São Paulo, 30 de maio de 2001 n.747/01.

 
Centro público de saúde é referência nacional
O Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), subordinado à Faculdade de Saúde Pública, é um referencial em saúde pública. O posto realiza com êxito programas de vacinação, graças a um software que localiza qualquer munícipe e informa sobre sua imunização.

 

Governo do Estado homenageia os 100 Anos da Esalq
 
 

Faculdade de Medicina promove simpósio sobre procedimento avançado em oncologia
 

Curso no IPT fala sobre deterioração atmosférica e biológica de patrimônio cultural
 
 


Destaques

Posto de Saúde utiliza software para controlar os serviços de imunização

Marcelo Gutierres

        O Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), subordinado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é referência nacional em atividades de saúde pública. O SESA é responsável pela normatização, execução, controle e avaliação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município. O posto de saúde consegue localizar qualquer pessoa do município e saber como está a sua imunização, graças a um software desenvolvido no Centro de Informática de São Carlos (CISC) da USP que controla os serviços de imunização e vigilância epidemiológica. A administração do SESA tem a participação de docentes da Universidade que também utilizam a estrutura para realizar pesquisas voltadas à saúde pública. Alunos de Medicina e de Saúde Pública da USP têm a oportunidade de viver, na prática, a atuação do médico em saúde comunitária.
        O Serviço é dividido em Sistemas de Controle e Programas de Prevenção. Os Sistemas de Controle abrangem o ambulatório, os programas de vacinação e a vigilância epidemiológica. No ambulatório do posto é oferecida aos pacientes a assistência médica primária, isto é, pessoas quem vêm ao posto com queixas e recebem um pronto diagnóstico. "Essa assistência, além de dinamizar o atendimento, mostra à população como deve ser o atendimento e o relacionamento com ela, ou seja, mais humano e eficiente.", esclarece Ruy Laurenti, professor titular de Epidemiologia da FSP. As 3.200 pessoas, em média, que passam pelo posto mensalmente, encontram programas específicos de pré-natal, de controle da tuberculose, hanseníase (lepra), dengue e doenças sexualmente transmissíveis (DST) — a AIDS recebe uma atenção especial.
        As vacinas oferecidas abrangem todo o calendário nacional de vacinação. Uma equipe volante abastece com vacinas, em qualquer dia da semana, inclusive feriados, os quatro hospitais com maternidade. Assim, recém-nascidos recebem a BCG intradérmica, que protege contra as duas formas mais graves de tuberculose — meningite tuberculosa e tuberculose ganglionar —, juntamente com a primeira dose contra a hepatite "B".
        Já os programas de vigilância epidemiológica têm por finalidade o controle de agravos de notificação compulsório, ou seja, quando um município notifica as autoridades que há um problema. Isso passa pelo SESA, desde 1988. Em Araraquara, o Programa de Vigilância Epidemiológica do sarampo, por exemplo, não registra um caso no município desde 1998. Há, inclusive, a vigilância dos eventos adversos pós-vacinação, ou seja, evitando, assim, as suas contra-indicações. Caso haja algum caso, o SESA identificará o lote de vacina para subsidiar com informações o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e a Coordenação Nacional de Imunização.
        Em 2000, a coordenação do Programa de Imunização do Ministério da Saúde reconheceu o SESA como Serviço de Referência Nacional para treinamento e capacitação de recursos humanos na área de Imunização. Com isso, o posto se tornou um pólo de capacitação na área de saúde pública.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7747 com prof. Ruy Laurenti ou no SESA ( (0XX16) 222-2277
 

Governo transfere sua sede para Piracicaba em homenagem aos 100 anos Esalq

        Nos dias 2 e 3 de junho, Piracicaba será a sede do Governo do Estado de São Paulo. A decisão do governador Geraldo Alckmin é uma homenagem aos 100 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba.
        Alckimin deverá chegar a Piracicaba no dia 2 pela manhã e, às 10 horas, estará reunido com seu secretariado no saguão da Diretoria, no Prédio Central da Esalq. Em seguida, após uma coletiva, o governador fará uma visita ao campus. No período da tarde, às 16 horas, Alckimin se reúne com os Reitores das Universidades do Estado de São Paulo. Às 18 horas, o governador entregará à Esalq o Troféu Árvore dos Enigmas e premiará com a Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico 100 cientistas e pesquisadores que se destacaram nas áreas da Agricultura e Agronomia.
        No dia 3 (domingo), a partir das 13 horas, acontece a Cerimônia Magna do Centenário da Esalq, com a participação do reitor da USP, professor Jacques Marcovitch e do Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Antonio Carlos de Mendes Thame.
        A história da Esalq teve início em 1892, quando Luiz Vicente de Souza Queiroz (1849-1898) doou ao Governo do Estado de São Paulo a fazenda São João da Montanha, para que "fosse levada a efeito a idéia do estabelecimento de uma escola agrícola ou um instituto para a educação profissional dos que se dedicam à lavoura". O governo assumiu o compromisso de num prazo de dez anos instalar no local a Escola de Agronomia. Em 1º de maio de 1901 as matrículas foram abertas, iniciando-se as aulas em 3 de junho, quando foi considerada inaugurada, ainda que precariamente, a Escola Prática São João da Montanha.
        Em 1931 a Escola recebeu a denominação de Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) em homenagem a seu idealizador. De 1901 a 1934 a Esalq fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e, a partir de 1934, passou a integrar, como unidade fundadora, a Universidade de São Paulo (USP).
        Mais informações: ( (0XX19) 422-5926.
 



Cursos, Seminários e Palestras

USP recicla
        O Instituto de Biociências (IB) da USP realiza na próxima segunda-feira (04) às 12 horas uma Palestra Educativa com o USP Recicla. Esta atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente e o tema central da palestra será a discussão sobre como minimizar a produção de lixo e a reciclagem de materiais. O evento será realizado no Anfiteatro Acadêmico do Prédio da Administração do IB, que fica na Rua do Matão, travessa 14, nº 321, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-7538 ou e-mail ccexibio@edu.usp.br.

Microbiologia
        A Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) realiza nos dias 7 e 8 de junho o curso Biodeterioração do Patrimônio Cultural Ibero-Americano, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O programa do curso aborda temas como deterioração atmosférica e biológica, biofilmes microbianos, e controle de fungos e insetos. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3813-9647 ou e-mail nancyamo@usp.br.

Oncologia
        A Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina (FM) da USP e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abrem até 9 de junho as inscrições para o I Simpósio Brasileiro de Linfonodo Sentinela, que ocorre no dia 9, das 8 às 18 horas. No evento, profissionais de diferentes especialidades apresentarão a experiência brasileira na realização do linfonodo sentinela (procedimento considerado um dos mais importantes avanços da oncologia, devido à capacidade de identificar focos de células cancerosas), e definirão protocolos para estudo sobre a técnica aplicada no melanoma cutâneo e no câncer de mama. O simpósio será realizado no Mofarrej Sheraton Hotel, na Al. Santos, 1437. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 5576-4065/5576-4118/3031-7681 ou pelo e-mail renato.dcir@epm.br.
 



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêutica
Mestrado
        - Determinação simultânea dos ácidos hipurico e metilhipurico urinário por cromatografia gasosa visando a biomonitorização de trabalhos expostos por tolueno e ao chileno. Alessandra Ferreira dos Santos. Dia 1o, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3621

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
        - Aberturas, tecnologias e qualificação. Mauro Rodrigues Junior. Dia 1o, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5811

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        - Estudo epidemiológico de cepas de Neisseria meningitidis isoladas de casos da doença meningocócica em Santa Catarina – 1987 a 1998. Rita de Cássia Campos Bertoncini. Dia 1o, às 9 horas.
        - Sílico-tuberculose em pacientes atendidos em Centro de Referência em tuberculose do Estado de São Paulo. Maricy Aparecida Masini Busico. Dia 1o, às 14 horas.
        - Jovens mães e processos de construção de suas identidades. Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos. Dia 1o, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739

Escola Politécnica
Mestrado
        - Levantamento das mudanças técnicas e gerenciais introduzidas em empresas de construção de edifícios no Recife para a melhoria da qualidade. Felissimo Graciliano Sady Costa. Dia 31, às 14 horas.
        - A utilização do conceito de custos de transação na seleção de fornecedores de insumos produtivos na indústria farmacêutica. Germano Manuel Correia. Dia 31, às 10:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP. 
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689 
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres