São Paulo, 31 de maio de 2001 n.748/01.

 
A Universidade em busca do diálogo com a sociedade 
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária realiza nos dias 7 e 8 de junho o Seminário Diálogo com a Sociedade. Palestrantes externos ao mundo acadêmico abordarão as inúmeras possibilidades que podem ser criadas a partir de ações culturais e de atividades de extensão.

 

Professor da FCF alerta sobre os perigos dos medicamentos e fórmulas tradicionais
 

Saúde Pública comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento de livros e mesa-redonda
 

Abertas as inscrições para o Simpósio Ética e Morte
 
 


Destaques

Seminário trará palestrantes externos ao meio acadêmico para discutir expectativas da sociedade em relação à USP

Valéria Dias

        A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza nos dias 7 e 8 de junho, no Auditório FEA-5, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o Seminário de Cultura e Extensão Universitária 2001: Diálogo com a Sociedade. O objetivo do encontro é afirmar o compromisso social da Universidade, ampliando a possibilidade de disseminação do conhecimento produzido pela USP. "Além de abordar os projetos que a USP vem desenvolvendo em relação às atividades de cultura e extensão, o seminário também pretende trazer pessoas externas ao mundo acadêmico para discutir as necessidades e expectativas da sociedade em relação a nossa contribuição", afirma Sandra Lencioni, coordenadora do seminário e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
        O evento é um desdobramento do Seminário de Cultura e Extensão 2000, onde as discussões ficaram restritas ao âmbito acadêmico, enfatizando aspectos éticos, financeiros e publicitários envolvidos nas atividades de cultura e extensão das universidades. Agora, o Seminário é aberto também à comunidade externa, pois foi fundamentado na necessidade de reflexão sobre a relação do meio acadêmico com a sociedade através dos projetos de ações culturais e extensionistas das Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus e Institutos Especializados, Estação Ciência e Orquestra Sinfônica (OSUSP), Teatro (TUSP), Coral (CoralUSP) e Cinema (Cinusp).
        De acordo com Sandra, as mesas-redondas terão um representante da comunidade externa à USP visto que as reflexões sobre as atividades de cultura e extensão são relacionadas ao desenvolvimento de toda a sociedade. Entre os palestrantes convidados estão o deputado federal Aloízio Mercadante, Maria Amélia Vampré Xavier, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cláudio Willer, escritor e poeta, e Sérgio Novita Esteves, da Embrapa, que abordarão temas como Educação, Cultura, Tecnologia e Saúde. "Paralelamente ao seminário teremos exposição de painéis com cartazes que apresentam atividades de cultura e extensão das Unidades e também apresentação da Orquestra de Câmara e do Coral da USP", afirma.
        Sandra explica que o Seminário é um evento de abrangência nacional que vai revelar as infinitas possibilidades que podem ser criadas a partir das ações culturais e das atividades de extensão universitária. "Enquanto as áreas de graduação, pós-graduação e pesquisa necessitam de investimentos diretos em recursos humanos (docentes e funcionários) e físicos (salas de aula e laboratórios) para atender a demanda social, as atividades de extensão potencializam os recursos já existentes expandindo a ação da Universidade".
        As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.usp.br/prc/apresentacao.htm ou na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que fica na rua da Reitoria, 109, na Cidade Universitária.
        Mais informações: ( (0xx11) 3819-1811 e 3091-3455.

Proibições protegem usuários dos riscos de medicamentos tradicionais

Júlio Bernardes

        Produtos tradicionais, considerados fórmulas certeiras para estimular o apetite ou anti-sépticos, perdem sua eficiência com a evolução e o surgimento de novos produtos farmacêuticos. Apesar de se manterem populares, eles tornam-se perigosos devido à presença de substâncias que garantem sua ação, mas possuem sérios efeitos colaterais. "Os riscos eram conhecidos há muito tempo, mas só agora, com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sua estruturação, estes produtos começam a ser retirados do mercado", afirma o professor Humberto Ferraz, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
        No caso dos fortificantes, utilizados principalmente por crianças, o problema está em seu teor alcoólico, de aproximadamente 10%. O professor relata que o etanol (álcool) serve como adjuvante farmacotécnico, ou seja, ajuda a diluir os extratos vegetais que compõem o princípio ativo do produto, tornando-o aceitável. "Usando água para diluir os extratos vegetais, obtém-se um líquido turvo, de aspecto desagradável. Entretanto, com o álcool, o consumidor está sujeito a todos os problemas decorrentes de seu consumo", relata.
        Os descongestionantes nasais, usados para eliminar os sintomas da gripe, também foram alvo de proibição. Só que neste caso a substância proibida, a fenilpropanoamina, responsável pela dilatação dos vasos sangüíneos da mucosa nasal, também pode causar um aumento na freqüência cardíaca e, em pessoas mais suscetíveis, taquicardia e hipertensão arterial. Talcos e pomadas contra assaduras terão que eliminar o ácido bórico de sua composição, devido a sua toxicidade elevada. O professor aponta que o risco é maior nos talcos, pois ele pode ser aspirado, causando intoxicação. "No caso das pomadas, a retirada do ácido bórico não vai alterar a eficiência do produto, pois o seu efeito protetor está nas substâncias oleosas presentes na sua composição".
        A presença de substâncias tóxicas também foi o motivo para a proibição dos medicamentos a base de derivados de mercúrio, usados como anti-sépticos em ferimentos. "Existem produtos mais eficientes, a base de iodopovidona, e em qualquer caso é indispensável lavar o ferimento antes da aplicação do produto", afirma Humberto Ferraz. O professor considera que a fiscalização sobre os medicamentos tornou-se mais efetiva, e que novas proibições deverão ocorrer, mas que ainda será preciso mais investimento em laboratórios e pessoal especializado para garantir mais segurança aos consumidores.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-3623; e-mail sferraz@usp.br
 
 


Cursos, Seminários e Palestras

Meio ambiente

        Na próxima terça-feira (5), a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma mesa-redonda e o lançamento de dois livros na área ambiental. A mesa-redonda tem como tema os novos desafios em gestão ambiental urbana, e dela participam professores da USP e da PUC. Os livros que serão lançados são: Novos Instrumentos de Gestão Ambiental Urbana, organizado por Heliana Comin Vargas e Helena Ribeiro, e Desengenharia: o Passivo Ambiental na Desativação de Empreendimentos Industriais, de Luís Henrique Sanchez, ambos da Edusp. Os dois eventos serão realizados das 18 às 22 horas na FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Térreo.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7787/3081-5091.

Ética e morte
        Estão abertas até 6 de junho as inscrições para o Simpósio Internacional Ética e Morte, que será realizado no dia 6, das 8h30 às 12 horas. Durante o evento serão discutidos temas relativos à morte encefálica, considerando os critérios para o diagnóstico, aspectos jurídicos, desafios do enfermeiro e abordagem ética. O simpósio ocorre na Escola de Enfermagem (EE) da USP, na Av. Dr. Enéas C. de Aguiar, 419.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7531 ou e-mail scex@edu.usp.br.

Cursos no Instituto de Física
        O Departamento de Física Experimental do Instituto de Física (IF) da USP está com inscrições abertas até 11 de junho para os seguintes cursos de extensão universitária que acontecem entre os dias 18 e 30 de junho, das 19 às 22 horas:
        Caracterização de materiais (módulo I) – sobre caracterização de materiais por técnicas de ótica e raios X;
        Física médica (módulo I) – uma introdução à Física Médica;
        Técnicas Computacionais (parte 1) o módulo I aborda técnicas matemáticas avançadas; o módulo II, técnicas computacionais em plataformas ágeis:MATLAB;
        Técnicas computacionais (parte 2) - módulo I: método de Monte Carlo e simulação no computador; módulo II: introdução à técnica de dinâmica molecular; módulo III: introdução às redes neurais artificiais, com o professor Airton Deppman.
        A taxa é de R$ 100,00.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-6919/6916 ou no site http://axpfep1.if.usp.br/~atualfep.
 
 


Livros, Revistas e Publicações

Revista de Saúde Pública
        A Revista de Saúde Pública traz em sua edição de março/abril um editorial que discute a implicação da privatização da universidade nas áreas de pesquisa; quatro trabalhos sobre questões ligadas a adolescentes — como mortalidade, uso de drogas, tabagismo e saúde pública para adolescentes — e artigos sobre contaminação por agrotóxicos, tabagismo em estudantes de medicina, cárie, gengivite e fluorose em escolares, prevenção e controle de acidentes e infecções causadas por agulhas e relação entre incidência de cesáreas e financiamento da assistência ao parto, entre outros temas. A Revista pode ser consultada no endereço http://www.fsp.usp.br/rsp ou na SciELO http://www.scielo.br/rsp
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7778/3088-9163 ou e-mail revsp@edu.usp.br
 
 


Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado
        - Controle robusto de uma coluna debutanizadora. Daniele Rose Felizan. Dia 1o, às 13:30 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3091-5443

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
        - Efeito do ácido giberélico no metabolismo amido-sacarose durante o amadurecimento da banana (Musa acuminata var. Nanicão). Maria Rosecler Miranda Rossetto. Dia 1o, às 10 horas.
        Mais informações:((0XX11) 3091-3621

Faculdade de Saúde Pública
Mestrado
        - Jovens mães e processos de construção de suas identidades. Rosa de Lourdes Azevedo dos Santos. Dia 1o, às 14 horas.
        Mais informações: ( (0XX11) 3066-7739
 
 
Agência USP de Notícias - Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online
Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, nº 374, conj. 244, São Paulo - SP.
Tel.(0xx11) 3091-4411/3091-4691 - Fax: (0xx11) 3091-4476/3091-4689
Home Page: http://www.usp.br/agen/agweb.htmlE-mail: agenusp@edu.usp.br
Diretora da Divisão: Marcia Furtado Avanza (Mtb 11.552) mfrsouza@usp.br
Diretor da Agência: Antonio Carlos Quinto (Mtb 15.949) acquinto@usp.br
Repórteres: André Chaves de Melo andrecms@usp.br, Roger Pascoal rpascoal@usp.br e Valéria Dias valdias@usp.br
Estagiários: Bruna Fontes, Cauê Muraro, Júlio Bernardes e Marcelo Gutierres