São Paulo, 24 de maio de 2001 n.743/01.

 
Projeto vai disseminar conhecimento e cidadania
Amanhã, às 19 horas, o ITCP USP e outras instituições lançam o Projeto Escola Itinerante. O objetivo é estimular as comunidades a participarem da vida social e política do País, ao mesmo tempo em que adquirem novos conhecimentos.

 

Reitor da USP apresenta conferência em evento que discute inovação tecnológica
 
 

Palestra no IF debate patentes e valorização do conhecimento produzido na USP
 
 

Cinusp apresenta e debate o filme Dançando no Escuro
 
 


Destaques

Escola Itinerante tem como meta estimular a cidadania

André Chaves de Melo

        Amanhã, a partir das 19 horas, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP USP), o Escritório Piloto do Grêmio Politécnico da USP (EP Civil), a Cooperativa de Trabalho Interdisciplinar (Integra), o Centro de Estudos em Educação (Vereda) e o Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, lançam o Projeto Escola Itinerante. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo a criação de espaços de formação profissional, política e social de todos os agentes envolvidos, incluindo as entidades acima, agentes fomentadores de políticas públicas, o poder público, a Universidade e comunidades organizadas.
        Partindo da construção de uma instalação ou equipamento comunitário — creches, postos de saúde, centros educacionais, entre outros — pela comunidade, o projeto visa estimular um processo de diálogo e troca de vivências dos atores envolvidos, buscando o aumento da participação consciente no cotidiano da cidade, maior contato como o poder público local, bem como a formação de profissionais na área de construção civil e, posteriormente, a formação de uma cooperativa.
        A primeira comunidade onde o projeto será desenvolvido é a do Jardim Ottawa, bairro do município de Guarulhos. "Contatamos três municípios, mas a administração e essa comunidade de Guarulhos foram os primeiros que responderam de forma mais rápida e decidida", explica Fábio José Bechada Sanchez, sociólogo do ITCP USP e aluno de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. "O primeiro passo será o estabelecimento de critérios seletivos pela própria comunidade para a escolha de 50 participantes que irão fazer o curso."
        Segundo Marcelo K. Gomes Rodrigues, da Integra, a idéia é que todos participem, sendo alunos e educadores ao mesmo tempo, partindo do princípio defendido por Paulo Freire de que é possível educar a partir da realidade do aluno. "A Escola Itinerante será, nesse sentido, um catalisador da integração dos esforços de diferentes agentes sociais, os quais, poderão, a partir daí, criar uma situação de desenvolvimento local", explica. "Nossa meta é ficar em uma comunidade por seis ou sete meses, aplicando o projeto em outra após o término desse período."
        De acordo com os pesquisadores, o projeto se encaixa nas três atividades-fins da USP (ensino, pesquisa e extensão), pois ao mesmo tempo que ensina, via extensão dos conhecimentos acadêmicos à comunidade, as atividades e métodos estarão em constante processo de desenvolvimento, na medida em que cada contexto comunitário implica em diferentes formas de relacionamento social, o que leva, necessariamente, à realização de pesquisas que possibilitem uma melhor escolha das práticas a serem seguidas.
        Os primeiros participantes receberão kits formados por materiais didáticos de pedreiro e eletricista, que serão obtidos por meio de doações da iniciativa privada e do apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). "Outro objetivo do Escola Itinerante é melhorar as condições de trabalho do mercado da construção civil, em geral muito precárias, com mais da metade dos profissionais sem registro de trabalho", afirma Sanchez. "Depois de atingirem um nível de conhecimento maior, a idéia é que esses profissionais formem cooperativas com gestões verdadeiramente democráticas, evitando o envolvimento com as ‘coopergatos’, cooperativas que na verdade não são cooperativas mas sim empresas privadas que se constituem dessa forma para burlar a legislação, não pagando os direitos trabalhistas dos trabalhadores, os quais são inscritos como sendo cooperados, mas na verdade são funcionários sem carteira assinada, seguindo ordens de um patrão."
        Antes do lançamento, entre às 15 e às 18 horas, haverá uma mesa redonda sobre o tema Construção Civil e Cooperativismo, com a participação de Fausto Augusto Jr. (Dieese/FTCC), André Cremonesi (Ministério Público), Sylvia Leser de Mello (Instituto de Psicologia – IPUSP) e de um representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).
        O evento terá lugar no Anfiteatro da Escola Politécnica, que fica no Edifício Eng. Mário Covas Jr., Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, Cidade Universitária, São Paulo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3731-8975, 9181-1817, com Marcelo K. Gomes Rodrigues ou 3091-5828, 9144-4319, com Fábio José Bechada Sanchez.
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Gestão e competitividade
        Estão abertas até 1º de junho as inscrições para o Fórum Inovação e Gestão Tecnológica nas Estratégias de Competitividade Nacional (Protap Avançado), que ocorre entre 18 e 22 de junho. O evento, promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Finep, terá conferências, mesas redondas e trabalhos em grupo, sobre temas como desenvolvimento sustentável, inovação, mudanças organizacionais, avaliação em programas de gestão tecnológica, política industrial e aspectos sociais da inovação tecnológica, entre outros. A primeira conferência será apresentada pelo professor Jacques Marcovitch, reitor da USP, com o tema "Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável".
        Mais informações : ( (0XX11) 3091-5849/3031-4633 ou pelo e-mail protap@fia.fea.usp.br

Captação de recursos
        A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP está com inscrições abertas para o curso Captação de Recursos para Micro e Pequenas Empresas, que ocorre entre os dias 29 de maio e 7 de junho. O programa aborda temas como capital de giro e de risco, amortização, garantia, plano de negócios e incubadoras, entre outros. A taxa é de R$ 350,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3903/3091-4164 ou pelo e-mail atualtec@org.usp.br

Ensino de projeto
        A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) realiza na próxima terça-feira (29), às 12h30, a palestra Ensino Crítico do Projeto, apresentada por Zeuler Lima, professor do Departamento de Arquitetura na Washington University. O evento ocorre no Anfiteatro da FAU, que fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3813-2511/3091-4801.

Erosão do solo
        Na próxima segunda-feira (28), às 14 horas, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP promove a palestra A Chuva Vai Ser Forte? Modelando os Impactos de Mudanças Climáticas Futuras sobre a Erosão do Solo por Água, apresentada pelos professores Antonio Guerra (UFRJ) e David Favis Morlock (Universidade de Belfast). O evento ocorre no Salão Nobre do Instituto de Geociências (IGc) da USP, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3091-3535.

Conhecimento tecnológico
        Amanhã (25), será realizada no Instituto de Física (IF) da USP, às 17 horas, a palestra Patentes: Fomento, Proteção e Valorização dos Conhecimentos Tecnológicos Gerados na USP, da qual participam Guilherme Ary Plonski, coordenador da Cecae-USP, Asa Fujino, coordenadora acadêmica da USP-TEC/Cecae. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária.
        Mais informações : ( (0XX11) 3091-6907 ou pelo e-mail rvencio@socrates.if.usp.br
 
 


Agenda Cultural

Mostra Dogma 95
        O Cinusp apresenta na próxima semana (28 de maio a 1º de junho) o filme Dançando no Escuro, de Lars von Trier, que mostra uma imigrante tcheca nos Estados Unidos que trabalha arduamente para juntar dinheiro e livrar seu filho da mesma cegueira progressiva que a acomete. Apaixonada por musicais, participa da montagem amadora de "A Noviça Rebelde" e em sonhos encontra as soluções para os problemas, nos musicais que imagina. O filme será exibido nas sessões das 16 e 19 horas. No dia 31, após a sessão das 19 horas, haverá um debate com o professor Rubens Machado, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e com Júlio Maria Pessoa, aluno do Departamento de Cinema da ECA. O Cinusp fica na Rua da Reitoria, 109.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3540/3091-3152.
 
 


Quadro de Avisos

Professor homenageado
        Amanhã (25), às 21 horas, o professor José Mondelli, da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, será homenageado e receberá o Galardon, medalha de mérito profissional concedida pelo Colégio Nacional de Cirurgiões-Dentistas, Federação Mexicana de Faculdades e Escolas de Odontologia e pelo governo mexicano aos profissionais mais destacados em odontologia na América Latina. O evento, 1º Entrega do Galardon Mexicano de Odontologia Ibero-Latinoamericana, ocorre na cidade de Guerrero, no México.
        Mais informações: ( (0XX14) 235-8385.
 
 


Teses e Dissertações

Faculdade de Direito
Doutorado
        - O Dano Pessoal no Direito do Trabalho. Paulo Eduardo Vieira Oliveira. Dia 28, às 8:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3111-4004

Escola Politécnica
Mestrado
        - Como os aspectos relacionados ao "uso, ocupação e parcelamento do solo" da legislação ambiental, incidente sobre a região denominada "corredor polonês" auxiliaram e prejudicaram seu desenvolvimento. Eliane Ferreira de Omena. Dia 29, às 15 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres