mas a vantagem da Corifeu é que é uma área de fácil acesso à população durante a semana inteira e que pode ser isolada com facilidade". O projeto da Praça já foi enviado ao Ministério da Cultura para credenciamento junto à Lei Rouanet e foi aprovada a liberação de R$ 5,6 milhões de reais para a obra, cujo orçamento é de R$ 56 milhões. "A aprovação do projeto pode facilitar a obtenção de recursos externos", diz Avansi, completando que a USP vai investir recursos próprios no projeto.
        Mais informações: Marilena Pires ( – (0XX11) 3091-2093/3091-2030 ou pelo e-mail prceu@edu.usp.br)
 


Cursos, Seminários e Palestras

Água e Energia
        Amanhã (18), a partir das 9 horas o Programa Interunidades de Pós-graduação em Energia (PIPGE) da USP realizará um seminário de avaliação e análise do projeto de implantação de estações de tratamento das águas do Rio Pinheiros e venda de energia elétrica adicional a ser produzida pela usina hidroelétrica Henry Borden. A abertura do evento contará com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch, da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy – presidente do Comitê da Bacia do Alto Tiête –, de Adílson Avansi de Abreu, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, do deputado Antônio Mentor, presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, de Orlando Sílvio Lobosco, diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia. A mesa terá a mediação de Ildo L. Sauer, coordenador do PIPGE/USP.
        Às 9h30, ocorrerá a avaliação do projeto pelas diretorias das empresas públicas conveniadas. Estarão presentes Paulo Fares (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S. A. - EMAE), Antônio Marsiglia Netto (Sabesp), Orlando Zalioni Cassettaria (Cetesb), Gerson Kelman (Agência Nacional de Águas - ANA), Roberto Zilles (PIPGE/USP).
        Às 14 horas, o tema "Os sistemas de tratamento tipo flotação e remoção de flutuantes" será exposto por Wolney Castilho Alves (Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT). A mesa terá a coordenação de Célio Bermann (PIPGE/USP), com relatoria de Sônia Seger, integrante da comissão organizadora do evento.
        Em seguida, serão discutidos os temas "Aspectos ambientais relativos ao sistema de tratamento", "A venda do adicional de energia – 298 MW médios, decorrentes da melhoria da qualidade de água do Rio Pinheiros – Impactos Econômicos".
        O evento será no auditório da Escola Politécnica, avenida Prof. Almeida Prado, travessa 2, nº 83, 1o andar.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4912 ramal 428 / e-mail seger@iee.usp.br ou odette@usp.br

Trabalho
        Na próxima segunda (21), às 10 horas, o Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho e o Serviço de Aconselhamento Psicológico do Instituto de Psicologia (IP) da USP promovem o evento Cooperação e Competição na Vivência da Classe Trabalhadora. Haverá exibição e discussão de um filme e uma mesa-redonda sobre o tema. A entrada é franca e o evento ocorre no Auditório Aurora Furtado do IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco B.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4178.

Ensino de projeto
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promove na próxima terça-feira (22), às 12h30, a palestra Ensino Crítico de Projeto, apresentada por Zeuler Lima, autor da tese "A cidade como espetáculo: o arquiteto no paradoxo da cultura contemporânea" e professor da Washington University. A palestra ocorre no anfiteatro da FAU, que fica na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3813-2511/3091-4801.
 



Agenda Cultural

Olhar da USP
        O Olhar da USP inaugura uma série nova de programas em 2001, que apresentam entrevistas com personalidades de destaque da Universidade. Na próxima terça-feira (22), o programa traz o professor Antonio Cândido de Mello e Souza para falar de sua experiência acadêmica e sobre a história e o impacto da fundação da Faculdade de Filosofia da USP no pensamento brasileiro. A primeira parte do programa vai ao ar na terça (9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h) e será reprisada no sábado (26) às 18h e no domingo (27) às 13h30. A segunda parte será exibida na terça seguinte (29) às 9h, 13h30, 18h, 22h30 e 3h, com reprise no sábado (02) às 18h e no domingo (03) às 13h30.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4487 ou pelo e-mail olhardausp@cnu.org.br.

Mostra Dogma 95
        O Cinusp apresenta na próxima semana (21 a 25) os seguintes filmes que fazem parte da Mostra Dogma 95:
        Mifune (21 a 23 às 16 horas; 24 e 25 às 19 horas), de Sören Kragh-Jacobsen – na consumação de suas bodas, homem é informado da morte de seu pai e é obrigado a partir para a decadente fazenda da família, onde encontra seu irmão, portador de deficiência mental, de quem decide tomar conta;
        O Rei Está Vivo (21 a 23 às 19 horas; 24 e 25 às 16 horas), de Kristian Levring – refugiados nas ruínas de uma vila fantasma, os tripulantes de um ônibus perdidos no deserto africano decidem encenar a peça "Rei Lear", de Shakespeare, encontrando seus próprios espectros ao enfrentar sua tragédia privada.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540/3091-3152.
 



Livros, Revistas e Publicações

Bienal
        A Edusp lança os seguintes livros na X Bienal do Rio de Janeiro:
        Jardim América: O Primeiro Bairro-Jardim de São Paulo e sua Arquitetura, de Sílvia Ferreira Santos Wolff. O livro apresenta um estudo do Jardim América, bairro implantado em São Paulo por volta de 1915, e que tornou-se modelo no gênero, ao trazer novos padrões urbanísticos e arquitetônicos de moradia. Além disso a autora traça um quadro histórico das transformações na arquitetura paulistana.
        Sublime Poussin, de Louis Martin, traduzido por Mary Amazonas Leite de Barros. Essa coletânea de ensaios sobre semiologia da antropologia e história da arte, publicada nos anos 80, teve grande influência sobre estudiosos de várias áreas das ciências humanas. A obra contempla a pintura de Nicolas Poussin, abordando a relação entre pintura e discurso.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-4149.

Revista do IEA
        Na próxima terça-feira (22), às 10 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove o coquetel de lançamento do número 41 da revista Estudos Avançados. Esta edição traz o dossiê "Pensamento Econômico no Brasil Contemporâneo", ensaios de história do pensamento científico sobre Poincaré e Einstein e sobre a organização do espaço territorial. Na seção Criação, um conjunto de fotos comentadas revelam os aspectos contraditórios da metrópole. A revista também homenageia Erasmo Garcia Mendes e Fred Jordan, colaboradores falecidos em fevereiro. O evento ocorre na sede do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3919/3091-4442 ou pelo e-mail iea@org.usp.br.

Novo site
        Para comemorar seus 39 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) lança hoje (17), oficialmente, seu novo website ( http://www.fob.usp.br ) que traz maior quantidade de informações detalhadas de todos os departamentos e setores da FOB do que o site anterior.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385/9791-2368.
 


Quadro de Avisos

Visita monitorada
        Amanhã (18), às 14 horas o Instituto de Geociências (IGc) promove uma visita monitora ao Museu de Geociências, em comemoração ao dia internacional dos museus. A abertura do evento ocorre no salão nobre do IGc, rua do lago, 562, Cidade Universitária. Os docentes do IGc estarão presentes para acompanhar a visita.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-3973
 



Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado
        - Expectativa de privacidade segundo pessoas hospitalizadas e não hospitalizadas: um estudo bioético. Daniele Pompei Sacardo. Dia 17, às 9:30 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3081-5091

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado
        - Teoria de agência aplicada à análise de relações entre os participantes dos processos de cooperação tecnológica universidade-empresa. Andréa Paula Segatto Mendes. Dia 21, às 9 horas.
        Mais informações: ((0XX11) 3091-5862
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres